FEITOSA, Aryadynna Santos2024-02-062024-02-062023-03-24https://repositoriosibi.ufpi.br/handle/123456789/150Orientadora: Profª. Drª. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Examinadora Interna ao Programa: Profª. Drª Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Examinador Externo ao Programa (UFPI): Profº. Drº Leonardo Victor de Sá PinheiroA área de Gestão de Pessoas passou por muitas mudanças como as outras áreas, adaptando-se para seguir as transformações ocorridas com as mudanças, tendo que controlar as ações concretizadas e as pessoas envolvidas na finalidade dos recursos humanos na Gestão Pública, surge-se uma preocupação com a realização profissional e pessoal do servidor público, exigindo um olhar diferenciado para a gestão de pessoas. Com a publicação do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que determinou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, no que refere-se a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento, gerou mudanças pontuais no setor público, especificamente na área de gestão de pessoas Nesta perspectiva, busca-se analisar se a gestão por competência, por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), contribui para o desenvolvimento profissional dos servidores públicos nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste do Brasil. Metodologicamente, classifica-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, utilizando de documental sobre os principais regulamentos nacionais que fundamentam o desenvolvimento dos profissionais da educação na esfera federal por meio do recorte temporal, incluído entre os anos 2019 a 2022. Porém, os dados da pesquisa foram recortes de textos dos autores citados antes e de outros, ou seja, toma como fonte de dados o texto escrito, publicado em livro e disponível em acervos digitais das IFES em estudo. O critério de busca foi a presença da palavra “competência” ou “Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas”, em pelo menos uma das seções de um trabalho relacionados a administração pública. Conclui-se que a implantar da gestão por competência no setor público é necessário, para que se estabeleça os objetivos e as metas a serem alcançadas, portanto, como o levantamento de necessidade de capacitações para os servidores públicos. Nos resultados, observou-se que não há somente melhorias, há também aprendizados para gestão de pessoas, com a implementação do PDP, acredita-se que nas instituições que não tem seus PDP’s disponíveis, tiveram dificuldades envolver a falta de apoio da gestão, afetando diretamente a elaboração e implementação do PDP, com um tempo dedicado. Observa-se que existe contribuições teóricas e práticas do trabalho no que refere-se a gestão por competência na inter-relação entre estratégias, valor organizacional e desenvolvimento continuo das pessoas, gerando efetividade para essa importante temática da área de gestão de pessoas. Abstract Many changes occurred globally in all segments, the area that are linked to Administration had to adapt to follow the transformations that occurred with the changes. The People Management area was no different from the others, controlling the implemented actions and the people involved in the purpose of human resources in Public Management, regarding both external and internal activities, is of total importance to estimate performance with quality, and when deemed essential, make the appropriate improvements in each case. Faced with an urgent administrative reform in the public sector and subsequent publication of Decree No. 9,991, of August 28, 2019, which determined the National Policy for the Development of People (PNDP) of the direct federal, autarchic and foundational public administration and regulates devices of Law No. 8,112, of December 11, 1990, with regard to licenses and removals for development actions, generated specific changes in the public sector, specifically in the area of people management. Competency-based management, through the People Development Plan (PDP), contributes to the professional development of civil servants in Federal Institutions of Higher Education in Northeast Brazil. Methodologically, it is classified as a descriptive and exploratory research, using documents on the main national regulations that underlie the development of education professionals at the federal level through the time frame, included between the years 2019 to 2022. It is necessary to implement competency based management in the public sector, in order to establish the objectives and goals to be achieved, as well as a survey of the need for training for public servants. The results showed that there are not only improvements, there are also learnings for people management, with the implementation of the PDP, it is believed that in institutions that do not have their PDP's available, they had difficulties involving the lack of management support, directly affecting the elaboration and implementation of the PDP, with a dedicated timeptGESTÃO POR COMPETÊNCIA E A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: Análise Da Implantação Em Instituições Federais De Ensino Superior Do Nordeste BrasileiroPreprint