Mestrado em Filosofia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Filosofia por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ACONTECIMENTO DA VERDADE NA ORIGEM DA OBRA DE ARTE DE MARTIN HEIDEGGER(2022-08-10) OLIVEIRA, Bruno José do NascimentoRESUMO: A proposta dessa dissertação é investigar a verdade e a linguagem poética no pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da obra de arte (1936). Neste texto o filósofo encontra uma nova concepção de verdade, ligada à abertura promovida pela obra de arte. Além disso, buscamos explicitar a estreita relação entre o embate mundo e terra, que estabelece o aparecimento da verdade na arte. Heidegger aponta, nessa obra, uma via de acesso para acontecimento da verdade que o ajudará a compreender a linguagem como morada poética do ser. A linguagem poética propõe uma experiência “viva” da linguagem, sendo essa experiência não conceitual, mas originária e criadora. Assim, diante de tais considerações, mais do que apenas acompanhar e analisar o pensamento heideggeriano, este texto objetiva estruturar a experiência poética da linguagem como fruto do filosofar originário que sustenta a verdade. Dessa forma, o acontecimento da verdade se dá no movimento de desvelamento e velamento aberto pela obra de arte. ABSTRACT: The purpose of this dissertation is to investigate the truth and the poetic language in Heidegger's thought from the essay The origin of the work of art (1936). In this text the philosopher finds a new conception of truth, linked to the openness promoted by the work of art. In addition, we seek to make explicit the close relationship between the clash between world and land, which establishes the appearance of truth in art. Heidegger points out, in this work, a path of access to the event of truth that will help him understand language as a poetic home of being. Poetic language proposes a “living” experience of language, this experience being non-conceptual, but originating and creator. Thus, in the face of such considerations, more than just accompanying and analyzing Heidegger's thought, this text aims to structure the poetic experience of language as the result of the original philosophizing that holds the truth. Thus, the event of truth occurs in the movement of unveiling and veiling opened by the work of art.Item ARISTÓTELES PARA OS NOSSOS DIAS? UMA ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DA ÉTICA ARISTOTÉLICA DAS VIRTUDES POR ALASDAIR MACINTYRE(2019-03-28) VALE, Gildeon Oliveira doRESUMO: A presente dissertação tem por objetivo analisar os limites e o alcance da apropriação da ética aristotélica das virtudes realizada por Alasdair MacIntyre. Para tanto, consideramos o diagnóstico macintyriano da desordem na linguagem e nas práticas morais característica da modernidade e elegemos tradição, comunidade e racionalidade prática como alicerces da resposta de MacIntyre ao referido cenário e da sua apropriação da ética aristotélica das virtudes. ABSTRACT: This thesis aims to analyze the limits and the reach appropriation of the Aristotelian ethics of virtues by Alasdair MacIntyre. To this end, we focus on the Macintyrian diagnosis of disorder in the language and moral practices as distinctive of modernity, and on the concepts of tradition, community and practical rationality as the basis of MacIntyre's response to this scenery to and also to his appropriation of the Aristotelian virtue ethics.Item A COMUNIDADE QUE VEM: teoria do poder destituinte em Giorgio Agamben(2022-09-09) SILVA, Ivan Lázaro Brito eRESUMO: Esta pesquisa tem como objeto apresentar a obra “A Comunidade que vem”, de Giorgio Agamben, como uma iniciativa filosófica para apontar, preliminarmente, uma teoria do “poder destituinte” fruto de uma crítica ao “poder constituinte”, que permeia o modo de vida político-jurídico da contemporaneidade democrática. A “comunidade que vem” deve ser pensada como o oposto principiológico da perspectiva sempre conceitual e indiferente do poder constituinte fundamentado no paradigma moderno da biopolítica – política de governabilidade da vida biológica -, na violência como aplicação e manutenção dos corpos políticos, e que traz à tona a condição de Homo sacer dos membros da comunidade sob sua esfera de poder, condição evidente quando e onde há uma situação de exceção do poder – quando o poder legal é suspenso -, fazendo permanecer a pura aplicação da força de contensão. Não é um projeto de composição de um corpo político, nem da transformação da sociedade a partir de ideais: o poder destituinte se dá pelo abandono do paradigma constituinte, uma fuga. Com isso propor, por fim, a vida monacal como exemplo prático de comunidade vivida fora de um jugo de poder soberano, onde a vida é autossuficiente como prática regular conduzida individualmente sem intermediações a poderes superiores, sem fundamentos absolutos irrevogáveis. O centro deste estudo é a comunidade em seu modo político-paradigmática em oposição à comunidade inoperada. ABSTRACT: This research aims to present Giorgio Agamben's work "The Coming Community" as a philosophical initiative to point out, preliminarily, a theory of "destitute power"; the result of a critique of the "constituent power" that