Mestrado Profissional em Filosofia - PROF FILO

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 11 de 11
  • Item
    UMA ANÁLISE DO PROJETO EDUCATIVO COMUM DA REDE JESUÍTA À LUZ DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE GILLES DELEUZE
    (2023-06-22) FELISMINO, Alexandro Vinícius da Silva
    RESUMO A presente dissertação, intitulada “Uma Análise do Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta à Luz do Pensamento Filosófico de Gilles Deleuze”, objetiva analisar o Projeto Educativo Comum – PEC, desenvolvido pela Rede Jesuíta de Educação a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze. A pesquisa bibliográfica e documental adotou uma metodologia cartográfica na medida em que buscou a realização de um acompanhamento de processos ocorridos num território teórico específico buscando linhas de fuga que permitissem uma desterritorialização e reterritorialização de conceitos. A fundamentação teórica para a desejada análise do PEC esteve centrada no aporte teórico de Gilles Deleuze e de alguns dos seus conhecidos comentadores. ABSTRACT This dissertation, entitled “An Analysis of the Common Educational Project of the Jesuit Network in the Light of Gilles Deleuze's Philosophical Thought”, aims to analyze the Common Educational Project - PEC, developed by the Jesuit Education Network from the philosophy of difference by Gilles Deleuze. Bibliographic and documentary research adopted a cartographic methodology as it sought to monitor processes that took place in a specific theoretical territory, seeking escape lines that would allow for a deterritorialization and reterritorialization of concepts. The theoretical basis for the desired analysis of the PEC was centered on the theoretical contribution of Gilles Deleuze and some of his well-known commentators.
  • Item
    USO DO RPG NO ENSINO FILOSÓFICO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO E A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM COM ÊNFASE NOS JOGOS DE LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN
    (2023-06-22) PAIXÃO, Dérik Willbert Lima
    RESUMO Este trabalho desenvolveu uma análise a partir da filosofia de Wittgenstein acerca dos problemas encontrados no ensino de filosofia para as turmas de 1º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Benjamin Baptista. Nesse processo se buscou perceber as mutações que ocorrem no uso da linguagem filosófica quando se compara a sua veiculação na academia e na sala de aula tanto por parte do docente de filosofia, assim como por parte dos profissionais de outras áreas. A filosofia de Ludwig Wittgenstein passou a mediar tal reflexão, partindo do conceito de jogos de linguagem para perceber a sua aplicação no ensino de filosofia. Esse estudo utilizou uma abordagem metodológica qualitativa, com pesquisa do tipo aplicada envolvendo uma amostra de 10 discentes e 10 docentes. Os dados foram coletados através de questionários aplicados pelo pesquisador após instruir os participantes. Existe uma transição, pela qual passam os discentes da primeira série do ensino médio, que resulta num ambiente onde a filosofia pode encontrar um terreno fértil para a promoção da reflexão acerca da linguagem que permeia o pensamento humano razão esta que levou à investigação sobre os impactos da transdisciplinaridade que a filosofia deve ter em relação às demais disciplinas que integram o currículo básico do ensino médio. Aliás, esta foi a maneira proposta para enfrentar o problema didático do contato com a filosofia no ensino médio, superando a mentalidade que confunde o filosofar com a aquisição de cultura filosófica por meio do mero repasse da história da filosofia. A dissertação analisou o uso do RPG numa abordagem dos jogos de linguagem de Wittgenstein como meio de superar deficiências na aprendizagem da filosofia na primeira série do ensino médio. ABSTRACT This work developed an analysis based on Wittgenstein’s philosophy about the problems encountered in teaching philosophy for 1 st year high school classes at the Benjamin Baptista School Unit. In this process, we sought to understand the mutations that occur in the use of philosophical language when comparing its placement in the academy and in the classroom, both by the philosophy teacher, as well as by professionals from other areas. Ludwig Wittegenstein’s philosophy began to mediate this reflection, starting from the concept of language games to understand its application in the teaching of philosofphy. This study has a qualitative methodological approach, with applied research involving a sample of 10 students and 10 professors. Data were collected through questionnaires applied by the researcher after instructing the participants. There is a transition that students of the first year of high school go through, which results in an environment where philosophy can find fertile ground for the promotion of reflection on the language that permeates human through, which is why this led to research on the impacts of the transdisciplinarity that philosophy must have in relation to the other subjects that make up the basic curriculum of high school. In fact, this was the way proposed to face the didactic problem of contact with philosophy in high school, overcoming the mentality that confuses philosophizing with the acquisition of philosophical culture through the mere transfer of the history of philosophy. The dissertation analyzed the use of RPG in an approach to Wittgenstein’s language games as a means of overcoming deficiencies in the learning of philosophy in the first year of high school.
