ALVES SOBRINHO, Francisca Scarlet O’hara2024-01-152024-01-152022-09-06https://repositoriosibi.ufpi.br/handle/123456789/58Orientadora: Profa. Dra. Fabiana Rodrigues de Almeida Castro Examinador interno: Prof. Dr. Marco Aurélio Lustosa Caminha Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Cristina Batista dos Santos (UECE)Com o intuito de acompanhar as transformações do mundo do trabalho, a terceirização voltada para as atividades organizacionais ganhou impulso através das reformas na gestão que buscavam trazer esperança de melhorias na tomada de decisões e de serviços mais eficientes e responsivos. Nessa perspectiva, analisou-se o trabalho terceirizado a partir da percepção de gestores e servidores da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) – Superintendência Regional do Piauí, em Teresina, com suporte em autores como Druck (2021), Alves (2017), Costa (2017) e Antunes (2009). Metodologicamente, o estudo classifica-se como descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Como procedimentos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. No total, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas, sendo 03 com gestores de terceirizados e 12 com servidores. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977) com o suporte do software Iramuteq. Os resultados revelaram que os gestores e servidores da CONAB possuem a percepção de que os terceirizados são essenciais para o desempenho das atividades em geral, bem como desempenham um trabalho de base que afeta diretamente no trabalho de todos. Reconhecem a importância de uma boa contratação e monitoramento constante para a garantia da qualidade do trabalho que é desempenhado pelos terceirizados. Além disso, preocupam-se, principalmente os gestores, com uma possível ocorrência de subordinação nas relações com os terceirizados que possam acarretar processos trabalhistas futuros. As contribuições da pesquisa giram em torno do fortalecimento da ampliação do valor da força de trabalho do terceirizado piauiense. ABSTRACT In order to keep up with the transformations in the world of work, outsourcing focused on organizational activities gained momentum through management reforms that sought to bring hope for improvements in decision making and more efficient and responsive services. In this perspective, the outsourced work was analyzed from the perception of managers and servers of the National Supply Company (CONAB) - Regional Superintendence of Piauí, in Teresina, with support from authors such as Druck (2021), Alves (2017), Costa (2017) and Antunes (2009). Methodologically, the study is classified as descriptive and exploratory with a qualitative approach. As procedures, it was used bibliographic and documental research and interviews. In total, 15 semi-structured interviews were conducted, 03 with outsourced managers and 12 with employees. The data were analyzed by means of Bardin's content analysis (1977) with the support of the Iramuteq software. The results revealed that CONAB's managers and employees have the perception that outsourced workers are essential for the performance of activities in general, as well as performing a basic work that directly affects everyone's work. They recognize the importance of good hiring and constant monitoring to ensure the quality of the work that is performed by the outsourcers. In addition, they are concerned, especially the managers, about the possible occurrence of subordination in the relationships with the outsourced workers that may lead to future labor lawsuits. The contributions of the research revolve around the strengthening of the amplification of the value of the labor force of the outsourced workers of Piauí.ptSOCIAL SCIENCES::Other social sciences::Public sector researchO TRABALHO TERCEIRIZADO NA COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB – SUREG/TERESINA): um estudo sobre a percepção dos gestores e servidoresPreprint