Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD por Título
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ANÁLISE DA AVALIAÇÃO E DO MONITORAMENTO DO PLANO DE COMBATE À EVASÃO DOS ESTUDANTES DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO(2022-03-24) AZEVEDO, João Luiz Trindade deEste trabalho analisa como é realizado o monitoramento e avaliação da política de combate à evasão nos cursos do PROEJA do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o seu uso pela gestão do Instituto. Esse tema é importante, pois, ao elaborar o seu Plano Institucional de Ações Estratégicas (PIAE), o Instituto considerou a elaboração de um plano de permanência como de alta prioridade mesmo com a existência do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção Escolar com o objetivo de reduzir a evasão. Para a pesquisa foi analisado o Plano Institucional de Combate à Evasão/Retenção Escolar do IFMA, o Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e outros documentos como os Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMA 2014-2018 e 2019-2023 e o Acórdão n° 506/2013 do Tribunal de Contas da União. Foram realizadas, também, entrevistas com a Coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito em 2021 e com um membro desse grupo, representando os campi do IFMA, além de depoimentos do Fórum da Política de Assistência Estudantil e da proposta de resolução da nova política de assistência estudantil, disponíveis no canal de YouTube e no site do IFMA respectivamente. A conclusão do estudo é que o Instituto não realizou o monitoramento do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção à Evasão Escolar e que na elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito foi percebido a busca de uma maior interação da Reitoria do IFMA com os campi e em seguir as diretrizes dos documentos-base. A partir dos resultados da pesquisa é importante destacar que, para o processo de avaliação e monitoramento da política, é necessário o uso de indicadores e que a Instituição realize ações em relação a equipe multiprofissional, aos alunos e à formação dos professores que lecionam nesses cursos. ABSTRACT This research analyses how the monitoring and evaluation of policies aiming at reducing dropout rates at the Federal Institute of Maranhão (IFMA) PROEJA courses and how the Institute management uses it. This is an important topic because when elaborating its Institutional Strategic Action Plan (PIAE), the referred Institute considered as high priority the creation of a permanency plan even with the Institutional Plan to Reduce Dropout/Retention Rates already existing, with the aim of reducing dropouts. For this research, we analyzed the Institute’s Institutional Plan to Reduce Dropout/Retention Rates, the Guiding Document for Overcoming Dropout and Retention in the Federal Network of Vocational and Technological Education, as well as other important documents as IFMA’s Institutional Development Plans for the four-year periods of 2014-2018 and 2019-2023, and from Brazil’s Federal Audit Court Ruling n. 506/2013. Furthermore, we have carried interviews with the Coordinator of the Working Group responsible for the elaboration of the Institutional Plan of Permanence and Success in 2021 and a member of said group, representing IFMA’s campuses, in addition to statements from the Student Assistance Policy Forum and the proposed resolution of the new student assistance policy, available at both IFMA’s Youtube channel and website. The conclusion reached by this study is that IFMA has not monitored the Institutional Plan to Reduce Dropout/Retention Rates and that with the elaboration of the Institutional Plan of Permanence and Success, the search for greater interaction between the IFMA’s Rectory and the campuses is noted, as well as the attempt to follow the guidelines of the base documents. Based on the results found in this research it is important to highlight that, for the process of evaluating and monitoring that policy, it is fundamental to use indicators, and for the institution to carry out actions related to the multidisciplinary team, students and the training of teachers who teach in these courses.Item O ESPAÇO FILOSÓFICO COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA ÉTNICO- RACIAL DOS CORPOS NEGROS(2023-06-22) SOUSA, Antonio José dos SantosRESUMO Esta pesquisa intitulada: “O espaço filosófico como ferramenta de resistência étnico- racial dos corpos negros” tem como tema estudo do ensino de filosofia sobre um recorte étnico- racial, na instituição de ensino Prof.ª Eliza Sousa, situada na cidade de União, no Estado do Piauí. Esse estudo apresenta propostas de intervenção, no ensino escolar de filosofia, capazes de problematizar as questões étnico-raciais, permitindo a difusão de discursos antirracistas e a ressignificação/resistência de corpos negros, assim como também insere nos debates da disciplina de filosofia autores e conceitos que contextualizam reflexões sob a perspectiva étnico-racial e a educação antirracista; analisa os dispositivos de saber-poder racial implícitos ou explícitos da disciplina de filosofia da escola Professora Eliza Sousa, tal como trabalha os conceitos-chave de poder disciplinar, biopolítica e governamentalidade, oriundos da filosofia de Michel Foucault, com foco nas relações étnico-raciais nas instituições escolares. Desse modo, o problema de pesquisa é pensar, a partir do ensino filosófico, formas representativas de resistência aos mecanismos biopolíticos que excluem as relações étnico-raciais da construção de narrativas educativas. Nesse sentido, o estudo afirma que: a inserção de leituras representativas acerca do pensamento étnico-racial no ensino escolar de filosofia, em uma sociedade como a nossa, instrumentalizada pelo pensamento eurocêntrico, pode contribuir profundamente para a construção de um pensamento crítico sobre o racismo. Nesse contexto, a pesquisa se desenvolve a partir do estudo de alguns aportes das teorizações de Michel Foucault (2010) sobre os mecanismos biopolíticos de saber-poder, que são exercidos sobre a vida como formas de governo, estudados pelo autor em sua trajetória literária no Collége de France. De igual modo, analisa-se as contribuições de Achille Mbembe (2018) do pensamento crítico pós-colonial, que narra formas de pensar o racismo no contexto social atual. Nessas discussões, procura-se associar também as ideias de Fanon (2008), Almeida (2020), Noguera (2014), Munanga (2016); bem como de outros pensadores que estudam formas de resistência às práticas racistas, dentro da perspectiva de um ensino de filosofia, que contemple a pluralidade étnica e cultural de povos africanos e afro-brasileiros. ABSTRACT This research entitled: “The philosophical space as a tool of ethnic-racial resistance of black bodies” has as its theme the study of the teaching of philosophy on an ethnic-racial cut, in the teaching institution Prof.