Navegar
Submissões Recentes
Item A TRAJETÓRIA DA ENFERMAGEM MODERNA NO PIAUÍ: 1937-1977(2023-07-07) NOGUEIRA, Lídya TolstenkoRESUMO A presente pesquisa teve como objeto o processo de institucionalização da enfermagem moderna no Piauí, no período compreendido entre 1937 e 1977. A história oral e análise documental apoiaram a reconstrução da trajetória da enfermeira nas instituições de saúde e formação profissional. Os avanços, as dificuldades e os limites desse movimento, sem afastar-se da constantes gerais do processo no Brasil, foram realçadas a partir das seguintes temáticas convergentes: a organização sanitária piauiense, seus primórdios e a enfermagem pré-profissional caracterizando a vigência do modelo religioso de enfermagem no espaço em estudo; o delineamento das políticas públicas visando a institucionalização do paradigma moderno de enfermagem e sua correlata laicização; as tentativas continuadas, com sucessos e fracassos, de preparo de pessoal de enfermagem no âmbito do nível médio para atender as demandas do mercado de trabalho local e, por fim, a consolidação do processo de institucionalização daquele modelo na sociedade piauiense, sob a égide da formação da enfermeira na Universidade Federal do Piauí. ABSTRACT This research had as its object the process of institutionalization of modern nursing in Piauí, in the period between 1937 and 1977. Oral history and document analysis supported the reconstruction of the trajectory of nurses in health and professional training institutions. The advances, difficulties and limits of this movement, without departing from the general constants of the process in Brazil, were highlighted from the following convergent themes: the sanitary organization in Piauí, its beginnings and pre-professional nursing characterizing the validity of the model religious nursing in the space under study; the design of public policies aimed at institutionalizing the modern nursing paradigm and its related secularization; the continued attempts, with successes and failures, to prepare nursing personnel at the secondary level to meet the demands of the local job market and, finally, the consolidation of the institutionalization process of that model in Piauí society, under the aegis of nurse education at the Federal University of Piauí.Item InSAR PARA AVALIAÇÃO DE SUBSIDÊNCIA DO SOLO DEVIDO A AÇÕES ANTRÓPICAS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS E SOBRE O SOLO NA PLANÍCIE DO RECIFE, BRASIL(2022-09-27) SOUZA, Wendson de OliveiraRESUMO: A escassez de água potável é um problema recorrente em várias cidades no mundo, como por exemplo, no Recife, localizado no Nordeste do Brasil. Na capital pernambucana, utilizam-se mananciais subterrâneos como fonte alternativa para suprir a crescente demanda. Todavia, ao longo de décadas grande parte das captações opera de maneira desmedida. Isso tem proporcionado intensa redução dos níveis de aquíferos confinados com risco de subsidência do solo. O fenômeno geológico provoca rebaixamento da superfície e causa maior preocupação em áreas urbanas. A deformação do terreno pode gerar significativos impactos às infraestruturas e ao meio ambiente, acarretar prejuízos econômicos e sociais, e comprometer a qualidade de vida dos habitantes. O objetivo da pesquisa é avaliar a subsidência do solo da planície costeira do Recife ocasionada pela explotação dos recursos hídricos subterrâneos por meio de interferometria de Radar de abertura sintética, InSAR (Interferometric Synthetic Aperture Radar). A tecnologia permite detecção precisa em deslocamento superficial-estrutural com elevada densidade de pontos de observação e alta resolução temporal. O procedimento emprega espalhadores persistentes interferométricos, PSI (Persistent Scatterer Interferometric), na análise de dados SAR formado por: 100 imagens COSMO-SkyMed (órbita ascendente, polarização HH, banda X) para o período de 2011 a 2019, 135 imagens Sentinel-1 (órbita descendente, polarização VV, banda C) para o período de 2016 a 2021 e 41 imagens PAZ (19 ascendente e 22 descendente, polarização HH, banda X) para o período de 2019 a 2021. Os resultados revelam diversos locais de rebaixamento em Recife. Há correlação entre subsidência do solo e redução das águas subterrâneas na zona Sul decorrente da dessaturação do solo no bairro de Boa Viagem, com velocidade de poucos milímetros (mm) por ano a 3,8 mm/ano. De forma secundária, observa-se correlação entre subsidência do solo e urbanização das regiões, Oeste e Norte, desinentes da compactação do solo de construções recentes. Na zona Oeste, há grandes áreas de rebaixamento ao longo dos bairros do Prado, Afogados, Torrões, Cordeiro, Bongi, San Martin, Curado, Várzea e Caxangá, com valor em torno de 15 mm/ano. Casos semelhantes, mas de área menor, ocorrem entre os bairros do Ibura e Ipsep com taxa de até 25 mm/ano – responsável pelo maior afundamento da cidade. Na região Norte, há também áreas menores de rebaixamento entre os bairros do Arruda e Campo Grande com velocidade por volta de 20 mm/ano. Além da movimentação vertical, verifica-se deslocamento horizontal da planície recifense para o período de 2019 a 2021. O movimento ocorre na região Oeste com velocidade de -10 mm/ano em sentido Oeste e na zona Norte-Sul com taxa de 7 mm/ano em sentido Leste, e podem ter relação com o rebaixamento da superfície. O estudo destaca que Recife é uma cidade bastante vulnerável à subsidência do solo. A análise dos efeitos evidencia impactos nas estruturas geodésicas e interferência na drenagem urbana. Contudo, o fenômeno tem potencial para tornar su a ação mais preocupante nos próximos anos. A utilização InSAR é uma estratégia assertiva no enfrentamento dos desafios do Recife com utilidades à sustentabilidade hídrica subterrânea e ao bem-estar da população. ABSTRACT: The scarcity of drinking water is a recurring problem in several cities around the world, such as Recife, located in the Northeast of Brazil. In the capital of Pernambuco, underground springs are used as an alternative source to meet the growing demand. However, for decades most of the collections operate in an excessive way. This has provided an intense reduction in the levels of confined aquifers with risk of land subsidence. The geological phenomenon causes surface lowering and causes greater concern in urban areas. The deformation of the land can generate significant impacts on infrastructure and the environment, cause economic and social losses, and compromise the quality of life of the inhabitants. The objective of the research is to evaluate the land subsidence of the coastal plain of Recife caused by the exploitation of groundwater resources by means of Interferometric Synthetic Aperture Radar (InSAR). The technology allows accurate detection in surface-structural displacement with a high density of observation points and high temporal resolution. The procedure employs Persistent Scatterer Interferometric (PSI) in the analysis of SAR data, consisting of: 100 COSMO-SkyMed images (ascending orbit, HH polarization, X band) for the period from 2011 to 2019, 135 Sentinel-1 images (descending orbit, VV polarization, C band) for the period 2016 to 2021 and 41 PAZ images (19 ascending and 22 descending, HH polarization, X band) for the period 2019 to 2021. The results reveal several places of drawdown in Recife. There is a correlation between land subsidence and groundwater reduction in the South zone due to soil desaturation in the neighborhood of Boa Viagem, with a velocity of a few millimeters (mm) per year at 3.8 mm/year. Secondly, there is a correlation between land subsidence and urbanization in the West and North regions, resulting from soil compaction from recent constructions. In the West zone, there are large areas of lowering along the Prado, Afogados, Torrões, Cordeiro, Bongi, San Martin, Curado, Várzea and Caxangá neighborhoods, with a value of around 15 mm/year. Similar cases, but with a smaller area, occur between the neighborhoods of Ibura and Ipsep with a rate of up to 25 mm/year – responsible for the largest sinking in the city. In the North region, there are also smaller areas of lowering between the neighborhoods of Arruda and Campo Grande with a velocity of around 20 mm/year. In addition to the vertical movement, there is a horizontal displacement of the Recife plain for the period from 2019 to 2021. The movement occurs in the West region with a velocity of -10 mm/year towards the West and in the North-South zone with a rate of 7 mm/year towards the East, and may be related to the land subsi dence. The study highlights that Recife is a very vulnerable city to land subsidence. The analysis of the effects shows impacts on geodetics structures and interference in urban drainage. However, the phenomenon has the potential to make its action more worrying in the coming years. The use of InSAR is an assertive strategy to face the challenges of Recife with benefits to groundwater sustainability and the well-being of the population.Item AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: contributos da prática dos professores orientadores para a formação inicial docente em Pedagogia da UFPI(2022-07-07) NASCIMENTO, Maria Noraneide Rodrigues doRESUMO: Como a prática de avaliação no Estágio Supervisionado contribui para a aprendizagem no processo de formação inicial dos egressos do curso de Pedagogia da UFPI? Essa questão é discutida na proposta da tese: As práticas de avaliação do professor orientador de estágio são desenvolvidas a partir de critérios e instrumentos idealizados na aprendizagem formativa com ênfase nas objetivações e subjetivações implícitas na postura de quem conduz a avaliação. O objetivo geral é, investigar os contributos das práticas de avaliação dos professores orientadores de estágio para a formação inicial docente da Licenciatura em Pedagogia da UFPI, especificamente, identificar a concepção de avaliação manifestada na prática dos professores orientadores de estágio supervisionado; caracterizar a prática de avaliação de aprendizagem utilizada pelos professores orientadores no estágio supervisionado e, averiguar se as práticas de avaliação produzidas pelos professores orientadores de estágio favorecem a aprendizagem no processo de formação inicial docente. A fenomenologia hermenêutica de Gadamer, que subjaz a um mergulho no cotidiano trilhado pela subjetividade na pesquisa científica incentiva “ir às coisas mesmas” no sentido da revelação de opiniões, dificuldades e reações suscitadas por questões que englobam o objeto de estudo. Tem como princípio básico a fenomenologia da história efeitual ou horizonte histórico, social e cultural produzidos nas falas dos investigados sobre o fenômeno em foco. Essas bases teóricas orientam o estudo nas contradições das realidades que envolve o objeto, a prática de avaliação no estágio supervisionado. A pesquisa empírica foi da modalidade com abordagem descritiva qualitativa, sem desprezar os dados quantitativos, envolveram a pesquisadora, 16 (dezesseis) egressos do curso de Pedagogia que trabalham no exercício da docência nas instituições de ensino públicas e privadas no estado do Piauí, mais 5 (cinco) professores orientadores de estágio supervisionado da UFPI. Na sua realização compreenderam momentos paralelos, como revisão de literatura, registro contínuo no diário de campo, uso das técnicas e instrumentos com aplicação do questionário on-line com os egressos do curso e três etapas das entrevistas semiestruturadas: a primeira-teste piloto, a segunda- entrevista com uso da técnica individual com os professores, a terceira-entrevista em grupo focal. Os dados quantitativos foram analisados conforme indicação da frequência em tabelas. A análise dos dados qualitativos abrangeu dois movimentos, ideográfico e nomotético propostos por Merleau Ponty, com uso da redução fenomenológica das unidades de sentido e significados atribuídos ao objeto pelos investigados, a fim de construir a Rede de significação, na qual emergiram as categorias abertas que revelaram a estrutura do fenômeno. Os dados evidenciados no resultado da pesquisa foram: tomada de consciência na mudança de posturas quanto à valoração do estágio supervisionado articulado à pesquisa para motivar à mobilização dos estagiários na efetiva aprendizagem e autonomia das habilidades e competências necessárias à formação inicial sobre a reflexão crítica da docência e do ser professor do curso de Pedagogia da UFPI, com ênfase na mediação das suas práticas de avaliação na aprendizagem. RESUMEN: Cómo la práctica de evaluación en la Pasantía Supervisada contribuye para el aprendizaje en el proceso de formación inicial de los egresados del curso de Pedagogía de la UFPI? Este tema se discute en la propuesta de tesis: Las prácticas de evaluación del maestro supervisor de pasantías son desarrolladas a partir de criterios e instrumentos idealizados en el aprendizaje formativo con énfasis en las objetivaciones y subjetivaciones implícitas en la actitud de quien realiza la evaluación. El objetivo general es investigar los aportes de las prácticas de evaluación de los profesores orientadores de la pasantía para la formación inicial docente de la Licenciatura en Pedagogía de la UFPI, específicamente, identificar la concepción de evaluación manifestada en la práctica de los profesores orientadores de pasantía supervisada; caracterizar la práctica de evaluación de aprendizaje utilizada por los profesores orientadores en la Pasantía Supervisada y averiguar si las prácticas de evaluación producidas por los profesores orientadores de pasantía favorecen el aprendizaje en el proceso de formación inicial docente. La fenomenología hermenéutica de Gadamer, que subyace en una inmersión en el cotidiano atravesado por la subjetividad en la investigación científica, incita a “ir a las cosas mismas” en el sentido de revelación de opiniones, dificultades y reacciones que suscitan cuestiones que abarcan el objeto de estudio. Tiene como princípio básico la fenomenología de la história de los efectos u horizonte histórico, social y cultural que se producen en los discursos de los investigados sobre el fenómeno en cuestión. Esas bases teóricas orientan el estudio en las contradicciones de las realidades que involucran el objeto, la práctica de evaluación en la Pasantía Supervisada. La investigación empírica fue de la modalidad con un enfoque descriptivo cualitativo, sin despreciar los datos cuantitativos, involucró la investigadora, 16 (dieciséis) egresados del curso de Pedagogía que trabajan en el ejercicio de la docencia en las instituciones de enseñanza públicas y privadas en el estado del Piauí, más 5 (cinco) professores orientadores de Pasantía Supervisada de la UFPI. En su realização, incluyeron momentos paralelos, como revisión de literatura, registro continuo en el diario de campo, uso de las técnicas e instrumentos con aplicación del cuestionario on-line con los egresados del curso y tres etapas de las entrevistas semiestructuradas: la primera, prueba piloto, la segunda, entrevista con uso de