permeates the political-legal way of life of democratic contemporaneity. The "coming community" must be thought of as the principled opposite of the ever-conceptual and indifferent perspective of constituent power based on the modern paradigm of biopolitics - governance policy of biological life - on violence as application and maintenance of political bodies, and which brings the condition of Homo sacer of the members of the community under its sphere of power, evident condition when and where there is a situation of exception of the power - when the legal power is suspended -, keeping the pure application of the force of contention. It is not a project of composition of a body politic, nor of the transformation of society from ideals: the destitute power is given by the abandonment of the constituent paradigm, an fled. In this way, the monastic life is proposed as a practical example of community lived out of a yoke of sovereign power, where life is self-sufficient as a regular practice conducted individually without intermediation to superior powers, without irrevocable absolute grounds. The center of this study is the community in its political-paradigmatic mode as opposed to the inoperative community.Item O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY: contribuições para uma epistemologia naturalizada(2019-03-19) TEIXEIRA, Maurozan SoaresRESUMO: Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar o conceito de experiência em John Dewey, sobretudo, as contribuições que este filósofo apresenta para uma epistemologia naturalizada. É a partir da noção de experiência no pragmatismo deweyano, enquanto uma atividade de cunho evolucionista, no qual organismos fisiológicos, seja o homem, sejam os animais inferiores, empenham-se em adaptações ao ambiente para manter o processo da vida, que se busca compreender o significado de uma epistemologia naturalizada no pensamento de Dewey. Considerando esta perspectiva naturalista adotada por Dewey, discutiremos a relação de continuidade e não separação entre filosofia e ciência, tendo em vista que o próprio autor discute em sua obra Experiência e Natureza (1980) que a filosofia não está separada da experiência. Esta concepção sustenta que a inteligência humana vai encontrando as melhores soluções necessárias ao processo de adaptação e readaptação ao meio que vive, sendo assim, o conhecimento para o filósofo norteamericano parte do processo experiencial, tendo na experiência o principal sustentáculo. Sabe-se que para Dewey não faz sentido falar de uma experiência transcendental; ao contrário, sua vertente naturalista descreve o cérebro e o sistema nervoso enquanto órgãos de ação e padecimento; agem sobre o meio e sofrem ações externas. Com base neste quadro de referência, busca-se conhecer e caracterizar a concepção de conhecimento sustentada por Dewey. A partir desta descrição naturalista, se quer investigar o conceito de ― experiência‖ enquanto categoria básica da obra de Dewey do livro Experience and Nature [Experiência e Natureza] (1925). Considerando na acepção de Dewey o caráter temporal das coisas experienciadas, segundo o qual não se concebe noções como a ― transcendência‖ do conhecimento, a investigação se concentrará no estudo do conceito de experiência e das características de uma epistemologia naturalista. Esta pesquisa também será norteada pela caracterização que Dewey faz em relação ao pragmatismo, identificando sua especificidade ligada à noção de experiência e o naturalismo. ABSTRACT: This dissertation aims to investigate the concept of experience in John Dewey, especially the contributions that this philosopher presents to a naturalized epistemology. It is from the notion of experience in Deweyan pragmatism, while an activity of an evolutionary nature, in which physiological organisms, be it man, are the inferior animals, engage in adaptations to the environment to maintain the process of life, which seeks to understand the meaning of a naturalized epistemology in Dewey's thought. Considering this naturalist perspective adopted by Dewey, we will discuss the relation of continuity and non-separation between philosophy and science, since the author himself discusses in his work Experience and Nature (1980) that philosophy is not separated from experience. This conception maintains that human intelligence is finding the best solutions necessary to the process of adaptation and readaptation to the environment it lives in. Thus, knowledge for the North American philosopher is part of the experiential process, having in the experience the main support. It is known that for Dewey it does not make sense to speak of a transcendental experience; on the contrary, its naturalistic aspect describes the brain and the nervous system as organs of action and suffering; act on the medium and suffer external actions. Based on this frame of reference, we seek to know and characterize the conception of knowledge supported by Dewey. From this naturalistic description we want to investigate the concept of "experience" as the basic category of Dewey's work in Experience and Nature (1925). Considering in Dewey's sense the temporal character of things experienced, according to