Mestrado em Comunicação

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    A CRIANÇA NA REDE: uma análise de conteúdo da hashtag #maedeprincesas no Instagram
    (2021-09-30) COSTA, Ana Raquel da Silva
    O surgimento das mídias sociais reconfigurou os padrões convencionais de produção, circulação e consumo de conteúdo possibilitados pela internet. Dentro desse cenário, segundo dados da Fundação Abrinq (2019), foi feita estimativa de que havia cerca de 68,8 milhões de crianças e adolescentes na faixa de zero a 19 anos de idade no Brasil com acesso à internet. Entre tantas opções às quais os usuários têm acesso, o Instagram é uma das possíveis formas de escolha, como aponta a pesquisa TIC Kids Online (2019), onde 82% das crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, possuem perfis nas redes sociais, entre os quais 55% dos afirmaram possuir uma conta na rede social Instagram. Uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Em muitos dos perfis das crianças há pessoas adultas, a exemplo de mães e/ou pais que criam ou modificam perfis de seus filhos e filhas. O Instagram é utilizado por esse público para publicização do cotidiano vivido pelas crianças na busca de visibilização, likes e comentários, visando a monetarização das referidas contas na internet. Diante de tal contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos produzidos sobre meninas no Instagram, tendo como observável a #maedeprincesas. A seleção das postagens ocorreu no período de novembro de 2019 a janeiro de 2020. Para análise dialogamos com Áries (1981), Castells (2003), Druetta (2009), Lino e Sarti (2019), Louro (1997), McLuhan (2007), Neckel (2000; 2003), Recuero (2008;2009), Sabat (2013), Scott (1995), Sibilia (2008). No processo de investigação chegamos às seguintes categorias de análise: Beleza e Felicidade; Brincadeiras; Comportamentos; Maternidade; Publicidade e Vendas. Dessa forma, compreendemos que as postagens aqui analisadas trazem um recorte que nos permite perceber as diversas maneiras como são apresentadas no Instagram as crianças, em especial o feminino. Há, nas postagens, uma presença forte de imagens femininas definidas nas formas de ser e estar identificadas à “delicadeza, fofura, comportamento pacífico, graça, candura” como também definição de “cores e roupas”, atravessadas pelas questões de classe social – “luxo” e raça - através da representação visual que se teve contato. Ressaltamos que na #maedeprincesas há gerenciamento dos adultos nas atividades efetivadas no perfil, a exemplo da mãe da criança. ABSTRACT The emergence of social media has reconfigured conventional patterns of content production, circulation and consumption made possible by the Internet. Within this scenario, according to data from the Abrinq Foundation (2019), it was estimated that there were about 68.8 million children and adolescents in the zero to 19-year-old age group in Brazil with internet access. Among so many options that users have access to, Instagram is one of the possible ways of choice, as pointed out by the TIC Kids Online survey (2019), where 82% of children and adolescents, between 9 e 17 years, have profiles on social networks, among which 55% said they have an account on the social network Instagram. A social network for sharing photos and videos. In many of the profiles of children there are adults, such as mothers and/or fathers who create or modify profiles of their sons and daughters. Instagram is used by this public to publicize the daily lives of children in the search for visibility, likes and comments, aiming at the monetization of said accounts on the Internet. Given this context, this research aims to analyze the meanings produced about girls on Instagram, having as observable #maedeprincesas. The selection of posts took place from November 2019 to January 2020. For analysis we talk with Aries (1981), Castells (2003), Druetta (2009), Lino e Sarti (2019), Louro (1997), Mcluhan (2007), Neckel (2000; 2003), Recuero (2008;2009), Sabat (2013), Scott (1995), Sibilia (2008). In the investigation process, we arrived at the following analysis categories: Beauty and Happiness; Play; Behavior; Maternity; Advertising and Sales. In this way, we understand that the posts analyzed here bring a clipping that allows us to understand the various ways in which children are presented on Instagram, especially the female. There is, in the posts, a strong presence of feminine images defined in the ways of bei ng and being identified to "delicacy, cuteness, peaceful behavior, grace, candor" as well as definition of "colors and clothes", crossed by social class issues - "luxury" and race - through the visual representation they had contact with. We emphasize that in #maedeprincesas there is adult management in the activities carried out in the profile, like the mother of the child.