Mestrado em Letras

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    ESCRITA DE SI E FORA DE SI EM A REDOMA DE VIDRO
    (2021-07-20) SILVA, Flaviana de Castro
    Esta dissertação analisa a obra A redoma de vidro, da escritora Sylvia Plath, trilhando pela problemática da presença das marcas subjetivas do relato autobiográfico ou autoficcional da trajetória de vida da autora e a relação dessas com o exercício da escrita de si e fora de si no romance. Para este feito, há que se considerar a existência de uma relação de identidade entre o sujeito que escreve, aquele sobre quem se escreve e aquele que nos relata os acontecimentos. A escrita autobiográfica ou autoficcional tem como pressuposto trazer refletidos na obra aspectos comprovados da realidade de seu autor. A biografia da escritora norte-americana Sylvia Plath é marcada por um histórico de manias, crises depressivas, períodos de internações em hospitais psiquiátricos e sucessivas tentativas de suicídio. A redoma de vidro constitui o único romance publicado por ela, uma vez que sua maior produção literária é composta por obras poéticas ganhando destaque os livros The Colossus and Other Poems (primeira coleção de poemas da autora, publicado em 1960) e Ariel (seu último livro, publicado postumamente em 1965). No referido romance, encontram-se narrados pela perspectiva da narradora-personagem, Esther Greenwood, fatos vividos por ela que ecoam exatamente a biografia de Sylvia Plath. Eventos que denunciam uma vida de inadequações a contextos que reprimem a personalidade livre e poética tanto de uma quanto de outra, levando-as a mergulhar no escuro calabouço da depressão. Assim, tomando por base a escrita autobiográfica, tentar-se há neste trabalho analisar a interferência do quadro de adoecimento psicológico no acionamento de uma subjetividade promotora da escrita de si e, principalmente, da escrita fora de si. Para tanto, a base teórica é constituída, dentre outros, por Alberca (2007), Lejeune (2008) e Figueiredo (2013) para as discussões sobre a escrita autobiográfica; Foucault (1992), Freud (1976), Durkheim (1999) e Costa (2020) no campo das discussões psicológicas e da escrita fora de si; já para os estudos de memórias, Izquierdo (2018), Walbwachs (1993) e Pollak (1992). Nesse trajeto, compreende-se que o estado depressivo de um eu que escreve sobre si tende a marcar subjetivamente seutexto autoficcional e mostra muitas vezes a expressão de um sujeito fora de si.
  • Item
    DISCURSO E LITERATURA EM LIBRAS: os sentidos produzidos na/pela materialidade significante da poesia surda
    (2022-08-30) SILVA, Heron Ferreira da
    Ler um texto de literatura é mergulhar em um mundo diferente e intrigante. Quando nos remetemos mais precisamente à Literatura Surda, retomamos, em nosso imaginário social, a posição-sujeito surdo historicamente negada, (in)visibilizada. Nessa construção ideológica, a posição de escritor e produtor de sua própria literatura, muitas vezes não é vista como possível dentro da normatização social. No entanto, a poesia surda está cada vez mais aparecendo no cenário literário e discursivo, sob formas de registro audiovisuais sinalizadas. Por tratar-se de uma materialidade significante pouco pesquisada pelo prisma discursivo, o presente trabalho de dissertação se justifica pela necessidade e importância de se estudar e analisar, pelo viés da Análise de Discurso Materialista (doravante, ADM) de perspectiva pecheuxtiana, textos da esfera da Literatura Surda, em específico, produções poéticas autorais sinalizadas em gravações audiovisuais do artista, surdo, negro e periférico Edvaldo Santos, conhecido popularmente como Edinho Poesia, morador da periferia de São Paulo – SP. Assumimos como objetivo central compreender, a partir de nossa inscrição teórico-metodológica, que efeitos de sentido são produzidos e circulados pela materialidade significante poesia surda. Desse modo, o processo metodológico do nosso trabalho é de caráter qualitativo-descritivo-interpretativista. Sobre nosso arquivo de análise, foram selecionadas 8 produções poéticas autorais em vídeo do sujeito surdo Edvaldo Santos, produzidas e publicadas na rede social Instagram do sujeito poeta. Essa pesquisa toma como escopo teórico as formulações de Michel Pêcheux (1995, 2014, 2015) e Eni Orlandi (1988, 1993, 1996, 2003, 2012) naquilo que se refere à ADM; os estudos culturais e surdos sobre Literatura Surda e poesia surda dos autores Quadros (2019), Karnopp (2010), Strobel (2009) e Mourão (2011), além de autores como Lopes (2016) e Silva (2020) que versam sobre a Literatura Surda como um objeto histórico simbólico e como um lugar de inscrição de sentidos na/pela memória discursiva. A partir de nosso movimento analítico, compreendemos que sua posição enquanto sujeito surdo produtor de sua literatura, o faz ocupar um lugar discursivo que gera furos no imaginário social, rompendo com discursos já estabilizados e inscritos em uma prática ideológica ouvintista. O presente trabalho nos fez perceber que os poemas de Edinho dialogam e são atravessados por imaginários e construções ideológico-discursivas que, somados à significação do corpo, produzem o lugar do possível para a significação dos sujeitos surdos, negros e periféricos como sujeitos de direito, e de direito, inclusive, a significar por meio da Literatura. ABSTRACT Reading a literature text is something that can be compared to delve into a different and intriguing world. When we refer more precisely to Deaf Literature, we return, in our social imaginary, to the deaf subject-position historically denied, (in)visible. In this ideological construction, the position of writer and producer of their own literature is often not seen as possible within social norms. However, deaf poetry is increasingly appearing in the literary and discursive scenario, under signed audiovisual recording forms. As it is a significant materiality but little researched by the discursive prism, the present dissertation work is justified by the need and importance of studying and analyzing, through the bias of Materialist Discourse Analysis (hereinafter, ADM) from a Pêcheux’s perspective, texts from the Deaf Literature, in particular, authorial