  • Item
    A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: uma análise sobre os interesses dos estudantes na perspectiva do filósofo István Mészáros
    (2023-06-22) ARAUJO, Bernardo Silva
    RESUMO A presente pesquisa visa compreender a razão de ser do pouco interesse dos estudantes pelo componente curricular de filosofia no ensino médio. Para tanto, considera-se que o ato de ensinar filosofia é perpassado por fatores intrínsecos – que são aqueles próprios do processo de ensino e aprendizagem, como a figura do professor, do estudante, o conteúdo a ser ensinado, a metodologia e os recursos de ensino –, como também por fatores extrínsecos – de ordem econômica, política, social e cultural – que, em larga medida, podem condicionar o ensino do professor em sala de aula. Pelo estudo previamente realizado, identificou-se que há diversas pesquisas sobre o ensino de filosofia, porém estas priorizam os fatores intrínsecos e secundarizam os fatores extrínsecos do processo educativo. Assim, explica-se de forma unilateral que o pouco interesse dos estudantes pela filosofia no nível médio é, sobretudo, uma questão de caráter intrínseco e que pode ser minimizada pelo domínio de conteúdo e pela didática do professor. Na contramão, esta pesquisa pretende demonstrar que, para compreender o pouco interesse dos estudantes, é preciso articular dialeticamente os fatores supracitados a fim de uma melhor intervenção no problema investigado. Nessa direção, fundamenta-se no pensamento do filósofo húngaro István Mészáros e no método materialista histórico dialético. Espera-se contribuir para o debate acerca do ensino de filosofia, da formação do educador e do processo de apropriação do conhecimento comprometido com a luta pela superação da sociabilidade do capital. ABSTRACT The present research aims to understand the reason for the little interest of students in the curricular component of philosophy in high school. Therefore, it is considered that the act of teaching philosophy is permeated by intrinsic factors - which are those inherent to the teaching and learning process, such as the figure of the teacher, the student, the content to be taught, the methodology and resources of teaching- as well as the extrinsic factors of an economic, political, social and cultural order that, to a large extent, can condition the teaching of the teacher in the classroom. Through the study previously carried out, it was identified that there are several studies on the teaching of philosophy, but that prioritize the intrinsic factors and place the extrinsic factors of the educational process in the background. Thus, it is unilaterally explained that the low interest of students in philosophy at the high school level is, above all, a matter of intrinsic character and that can be minimized by the mastery of content and the teacher's didactics. On the other hand, the research intends to demonstrate that, in order to understand the little interest of students, it is necessary to dialectically articulate the aforementioned factors in order to better intervene in the investigated problem. In this direction, it is based on the thought of the Hungarian philosopher István Mészáros and on the dialectical historical materialist method. It is expected to contribute to the debate about the teaching of philosophy, the formation of the educator and the process of appropriation of knowledge committed to the struggle to overcome the sociability of capital.
  • Item
    A EDUCAÇÃO EM SÊNECA: os "exemplos ético-motivacionais" no exercício diário do docente como “terapia” no enfrentamento das adversidades
    (2022-09-29) LIMA, Francisco Clailson de Carvalho
    RESUMO: Esta dissertação, que aborda os "exemplos ético-motivacionais" no exercício diário do docente como “terapia” no enfrentamento às adversidades” tem como objetivo analisar como a filosofia estoica pode oferecer elementos para a qualidade de vida dos docentes. A partir da reflexão acerca da obra de Sêneca Cartas a Lucílio, surgiu a seguinte problematização: os exemplos éticos-motivacionais senequianos podem contribuir como “terapia” no encorajamento do docente nas relações profissionais e pessoais frente à realidade frenética em que estamos expostos na escola e na sociedade? Tal problemática faz-se necessária por partir da hipótese de que a escola é um espaço no qual os valores éticos estão em constante aperfeiçoamento em sua aplicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada na obra Cartas a Lucílio, do filósofo Sêneca, e com suporte em autores clássicos Diógenes Laércio (2008), Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985), bem como, em comentadores contemporâneos Paul Veyne (2015), Jean Brun (1987), Luizir de Oliveira (2010), entre outros. Esta pesquisa também apresenta uma proposta de intervenção a partir das narrativas dos docentes estabelecer os pontos de diálogos possíveis entre o estoicismo e o contexto na atualidade. A relevância desta pesquisa se apresenta coincidentemente em tempos de pandemia o que colabora ainda mais com a possibilidade por meio dos “exercícios espirituais” o indivíduo tornar-se “exemplo ético-motivacional” para si e também para o outro. ABSTRACT: This dissertation was entitled "The "ethical-motivational examples" in the daily practice of the teacher as "therapy" in facing adversities", and its objective is to analyze how the stoic philosophy can offer elements for the quality of life of teachers, from the look on Seneca's Work "Letters to Lucilio", the following problem is obtained: The ethical motivational examples from Seneca contribute as "therapy" in the encouragement of the teacher in professional and personal relationships facing the frenetic reality in which we are exposed in school and in society. This problem on "Motivational Ethical Examples is necessary because it starts from the hypothesis that the school is the space where ethical values are constantly improved and practiced. The methodology adopted articulates a bibliographical research that is based on the Work Letters to Lucilius by the philosopher Seneca, to complement our studies we will also use the ideas of Diogenes Laertius, (2008), Paul Veyne, (2015), Luizir de Oliveira (2010), Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985), Jean Brun (1987), among others. This research will have as an intervention proposal, based on the teachers' narratives, to establish the possible points of dialogue between Stoicism and the current context. The relevance of this research is presented coincidentally in times of pandemic, which collaborates even more with the possibility that through "spiritual exercises" the individual becomes an "ethical-motivational example" for himself and also for others.
