Mestrado Profissional em Filosofia - PROF FILO
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Filosofia - PROF FILO por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A EDUCAÇÃO EM SÊNECA: os "exemplos ético-motivacionais" no exercício diário do docente como “terapia” no enfrentamento das adversidades(2022-09-29) LIMA, Francisco Clailson de CarvalhoRESUMO: Esta dissertação, que aborda os "exemplos ético-motivacionais" no exercício diário do docente como “terapia” no enfrentamento às adversidades” tem como objetivo analisar como a filosofia estoica pode oferecer elementos para a qualidade de vida dos docentes. A partir da reflexão acerca da obra de Sêneca Cartas a Lucílio, surgiu a seguinte problematização: os exemplos éticos-motivacionais senequianos podem contribuir como “terapia” no encorajamento do docente nas relações profissionais e pessoais frente à realidade frenética em que estamos expostos na escola e na sociedade? Tal problemática faz-se necessária por partir da hipótese de que a escola é um espaço no qual os valores éticos estão em constante aperfeiçoamento em sua aplicação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, fundamentada na obra Cartas a Lucílio, do filósofo Sêneca, e com suporte em autores clássicos Diógenes Laércio (2008), Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985), bem como, em comentadores contemporâneos Paul Veyne (2015), Jean Brun (1987), Luizir de Oliveira (2010), entre outros. Esta pesquisa também apresenta uma proposta de intervenção a partir das narrativas dos docentes estabelecer os pontos de diálogos possíveis entre o estoicismo e o contexto na atualidade. A relevância desta pesquisa se apresenta coincidentemente em tempos de pandemia o que colabora ainda mais com a possibilidade por meio dos “exercícios espirituais” o indivíduo tornar-se “exemplo ético-motivacional” para si e também para o outro. ABSTRACT: This dissertation was entitled "The "ethical-motivational examples" in the daily practice of the teacher as "therapy" in facing adversities", and its objective is to analyze how the stoic philosophy can offer elements for the quality of life of teachers, from the look on Seneca's Work "Letters to Lucilio", the following problem is obtained: The ethical motivational examples from Seneca contribute as "therapy" in the encouragement of the teacher in professional and personal relationships facing the frenetic reality in which we are exposed in school and in society. This problem on "Motivational Ethical Examples is necessary because it starts from the hypothesis that the school is the space where ethical values are constantly improved and practiced. The methodology adopted articulates a bibliographical research that is based on the Work Letters to Lucilius by the philosopher Seneca, to complement our studies we will also use the ideas of Diogenes Laertius, (2008), Paul Veyne, (2015), Luizir de Oliveira (2010), Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985), Jean Brun (1987), among others. This research will have as an intervention proposal, based on the teachers' narratives, to establish the possible points of dialogue between Stoicism and the current context. The relevance of this research is presented coincidentally in times of pandemic, which collaborates even more with the possibility that through "spiritual exercises" the individual becomes an "ethical-motivational example" for himself and also for others.Item O NEOPRAGMATISMO DE RICHARD RORTY: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia(2022-09-09) SILVA, Raimundo Rodrigues daRESUMO: A presente dissertação, intitulada “O neopragmatismo de Richard Rorty: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia”, está baseada na filosofia redescritiva de Rorty, intentando apresentar uma metodologia filosófica para o ensino de filosofia, que ressignifique essa prática, atribuindo sentido e valor à vida dos estudantes. Portanto, a pesquisa versa sobre a possibilidade da assimilação do conhecimento em filosofia a partir de categorias que superem o ensino convencional, para a construção de narrativas que favoreçam a imaginação, a criatividade, o uso de metáforas, a produção de novos vocabulários e a autoconstrução dos sujeitos. O estudo buscou subsídios e pressupostos metodológicos que tivessem como abordagem a perspectiva de uma filosofia da prática ou uma filosofia da ação nos termos do neopragmatismo de Rorty. Objetivou instigar o interesse dos docentes e discentes com relação às práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas em sala de aula. O estudo foi baseado na constatação de que a disciplina de filosofia possui muitas potencialidades, no entanto, ainda vem sendo ministrada apenas como componente obrigatório da matriz curricular, sem o devido reconhecimento de seus objetivos e de suas qualidades para uma formação humana, crítica e investigativa, indispensável ao ensino. Aqui buscamos ressaltar sua real e efetiva necessidade, orientada pela importância dos valores e conhecimentos que a filosofia pode instigar para a formação e o aprendizado dos alunos. O objetivo da investigação consiste em refletir sobre as tarefas da filosofia e seu ensino e contribuir, a partir do estudo teórico, na criação de um mecanismo de pensar a práxis, ou seja, a filosofia da ação, como atividade em que docentes e discentes constituem-se como protagonistas de seus próprios saberes, podendo tomar consciência de si mesmos. Na perspectiva de redescrição proposta por Rorty, entende-se a Filosofia como sendo a construção da leitura e releitura do mundo e da realidade, cuja consequência apresenta-se como uma dinâmica de conhecimento e saberes imersos na historicidade. ABSTRACT: The present dissertation was entitled “Richard Rorty's Neopragmatism: a methodological approach to the teaching of philosophy”. Based on Rorty's redescriptive philosophy, a philosophical methodology for the teaching of philosophy is sought, which gives a new meaning to this practice, giving it meaning and value in the students' lives. Therefore, the research deals with the possibility of assimilating knowledge in philosophy from categories that surpass conventional teaching in view of the construction of narratives that favor imagination, creativity, the use of metaphors, the production of new vocabularies and self-construction of the subjects. The study verifies possible subsidies and methodological assumptions, approaching the perspective of a philosophy of practice or a philosophy of action in terms of Rorty's neopragmatism. It seeks to instigate the interest of teachers and students regarding their teaching and learning practices experienced in the classroom. The study was based on the observation that the philosophy discipline has many potentialities, however, it is still being taught only as a mandatory component of the curricular matrix, without due recognition of its objectives and qualities in human, critical, investigative training, which are indispensable. to teaching. Here we seek to emphasize its real and effective need, guided by the importance of the values and knowledge that philosophy can instigate for the formation and learning of students. The objective of the investigation is to reflect on the tasks of philosophy and its teaching and to contribute from the theoretical study in this effort to create a mechanism for thinking about praxis, that is, the philosophy of action, as an activity in which teachers and students are constituted as protagonists of their own knowledge, being able to become aware of themselves. In the perspective of redescription proposed by Rorty, Philosophy is understood as the construction of reading and rereading the world and reality, the consequence of which is presented as a dynamic of knowledge and knowledge immersed in historicity.