Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD por Autor "AZEVEDO, João Luiz Trindade de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ANÁLISE DA AVALIAÇÃO E DO MONITORAMENTO DO PLANO DE COMBATE À EVASÃO DOS ESTUDANTES DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO(2022-03-24) AZEVEDO, João Luiz Trindade deEste trabalho analisa como é realizado o monitoramento e avaliação da política de combate à evasão nos cursos do PROEJA do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o seu uso pela gestão do Instituto. Esse tema é importante, pois, ao elaborar o seu Plano Institucional de Ações Estratégicas (PIAE), o Instituto considerou a elaboração de um plano de permanência como de alta prioridade mesmo com a existência do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção Escolar com o objetivo de reduzir a evasão. Para a pesquisa foi analisado o Plano Institucional de Combate à Evasão/Retenção Escolar do IFMA, o Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e outros documentos como os Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMA 2014-2018 e 2019-2023 e o Acórdão n° 506/2013 do Tribunal de Contas da União. Foram realizadas, também, entrevistas com a Coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito em 2021 e com um membro desse grupo, representando os campi do IFMA, além de depoimentos do Fórum da Política de Assistência Estudantil e da proposta de resolução da nova política de assistência estudantil, disponíveis no canal de YouTube e no site do IFMA respectivamente. A conclusão do estudo é que o Instituto não realizou o monitoramento do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção à Evasão Escolar e que na elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito foi percebido a busca de uma maior interação da Reitoria do IFMA com os campi e em seguir as diretrizes dos documentos-base. A partir dos resultados da pesquisa é importante destacar que, para o processo de avaliação e monitoramento da política, é necessário o uso de indicadores e que a Instituição realize ações em relação a equipe multiprofissional, aos alunos e à formação dos professores que lecionam nesses cursos. ABSTRACT This research analyses how the monitoring and evaluation of policies aiming at reducing dropout rates at the Federal Institute of Maranhão (IFMA) PROEJA courses and how the Institute management uses it. This is an important topic because when elaborating its Institutional Strategic Action Plan (PIAE), the referred Institute considered as high priority the creation of a permanency plan even with the Institutional Plan to Reduce Dropout/Retention Rates already existing, with the aim of reducing dropouts. For this research, we analyzed the Institute’s Institutional Plan to Reduce Dropout/Retention Rates, the Guiding Document for Overcoming Dropout and Retention in the Federal Network of Vocational and Technological Education, as well as other important documents as IFMA’s Institutional Development Plans for the four-year periods of 2014-2018 and 2019-2023, and from Brazil’s Federal Audit Court Ruling n. 506/2013. Furthermore, we have carried interviews with the Coordinator of the Working Group responsible for the elaboration of the Institutional Plan of Permanence and Success in 2021 and a member of said group, representing IFMA’s campuses, in addition to statements from the Student Assistance Policy Forum and the proposed resolution of the new student assistance policy, available at both IFMA’s Youtube channel and website. The conclusion reached by this study is that IFMA has not monitored the Institutional Plan to Reduce Dropout/Retention Rates and that with the elaboration of the Institutional Plan of Permanence and Success, the search for greater interaction between the IFMA’s Rectory and the campuses is noted, as well as the attempt to follow the guidelines of the base documents. Based on the results found in this research it is important to highlight that, for the process of evaluating and monitoring that policy, it is fundamental to use indicators, and for the institution to carry out actions related to the multidisciplinary team, students and the training of teachers who teach in these courses.