Logo do repositório
  • English
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Maria Siqueira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A GESTÃO PARTICIPATIVA NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: Um Estudo De Caso Na Escola Augustinho Brandão – Cocal Dos Alves-Pi
    (2023-12-06) SILVA, Maria Siqueira
    Considerando o contexto educacional, um dos grandes desafios é criar um ambiente participativo, com novas abordagens administrativas e metodológicas de ensino que ampliam o conhecimento sendo aliados a uma gestão educacional efetiva e de qualidade. Nesse sentido, a pesquisa centrou-se em conhecer e investigar no contexto escolar o processo de Gestão Participativa na administração do Centro de Ensino Integral Augustinho Brandão localizado em Cocal dos Alves – Piauí e os resultados educacionais que são destaques da escola. Assim, o objetivo geral deste estudo foi investigar o processo de Gestão participativa exercido na administração escolar do Centro de Ensino Integral Augustinho Brandão e os resultados educacionais da escola. De modo específico, esta pesquisa buscou analisar o processo de gestão participativa da escola; interpretar os efeitos e influências da gestão participativa no desempenho dos alunos e verificar o desenvolvimento das competências administrativas por parte do gestor e sua contribuição para a eficiência organizacional da escola. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma metodológica qualitativa de caráter exploratório e descritivo com a realização de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas ao conselho escolar composto por 21 indivíduos. Os dados foram analisados ainda a partir de indicadores nacionais de educação que possibilitaram a visualização dos resultados obtidos em relação às demais instituições como é o caso do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Absstract Considering the educational context, one of the great challenges is to create a participatory environment, with new administrative and methodological approaches to teaching that expand knowledge, being allied to an effective and quality educational management. In this sense, the research focuses on knowing and investigating in the daily life of the school community the participatory management process exercised in the administration of the Augustinho Brandão Integral Teaching Center located in Cocal dos Alves - Piauí and the educational results that are highlights of the school. Thus, the general objective of this study is to investigate the process of participatory management exercised in the school administration of the Centro de Ensino Integral Augustinho Brandão and the educational results of the school. Specifically, this research seeks to qualitatively analyze the participatory school management process; interpret the effects and influences of participatory management on student performance; to verify the development of administrative competences by the manager and its contribution to the organizational efficiency of the school. For the development of the research, a qualitative methodological approach was used, exploratory and descriptive research, bibliographic and documentary research and semi -structured interviews applied to the school council composed of 21 individuals. The data were also analyzed from national education indicators that make it possible to visualize the results obtained in relation t o other institutions, such as the Basic Education Development Index (IDEB), the OBMEP - Brazilian Mathematics Olympiad of Public and the results of the National High School Exam (ENEM).

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão