Mestrado em Ética e Epistemologia
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Item POR UMA POLÍTICA DA RESPONSABILIDADE COM O FUTURO SEGUNDO HANS JONAS(2018-07-19) ALMEIDA, Lenise Moura Fé deRESUMO: Essa dissertação versará sobre o exercício ético-político do «princípio responsabilidade» enquanto poder que delibera a manutenção da vida autenticamente humana, segundo Hans Jonas. Dessa maneira, serão analisadas as propostas políticas como prescrições práticas da ética da responsabilidade e as reflexões acerca dos modelos de Estado disponíveis historicamente e apreciados pelo pensador em questão, que por sua vez, pretende fundamentar uma ética capaz de governar os riscos, ameaças e insubordinações da tecnociência do mundo moderno aos pressupostos da vida como um todo. Este governo será orientado por novos valores como a “previsão” e o “temor altruísta” que deve substituir a “esperança altruísta” presente nas utopias progressistas. Desse modo, refletiremos neste trabalho sobre os sistemas políticos democrático e marxista, a fim de perscrutar os limites e possibilidades da democracia como regime político compatível à ética do futuro. ABSTRACT: This dissertation will deal with the ethical political practice of the «imperative of responsability» as a power that decides about life maintenance authentically human, according to Hans Jonas. This way, political proposals will be analysed as the ethical responsability practical prescriptions and the observations on the models of State available historically and appreciated by the philosopher in question, that has the intention to justify an ethic able to control the risks, threats and rebellion of techno science from modern world to life assumptions as a whole. This government will be guided by new values like “prediction” and “altruistic fear” that must substitute the “altruistic hope” present on progressive utopia. In such way, we must consider in this work the marxist system and the democratic political system, in order to explore the limits and possibilities of democracy as a political regime compatible with future ethic.Item O CONCEITO DE FIRMEZA DE ALMA NAS CARTAS A LUCÍLIO DE SÊNECA(2017-09-04) SANTOS, Aryane Raysa Araujo dosRESUMO: Sêneca nos apresenta uma filosofia moral voltada para o aperfeiçoamento interior. Para o filósofo romano para nos mantermos tranquilos devemos nos fortalecer interiormente, tendo em vista que não podemos mudar a exterioridade. Sêneca apresenta nas Cartas a Lucílio uma maneira para que os homens passem com o mínimo de dissabores frente às adversidades. Essa maneira consiste em alcançar certa firmeza de alma, que é entendida como estado interior forte e tranquilo, capaz de lidar sem grandes sofrimentos com os acontecimentos adversos. É a firmeza de alma que permite que os homens possam nem se deixar dominar e nem se subjugar aos golpes do destino. Neste trabalho, tivemos como objetivo analisar o conceito de firmeza de alma nas Cartas a Lucílio. Para contextualizar nosso itinerário, num primeiro momento, investigamos alguns conceitos do estoicismo antigo e médio para que pudéssemos esclarecer o conceito de firmeza. Questões como destino, representação e virtude são, segundo Sêneca, pressupostos para sua reflexão moral. Além disso, discutimos os aspectos antropológicos da filosofia de Sêneca, pois, para compreendermos a questão da firmeza de alma, temos que ter bem claro as considerações feitas pelo nosso autor acerca dos valores morais bem como a forma como os indivíduos incorporam esses valores no seu cotidiano. Tais questões nos levam ao ponto fundamental do nosso trabalho, isto é, a compreensão do termo firmeza e sua relevância na obra de Sêneca. Ao recolhermos, nas Cartas, as acepções dos termos fortitudo e fortis, podemos perceber que o termo é entendido como coragem, mas que se refere tanto ao sentido de força de alma, como também força física do guerreiro. Nossa investigação concentra-se nessa primeira acepção do termo. Segue-se, dessas considerações acerca da firmeza de alma, os modos indicados por Sêneca para alcançar esse estado. Na leitura das Cartas, chegamos à conclusão que o nosso autor indica, como um dos caminhos, a educação moral. Para isso, o outro tem um papel fundamental nesse processo, seja por meio do exemplo ou como um guia de consciência. Toda essa tarefa tem por fim explicitar que a firmeza de alma é essencial para construção do sujeito ético de acordo com Sêneca......................ABSTRACT Seneca presents us with a moral philosophy focused at inner improvement. For the Roman philosopher to keep ourselves peaceful we should strengthen ourselves internally, given that we cannot change the exteriority. Seneca presents the Letters to Lucilius a way for men to pass with minimal troubles facing adversity, this mode is about achieving certain firmness of soul, which is understood as strong and peaceful inner state, capable of handle adverse events without great suffering. It is the soul of firmness that allows men cannot get carried to dominate nor subjugate himself to the blows of fate. In this work, we aimed to analyze the concept of firmness of soul in the Letters to Lucilius. To contextualize our itinerary, at first we investigate some concepts of the Old and Middle Stoicism so we could clarify the concept of firmness. Issues such as the