  • Item
    A RELAÇÃO ENTRE AUTONOMIA E PODER DO/A PROFESSOR/A DE FILOSOFIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR: uma leitura foucaultiana
    (2022-09-29) SILVA, Gilberto Valentim da
    RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de discutir a relação entre autonomia e poder do/a professor/a de filosofia no processo de formação escolar à luz da argumentação foucaultiana, através da discussão do poder, do poder-saber, e como essa relação ocorre no espaço escolar. A manifestação do poder, nessa relação, da educação e da formação em diferentes épocas, pois é uma problemática histórica, que pode ser percebida desde que o homem passou a ter a noção de dominação de uns sobre os outros. Assim, pretendemos, por meio de uma análise filosófica, mas também histórica e política, apresentar breves aportes acerca de como esse conceito tem evoluído na sociedade em diferentes épocas e como as relações de poder têm influenciado também os processos de educação, formação e transformação da sociedade. Para tanto, utilizamos uma abordagem baseada nos estudos dessa temática realizados pelo filósofo francês Michel Foucault. De forma mais específica, voltamo-nos para suas concepções de arqueologia do saber e de genealogia do poder, pontos de partida que permitem que Foucault (2013) desenvolva uma investigação do comportamento humano, que abre portas para o processo de formação do sujeito. Dessa forma, examinaremos o ensino da filosofia na escola, as dificuldades encontradas pelo/a docente de filosofia para exercer a docência, bem como de que forma o/a professor/a pode equacionar essa relação de autoridade que tem sobre o/a aluno/a, para que o processo de ensino-aprendizagem seja de fato transformador, ou seja, sem imposição de regras na condução e produção do conhecimento crítico-reflexivo, para a formação do/a educando/a. Assim, ocupamo-nos com as diversas manifestações do poder apontadas por Foucault, desde a utilização do poder como instrumento de punição e coerção social, passando pelas formas de poder-preconceito, a fim de alcançarmos o poder disciplinar nas escolas, hospitais e quartéis, cujo objetivo é selecionar, examinar, eliminar e excluir. Assim, observa-se que o poder está intimamente ligado à questão da educação e da formação, resultando, na contemporaneidade, num poder vigilante, que se mantém alerta, analisa, observa, controla, vigia, dociliza, educa e forma, mas que também pune, exclui, elimina e segrega. Nosso referencial teórico parte das seguintes obras de Foucault: Vigiar e Punir (1975), História da Loucura (1972), A Ordem do Discurso (1970) e Em Defesa da Sociedade (1975-1976). ABSTRACT: This paper aims to discuss the relationship between autonomy and power of the philosophy teacher in the process of school education in the light of Foucault's argumentation, through the discussion of power, power-knowledge, and how this relationship occurs in school space. The manifestation of power, in this relationship, of education and training at different times, as it is a historical issue, which can be perceived since man began to have the notion of domination of some over others. Thus, we intend, through a philosophical, but also historical and political analysis, to present brief contributions about how this concept has evolved in society at different times and how power relations have also influenced the processes of education, training and transformation of the society. Therefore, we use an approach based on studies of this theme carried out by the French philosopher Michel Foucault. More specifically, we turn to his conceptions of the archeology of knowledge and the genealogy of power, starting points that allow Foucault (2013) to develop an investigation of human behavior, which opens doors for the process of subject formation. Thus, we will examine the teaching of philosophy at school, the difficulties encountered by the philosophy teacher to practice teaching, as well as how the teacher can equate this relationship of authority that he/she has over the student/ a, so that the teaching-learning process is actually transforming, that is, without imposing rules in the conduction and production of critical-reflective knowledge, for the education of the student. Thus, we deal with the various manifestations of power pointed out by Foucault, from the use of power as an instrument of punishment and social coercion, through the forms of power-prejudice, in order to achieve disciplinary power in schools, hospitals and barracks, whose purpose is to select, examine, eliminate and delete. Thus, it is observed that power is closely linked to the issue of education and training, resulting, in contemporaneity, in a vigilant power, which remains alert, analyses, observes, controls, watches over, dociles, educates and trains, but also punishes, excludes, eliminates and segregates. Our theoretical framework is based on the following works by Foucault: watch and punish (1975), history of madness (1972), The Order of Discourse (1970) and In Defense of Society (1975-1976).