la técnica individual con los profesores, la tercera, entrevista en grupo focal. Los datos cuantitativos fueron analizados conforme indicación de la frecuencia en tablas. El análisis de los datos cualitativos abarcó dos movimientos, ideográfico y nomotético, propuestos por Merleau Ponty, con el uso de la reducción fenomenológica de las unidades de sentido y significados atribuidos al objeto por los investigados, a fin de construir la Red de significación, en la que emergieron las categorías abiertas que revelaron la estructura del fenómeno. Los datos evidenciados en el resultado de la investigación fueron: tomada de consciencia en el cambio de actitudes cuanto a la valoración de la Pasantía Supervisada articulada la investigación para motivar la movilización de los pasantes en el efectivo aprendizaje y autonomía de las habilidades y competencias necesarias a la formación inicial sobre la reflexión crítica de la docencia y del ser profesor del curso de Pedagogía de la UFPI, con énfasis en la mediación de sus prácticas de evaluación en el aprendizaje.Item ALIANÇAS PARTIDÁRIAS NOS ESTADOS BRASILEIROS: das coligações às coalizões de governos(2021-10-19) FREITAS, Vítor Eduardo Veras de SandesRESUMO: Esta tese de Doutorado tem como objetivo analisar a lógica de composição de alianças partidárias nos estados brasileiros, no período de 1986 a 2010, tendo como foco de análise quatro estados: Piauí, Ceará, São Paulo e Rondônia. Esta pesquisa buscou compreender como os partidos políticos têm se articulado nos estados brasileiros para a formação de alianças eleitorais e de governo no atual regime democrático. A maior parte da literatura que trata sobre política estadual tem utilizado o argumento de Lima Júnior (1983; 1997) para afirmar que os estados brasileiros possuem dinâmicas políticas particulares e diferenciadas entre si, operando, nesses contextos, “racionalidades políticas contextuais” próprias de cada estado. No entanto, uma vertente mais recente de estudos aponta para uma tendência crescente de alinhamento entre o nível presidencial e estadual de disputas eleitorais, principalmente a partir das eleições gerais de 1994, levando à “presidencialização da competição eleitoral”. Isso teria ocorrido a partir da influência da dinâmica bipolarizada de disputas nos pleitos presidenciais entre PT e PSDB sobre as estratégias aliancistas nas eleições para governador nos estados brasileiros. Os achados desta pesquisa apontam para duas conclusões. Primeiramente, as arenas eleitorais dos estados têm sido, cada vez mais, impactadas pela “presidencialização” da competição, a partir de 1994, diante da estratégia de coordenação de candidaturas por PT e PSDB, limitando os alcances da tese de Lima Júnior para o período em análise neste trabalho. Já quanto às alianças partidárias no âmbito do governo, a tese de Lima Júnior tem maior poder explicativo, pois a dinâmica política na arena governamental estadual permite que os partidos se aliem seguindo os ditames particulares da política do estado, favorecendo acordos que contemplem interesses políticos contextuais. ABSTRACT: This PhD thesis aims to analyze the logic of formation of party alliances in Brazilian states in 1986-2010, focusing on the following states: Piauí, Ceará, São Paulo and Rondônia. The research sought to understand how the political parties articulated themselves in the Brazilian states in order to form of electoral and government alliances in the current democratic regime. Most of the literature that deals with local policy is using the argument of Lima Júnior (1983; 1997) that Brazilian states have particular dynamics and different political paths among themselves, operating in these circumstances under specific "contextual political rationalities" at each state. However, a more recent aspect of studies point to a growing trend of alignment between the presidential and state-level electoral disputes, mainly from the general elections of 1994, generating the "presidentialization of electoral competition". This would have happened because of the influence of bipolar dynamic on the disputes of presidential elections between PT and PSDB on strategies of alliances in the state level elections/campaign in Brazil. The findings of this study point to two conclusions. First, the state electoral arena has been increasingly impacted by "presidentialization" of electoral competition, since 1994, in face of PT and PSDB strategy to coordinate campaigns in the states, indicating the limits of the Lima Júnior thesis for the period analyzed in this work. Secondly, as for the party alliances within the government, Lima Júnior’s thesis has more explanatory power, as the local political dynamic within the government allows parties to join forces following the particular political logic of each state, favoring agreements that cover the contextual political interests.Item COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM REJEITO DE MINÉRIO DE FERRO ESTABILIZADO COM POLÍMERO E DO COMPÓSITO REJEITO-POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRAS DE POLIPROPILENO(2020-10-16) CARNEIRO, Andressa de Araujo.RESUMO:A falta de materiais com propriedades adequadas e a necessidade de reduzir impactos ambientais relacionados à sua extração tem criado uma demanda por novas técnicas de melhoria de materiais geotécnicos. A adição de polímeros em materiais granulares, como rejeitos de mineração, é uma técnica de melhoria de solos que propicia ganho de resistência mecânica ao compósito, reduzindo impactos ao meio ambiente. Esta pesquisa visa o estudo de um rejeito de minério de ferro estabilizado com polímero e deste compósito reforçado com fibras de polipropileno (0,5% em relação ao peso do rejeito seco, distribuídas aleatoriamente), com a avaliação da influência da dosagem de polímero (1:4 e 1:2 em proporção de solução polimérica), do tempo de cura e da solicitação de carga, para aplicabilidade em taludes, como camadas de revestimento em estradas não pavimentadas e aterros, por exemplo. A análise se deu nos âmbitos físico, mecânico, químico, ambiental e microestrutural. O programa experimental consistiu em ensaios de compactação, compressão não confinada, cisalhamento direto convencional e de superfície polida, tração por compressão diametral, triaxial cíclico de cargas repetidas (módulo de resiliência) e desgaste em simulador de tráfego laboratorial. Ensaios de sucção total, dano por umidade induzida, lixiviação, microscopia eletrônica e análises químicas também foram realizados nos compósitos, para melhor entendimento do comportamento destes. A estabilização do rejeito com polímero foi positiva, tanto para solicitações estáticas, como cíclicas. Observou-se uma mudança de comportamento das curvas tensão-deslocamento e incremento nos valores dos parâmetros de resistência dos compósitos rejeito-polímero, quanto maior o teor de polímero e com o aumento do tempo de cura, quando comparados com o rejeito de minério de ferro sem estabilização. A inserção de fibras influenciou o comportamento do compósito rejeito-polímero na atenuação da rigidez e estabilização da resistência residual. Os resultados de módulo de resiliência e desgaste, para a aplicação do compósito rejeito-polímero como camada de revestimento em estradas não pavimentadas, se mostraram mais efetivos para o teor de 1:2 de polímero. Devido à alta quantidade de resíduos gerados pelas atividades mineradoras, este estudo propõe novas aplicabilidades geotécnicas para o rejeito de minério de ferro, com consideráveis