Mestrado em Filosofia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Filosofia por Assunto "Alteridade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A ÉTICA DA ALTERIDADE NA METODOLOGIA DA ALTERNÂNCIA: uma intervenção filosófica possível(2022-09-28) BASTOS, Antonio Danilo FeitosaRESUMO: A presente dissertação é procedente da inquietação acadêmica acerca da proximidade do fazer filosófico e suas implicações no mundo da vida (Lebenswelt). Por isso, discorre sobre a máxima preocupação de Lévinas que é a possibilidade dos homens perderem a sua individualidade e, por esse motivo, o verdadeiro sentido do humano em face de um contrato social massificador. Desse modo, uma justiça que tem profundidade apenas em seu caráter formal pode ser elogiada pelo seu arcabouço técnico e formal de aplicabilidade, mas, como veremos, perde a sua significação primordial, a saber: ser justiça. O que o filósofo coloca em evidência é que a justiça é a fonte da verdadeira igualdade e sociabilidade ética entre os homens. Nesta inferência, mostra que é importante pensar a justiça para além da formalidade e procedimentos burocráticos que, evidentemente, não correspondem ao verdadeiro sentido da justiça aplicável ao dia a dia das relações inter -humanas. É preciso sair da impessoalidade totalizante, formal e legalista, para tornar -se justa proximidade fraterna entre os diferentes. Desse modo, propomos o método da alter-conversa-ação, que é um método ético e político, como ação filosófica e prática para possibilitar no interior das Escolas Família Agrícola (EFAs) uma ação agregadora na qual o Outro não será interpretado meramente como hóspede do Eu, mas seja sujeito ativo na escolha do Tema Gerador norteador do ensino-aprendizagem como concretude da justiça na relação Eu-Outro. ABSTRACT: The present dissertation comes from academic concern about the proximity of philosophical doing and its implications in the world of life (Lebenswelt). For this reason, he discusses Lévinas' greatest concern, which is the possibility of men losing their individuality and, for this reason, the true meaning of the human in the face of a mass social contract. In this way, a justice that has depth only in its formal character can be praised for its technical and formal framework of applicability, but, as we will see, it loses its primary meaning, namely: to be justice. What the philosopher puts in evidence is that justice is the source of true equality and ethical sociability among men. In this inference, it shows that it is important to think about justice beyond the formality and b ureaucratic procedures that, evidently, do not correspond to the true sense of justice applicable to the daily life of inter-human relations. It is necessary to get out of totalizing, formal and legalistic impersonality, to become just fraternal closeness between the different. Thus, we propose the method of alter-conversation-action, which is an ethical and political method, as a philosophical and practical action to enable, within the Family Agricultural Schools (FAS), an aggregating action in which the Other will not be interpreted merely as a guest of the Eu, but be an active subject in the choice of the Generating Theme guiding teaching-learning as concreteness of justice in the I-Other relationship.Item HERMENÊUTICA E RETÓRICA EM GADAMER: Uma abordagem das ciências humanas a partir da relação entre compreensão e persuasão(2018-06-19) SOUSA, Paulo Thiago AlvesRESUMO: A presente dissertação pretende analisar a relação entre os conceitos de hermenêutica filosófica e racionalidade retórica, a partir do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, tendo como referência basilar a obra Verdade e método e textos posteriores a esta obra. A hipótese a ser desenvolvida é a de que a retórica é o elemento conceitual mais presente na hermenêutica filosófica gadameriana, fundando um paradigma dialógico-persuasivo de linguagem para as ciências, sobretudo, para as ciências humanas. Para sustentar a análise, apresenta três objetivos: Primeiro, identificar o desenvolvimento da hermenêutica filosófica como pressuposto para a ressignificação das ciências humanas e, para isso, é necessário evidenciar essa relação no desenvolvimento dos conceitos de consciência histórica, círculo hermenêutico, fusão de horizontes e linguisticidade. Neste momento, pretende-se encaminhar a problemática de que, na primeira parte de Verdade e Método, a tarefa da compreensão se constitui no caráter de linguagem, ou seja, na relação dialógica entre o intérprete e a tradição. Segundo, analisar a crítica à cientificidade e o papel da hermenêutica filosófica a partir da linguagem perpassada pelo conceito de retórica. Neste capítulo, irá se situar o conceito de retórica como nascente da experiência da verdade, que se revela no plano da palavra (Wort) e não pela linguagem dos enunciados. Gadamer desenvolveu em textos posteriores à Verdade e Método, uma aproximação explícita entre compreensão e persuasão, e essa postura tem a influência de pensadores como Aristóteles e Giambattista Vico. A partir das questões e conceitos pressupostos, analisamos o teor prático da retórica nas ciências humanas, em destaque a ciência jurídica. Terceiro momento identificar as aproximações e controvérsias de Gadamer a partir do debate com Habermas, pensando as relações entre retórica, interpretação e as ideologias. Ao fim desse trabalho, conclui-se que as ciências humanas munidas da interconexão entre hermenêutica e retórica é uma via para a alteridade, impõe ao intérprete uma dimensão comunicacional, desconstruindo o positivismo metodológico, deixando falar a alteridade do texto e dos fatos que se apresentam, o que permite ao intérprete escutar a fala do outro. ABSTRACT: This dissertation aims at analyzing the relationship between the concepts of philosophical hermeneutics and rhetorical rationality from the German philosopher Hans-Georg Gadamer, having as basilar reference the work Verdade e método I (Truth and Method) and later texts to this work. The hypothesis to be developed is that rhetoric is the most present conceptual element in Gadamer‘s philosophical hermeneutics, establishing a dialogic-persuasive paradigm of language for the sciences, especially for the human sciences. In order to support the analysis, three objectives are presented: First, it will identify the development of philosophical hermeneutics as a presupposition for the re-signification of the human scienses and for this it is necessary to show this relation in the development of the concepts of historical consciousness, hermeneutical circle, fusion of horizons and character of language. At this moment, it is intended to address the problem that in the first part of Verdade e Método (Truth and Method) the task of understanding is the character of language, that is, in the dialogical relationship between the interpreter and the tradition. Second, it will analyze the critique of scientificity and the role of philosophical hermeneutics from the language permeated by the concept of rhetoric. In this chapter the concept of rhetoric will be situated as the source of the experience of truth revealed in the word plane (Wort) and not trough the language of statements. Gadamer developed in text subsequent to Verdade e Método (Truth and Method) an explicit approximation between understanding and persuasion, and this posture has the influence of thinkers with Aristotle and Giambattista Vico. From the questions and concepts presupposed, it will analyze the practical content of rhetoric in the human sciences, in particular legal science. Third, it will identify the approaches and controversies of Gadamer from debate with Habermas thinking the relations between rhetoric, interpretation and ideologies. At the end of this work, it is concluded that the human sciences provided by the interconnection between hermeneutics and rhetoric is a way for otherness, imposes on the interpreter a communicational dimension, deconstructing methodological positivism, leaving aside the otherness of the text and the facts that present themselves, which allows the interpreter to listen to the speech of the other.