  • Item
    A TEORIA POLÍTICA DE JOHN RAWLS: o procedimento da razão pública como proposta metodológica para uma educação cidadã
    (2022-09-28) LIRA, William Tavares de
    RESUMO: Pretendemos com esta dissertação apresentar uma proposta metodológica aos professores de filosofia da rede estadual de educação da cidade de Gilbués -PI, que articule os conceitos estruturadores da temática política/cidadania com o exercício do poder político dos educ andos como cidadãos. O desenvolvimento dessa proposta parte da seguinte problemática: que tipo de metodologia prática pode contribuir para a formação de um sujeito livre e consciente do seu dever cívico numa aula de filosofia? Nesse sentido, partindo do princípio de que o conceito de democracia deliberativa é compreendido como um modelo ou processo de deliberação no qual, necessariamente, acontece o debate público, apresentamos o procedimento da razão pública rawsiano como uma possível ferramenta de ensino para uma prática metodológica que objetiva ampliar as discussões sobre a formação de um cidadão crítico e consciente. A partir desse ponto, é necessário que se compreenda o procedimento da filosofia política de John Rawls como espaço em que se discutem questões fundamentais, que sempre visam ao bem comum. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se na teoria política de John Rawls. Entretanto, levando em consideração que o ensino de filosofia, impreterivelmente, precisa ser amparado por aspectos lega is, fez-se necessária uma análise documental, a qual permitiu conceber uma ideia concreta, sem preconceito, sobre o status da filosofia como disciplina no sistema educacional nacional em diferentes períodos da história. Essa análise permitiu que algumas questões sobre a filosofia como disciplina e a educação cidadã como proposta temática integrassem-se ao processo de discussão, sem ideias preconcebidas. Verdade seja dita, não é de hoje que a filosofia encontra resistência para firmar-se como disciplina, assim como a educação para a cidadania, muitas vezes, é vista com desconfiança pelos docentes da área. Por isso, esperamos que o conjunto de referências empregado para o desenvolvimento teórico desta dissertação cumpra dois propósitos específicos: quebre preconceitos e enriqueça o debate sobre práticas metodológicas para o ensino de filosofia. ABSTRACT: With this dissertation, we intend to present a methodological proposal to philosophy professors of the state education network in the city of Gilbués -PI, which articulates the structuring concepts of the political/citizenship theme with the exercise of political power by students as citizens. The development of this proposal starts from the following problematic: what kind of practical methodology can contribute to the formation of a free subject, aware of his civic duty in a philosophy class? In this sense, assuming that the concept of deliberative democracy is understood as a model or process of deliberation in which public debate necessarily takes place, we present the Rawsian public reason procedure as a possible teaching tool for a methodological practice that aims to expand discussions on the forma tion of a critical and conscientious citizen. From this point onwards, it is necessary to understand the procedure of John Rawls's political philosophy as a space in which fundamental issues are discussed, which are always aimed at the common good. The the oretical foundation of this work is based on the political theory of John Rawls. However, taking into account that the teaching of philosophy, imperatively, needs to be supported by legal aspects, a documental analysis was necessary, which allowed the conception of a concrete idea, without prejudice, about the status of philosophy as a discipline in the national educational system in different periods of history. This analysis allowed some questions about philosophy as a discipline and citizen education as a thematic proposal to be integrated into the discussion process, without preconceived ideas. Truth be told, it is not new that philosophy finds resistance to establish itself as a discipline, just as education for citizenship is often viewed with suspicio n by professors in the area. Therefore, we hope that the set of references used for the theoretical development of this dissertation fulfills two specific purposes: it breaks prejudices and enriches the debate on methodological practices for the teaching of philosophy.
  • Item
    O ENSINO DE FILOSOFIA COMO CONCEPÇÃO CRÍTICA A PARTIR DE KARL POPPER
    (2022-09-28) FARIAS, Francisco Kleber
    RESUMO: Karl Raimund Popper é um dos filósofos mais bem-conceituados no que diz respeito à Filosofia das Ciências. O mesmo faz uma revisão radical do empirismo por meio da precedência da teoria, provocando assim uma virada na forma de se perceber o método científico. Para ele o conhecimento científico começa com uma teoria que antecede aos testes observacionais; estes, por sua vez, servem apenas como tentativas de falsificação da teoria. Já no que se refere à filosofia, Popper afirma que tais teorias são desprovidas da característica da refutabilidade, pois as mesmas não podem ser testadas empiricamente, porém, nem por isso elas deixam de ser relevantes, pois suscitam discussões importantes a partir do questionamento dos problemas que as originaram. Percebe-se claramente uma postura ou atitude crítica de Popper quanto às suas concepções acerca do que é ciência e do que é filosofia àquilo que chamou de conhecimento do senso comum. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma proposta de intervenção filosófica a partir desta atitude crítica de Popper visando uma semelhante atitude por parte dos alunos de filosofia do Ensino Médio. Esta pesquisa é totalmente bibliográfica, sendo utilizados para a realização da mesma livros impressos e digitais e ainda periódicos retirados da internet. Adotamos o pressuposto de que, se o ensino de filosofia for realizado a partir de uma concepção de filosofia que seja essencialmente crítica, também os alunos serão levados ao próprio ato ou processo do filosofar criticando suas próprias teorias de senso comum e, dessa forma, melhorar a partir da identificação e eliminação de seus erros. ABSTRACT: Karl Raimund Popper is one of the most highly regarded philosophers with regard to the Philosophy of Sciences, he makes a radical revision of empiricism through the precedence of theory, thus causing a turn in the way of perceiving the scientific method, f or him the Scientific knowledge begins with a theory that precedes observational tests, these, in turn, serve only as attempts to falsify the theory. With regard to philosophy, Popper states that such theories are devoid of the characteristic of refutability, as they cannot be tested empirically, but they are nevertheless not relevant, as they raise important discussions from the questioning of the problems that originated. One can clearly perceive a critical posture or attitude by Popper regarding his conceptions about what is science and what is philosophy to what he called common sense knowledge. The objective of this work is to present a proposal for a philosophical intervention based on Popper's critical attitude, aiming at a similar attitude on the part of high school philosophy students. This research is completely bibliographic, being used to carry out the same printed and digital books and journals removed from the internet. We adopt the assumption that, if the teaching of philosophy is carried out from a conception of philosophy that is essentially critical, the students will also be led to the very act or process of philosophizing, criticizing their own common sense theories and, in this way, improving from the identification and elimination of its errors.
