Mestrado Profissional em Filosofia - PROF FILO
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Filosofia - PROF FILO por Assunto "Cidadania"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A TEORIA POLÍTICA DE JOHN RAWLS: o procedimento da razão pública como proposta metodológica para uma educação cidadã(2022-09-28) LIRA, William Tavares deRESUMO: Pretendemos com esta dissertação apresentar uma proposta metodológica aos professores de filosofia da rede estadual de educação da cidade de Gilbués -PI, que articule os conceitos estruturadores da temática política/cidadania com o exercício do poder político dos educ andos como cidadãos. O desenvolvimento dessa proposta parte da seguinte problemática: que tipo de metodologia prática pode contribuir para a formação de um sujeito livre e consciente do seu dever cívico numa aula de filosofia? Nesse sentido, partindo do princípio de que o conceito de democracia deliberativa é compreendido como um modelo ou processo de deliberação no qual, necessariamente, acontece o debate público, apresentamos o procedimento da razão pública rawsiano como uma possível ferramenta de ensino para uma prática metodológica que objetiva ampliar as discussões sobre a formação de um cidadão crítico e consciente. A partir desse ponto, é necessário que se compreenda o procedimento da filosofia política de John Rawls como espaço em que se discutem questões fundamentais, que sempre visam ao bem comum. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se na teoria política de John Rawls. Entretanto, levando em consideração que o ensino de filosofia, impreterivelmente, precisa ser amparado por aspectos lega is, fez-se necessária uma análise documental, a qual permitiu conceber uma ideia concreta, sem preconceito, sobre o status da filosofia como disciplina no sistema educacional nacional em diferentes períodos da história. Essa análise permitiu que algumas questões sobre a filosofia como disciplina e a educação cidadã como proposta temática integrassem-se ao processo de discussão, sem ideias preconcebidas. Verdade seja dita, não é de hoje que a filosofia encontra resistência para firmar-se como disciplina, assim como a educação para a cidadania, muitas vezes, é vista com desconfiança pelos docentes da área. Por isso, esperamos que o conjunto de referências empregado para o desenvolvimento teórico desta dissertação cumpra dois propósitos específicos: quebre preconceitos e enriqueça o debate sobre práticas metodológicas para o ensino de filosofia. ABSTRACT: With this dissertation, we intend to present a methodological proposal to philosophy professors of the state education network in the city of Gilbués -PI, which articulates the structuring concepts of the political/citizenship theme with the exercise of political power by students as citizens. The development of this proposal starts from the following problematic: what kind of practical methodology can contribute to the formation of a free subject, aware of his civic duty in a philosophy class? In this sense, assuming that the concept of deliberative democracy is understood as a model or process of deliberation in which public debate necessarily takes place, we present the Rawsian public reason procedure as a possible teaching tool for a methodological practice that aims to expand discussions on the forma tion of a critical and conscientious citizen. From this point onwards, it is necessary to understand the procedure of John Rawls's political philosophy as a space in which fundamental issues are discussed, which are always aimed at the common good. The the oretical foundation of this work is based on the political theory of John Rawls. However, taking into account that the teaching of philosophy, imperatively, needs to be supported by legal aspects, a documental analysis was necessary, which allowed the conception of a concrete idea, without prejudice, about the status of philosophy as a discipline in the national educational system in different periods of history. This analysis allowed some questions about philosophy as a discipline and citizen education as a thematic proposal to be integrated into the discussion process, without preconceived ideas. Truth be told, it is not new that philosophy finds resistance to establish itself as a discipline, just as education for citizenship is often viewed with suspicio n by professors in the area. Therefore, we hope that the set of references used for the theoretical development of this dissertation fulfills two specific purposes: it breaks prejudices and enriches the debate on methodological practices for the teaching of philosophy.