Mestrado em Gestão Pública
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Navegando Mestrado em Gestão Pública por Autor "NUNES, Antônio Luís De Sousa"
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Item DESAFIOS DOS DOCENTES-GESTORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA COVID-19 (2020-2022): Um Estudo De Caso No Colégio Técnico De Floriano / Universidade Federal Do Piauí(2023-03-22) NUNES, Antônio Luís De SousaA pandemia da covid-19 promoveu intensas transformações em diversos âmbitos da sociedade, produzindo grandes efeitos no plano educacional, com a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse contexto, objetiva-se nesse estudo investigar os desafios enfrentados pelos docentes-gestores do Colégio Técnico de Floriano vinculado a Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) no ERE, com auxílio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em decorrência da pandemia da covid-19 (2020-2022). De modo específico, busca-se traçar o perfil dos docentes-gestores que atuam no CTF/UFPI; caracterizar a organização do trabalho dos docentes-gestores do CTF/UFPI no ERE; e identificar os desafios enfrentados pelos docentes-gestores do CTF/UFPI no ERE. Para conseguir tais objetivos, utilizou-se uma abordagem do problema de forma qualitativa, cuja natureza do objetivo é descritivo exploratório, do tipo estudo de caso, pois concentra-se no CTF/UFPI, por ser o cenário da pesquisa investigada. Utilizaram-se ainda os instrumentos e técnicas para a produção de dados com o uso das entrevistas semiestruturadas com nove docentes-gestores do CTF/UFPI. Por fim, adotou-se a análise documental, bem como a análise de conteúdo (BARDIN, 2006) para a interpretação dos dados. A partir dos resultados da pesquisa, constatou-se a importância em promover capacitações para o manuseio das TDICs, de tal forma que os docentes fiquem preparados no uso de equipamentos e aplicativos específicos; oportunizar a promoção de espaços dialógicos coletivos entre os docentes-gestores, com o objetivo de que haja soluções viáveis para minimizar os cortes orçamentários público na limitação da aquisição de equipamentos tecnológicos essenciais para o ERE, tanto para o docente-gestor quanto para o discente que esteja em situação de vulnerabilidade econômica e social, a fim de incidir diretamente nos processos de ensino e de aprendizagem, e, consequentemente na qualidade da educação nessa modalidade. Abstract The covid-19 pandemic promoted intense transformations in various areas of society, producing great effects on the educational level, with the implementation of Emergency Remote Teaching (ERE). In this context, the objective of this study is to investigate the challenges faced by the professors-managers of the Colégio Técnico de Floriano linked to the Federal University of Piauí (CTF/UFPI) in the ERE, with the help of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), as a result of of the covid-19 pandemic (2020-2022). Specifically, we seek to outline the profile of the professor-managers who work at CTF/UFPI; to characterize the work organization of CTF/UFPI professor-managers in the ERE; and identify the challenges faced by CTF/UFPI professor-managers in the ERE. To achieve these objectives, a qualitative approach to the problem was used, whose nature of the objective is descriptive-exploratory, of the case study type, as it focuses on the CTF/UFPI, as it is the scenario of the investigated research. Instruments and techniques for data production were also used with the use of semi structured interviews with nine CTF/UFPI professor-managers. Finally, document analysis was adopted, as well as content analysis (BARDIN, 2006) for data interpretation. From the results of the research, it was verified the importance of promoting training for the handling of DICTs, in such a way that professors are prepared in the use of equipment and specific applications; provide opportunities for the promotion of collective dialogical spaces between professor managers, with the aim of providing viable solutions to minimize public budget cuts in limiting the acquisition of essential technological equipment for the ERE, both for the professor manager and for the student who is in a situation of economic and social vulnerability, in order to have a direct impact on the teaching and learning processes, consequently on the quality of education in this modality.