  • Item
    “INVOCAÇÃO ÀS MUSAS...” A EXPANSÃO DO IMAGINÁRIO ATRAVÉS DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: uma proposta de intervenção para o ensino de filosofia
    (2022-09-09) JUNIOR, Emanuel Avelino Alves
    RESUMO: “Invocação às Musas...” tal era a expressão utilizada pelos poetas (aedos) na Grécia antiga antes do canto de suas peças – epopeias e romances. As Musas, por sua vez, eram deusas associadas à música, ao conto e à memória, sendo estas as responsáveis pela produção poética, enquanto que o poeta era seu porta-voz. Assim, para os gregos da antiguidade homérica a produção poética tratava-se de um feito divino. Ademais, foi por meio dessas histórias que Homero, o maior dos poetas gregos, se tornou o grande educador da Grécia, uma vez que, ao cantar, narrar ou contar essas histórias – Ilíada e Odisseia –, não só transmitia, tradições militares do mundo helênico, com certa base histórica, mas uma miríade de experiências e imagens para a formação e expansão do imaginário daquele povo e, com isso, melhorando a sua capacidade de pensamento. Diante disso, acredita-se, em certa medida, que ensinar filosofia é transmitir conceitos e/ou conteúdos sobre a história da filosofia, o que certamente, é condição sine qua non para que o processo de ensino filosófico esteja imbuído da sua própria história, sendo essa a matéria prima para filosofar. No entanto, transmitir a história da filosofia sem vivificá-la no pensamento do aluno é, antes de tudo, um processo reducionista da própria filosofia, sem imaginação. Assim, é preciso tal como Homero, proporcionar um processo que perpassa a mera concepção pedagógica de ensino. Partindo deste entendimento, a seguinte questão se evidencia: Como ensinar filosofia? Esta questão é, ela mesma, um problema filosófico. Por isso, buscaremos como possibilidade e/ou proposta para o ensino de filosofia, demostrar que: a arte de contar histórias pode trazer à tona uma prática para além da transmissão de conteúdo. Desse modo, no primeiro momento, buscou-se discutir o ensino da filosofia como problema filosófico; em seguida, dialogou-se acerca do papel da literatura e/ou humanidades na formação humana e, por último, foi demostrado como arte de contar histórias pode fomentar a formação e expansão do imaginário da criança e do adolescente no ensino de filosofia. Entrementes, este trabalho foi realizado com os alunos (as) da escola Pequeno Príncipe de Floriano/PI, especificamente, com 6°, 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II, além disso, devido a pandemia do Covid-19 ressaltamos o caráter remoto desta intervenção, sobretudo, através das plataformas digitais: Youtube, Google Meet, Grupos no Telegram e outros. Ademais, como base teórica, o estudo está sustentado nas postulações de Gallo (2012), Cerletti (2009), Porta (2002), Nussbaum (2015), Keen (2017), Oliveira (2014), Colomer (2007), Coelho (2000), Aristóteles (2010) entre outros. Esta intervenção filosófica possibilitou novas experiências e vivências ao proporcionar novas sensações e emoções pela via da imaginação. Frente ao exposto, foi possível vivenciar outras vidas e épocas – um outro ethos, o que fomentou, em certa medida, a empatia e a tolerância por parte das crianças e adolescentes. Além disso, o presente estudo mostrou-se uma possibilidade livre e criativa para o ensino de filosofia para além da simples transmissão de conteúdo. ABSTRACT: "Invocation of the Muses..." such was the expression used by poets (aedos) in Ancient Greece before they sing about their plays - epic novels. Like the Muses, in turn, he was associated with music and breaking with a memory, as these already existed responsible for the poetic production, while a poet or door-holder was choral. So, prepare the bone the Greeks give Homerica antiquity A producatur dealt with poetic self-made about it. Ademar, it was added by I urinate these stories that Homer, the two greatest poets, Greeks and others made The grand Educator give Greco, since, in singing, the lecture on telling these stories - Iliad out cause.Yet - not only conveyed military traditions give the Hellenic world a fixed historical base, but a myriad of experiences give to imaginary numbers, and Images for Formation and expansion for people and, with that, improved from their thinking capacity. Before adopted, it is believed, in a certain method, which uses Philosophy and transmit concepts and/or contents about the History of philosophy Oh that certainly, and condition without it, not for the process of imbued philosophical teaching to give its own history; this is the existing primary material for philosophy. However, transmitting the History of Philosophy revives its salad in the student's thoughts And, before starting from the rank and file, a reductionist process gives each dellaphilosophy a salad to the imagination. Thus, it is necessary, like Homer, to provide a way of passing through a mere Pedagogical conception to a teaching process. Starting from this understanding, evidences the next question itself: How to use philosophy? This question is itself a philosophical problem. Therefore, we will seek as a possibility and / or proposal for teaching philosophy, to demonstrate that an ability to tell stories can bring a practical thunder shadow beyond giving Transmission Hits. Weave in