benefícios tanto técnicos quanto ambientais. ABSTRACT:The lack of materials with adequate properties and the need to reduce the environmental impacts related to their extraction has created a demand for new techniques for improving geotechnical materials. Incorporating polymers in granular materials such as mining tailing is a stabilization technique used to increase the composite mechanical strength, also addressing environmental concerns. This research aims to study a polymer stabilized iron ore tailings and this composite reinforced with polypropylene fibers (0.5% in relation to the dry tailings weight, randomly distributed), with the evaluation of the influence of the polymer dosage (1: 4 and 1: 2 in proportion of polymeric solution), curing time and bearing capacity for applicability on slopes, such as coating layers on unpaved roads and embankments, for example. The analysis took place in the physical, mechanical, chemical, environmental and microstructural areas. The experimental program consisted of compaction tests, simple compression, conventional shear and polished surface shear, diametral tensile strength, cyclic triaxial repeated loads (resilience module) and laboratory traffic simulator. Tests of total suction, moisture damage induced, leaching, electron microscopy and chemical analyzes were also performed on the composites, to better understand their behavior. The stabilization of tailing with polymer was positive, both for static and cyclical stresses. There was a change in the behavior of the stress-displacement curves and an increase in the values of the resistance parameters of the polymer-tailing composites, the higher the polymer content and the increase in the curing time, when compared with the ore tailings iron without stabilization. The insertion of fibers influenced the behavior of the polymer-tailing composite in attenuating stiffness and stabilizing residual strength. The results of resilience and wear modulus, for the application of the polymer-tailing composite as a coating layer on non-paved roads, were more effective for the 1:2 polymer content. Due to the high amount of waste generated by mining activities, this study proposes new geotechnical applicability for iron ore tailings, with considerable benefits, both technical and environmental.Item HOME ENERGY MANAGEMENT SYSTEM: A multi-objective optimization model for scheduling loads(2019-05-15) VERAS, Jaclason MachadoRESUMO: A Demand Response (DR) visa motivar os consumidores finais a mudar seus padrões de consumo de energia de elétrica em resposta às mudanças nos preços da eletricidade ou quando a confiabilidade do sistéma elétrico de potência (EPS) estiver comprometida. A maioria dos estudos recentes mostram que o principal objetivo é minimizar o custo associado ao consumo de energia elétrica sem considerar as preferências/necessidades dos consumidores finais. Portanto, afirmar que esses trabalhos não consideram a real dificuldade do problema que envolve agendar o uso dos aparelhos residenciais e não avaliam aspectos como: (a) diferentes cenários residenciais; (b) várias categorias de aparelhos residenciais; (c) o nível de satisfação/conforto dos consumidores com o novo agendamento de seus aparelhos. Além disso, os estudos que trataram do aspecto da inconveniência realizaram simulações sem levar em conta as diferentes categorias de aparelhos residenciais, reduzindo, assim, a complexidade do método. No entanto, nesta tese propõe-se um sistema de gerenciamento de energia residencial (HEMS) que visa programar o uso de cada aparelho residencial com base no preço da eletricidade em tempo real (RTP) e no nível de satisfação/conforto do consumidor a fim de minimizar o custo associado ao consumo de energia elétrica bem como, minimizar a inconveniência (insatisfação/desconforto) dos consumidores finais, garantindo a estabilidade e a segurança do EPS. Portanto, o HEMS através do controlador de gerenciamento de energia (EMC) determina uma linha do tempo otimizada para cada aparelho por meio do modelo de DR multiobjectivo validado através do uso das técnicas de otimização Algoritmo Genético (GA), Otimização por Enxame de Partículas (PSO), Linguagem para Otimizador Geral Interativo (LINGO) e do Algoritmo Genético de Classificação por Não Dominância II (NSGA-II)„ garantindo um cenário mais econômico para os consumidores finais. Os resultados mostram que o HEMS alcançou reduções no custo da eletricidade para todos os cenários utilizados, afetando minimamente a satisfação/conforto dos consumidores finais, bem como, levando em conta todas as restrições. ABSTRACT: Demand Response (DR) aims to motivate end consumers to change their energy consumption patterns in response to changes in electricity prices or 4en the reliability of the electrical power system (EPS) is compromised. Most of the recent studies show that the main goal is to minimize the cost associated with the consumption of electric energy without considering the preferencesineeds of end consumers. Therefore, it is possible to state that these works do not consider the real difficulty of the problem which involves scheduling the use of home appliances and they do not evaluate aspects such as: (a) different residential scenarios; (b) various categories of home appliances; (c) the levei of satisfactionicomfort of consumers with the new scheduling of their home appliances. Moreover, the studies that dealt with the inconvenience aspect performed simulations without considering the different categories of home appliances, thus reducing the complexity of the method. However, this thesis proposes a home energy management system (HEMS) that aims to schedule the use of each home appliance based on the price of electricity in real-time (RTP) and on the consumer satisfaction/comfort levei in order to minimizing the cost associated to the energy consumption, as well as minimizing the inconvenience (dissatisfaction/discomfort) of end consumers ensuring the stability and the safety of the EPS. Therefore, the HEMS through the energy management controller (EMC) determines an optimized timeline for each appliance through the multiobjective DR ~dei validated using Genetic Algorithm (GA), Particle Swarm Optimization (PSO), Language for Interactive General Optimizer (LINGO) and Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA-II) optimization techniques, and thus ensures a more economic scenario for end consumers. The results show that the HEMS achieved reductions in the cost of electricity for all the Scenarios used while minimally affecting the satisfactionicomfort of the end consumers as well as contemplating ali the restrictions.Item LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: a institucionalização do Estado brasileiro em defesa do capital financeiro(2016-07-14) COSTA FILHO, SamuelRESUMO: O objetivo deste trabalho é revelar a lógica econômica e os interesses e conflitos contidos no instrumento jurídico-institucional da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), na sua regulamentação e imposição de regras no orçamento do moderno Estado capitalista no Brasil, no conceito de orçamento equilibrado, na visão das teorias da ortodoxia; segundo as quais, no capitalismo, a intervenção do Estado na economia é uma atividade desnecessária, prejudicial, perturbadora do ótimo econômico. Para alcançar este objetivo, o trabalho está assentado na pesquisa bibliográfica e na análise dialética, no sentido de compreender o Estado capitalista, suas leis, suas medidas e sua