poetry signaled in audiovisual productions by the deaf, black and peripheral artist Edvaldo Santos, popularly known as Edinho Poesia, resident of the suburbs of São Paulo - SP. The objectives of this work are: (1) to describe and interpret how the discourses produced through deaf authorial poetry mean considering their production conditions; (2) delineate the way in which the discursive processes related to memory/interdiscourse, discursive/ideological formations are presented; (3) understand from what subject-position Edinho enunciates when talking about deafness, sign language, culture/identity, subjectivity and art in his productions under analysis. The methodological process of our work is qualitative-descriptive-interpretivist. About our analysis file, 8 authorial poetic video productions by Edvaldo Santos were selected from those produced and published on the author's social network Instagram. This research takes as its theoretical scope the formulations of Michel Pêcheux (1995, 2014, 2015) and Eni Orlandi (1988, 1993, 1996, 2003, 2012) with regard to ADM; cultural and deaf studies on Deaf Literature and deaf poetry by authors such as Quadros (2019), Karnopp (2010), Strobel (2009) and Mourão (2011), as well as Lopes (2016) and Silva (2020), who deal with the Deaf Literature as a symbolic historical object and as a place of inscription of meanings in/through discursive memory. From our analytical movement, we understand that his position as a deaf subject who produces his literature, makes him occupy a discursive place that generates holes in the social imaginary, breaking with discourses already stabilized and inscribed in a listening ideological practice. The present work made us realize that Edinho's poems dialogue and are crossed by imaginaries and ideological-discursive constructions that, added to the meaning of the body, produce the place of the possible for the meaning of deaf, black and peripheral subjects as subjects of law, and havinh the right, including, to signify through Literature.
  • Item
    A ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA NA PROJEÇÃO DE UM ETHOS DE DELINQUÊNCIA EM CONTOS DE RUBEM FONSECA
    (2021-03-23) SOUZA, Iara Silva de
    O propósito desta pesquisa é analisar a coletânea de contos intitulada Feliz Ano Novo, do escritor brasileiro Rubem Fonseca, a partir da Semiolinguística. Publicado originalmente em 1975, pela editora Artenova, o livro teve sucesso imediato, mas suas narrativas de sexo, violência e conflito entre classes sociais levaram-no à censura pelo regime militar, sendo liberado apenas em 1985 e reeditado em 1989 pela Companhia das Letras. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, de caráter qualitativo e interpretativo. Para um melhor recorte dos dados, foi feita uma releitura da obra Feliz Ano Novo, composta por quinze contos, sendo que seis deles foram escolhidos para efeito de análise. Os fenômenos foram localizados através de fichamentos, sendo posteriormente classificados e analisados. Nossa base teórica está centrada na Análise do Discurso Semiolinguística de Charaudeau (2006), complementada pelas noções de ethos em Amossy (2005) e Maingueneau (2001, 2008), dentre outros autores. A análise evidencia o conto enquanto ato de linguagem e o texto literário moldado dentro de um dispositivo de encenação cujas circunstâncias do discurso fazem parte de uma dimensão implícita. Rubem Fonseca, na condição de sujeito comunicante, enuncia a partir de um contrato comunicacional, juntamente com os seus personagens, porta-vozes do projeto de fala engendrado. Essa cenografia resulta numa organização discursiva descritiva e narrativa, cuja construção, encenação e estruturação lógica permitem a revelação de um mundo delinquente no qual há mais “agressores” que “benfeitores”, em termos de papéis actanciais. Os personagens projetam ethé de calculistas, violentos, frios, misóginos e vingativos, havendo uma distinção na caracterização de delinquentes pobres e ricos. Concluímos que o estudo dos contos de Rubem Fonseca a partir da Semiolinguística nos permite o desvelamento do ato de linguagem enquanto dispositivo de produção de sentidos, contribuindo para uma compreensão mais abalizada dos fenômenos linguísticos e literários. ABSTRACT The purpose of this research is to analyze the collection of short stories entitled “Happy New Year”, by the Brazilian writer Rubem Fonseca, based on Semiolinguistics. Originally published in 1975 by Artenova, the book was an immediate success, but its narratives of sex, violence and conflict between social classes led to censorship by the military regime, and was released only in 1985 and re-edited in 1989 by Company of Letters. This is a bibliographical, qualitative, and interpretative research. For a better cut of the data, the work “Happy New year” we revised composed of fifteen short stories, six of which were chosen for analysis. The phenomena were identified by means of records, and then classified and analyzed. Our theoretical base is centered on Charaudeau's Semiolinguistic Discourse Analysis (2006), complemented by the notions of ethos in Amossy (2005) and Maingueneau (2001, 2008), among other authors. The analysis highlights the short story as a language act and literary text molded within a staging device whose discourse circumstances are part of an implicit dimension. Rubem Fonseca, in the condition of communicating subject, enunciates from a communicational contract, together with his characters, spokespersons of the engendered speech project. This scenography results in a descriptive and narrative discursive organization, whose construction, staging and logical structuring allow the revelation of a delinquent world in which there are more "aggressors" than "benefactors", in terms of actantial roles. The characters project ethé of the calculating, violent, cold, misogynistic, and vengeful, with a distinction in the characterization of poor and rich delinquents. We conclude that the study of Rubem Fonseca's short stories based on Semiolinguistics allows us to unveil the language act as a device for sense production, contributing to a comprehensive understanding of linguistic and literary phenomena.