question of destiny, representation and virtue, are according to Seneca, assumptions for his moral reflection. In addition, we discuss the anthropological aspects of the philosophy of Seneca, because to understand the question of the soul firmness, we have to be clear about the considerations made by our author about moral values as well as how individuals incorporate these values in their daily life. Such questions lead to the fundamental point of our work, that is, understanding the term firmness and its relevance in Seneca’s work. When choosing the letters the meanings of fortitudo and fortis terms, we can realize that the term is understood as courage, but that refers to both as soul force, as well as physical warrior strength, our research focuses in this first sense of the term. It follows from these considerations about the soul firmness, the ways indicated by Seneca to achieve this state, in reading the letters we conclude that our author indicates one of the ways as moral education, for that the other has a key role in this process, either by example or as an conscience guide. This entire work aims to clarify that the firmness of soul is essential for the construction of ethical subject according to Seneca.Item A FALSEABILIDADE COMO CRITÉRIO DE CARÁTER CIENTÍFICO(2017-05-25) SALAZAR, Nathalia Gleyce dos SantosRESUMO: Karl Popper (1902-1994),filósofo austríaco,conhecido principalmente pela sua epistemologia crítica, também denominada de racionalismo crítico, teve como cerne de sua filosofia da ciência o problema da demarcação, que consistia na questão de qual o critério seria utilizado para a caracterização de uma teoria científica. A solução formulada por ele é a de que uma hipótese só se constitui como teoria científica quando é falseável. Tal critério denomina-se falseabilidade o qual também abarca o escopo de demarcação entre ciência e não-ciência. Primeiramente inicia-se uma discussão sobre o problema da indução e sua relação com o problema da demarcação;após isso, apresenta-se o que ele denominou de postura crítica. Em seguida, expõe-se a falseabilidade como critério de caráter científico.A partir dessas colocações, finaliza-se o trabalho com uma discussão sobre conhecimento, apresentando a teoria dos três mundo se a relação de Popper com a verdade. O sistema que iremos apresentar contrapõe-se a tudo o que estava sendo feito até então, principalmente ao que o renomado grupo do Círculo de Viena apresentava como método científico. Eis o motivo do interesse em uma reflexão acerca da abordagem epistemológica popperiana, que embora renuncie à uma verdade absoluta, apresenta um critério fecundo, colocando a ciência empírica em um constante progresso..................ASBSTRACT: Karl Popper (1902-1994) Austrian philosopher known primarily for its critical epistemology, also called critical rationalism, had as the center of his philosophy of science the problem of demarcation, which was the question of the criteria to be used for the characterization of a scientific theory. The solution proposed by him was that a hypothesis is only as a scientific theory when it is falsifiable. This criteria is called falsifiabilitywhich also includes the scope of demarcation between science and non -science. Firstly begins a discussion of the problem of induction and its relation to the problem of demarcation, after that, it presents what he called a critical stance. Then, exposes the falsifiabilityas scientific criteria. From these points, the work ends with a discussion of knowledge, with the theory of the three worlds and Popper's relationship with the truth. The system that we will present is opposed to everything that was being done so far mainly to the renowned Vienna Circle group presented as scientific method. Here is why the interest in a reflection on the epistemological Popper's approach, although renounces absolute thuth presents a fruitful criteria, placing empirical science in constant progress.Item ÉTICA SEM PRINCÍPIOS E LITERATURA EM RICHARD RORTY.(2017-05-22) PINHEIRO, Rafael de SousaRESUMO: A pesquisa se trata da investigação acerca da compreensão do filósofo norte-americano Richard Rorty sobre o progresso moral e os meios que o viabilizam. O filósofo neopragmatista aponta para uma direção na qual a literatura parece ser um meio mais seguro do que qualquer teoria para a criação da solidariedade e de uma sociedade liberal democrática que a permita. Esta direção dada pelo filósofo, na qual a literatura é abordada pelo seu valor ético, é a chave para a compreensão da sugestão rortyana de como tornar cada vez mais possível o progresso moral, isto é, por meio da imaginação. A pesquisa estabelece, nesse sentido, a relação entre a concepção neopragmatista de ética sem princípios e a literatura, especificamente no que diz respeito ao gênero romance. Em relação ao valor ético do romance, Rorty sugeriu que uma sociedade que tenha retirado seu vocabulário dos romances, ao invés de tratados filosóficos ou teorias éticas, não se preocuparia em saber qual o significado da vida humana, ou o que é a natureza humana, mas como alcançar mais conforto, ou como o direito de cada um de ser entendido pode ser respeitado. Em outras palavras, o romance é o principal veículo capaz de aumentar a sensibilidade humana, isto é, motor essencial para o desenvolvimento