institucionalização no atual contexto histórico-institucional financeiro globalizado, no qual a prioridade tem sido o ajuste fiscal para garantir o pagamento pontual das obrigações do Estado para com os credores relativos à dívida pública. A metodologia ou desenho desta tese procurou cobrir a difícil questão do Estado contemporâneo sob o domínio do capital financeiro. Parte- -se da constatação da importância da compreensão da LRF para a correta análise da atuação do Estado na economia brasileira. Nesse sentido, o estudo, em total contraste com a importância acadêmica, instrumental e ideológica das teorias do mainstream a respeito da LRF, procura evidenciar a sua lógica em defesa do capital financeiro, encoberto em análises de questões jurídicas, contábeis ou econômicas, restrita à área das finanças públicas, concluindo que a LRF é tratada apenas como um avanço na institucionalização das regras fiscais do Estado, como questão de boa administração pública, ficando restrita a questões fiscais e financeiras. ABSTRACT: The objective of this work is to reveal the economic logic and the interests and conflicts contained in the legal-institutional instrument of the Fiscal Responsibility Law (FRL), in its adoption and enforcement of rules in the modern capitalist State budget in Brazil, in the concept of balanced budget in view of the theories of orthodoxy; according to which, under capitalism, state intervention in the economy is an unnecessary, harmful, disruptive activity to the economic optimum. To achieve this goal, the work sits in bibliographical and dialectical analysis in order to understand the capitalist state, its laws, its measures and its institutionalization in the current globalized financial historical-institutional context in which the priority has been the setting tax to ensure the timely payment of state obligations to creditors on government debt. The methodology and design of this thesis sought to cover the difficult issue of the contemporary state under the rule of finance capital. It starts in the realization of the importance of understanding the FRL for the correct analysis of the performance of the State in the Brazilian economy. Accordingly, the study, in total contrast with the academic, instrumental and ideological importance of the mainstream theories about the FRL, seeks to highlight that logic in defense of finance capital, shrouded in analyzes of legal, accounting or economic issues, restricted to area of public finances, concluding that the FRL is treated as a breakthrough in the institutionalization of the tax rules of the State, as a matter of good public administration only, being restricted to tax and financial issues.Item REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSOR PARTILHADAS POR LICENCIANDOS A PARTIR DE IMAGENS DE PROFESSOR(2015-02-24) LUSTOSA, Fernanda Lourdes de Carvalho GomesRESUMO: Esta investigação teve como objeto de estudo o professor, cujo objetivo foi conhecer e analisar as representações sociais (RS) de professor, partilhadas por licenciandos, a partir de imagens desse profissional (fotografias de professores em diversos níveis escolares e redes de ensino). Buscou-se evidenciar o processo de (des)valorização por que passa a profissão docente, procurando, especificamente, captar possíveis relações existentes entre tais RS e os reflexos nas atitudes destes estudantes acerca da própria formação e exercício profissional. A coleta de dados foi realizada na Universidade Federal de Piauí-Teresina, junto a 165 licenciandos (15 por curso), com a aplicação de entrevista semi-estruturada, mediada por agrupamentos iconográficos (SALES, 2000, 2007), configurando-se como um alargamento metodológico dos estudos realizados por Roazzi (1995). Para a análise dos dados quantitativos, utilizou-se a função Factor Analysis, disponível no SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e para os procedimentos analíticos dos dados qualitativos, procedeu-se a uma análise de conteúdo, por meio da técnica de análise categorial (BARDIN, 1977). Recorreu-se à Teoria das RS (MOSCOVICI, 1978) para a interpretação dos dados, e a dos Signos (PEIRCE, 1995), na compreensão dos processos de decodificação dos signos presentes nas fotografias trabalhadas. Evidenciou-se que os licenciandos perceberam a profissão docente inserida em uma escala hierárquica de valores (positivo/negativo), relacionada, diretamente, com a rede escolar e o nível de ensino em que o professor atua. A grande maioria dos licenciandos comunga RS de professor de conteúdo negativo, consolidando as RS hegemônicas acerca da desvalorização social do professor, embora alguns deles imaginem-se, no futuro, inseridos entre os professores mais valorizados, mostrando serem as RS orientadoras de atitudes positivas e negativas acerca do professor. A existência de RS que mobilizam atitudes dos entrevistados em sentidos opostos, em relação ao professor, evidenciou a necessidade de estudos posteriores que utilizem uma metodologia mais focada para apreender outros fatores de motivação que os licenciandos demonstraram ter para com o curso que escolheram, além dos inferidos pelas RS apreendidas nesta investigação, como também para estabelecer uma correlação entre as RS de professor (positivas e negativas) e o nível socioeconômico dos entrevistados que a partilham. Tais dados mostraram-se necessários uma vez que a literatura sinaliza para uma relação entre o curso escolhido e o nível socioeconômico do candidato, e que as condições objetivas dos candidatos às licenciaturas estão relacionadas às esperanças subjetivas que o seu grupo fornece. ABSTRACT: This investigation had the teacher as object of study, whose objective was to know and analyze the teacher‟s Social Representations (SR) shared by undergraduates, as from images of this professional (teachers´ photos of several levels and school systems). It was searched out the process of depreciation or estimation, in which the teaching profession has been passing, trying to catch, specifically, possible existing correlations among such SR and the reflections in the attitudes developed by these students about their own development and professional practice. The data collection was carried out at the Federal University of Piauí – Teresina with 165 undergraduates (15 from each course). It was applied a semi-structured interview, mediated by iconographic grouping (SALES, 2000, 2007), outlining a methodological widening of the studies fulfilled by (ROAZZI, 1995). It was used the function Factor Analysis, available in the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) for the analysis of the quantitative data, and it was proceeded a content analysis through the categorical analysis technique (BARDIN, 1977) for the analytical procedures of the qualitative data. It was resorted to the SR theory (MOSCOVICI, 1978) for the data interpretation and the Theory of Signs (PEIRCE. 