your own way, not at first Buscot-O teach to discuss to give philosophy as a philosophical problem; then, there was a dialogue about the role of giving literature / or humanities in human education and, finally, it was demonstrated how the art of storytelling can foster, from the formation from the imaginary expansion, to give philosophy to the child in teaching. Meanwhile, this work was carried out with students from the Pequeno Príncipe School of Florian / PI specifically, with 6, 7th of 8 years of Elementary School 2, in addition adopted, due to the pandemic dar Covid-19 we emphasize The character is removed, of this Intervention, mainly, through the digital platforms: Youtube, Google Meet, Groups on Telegram and others. Ademar, as a theoretical basis Oh study being supported in the postulations rooster (2012), Cerletti (2009), Porter (2002), Nussbaum (2015), Keen (2017), Oliveira (2014), Coloma (2007), Coelho (2000), Aristotle (2010) among others. These new sensations Philosophical intervention made possible from the new Emocore Experiences by leaving the path, give Vivencias imagination when providing. In front of ON A SHORE, it was possible to experience other lives and times - another healthy ethos, which fostered, in a reliable method, empathy on the part of children and tolerance on the part of boys. Dissolved addition Oh study revealed self-shadow free possibility and creative teaching prepare philosophy in addition to giving simple Broadcast Hits.
  • Item
    FILOSOFIA DA PRÁXIS EM ANTÔNIO GRAMSCI: uma análise da filosofia implícita no programa de educação integral (PEI) e na tecnologia empresarial aplicada a educação para fins de resultado (TEAR)
    (2022-09-09) SOUZA, Rosivaldo Dos Santos
    RESUMO: Apesar de ser espaço público e plural, a escola tem sido mecanismo de colonização política e conformação ideológica. Serve ao discurso hegemônico que, no caso atual, enxerga nela um ambiente favorável a formação de capital humano. Essa pesquisa tem entendido a filosofia, visão de mundo, institucionalizada na educação básica de Pernambuco, Programa de Educação Integral (PEI), como ideologia contemporânea da competência, orientada pelo espírito capitalista neoliberal. Seu objetivo é desnaturalizar essa realidade do sistema de ensino pernambucano, retirando-a da condição de necessidade dos novos tempos e colocando-a na condição de discurso que conseguiu se tornar dominante. Interpretando as condições sociais e históricas do discurso como intervenção filosófica e o materialismo histórico e dialético de Gramsci e a teoria do discurso de Laclau e Mouffe como instrumental teórico metodológico dessa intervenção, confrontaremos os conceitos e marcas que identificam o PEI e a TEAR. Destacamos ainda que intervenção filosófica nessa pesquisa é tensionamento discursivo, ou seja, uma análise materialista, histórico e dialética da realidade escolar, e não simplesmente aplicação de metodologia de ensino de conteúdo filosófico. Esses dois elementos estruturantes das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), trabalhando na formatação do sistema de ensino nos moldes da logística empresarial – planejamento sistemático e hierarquizado (SEC/GRE/EREM), no controle de qualidade (SAEPE/SAEB), no incentivo financeiro (BDE) – fortalece o ideal de formação controlada do ser humano. Esses elementos constitutivos, sob aporte neoliberal, acabam atendendo os interesses do discurso hegemônico e fortalecendo no sistema de ensino básico pernambucano, a presença de uma visão empresarial da vida, um modo de ser produtivo, eficiente e competitivo que, além de tentar ressignificar o modo operacional da escola e do sistema de ensino, busca conformar seu público a um novo tipo humano adequado as demandas do livre mercado. Tendo como metodologia uma revisão bibliográfica e como objeto a filosofia do PEI e do TEAR, concluímos que as EREM’s trabalham em sintonia com as demandas do neoliberalismo quando tentam transformar os jovens em capital humano. ABSTRACT: This work is part of an ongoing research that warns about the Integral Education (IE) as a contemporary ideology of competence. The goal is to reflect on some concepts and brands that distrust a rush ideology about the reference schools (EREM) in Pernambuco that, under the justification of necessary quality, has been shaping its educational system through of corporate culture. The research object is the IE, supported by Business Technology Applied to Education for Results (TACR) Interdimensional Education, discussed through the concepts of ideology and hegemony gramscianos, under the contributions of the Discourse Theory. Confronting the conceptual categories of Antônio Gramsci, ideology and hegemony, amplified by the Discourse Theory of Speech, we will analyze the IE in its two dimensions: streamlined school management under the sign of TAER and human formation according to Interdimensional Education. In partial conclusions, the inferences point: 1. Towards a school targeted by business culture, posed as an effective response to the problem of low quality educational; 2. For a school that presents the need to form a new human type, thus declaring the historicity and politicization of education; 3. Towards a discursive hegemonization, founded on principles and values of the economic business agent.
