Mestrado em Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Letras por Autor "SOUZA, Iara Silva de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA NA PROJEÇÃO DE UM ETHOS DE DELINQUÊNCIA EM CONTOS DE RUBEM FONSECA(2021-03-23) SOUZA, Iara Silva deO propósito desta pesquisa é analisar a coletânea de contos intitulada Feliz Ano Novo, do escritor brasileiro Rubem Fonseca, a partir da Semiolinguística. Publicado originalmente em 1975, pela editora Artenova, o livro teve sucesso imediato, mas suas narrativas de sexo, violência e conflito entre classes sociais levaram-no à censura pelo regime militar, sendo liberado apenas em 1985 e reeditado em 1989 pela Companhia das Letras. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, de caráter qualitativo e interpretativo. Para um melhor recorte dos dados, foi feita uma releitura da obra Feliz Ano Novo, composta por quinze contos, sendo que seis deles foram escolhidos para efeito de análise. Os fenômenos foram localizados através de fichamentos, sendo posteriormente classificados e analisados. Nossa base teórica está centrada na Análise do Discurso Semiolinguística de Charaudeau (2006), complementada pelas noções de ethos em Amossy (2005) e Maingueneau (2001, 2008), dentre outros autores. A análise evidencia o conto enquanto ato de linguagem e o texto literário moldado dentro de um dispositivo de encenação cujas circunstâncias do discurso fazem parte de uma dimensão implícita. Rubem Fonseca, na condição de sujeito comunicante, enuncia a partir de um contrato comunicacional, juntamente com os seus personagens, porta-vozes do projeto de fala engendrado. Essa cenografia resulta numa organização discursiva descritiva e narrativa, cuja construção, encenação e estruturação lógica permitem a revelação de um mundo delinquente no qual há mais “agressores” que “benfeitores”, em termos de papéis actanciais. Os personagens projetam ethé de calculistas, violentos, frios, misóginos e vingativos, havendo uma distinção na caracterização de delinquentes pobres e ricos. Concluímos que o estudo dos contos de Rubem Fonseca a partir da Semiolinguística nos permite o desvelamento do ato de linguagem enquanto dispositivo de produção de sentidos, contribuindo para uma compreensão mais abalizada dos fenômenos linguísticos e literários. ABSTRACT The purpose of this research is to analyze the collection of short stories entitled “Happy New Year”, by the Brazilian writer Rubem Fonseca, based on Semiolinguistics. Originally published in 1975 by Artenova, the book was an immediate success, but its narratives of sex, violence and conflict between social classes led to censorship by the military regime, and was released only in 1985 and re-edited in 1989 by Company of Letters. This is a bibliographical, qualitative, and interpretative research. For a better cut of the data, the work “Happy New year” we revised composed of fifteen short stories, six of which were chosen for analysis. The phenomena were identified by means of records, and then classified and analyzed. Our theoretical base is centered on Charaudeau's Semiolinguistic Discourse Analysis (2006), complemented by the notions of ethos in Amossy (2005) and Maingueneau (2001, 2008), among other authors. The analysis highlights the short story as a language act and literary text molded within a staging device whose discourse circumstances are part of an implicit dimension. Rubem Fonseca, in the condition of communicating subject, enunciates from a communicational contract, together with his characters, spokespersons of the engendered speech project. This scenography results in a descriptive and narrative discursive organization, whose construction, staging and logical structuring allow the revelation of a delinquent world in which there are more "aggressors" than "benefactors", in terms of actantial roles. The characters project ethé of the calculating, violent, cold, misogynistic, and vengeful, with a distinction in the characterization of poor and rich delinquents. We conclude that the study of Rubem Fonseca's short stories based on Semiolinguistics allows us to unveil the language act as a device for sense production, contributing to a comprehensive understanding of linguistic and literary phenomena.