1995) in the understanding of the decodification processes of signs that were present in the photos worked. It became evident that the undergraduates perceived the teaching profession inserted in a hierarchical scale of values (positive/negative), directly related to the school system and the teaching level, in which the teacher works. Most undergraduates share teacher‟s SR of negative content, consolidating the hegemonic SR about the teacher‟s social depreciation, although some of them imagine themselves, in the future, inserted among the teachers more appraised, showing that the SR orientate the positive and negative attitudes about the teacher. The presence of SR that mobilize the interviewers‟ attitudes in opposite senses related to the teacher, offer evidence of the necessity of future studies that can use a methodology more focused to understand other motivation factors that the undergraduates give evidence of having to the course they have chosen, besides the ones inferred by the SR caught in this investigation, as well as to establish a correlation between the teacher‟s SR (positive and negative) and the social economic level of the interviewers that share them. Such data revealed itself necessary since the literature signalizes for a relation between the course chosen and the applicant‟s social-economic level, and that the applicants‟ objective conditions to the licenciature courses are related to the subjective hopes that their group supplies.Item JORNALISMO DE FONTE ABERTA E SEU ENFRENTAMENTO ÀS TEORIAS DO JORNALISMO: o caso do centro de mídia independente Brasil(2015-02-24) TARGINO, Maria das GraçasRESUMO: grande escala, dos avanços científicos e tecnológicos. Como inevitável, essas mudanças atingem nossa vida individual, social e profissional. Dentre as profissões que tendem a se modificar está o jornalismo. Enquanto atividade da área de comunicação social, não se mantém isolado das inovações científicas e tecnológicas. O webjornalismo e a promessa do jornal digital ganham forma e adeptos. O denominado jornalismo de fonte aberta (JFA) expande-se. Designa a possibilidade dos indivíduos “comuns” difundirem suas idéias graças à filosofia de publicação aberta: veiculação de informações no espaço virtual, automaticamente, por meio de computador conectado à internet. A referência máxima do JFA, na atualidade, é o Independent Media Center (IMC). Conseqüentemente, é objetivo geral desta pesquisa analisar a atuação do CMI Brasil, ramificação do IMC. A partir daí, são objetivos operacionais: analisar a relação entre o JFA e o exercício da cidadania na produção de editoriais do CMI Brasil; confrontar os editoriais produzidos frente ao paradigma do gatekeeping; confrontar os editoriais produzidos com os critérios de noticiabilidade, a partir da hipótese do newsmaking, para sua inserção (ou não) no universo jornalístico; discutir a evolução do jornalismo na Rede. Esses objetivos conduzem à formulação dos pressupostos: há inter-relação entre o JFA e o exercício da cidadania na produção de editoriais do CMI Brasil; a prática vigente no âmbito do CMI antevê a presença do gatekeeping, ainda que de forma sub-reptícia; os editoriais do CMI adotam critérios de noticiabilidade, em consonância com a hipótese do newsmaking, ainda que de forma intuitiva; o CMI confirma a evolução do jornalismo na Rede. O referencial teórico incorpora visão panorâmica do jornalismo brasileiro ao longo dos séculos até alcançar o webjornalismo, o web social e, por fim, o jornalismo de fonte aberta (jornalismo cidadão), o que requer informações sobre o IMC e CMI, agregando-se pressupostos teóricos sobre os processos de gatekeeping e newsmaking. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa quali-quantitativa, que conjuga a técnica de observação não participante, questionário misto aplicado a profissionais que atuam no CMI e análise de conteúdo de todos os editoriais coletados (24) entre 1 a 31 de agosto de 2007. Além de questões macros, como a sobrevivência do jornalismo enquanto profissão; o predomínio do anonimato no CMI; influências recíprocas dos meios convencionais e alternativos para estabelecimento da agenda setting e outros mais, os dados coletados e discutidos constatam que o CMI cumpre a função central do JFA, enfatizando os temas de interesse social e fortalecendo o sentimento de cidadania. Mantém critérios de noticiabilidade, dentro do previsto no newsmaking e o gatekeeping subjaz à política editorial explícita, o que permite inferir que o JFA contribui para mudanças significativas do jornalismo contemporâneo. ABSTRACT: Nowadays social changes have been an usual expression. These changes come in great part from scientific and technological advances and influence our individual, social and professional lives. Journalism is among the professions that can be modified by this context, since it is linked to scientific and technological innovations. The web journalism and the digital news media have been consolidated, while the open source journalism (OSJ) has spread out. Common individuals now can publish their ideas thanks to the new open publication philosophy: information spread through the virtual space, automatically, by an internet-connected computer. The maximum reference of the OSJ is the Independent Media Center (IMC). Based on this, the central objective of this work is to analyze the actual situation of CMI Brazil, an IMC brand. The operational objectives are: to analyze the relationship between OSJ and citizenship in the editorials produced by CMI Brazil; to confront the editorials in face of the gatekeeping’s paradigm; to confront the editorials with media criteria based on the newsmaking hypothesis, in order to insert it (or not) in the journalistic universe; to discuss the net journalism evolution. These objectives lead to the following assumptions: there is an inter-relationship between OSJ and citizenship in editorials produced by CMI Brazil; the CMI’s actual practice includes the gatekeeping procedure; CMI editorials adopt media criteria, in accordance with the newsmaking hypothesis, but intuitively; CMI confirms the net journalism evolution. The theoretical references brings a panoramic view of Brazilian journalism through the centuries until it reaches the web journalism, the social web and the open source journalism, which requires informations about CMI and IMC, in addition to theoretical assumptions about gatekeeping and newsmaking. When it comes to methodology, it is a quali-quantitative research which puts together the non-observant observation technique; mixed questionnaire applied to CMI professionals and the analysis of all editorials published (24) between August 1st and August 31st, 2007. Besides macro questions like the survival of journalistic profession, the CMI anonymity, the influence of conventional and alternative media to the agenda establishment, the collected and discussed data show that CMI accomplishes the central function of OSJ, emphasizes the social issues and empowers the citizenship feeling. It also maintains media criteria into the newsmaking scope and the gatekeeping keeps hidden in contrast to the explicit editorial policy, which allows the OSJ to contribute to significant changes of the contemporary journalism.Item COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: o artigo de periódico nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário brasileiro na pós-graduação(2015-02-24) TARGINO, Maria das GraçasRESUMO: Considerando-se a importância da informação na sociedade contemporânea e da comunicação científica como elemento decisivo no processo global de desenvolvimento, analisa-se a relevância da publicação científica, mais especificamente, do periódico científico impresso. Este, não obstante o avanço da comunicação telemática e dos entraves que comprometem sua atuação como canal ágil e de maior alcance, mantém suas funções básicas: (a) registro formal dos resultados da pesquisa científica; (b) suporte físico para preservação do conhecimento; (c) instrumento-mor para o estabelecimento da prioridade da descoberta científica. Diante do exposto, objetiva-se estudar a