  • Item
    O NEOPRAGMATISMO DE RICHARD RORTY: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia
    (2022-09-09) SILVA, Raimundo Rodrigues da
    RESUMO: A presente dissertação, intitulada “O neopragmatismo de Richard Rorty: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia”, está baseada na filosofia redescritiva de Rorty, intentando apresentar uma metodologia filosófica para o ensino de filosofia, que ressignifique essa prática, atribuindo sentido e valor à vida dos estudantes. Portanto, a pesquisa versa sobre a possibilidade da assimilação do conhecimento em filosofia a partir de categorias que superem o ensino convencional, para a construção de narrativas que favoreçam a imaginação, a criatividade, o uso de metáforas, a produção de novos vocabulários e a autoconstrução dos sujeitos. O estudo buscou subsídios e pressupostos metodológicos que tivessem como abordagem a perspectiva de uma filosofia da prática ou uma filosofia da ação nos termos do neopragmatismo de Rorty. Objetivou instigar o interesse dos docentes e discentes com relação às práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas em sala de aula. O estudo foi baseado na constatação de que a disciplina de filosofia possui muitas potencialidades, no entanto, ainda vem sendo ministrada apenas como componente obrigatório da matriz curricular, sem o devido reconhecimento de seus objetivos e de suas qualidades para uma formação humana, crítica e investigativa, indispensável ao ensino. Aqui buscamos ressaltar sua real e efetiva necessidade, orientada pela importância dos valores e conhecimentos que a filosofia pode instigar para a formação e o aprendizado dos alunos. O objetivo da investigação consiste em refletir sobre as tarefas da filosofia e seu ensino e contribuir, a partir do estudo teórico, na criação de um mecanismo de pensar a práxis, ou seja, a filosofia da ação, como atividade em que docentes e discentes constituem-se como protagonistas de seus próprios saberes, podendo tomar consciência de si mesmos. Na perspectiva de redescrição proposta por Rorty, entende-se a Filosofia como sendo a construção da leitura e releitura do mundo e da realidade, cuja consequência apresenta-se como uma dinâmica de conhecimento e saberes imersos na historicidade. ABSTRACT: The present dissertation was entitled “Richard Rorty's Neopragmatism: a methodological approach to the teaching of philosophy”. Based on Rorty's redescriptive philosophy, a philosophical methodology for the teaching of philosophy is sought, which gives a new meaning to this practice, giving it meaning and value in the students' lives. Therefore, the research deals with the possibility of assimilating knowledge in philosophy from categories that surpass conventional teaching in view of the construction of narratives that favor imagination, creativity, the use of metaphors, the production of new vocabularies and self-construction of the subjects. The study verifies possible subsidies and methodological assumptions, approaching the perspective of a philosophy of practice or a philosophy of action in terms of Rorty's neopragmatism. It seeks to instigate the interest of teachers and students regarding their teaching and learning practices experienced in the classroom. The study was based on the observation that the philosophy discipline has many potentialities, however, it is still being taught only as a mandatory component of the curricular matrix, without due recognition of its objectives and qualities in human, critical, investigative training, which are indispensable. to teaching. Here we seek to emphasize its real and effective need, guided by the importance of the values and knowledge that philosophy can instigate for the formation and learning of students. The objective of the investigation is to reflect on the tasks of philosophy and its teaching and to contribute from the theoretical study in this effort to create a mechanism for thinking about praxis, that is, the philosophy of action, as an activity in which teachers and students are constituted as protagonists of their own knowledge, being able to become aware of themselves. In the perspective of redescription proposed by Rorty, Philosophy is understood as the construction of reading and rereading the world and reality, the consequence of which is presented as a dynamic of knowledge and knowledge immersed in historicity.