do progresso moral, sobretudo da maneira como Rorty sugeriu a realização do que chamou de utopia liberal democrática......................ABSTRACT: The research it comes to the investigation about the understanding of the north-America philosopher Richard Rorty, about the moral progress and the means that enable. The neopragmatista philosopher into a direction where the literature seems to be a safer way than any theory for the creation of solidarity, and a democratic liberal society that allows it. This philosopher’s thinking, in which literature is understood by its ethical value, is the key to understand the Rorty’s suggestion, as it is increasingly clear the possibility of moral progress, all this through the imagination. This study search, in this sense, the connection between the neopragmatist conception about ethics without principles, and the literature, specifically regarding the novel genre. About the ethic value of the novel, Rorty suggest a society that has the vocabulary based on the language of the novels, rather than philosophical works or ethical theories, not bother to seek meaning in human life, or on human nature, but how to achieve more welfare, or, as the right of everyone to be understood must be respected. In other words, the novel is the main way capable of increases the human sensibility, this is, the fundamental way to the development of moral progress, especially the way Rorty suggested the realization of what he called democratic liberal utopia.Item A CRÍTICA DE ALBERT CAMUS À VIOLÊNCIA TOTALITÁRIA: uma análise a partir d’o homem revoltado(2017-05-15) VELOSO, Layane de PaulaRESUMO: A questão da violência configura uma temática sempre contemporânea, visto que fazemos parte de um círculo constante em que somos acometidos por toda sorte de violações, crimes, moléstias e etc. Assim se faz nossa época, e assim se fez o século XX, debruçado em guerras e revoluções. Este trabalho tem por objetivo apresentar de que modo Camus, concebe os conceitos fundamentais de absurdo, revolta e revolução, visando estabelecer uma critica ao despropósito revolucionário que ambientou sua época e subtraiu valores sui generis do homem, como, a força da revolta e a manutenção do absurdo. A obra de Camus tem como horizonte um objetivo comum: denunciar a questão da violência totalitária no século XX, buscando uma reconstituição do humano dentro do labirinto das ideologias e dos arcabouços teóricos da história, que dão origem ao terror e ao assassinato, visando priorizar a vida e a natureza humana, numa época em que preponderam os ideais niilistas. Assim, Camus apresenta críticas ao ideal marxista, resaltando a sua insuficiência enquanto profecia. Este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro, aponta-se de que modo o absurdo se torna o ponto de partida para a compreensão de sua critica ao fenômeno dos excessos; no segundo capítulo, o foco se volta para a questão da revolta metafísica, procurando destacar como valores morais são subsumidos pelo peso do niilismo; no terceiro capítulo, apresentamos a outra face da revolta e para nós a mais importante, a revolta histórica, esta se apresenta como pressuposto exequível para a violência, visto que após romper com o ideal nobre de revolta, adentra o conteúdo mecânico e procedimental dos crimes lógicos. ABSTRACT: The violence‟s problem sets an ever-contemporary theme, since we are part of a constant circle in which we are affected by all sorts of violations, crimes, diseases, etc. So it is how actually we live, and so all the twentieth century, leaned in wars and revolutions. This work aims to present that Camus‟ thought and how the philosopher conceives the fundamental concepts of absurd, rebellion and revolution, to establish a critique of the revolutionary nonsense that sets his time and subtracted sui generis values of man, as the strength of the revolt and maintenance the absurd. Camus's work has the horizon a common goal: to report the issue of totalitarian violence in the twentieth century, seeking reconstitution of the human in the maze of ideologies and theoretical frameworks of history that give rise to terror and murder, aimed at prioritizing life and human nature, at a time when the nihilistic ideals prevail. Thus, Camus presents criticism of the Marxist ideal, emphasizing their failure as prophecy. This work is divided into three chapters: in the first one is pointed out how the absurd becomes the starting point for understanding his critique of the phenomenon of overeating; in second chapter, the focus turns to the question of metaphysical rebellion, trying to highlight how moral values are subsumed by the weight of nihilism; in the last chapter, we present the other side of the revolt and for us the most important historical revolt, this is presented as feasible assumption for violence, since after breaking up with the noble ideal of revolt, enters the mechanical and procedural content of logical crimes.Item ETNOCENTRISMO E DIÁLOGO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE RICHARD RORTY(2016-10-21) MARQUES, Wilker de CarvalhoRESUMO O pensamento filosófico de Richard Rorty (1931-2007), extremamente abrangente e controverso, revela-se uma valiosa via de questionamento dos modos como a tradição filosófica tratou, até a sua época, os temas da racionalidade e