Mestrado em Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Letras por Autor "SILVA, Heron Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item DISCURSO E LITERATURA EM LIBRAS: os sentidos produzidos na/pela materialidade significante da poesia surda(2022-08-30) SILVA, Heron Ferreira daLer um texto de literatura é mergulhar em um mundo diferente e intrigante. Quando nos remetemos mais precisamente à Literatura Surda, retomamos, em nosso imaginário social, a posição-sujeito surdo historicamente negada, (in)visibilizada. Nessa construção ideológica, a posição de escritor e produtor de sua própria literatura, muitas vezes não é vista como possível dentro da normatização social. No entanto, a poesia surda está cada vez mais aparecendo no cenário literário e discursivo, sob formas de registro audiovisuais sinalizadas. Por tratar-se de uma materialidade significante pouco pesquisada pelo prisma discursivo, o presente trabalho de dissertação se justifica pela necessidade e importância de se estudar e analisar, pelo viés da Análise de Discurso Materialista (doravante, ADM) de perspectiva pecheuxtiana, textos da esfera da Literatura Surda, em específico, produções poéticas autorais sinalizadas em gravações audiovisuais do artista, surdo, negro e periférico Edvaldo Santos, conhecido popularmente como Edinho Poesia, morador da periferia de São Paulo – SP. Assumimos como objetivo central compreender, a partir de nossa inscrição teórico-metodológica, que efeitos de sentido são produzidos e circulados pela materialidade significante poesia surda. Desse modo, o processo metodológico do nosso trabalho é de caráter qualitativo-descritivo-interpretativista. Sobre nosso arquivo de análise, foram selecionadas 8 produções poéticas autorais em vídeo do sujeito surdo Edvaldo Santos, produzidas e publicadas na rede social Instagram do sujeito poeta. Essa pesquisa toma como escopo teórico as formulações de Michel Pêcheux (1995, 2014, 2015) e Eni Orlandi (1988, 1993, 1996, 2003, 2012) naquilo que se refere à ADM; os estudos culturais e surdos sobre Literatura Surda e poesia surda dos autores Quadros (2019), Karnopp (2010), Strobel (2009) e Mourão (2011), além de autores como Lopes (2016) e Silva (2020) que versam sobre a Literatura Surda como um objeto histórico simbólico e como um lugar de inscrição de sentidos na/pela memória discursiva. A partir de nosso movimento analítico, compreendemos que sua posição enquanto sujeito surdo produtor de sua literatura, o faz ocupar um lugar discursivo que gera furos no imaginário social, rompendo com discursos já estabilizados e inscritos em uma prática ideológica ouvintista. O presente trabalho nos fez perceber que os poemas de Edinho dialogam e são atravessados por imaginários e construções ideológico-discursivas que, somados à significação do corpo, produzem o lugar do possível para a significação dos sujeitos surdos, negros e periféricos como sujeitos de direito, e de direito, inclusive, a significar por meio da Literatura. ABSTRACT Reading a literature text is something that can be compared to delve into a different and intriguing world. When we refer more precisely to Deaf Literature, we return, in our social imaginary, to the deaf subject-position historically denied, (in)visible. In this ideological construction, the position of writer and producer of their own literature is often not seen as possible within social norms. However, deaf poetry is increasingly appearing in the literary and discursive scenario, under signed audiovisual recording forms. As it is a significant materiality but little researched by the discursive prism, the present dissertation work is justified by the need and importance of studying and analyzing, through the bias of Materialist Discourse Analysis (hereinafter, ADM) from a Pêcheux’s perspective, texts from the Deaf Literature, in particular, authorial poetry signaled in audiovisual productions by the deaf, black and peripheral artist Edvaldo Santos, popularly known as Edinho Poesia, resident of the suburbs of São Paulo - SP. The objectives of this work are: (1) to describe and interpret how the discourses produced through deaf authorial poetry mean considering their production conditions; (2) delineate the way in which the discursive processes related to memory/interdiscourse, discursive/ideological formations are presented; (3) understand from what subject-position Edinho enunciates when talking about deafness, sign language, culture/identity, subjectivity and art in his productions under analysis. The methodological process of our work is qualitative-descriptive-interpretivist. About our analysis file, 8 authorial poetic video productions by Edvaldo Santos were selected from those produced and published on the author's social network Instagram. This research takes as its theoretical scope the formulations of Michel Pêcheux (1995, 2014, 2015) and Eni Orlandi (1988, 1993, 1996, 2003, 2012) with regard to ADM; cultural and deaf studies on Deaf Literature and deaf poetry by authors such as Quadros (2019), Karnopp (2010), Strobel (2009) and Mourão (2011), as well as Lopes (2016) and Silva (2020), who deal with the Deaf Literature as a symbolic historical object and as a place of inscription of meanings in/through discursive memory. From our analytical movement, we understand that his position as a deaf subject who produces his literature, makes him occupy a discursive place that generates holes in the social imaginary, breaking with discourses already stabilized and inscribed in a listening ideological practice. The present work made us realize that Edinho's poems dialogue and are crossed by imaginaries and ideological-discursive constructions that, added to the meaning of the body, produce the place of the possible for the meaning of deaf, black and peripheral subjects as subjects of law, and havinh the right, including, to signify through Literature.