  • Item
    FILOSOFIA E CINEMA: o uso de filmes nas aulas de filosofia no ensino médio
    (2022-09-09) CONCEIÇÃO, Marco Antônio
    RESUMO: Este estudo tem como objeto de pesquisa o uso do cinema, especificamente o gênero fílmico, nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. Seu objetivo central é produzir, a partir de cinco filmes selecionados, um manual de unidades didáticas que contemple cinco eixos temáticos da filosofia, intervindo como contribuição no espaço escolar e como acervo crítico e cultural da disciplina. O ensino de filosofia pode ocorrer de forma dialógica e expositiva sem, no entanto, desprezar as possibilidades de aprendizagem quando se alia o cinema ao uso de livros didáticos baseados na história da filosofia ou no recorte temático. A avaliação sobre a temática do ensino de filosofia encontrada nos autores referenciados e em muitos outros textos que exploram esse tema por diversas perspectivas nos mostra que ainda é muito habitual a apresentação dos conteúdos disciplinares pelos professores de filosofia de forma expositiva, estática e abstrata. No projeto rortyano de uma “utopia liberal”, gêneros como romance, filme e televisão, ocupam o lugar dos vocabulários mais tradicionais por se mostrarem mais eficazes ao provocarem o desenvolvimento da capacidade imaginativa, mais poderosa, que a capacidade investigativa. Essa substituição ainda não ocorre de forma mais acelerada porque, por um lado “a grande parte dos não intelectuais continuam ligados a alguma forma de fé religiosa ou a alguma forma de racionalismo iluminista” (RORTY, 1992, p. 18) e, por outro lado, o número de “ironistas liberais” que não acreditam na existência de uma tal ordem é mínima e insuficiente. Para Rorty (1992), o cinema, como outras formas narrativas, é uma ferramenta mais eficaz para lidarmos com o fato da impossibilidade de encontrarmos um metavocabulário capaz de dar conta de todas as maneiras possíveis de julgar e de sentir, e que tornaria dispensáveis os diversos vocabulários usados por nós. O reconhecimento dessa “contingência da linguagem”, em função da impossibilidade deste metavocabulário, justifica a inconsequência de apreendermos de maneira monoperspectivista, em um único vocabulário, um mundo que se apresenta diante de nós de forma pluriperspectivista, por diversos vocabulários. Para Cabrera (2006), a partir do surgimento do cinema e da noção de “logopatia”, é possível classificar os filósofos como pensadores “apáticos” ou “páticos”, sendo que esses últimos seriam os filósofos cinematográficos. Goodenough (2005) afirma que o filme é feito para a filosofia, pois ele muda ou coloca luz diferente sobre qualquer filosofia que tenha especulado acerca de aparência e realidade, atores e personagens, ceticismo e dogmatismo, presença e ausência, e a partir do possível efeito frozen (congelamento), ainda pode ser caracterizado como filosofia propriamente dita. Assim, este estudo propõe a utilização de filmes como recurso didático-metodológico para um ensino de filosofia menos discursivo-teórico e mais narrativo. Compreendemos que a partir da diversidade dos temas, gêneros e perspectivas abordados pelo cinema, como alternativa à forma expositiva e conceitual que predomina atualmente no cenário escolar, poderemos aproximar os alunos do Ensino Médio à filosofia, tornando-a mais próxima, mais significativa e atribuindo-lhe sentido. Inicialmente, a dissertação apresenta um breve histórico da presença e influência da filosofia no Brasil, do pragmatismo, do Movimento Escola Nova e do neopragmatismo rortyano, da arte e linguagem cinematográfica e posteriormente o manual de unidades didáticas. ABSTRACT: This study has as its research object the use of cinema, specifically the film genre, in Philosophy classes in High School. Its main objective is to produce, from five selected films, a manual of didactic units that contemplates five thematic axes of philosophy, intervening as a contribution in the school space and as a critical and cultural collection of the discipline. Philosophy teaching can take place in a dialogical and expository way, without, however, disregarding the possibilities of learning when cinema is combined with the use of textbooks base don’t he history of philosophy or the thematic framework. The evaluation on the theme of teaching philosophy found in the referenced authors and in many other texts that explore this theme from different perspectives shows us that it is still very usual to present the disciplinary contents per philosophy teachers in an expositive, static and abstract way. In the Rortyan Project of a liberal utopia, genres such as romance, film and television, take the place of more traditional vocabularies because they prove to be more effective in provoking the development of the imaginative capacity, more powerful, than the investigative capacity. This substitution still does not occur more rapidly because, on the one hand, “the great part of non-intellectuals continue to be linked to some form of religious faith or to some form of enligh tenment rationalism” (RORTY, 1992, p. 18) and, on the other hand the number of liberal ironists who do not believe in the existence of such an order is minimal and insufficient. For Rorty (1992), cinema, like other narrative forms, is a more effective tool to deal with the fact that it is impossible to find a metavocabulary capable of handling all possible ways of judging and feeling, and which would render the various vocabularies used by us unnecessar. The recognition of this contingency of language, due to the impossibility of this metavocabulary, justifies the inconsequence of apprehending in a monoperspectivist way, in a single vocabulary, a world that presents itself to us in a pluriperspectivist way, through several vocabularies. For Cabrera (2006), from the emergence of cinema and the notion of logopathy, it is possible to classify philosophers as “apathetic” or “pathetic” thinkers, the latter being cinematographic philosophers. Goodenough (2005) states that the film is made for philosophy, as it changes or sheds different light on any philosophy that has been speculated about appearance and reality, actors and characters, skepticism and dogmatism, presence and absence, and considering the possible frozen effect, it can still be characterized as philosophy itself. Thus, this study proposes the use of films as a didactic-methodological resource for teaching philosophy so that is less discursive-theoretical and more narrative. We understand that from the diversity of themes, genres and perspectives approached by cinema, as an alternative to the expository and conceptual form that currently prevails in the school scenario, we can bring high school students closer to philosophy, making it closer, more meaningful and attributing you sense. Initially, the dissertation presents a brief history of the presence and influence of philosophy in Brazil, of pragmatism, of the Escola Nova Movement and of the Rorty's neopragmatism, of cinematographic art and language and later on the didactic units manual.