produção e o uso de artigos de periódicos científicos nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário das cinco regiões brasileiras e em campos distintos do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Vida; Engenharia, Ciências Exatas e da Terra), considerando-se ainda a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atribuída aos cursos de pós-graduação stricto sensu, pois é ela a entidade governamental diretamente envolvida com a pós-graduação brasileira. Isto porque o estudo fundamenta-se na hipótese de que há relação entre esse uso e produção e os três fatores: inserção regional das instituições; áreas específicas do conhecimento e avaliação atribuída pela CAPES aos referidos cursos. O universo compreende os docentes/pesquisadores que mantêm vínculo empregatício com universidades e institutos de pesquisa nacional (independente de regime de trabalho e titulação acadêmica) envolvidos com os cursos de mestrado e doutorado constantes do Catálogo de cursos de mestrado e doutorado, editado pela CAPES. O cruzamento desse Catálogo com as publicações Avaliação da pós-graduação; síntese dos resultados (CAPES, 1995a, 1996) e Formação de recursos humanos e fomento à pesquisa; bolsas no País (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 1996) permitiu o agrupamento dos 1.377 cursos em três blocos: Ciências Humanas e Sociais (365); Ciências da Vida (664) e Engenharia, Ciências Exatas e da Terra (348), distribuídos em 60 subgrupos segundo os três fatores enunciados. Mediante a técnica de amostragem probabilística aleatória simples, selecionou-se um representante de cada um dos subgrupos, o que equivale a 60 cursos, 20 em cada uma das grandes áreas, distribuídos nas regiões Norte (10); Nordeste (13); Centro-Oeste (11); Sudeste (15) e Sul (11), com os conceitos A (14); B e C (15, cada); D (11) e E (5), com a ressalva de que as mudanças recentes no sistema de avaliação da CAPES, após a coleta de dados, não afetam a proposta formulada, porquanto a variável em pauta diz respeito especificamente aos conceitos expressos per se, e não aos procedimentos adotados para se chegar a eles. Utiliza-se questionário misto para a coleta de dados, os quais serão analisados, interpretados e discutidos, sob a perspectiva qualitativa e quantitativa, recorrendo-se ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para a efetivação de testes estatísticos para comprovar ou rejeitar as hipóteses formuladas. Acrescenta-se que as variáveis dependentes - produção e uso - incorporam uma série de fatores. Produção compreende produtividade (quantidade de artigos de periódicos produzidos) e estudo do artigo produzido (natureza; idioma; autoria; seleção do periódico para publicação; motivação para divulgação). Por sua vez, uso compreende: (a) acesso a periódicos via assinatura, quando se discute a quantidade de títulos assinados e aspectos qualitativos desses periódicos (origem; idioma; natureza; natureza da editora; comissão editorial; periodicidade; circulação/distribuição; tiragem, situação/tempo de vida; indexação; motivos de seleção dos títulos), como também via outros recursos informacionais; (b) inclusão de artigos de periódicos nas bibliografias recomendadas aos discentes - número de artigos em proporção à soma de itens bibliográficos e os motivos que justificam a indicação; (c) inclusão de artigos de periódicos nas bibliografias constantes dos artigos produzidos pelos próprios docentes - número de artigos citados em proporção ao total de itens bibliográficos e as causas de tal menção; (d) média anual de uso de artigos; (e) identificação de vantagens e desvantagens à utilização de artigos. Dentre os resultados obtidos, com base no referencial teórico que detalha aspectos inerentes à comunicação científica, ao periódico científico impresso e eletrônico, à realidade nacional, conclui-se que, em termos genéricos, a avaliação da CAPES não se relaciona com a produção. De forma similar, as áreas específicas do conhecimento também não exercem influência em contraposição à influência exercida pela região geográfica das instituições, e pelos três elementos – avaliação, região e área - quando interagem simultaneamente. Quanto ao uso, este não comporta generalizações. A inserção geográfica atua como fator interveniente, quando estão em observação os seguintes itens: quantidade de títulos assinados e média anual de uso, mas não exerce nenhuma interferência estatisticamente significativa, no caso do total de artigos recomendados aos alunos ou do total de artigos referenciados pelos docentes em seus próprios trabalhos. As áreas, por seu turno, têm influência, em se tratando dessas duas variáveis, e também, no que diz respeito à média anual de uso, mas não interferem quanto ao número de títulos de periódicos assinados. Ainda em relação ao uso, quando localização geográfica e área são considerados conjuntamente, não há registro de influência quanto ao número de artigos indicados aos discentes, mas isto ocorre, quando o item quantitativo trata do total de artigos que aparecem nas bibliografias elaboradas pelos professores. ABSTRACT: Given the role of information in contemporary societies and the importance of the scientific communication as a decisive element in the global process of development, this study analyzes the value of scientific publications, particularly printed scientific journals. In spite of the advance of the new technologies of information and the difficulties which jeopardize their performance as a rapid and long-range instrument, these publications maintain their basic functions, such as: (a) formal register of scientific research results; (b) physical support for scientific knowledge preservation; (c) main tool for the establishment of scientific priority. Thus, the main objective of this study is to examine the production and use of scientific articles in printed serial publications by university postgraduate Brazilian professors, with special reference to the following aspects: (a) geographic localization of the universities; (b) diversified areas of knowledge - Human and Social Sciences; Life Sciences; Engineering, Physical and Earth Sciences; (c) evaluation criteria applied to the master’s and doctor’s degree courses by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as it is the governmental institution in charge of Brazilian postgraduation. Without considering work load and academic title, the population is represented by the professors/researchers working in Brazilian universities and research institutes offering master and PhD courses included in the Catálogo de cursos de mestrado e doutorado, published by CAPES. Cross examination of this catalogue and of the publications Avaliação da pós-graduação; síntese dos resultados (CAPES, 1995a, 1996) and Formação de recursos humanos e fomento à pesquisa; bolsas no País (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 1996) produced the total of 1,377 courses distributed to the following way: Human and Social Sciences (365 courses); Life Sciences (664); Engineering Physical and Earth Sciences (348). According to the three above mentioned aspects, the courses constitute 60 subgroups. Using the technique of a simple random probabilistic sample, one representative of each subgroup was selected, that is equivalent to 60 courses, 20 in each large area, distributed regionally: North (10); Northeast (13); Center-West (11); Southeast (15) and South (11), with the mark A (14); B and C (15, each); D (11) and E (5), taking into consideration that the