da verdade. Inicialmente afeito à filosofia analítica, Rorty se tornou, na maturidade de seu trabalho, um neopragmatista, construindo uma concepção política liberal-democrática e uma crítica antifundacionista dos modos de justificação social do conhecimento, em que a verdade prescinde de quaisquer pressupostos e/ou justificações metafísicas. Desse modo, para Rorty, toda verdade é contingente, culturalmente localizada e etnocêntrica. No ambiente reflexivo rortyano, o conceito de etnocentrismo é objeto de redescrição, alcançando, em seu vocabulário, um valor completamente diverso em relação ao que, tradicionalmente, tem-lhe sido atribuído pelas ciências sociais. Neste trabalho, investiga-se o papel que desempenham as noções de etnocentrismo e de diálogo intercultural no pensamento de Rorty, as quais se constituem em um ponto importante de sua reflexão, levando-o a estabelecer conversações com importantes nomes da Antropologia e da Filosofia contemporâneas e à perspectiva de que, por meio do exercício do diálogo intercultural, é possível a realização do progresso moral e a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. ABSTRACT: Philosophical Thought of Richard Rorty (1931-2007), extremely comprehensive and controversial, shows to be a valuable way of questioning the ways in which philosophical tradition treated, to his time, the hemes of rationality and truth. Initially inclined to analytic philosophy, Rorty became, in his maturity work, one neo-pragmatist, building a liberal-democratic political conception and antifundacionista criticism of social justification modes of knowledge, the truth dispenses with any assumptions and / or evidence metaphysical. Thus, for Rorty, all truth is contingent, culturally located and ethnocentric. In Rorty's reflective environment, the concept of ethnocentrism is redescription object, reaching, in his vocabulary, a completely different value in relation to what traditionally has been assigned by the social sciences. In this paper, we investigate the role played by the notions of ethnocentrism and intercultural dialogue at Rorty´s Thought, which constitute an important point of his reflection, leading him to establish conversations with important names of Anthropology and Contemporary Philosophy and the prospect that, through the intercultural dialogue exercise, the realization of moral progress and the construction of a more democratic and inclusive society is possible.Item FOUCAULT: a parresía, a verdade e a exigência da vida(2016-10-21) ALVES, Thiago RêgoRESUMO: Este trabalho analisa o conceito de verdade segundo o filósofo Michel Foucault (1926-1984), objeto de seus estudos nos cursos intitulados Le gouvernement de soi et des autres (1983) e Le courage de la vérité (1984). Nesses cursos Foucault faz uso do termo parresía, que designa um discurso verdadeiro proferido, seja em âmbito político (assembleia), seja em âmbito não político qualquer da antiga pólis grega. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo estabelecer uma diferença entre verdade e os processos de subjetivação nos estudos de Foucault, e destaca, especificamente, a parresía nos aspectos da cultura e estruturas políticas gregas antigas; a parresía nos textos de Platão, no ciclo de vida e morte de Sócrates e como noção particular de Foucault; e a parresía na filosofia cínica como alethès bíos, como verdadeira vida que faz ruir os critérios que definem o que é verdade. Ao final, fazemos uma digressão dos estudos dos processos de subjetivação de Foucault notando neles duas orientações: uma dos dispositivos de sexualidade (subjetividade) e a outra da verdade (imanência), destacando que, enquanto a primeira consiste na elaboração de novas formas de se relacionar com determinados dispositivos a fim de potencializar a maneira como se vive e o mundo na forma como se encontram, a segunda implica em uma reconfiguração do mundo e da maneira como se vive por colocar os critérios de seleção da verdade em questão. ABSTRACT: This work analyze the concept of truth according to the philosopher Michel Foucault (1926-1984), the subject of his studies in courses like Le gouvernement de soi et des autres (1983) and Le courage de la vérité (1984). In these courses Foucault makes use of parresía term to designate a true speech, whether in the political sphere (assembly), or in any non political context of ancient Greek pólis. We make use of a bibliographic research that aims to differentiate between truth and processes subjectivation in Foucault's studies, and highlights specifically the parresía in aspects of culture and ancient Greek political structures; the parresía in Plato's texts, the Socrates’s cycle life and death and how particular notion from Foucault; and the parresía in cynic philosophy as alethès bíos as true life that makes fall the criteria that define what is true. At the end, we make a digression of studies of processes subjectivation from Foucault noting two orientations: one of sexuality devices (subjectivity) and the other of truth (immanence), noting that, while the first is the development of new forms of relate to certain devices in order to enhance the way we live and the world in the way they are, the second implies a reconfiguration of the world and of the way we live by to put the truth’s selection criteria in question.