ª Eliza Sousa, located in the city of União, in the state of Piaui. This study aims to present proposals for intervention in the school teaching of philosophy, capable of problematizing ethnic-racial issues, allowing the diffusion of anti-racist discourses and the resignification/resistance of black bodies, as well as inserting authors and concepts that contextualize reflections from an ethnic-racial perspective and anti-racist education; It also analyzes the implicit or explicit devices of racial knowledge-power of the discipline of philosophy at the Professora Eliza Sousa school, as it works with the key concepts of disciplinary power, biopolitics and governmentality, deriving from Michel Foucault's philosophy, with a focus on ethnic-racial relations in school institutions. Thus, the research problem is to think, based on philosophical teaching, representative forms of resistance to biopolitical mechanisms that exclude ethnic-racial relations from the construction of educational narratives. The study's hypothesis is the statement that: the insertion of representative readings about ethnic-racial thinking in school philosophy teaching, in a society like ours, instrumentalized by Eurocentric thinking, can deeply contribute to the construction of a critical thinking about the racism. In this context, the research is developed from the study of some contributions of Michel Foucault's (2010) theorizations on the biopolitical mechanisms of knowledge-power that are exercised over life as forms of government, studied by the author in his literary trajectory at the Collége from France. Likewise, the contributions of Achille Mbembe (2018) to post-colonial critical thinking are analyzed, which narrates ways of thinking about racism in the current social context. In these discussions, we also tried to associate the ideas of Fanon (2008), Almeida (2020), Noguera (2014), Munanga (2016); as well as other thinkers who study forms of resistance to racist practices, within the perspective of teaching philosophy that contemplates the ethnic and cultural plurality of African and Afro-Brazilian peoples.Item A PARTIR DA EXPERIÊNCIA: Jorge Larrosa sobre o ofício de professor, a escola e o ensino.(2022-09-09) ANDRADE, Antonia Cristiana Soares ApolônioRESUMO: Nesta pesquisa, apresentamos a escola, a educação e o ensino através de uma genealogia da experiência de aprender. Para isso, a ênfase na escola tanto como uma instituição moderna carregada por sua pretensão normalizadora, quanto um lugar de possível da experiência, ou pensando outra maneira, da experiência como possibilidade de uma nova realidade ou da diferença. Em tempos de abandono, reforçamos o elogio da escola, a partir de Jorge Larrosa. Assim, a infância, a experiência e a filosofia se cruzam ao pensar o ensino: a infância tratada como o momento original do começo do infinito – não de modo cronológico, mas sim como a origem sempre presente –, a experiência como aquilo que nos acontece e que se passa, por nós/em nós, e a filosofia como a infância do pensamento. Nesse contexto, o objetivo principal é abordar o ensino de filosofia – em específico, mas não apenas – como possibilidade da experiência, em vez de matérias ou conteúdos, mais afetiva do que formal, mais construtiva do que discursiva. No que diz respeito à possibilidade de uma intervenção prática, elaboramos uma proposta que diz da possibilidade de produção de um diário – diário de leitura (como produto final) – pelos estudantes, o qual aponta para a introdução de um novo mecanismo na escola, mais próximo de uma técnica de si de que de um mecanismo avaliativo, tendo em vista o conceito de experiência, a partir de textos de Jorge Larrosa, cuja finalidade é situar o saber da experiência no âmbito escolar e ainda e do texto de Anna Rachel Machado para a construção da proposta de produção do diário de leitura. ABSTRACT: In this research, we present school, education and teaching through a genealogy of the learning experience. For this, the emphasis on school both as a modern institution charged by its normalizing pretension, as a place of possible experience, or thinking another way, of experience as a possibility of a new reality or difference. In times of abandonment, we reinforce the praise of the school, starting with Jorge Larrosa. Thus, childhood, experience and philosophy intersect when thinking about teaching: childhood treated as the original moment of the beginning of the infinite – not chronologically, but as the ever-present origin – experience as what happens to us and what happens, for us/in us, and philosophy as the infancy of thought. In this context, the main objective is to approach the teaching of philosophy – specifically, but not only – as a possibility of experience, rather than subjects or contents, more affective than formal, more constructive than discursive. With regard to the possibility of a practical intervention, we developed a proposal that speaks of the possibility of producing a diary - a reading diary (as a final product) - by the students, which points to the introduction of a new mechanism in the school, more closer to a technique of the self than to an evaluative mechanism, in view of the concept of experience, based on texts by Jorge Larrosa, whose purpose is to situate the knowledge of experience in the school environment and also the text of Anna Rachel Machado for the construction of the proposal for the production of the reading diary.