recent changes in the evaluation system of CAPES, after the collection of data, do not affect the formulated proposal, in view of the fact that the studied variable reflects specifically the marks expressed, and not the procedures adopted to arrive at them. The data is collected through the use of questionnaires; processed by Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and so, submitted to statistical tests. It should be added that the dependant variables – production and use – incorporate a series of factors. Production encompasses productivity (quantity of articles in scientific journals) and study of the articles produced (nature; idiom; authorship; selection of journal and motivation for publication). Use, on the other hand, encompasses: (a) access to scientific publications via subscription – quantity of subscriptions and qualitative aspects of these journals – and also via other informational resources; (b) inclusion of periodical articles in the bibliographies recommended to the students – number of articles in proportion to the total of bibliographic items and the reasons that justify the indication; (c) inclusion of periodical articles in the bibliographies of the articles produced by the professors themselves - number of articles in proportion to the total of bibliographic items and the causes of the citation; (d) annual average of use of articles; (e) identification of the advantages and disadvantages of the use of articles. In the results obtained, based on a theoretical reference which deals with aspects inherent to scientific communication, and electronic and print-based scientific journals, it can be concluded that, in generic terms, evaluation criteria applied by CAPES does not relate to production. Similarly, the diversified areas of knowledge do not exert influence in contraposition to the influence exerted by the geographic localization of the universities either, or by the three elements – evaluation, region and areas of knowledge – when interacting simultaneously. As far as use goes, it doesn’t allow generalizations. The geographic insertion acts as an intervening factor, when the following items are observed: quantity of subscriptions and annual average of use, but does not exert any interference statistically significant, in the case of the total of articles recommended to the students, or the total of articles referenced by the professors in their own articles. The areas, in turn, do have influence, when regarding these two variables, and also with respect to average annual use, but do not interfere with respect to subscriptions. In addition to, when geographical location and area are considered in conjunction, there is no register of influence with regard to the number of articles indicated to the students, but this happens, when the quantitative item deals with the total of articles that appear in the bibliographies prepared by the professors.Item HISTÓRIA, MEMÓRIA E DESERTO: os soldados brasileiros no Batalhão Suez (1957-1967)(2015-02-23) ARRAES FILHO, Manoel RicardoRESUMO: Este trabalho faz uma análise sobre a primeira Força de Paz da ONU, enviada para a região do Oriente Médio, compondo a UNEF (United Nations Emergency Force). Deste modo, o Exército brasileiro enviou ao Egito um Batalhão de Infantaria com efetivo acumulado de aproximadamente 6.300 homens (de janeiro de 1957 a julho de 1967), denominado de "Batalhão de Suez", integrando a Força de Emergência das Nações Unidas I (FENU I), organizada com a finalidade de separar forças egípcias e israelenses. Neste estudo, o interesse consiste em reconhecer as impressões daqueles "homens de paz", em um mundo de ódio secular e de identidades extremamente diferentes, e descobrir suas visões acerca do conflito, sobre a vida cotidiana do povo e da cultura de egípcios, palestinos e israelenses, enfim, resgatar a memória e a história da participação dos militares brasileiros. Para tanto, a análise foi realizada a partir do corpus de entrevistas com treze soldados piauienses, e também por meio de depoimentos de veteranos de outros Estados brasileiros, sobre si próprios, a realidade vivida e a cultura material que encontraram no contexto do processo de paz instaurado no deserto do Sinai, na Faixa de Gaza e em Jerusalém, durante a Missão de Paz. O estudo da História do Batalhão Suez, foi realizado com base em documentos oficiais da ONU, dos Exércitos e da UNEF, tais como relatórios, ofícios, memorandos, mapas, correspondências etc., disponíveis nos arquivos do Exército e nos sites oficiais da ONU e do Batalhão Suez. A História Oral tornou-se fundamental no desenvolvimento inicial da pesquisa, posto que reconhecer os depoimentos como fontes históricas relevantes, construídas na relação entrevistador e entrevistado, é fortalecer e amadurecer uma concepção de história que problematiza os sujeitos "ordinários" e os significados que atribuem às suas experiências, expressos por meio de seus valores, atitudes e crenças, em outras palavras, sua subjetividade. Uma vez que se trabalhou com a História Oral, antes de tudo, como uma metodologia, as fontes orais foram pensadas não exclusivamente como fornecedoras de informações em si mesmas, mas como reveladoras de importantes significados da Missão para a paz na região e na vida de cada um dos entrevistados. ABSTRACT: This dissertation analyzes the first United Nations Peace Force deployed to the Middle East as part of the United Nations Emergency Force (UNEF). Their objective was to prevent aggressions between Egypt and Israel. From January 1957 to July 1967, the Brazilian Army sent an infantry battalion to Egypt numbering around 6,300 troops. The "Suez Battalion", as they were called, took part of the United Nations Emergency Force I (UNEF I), and were organized to separate Egyptian and Israeli armed forces. In a world of age-old hatred and of extremely different identities, this dissertation concerns itself with knowing and recording the impressions of those "peace-keeping men", and it goes deep within their views about the conflict, and also about the everyday life of Egyptian, Palestinian, and Israeli peoples and their respective cultures. The main objective of this dissertation is to recover the memory and the history of Brazilian military personnel - among them twelve troops from the Brazilian state of Piau! - in that peace-keeping mission in Suez, at Sinai Desert, in the Gaza Strip, and in Jerusalem. The study was carried out and based on official UN files, on documents from both the armies and from the UNEF, such as reports, official letters, memoranda, maps, miscellaneous pieces of correspondence etc, all available at the Army registry and also at UN's and Suez Battalion's internet homepages. Oral history became fundamental at the initial stage of the research because recognizing the testimonies as relevant historical sources, constructed in the relation between interviewer and interviewee, is to corroborate and to ripen up a conception of history that renders problematic the "ordinary" subjects and the meanings they attribute to their experiences, expressed by way of their values, attitudes, and beliefs; in other words, their subjectivity. Once it becomes clear that this dissertation works within the concepts of oral history as a methodology, the oral sources in it were not exclusively thought of as information suppliers in themselves, but as disclosers of important meanings to understand the peace-keeping mission for the region and for the life of each one of the interviewees.