which no notions are conceived as the "transcendence" of knowledge, research will concentrate on the study of the concept of experience and the characteristics of a naturalistic epistemology. This research will also be guided by Dewey's characterization of pragmatism, identifying its specificity linked to the notion of experience and naturalism.Item CONTINGÊNCIA E LIBERDADE NA REPRESENTAÇÃO RELIGIOSA DA OBRA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL(2022-08-19) OLIVEIRA, Luis Magno VerasRESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar as representações religiosas, a dialética da religião, na Fenomenologia do espírito, a partir da compreensão do movimento dialético da contingência e a liberdade, na Ciência da Lógica, segundo a Dialética das modalidades. Entende-se também que este devir histórico do espírito religioso efetiva uma determinação religiosa, porém, que tem como sentido teleológico a efetividade da religião segundo a constituição de uma eticidade dada na representação do Absoluto. Na Ciência da lógica, Hegel mostra o caminho dialético da contingência e a liberdade como dialética da modalidade, pelo qual o Absoluto se expõe segundo a modalidade formal, modalidade efetiva e a modalidade absoluta, isto é, o espírito que se expressa como contingência, possibilidade, efetividade e necessidade. No entanto, esta dissertação defende que mesmo não sendo de forma clara, a contingência e a liberdade, participam no processo de formação da consciência religiosa na obra Fenomenologia do espírito, no desdobramento do movimento do espírito representativo por meio da “Religião natural”, da “Religião da arte” e da “Religião revelada”. Neste sentido, para comprovação desta interpretação, será desdobrado uma aproximação destes momentos da dialética da representação religiosa, na Fenomenologia do espírito, com a dialética modal, conforme a Ciência da lógica. Portanto, esta relação, da dialética modal com a dialética da religião, ostenta apontar uma semelhança que demonstra o devir dialético da contingência e a liberdade manifestadas na dialética da representação religiosa, segundo a principal obra de Hegel em Iena, no ano de 1807. Por fim, exibir-se-á que esta presença da dialética modal, o devir da contingência e a liberdade na dialética da religião, tem por resultado teleológico um devir ético revelado pela representação religiosa. De modo que a determinação imediata da representação religiosa por meio de figuras divinas históricas, enquanto fruto do espírito dado como elemento contingente, transcorre o mesmo caminho que a dialética modal experimenta, porém, entende-se que a representatividade efetivada na realização dos momentos da consciência religiosa (Religião natural, Religião da arte, Religião revelada), tem como fundamento um operador modal ético: a eticidade. ABSTRACT: The goal of this work is to present the religious representations, the dialectics of religion, in his Phenomenology of the Mind, from the comprehension of the dialectical movement of contingency and freedom in his Science of Logic, from his dialectics of modalities. We understand also that the historical becoming of the religious spirit accomplishes a religious determination, however, which has as a teleological sense the effectiveness of religion according to the constitution of a given morality in the representation of the Absolute. In the Science of Logic, Hegel shows the dialectical path of contingency and freedom with the dialectics of modalities, through which the Absolute exposes itself in accordance to the formal modality, the effective modality and the absolute modality, that is, the spirit that expresses itself as contingency, effectiveness and necessity. However, this thesis supports that, even though is not so clear, contingency and freedom take part in the process of constitution of the religious consciousness in Hegel’s Phenomenology of the Mind, through the unfolding of the movement of the representative spirit via the “natural religion”, “religion of the arts” and “revealed religion”. In this sense, to substantiate this interpretation, we shall endeavor a convergence between these moments of the dialectics of the religious representations, in Phenomenology of the Mind, and the modal dialectics, as it is found in the Science of the Logic. Thus, this relation between the modal dialectics and the dialectics of religion displays a resemblance that demonstrates the dialectical becoming of contingency and freedom expressed in the dialectics of religious representation, according to Hegel’s main work in Jena, in the year of 1807. Finally, we will present that such presence of the modal dialectics, the becoming of contingency and freedom in the dialectics of religion, has the teleological result of a ethical becoming revealed by the religious representation. In a way so that the immediate determination of the religious representation by means of historical religious figures, as produced by the given spirit like contingent element, passes through the path which modal dialectics experiences, though we understand that the representativeness fulfilled in the moments of religious consciousness (natural religion, religion of the arts, revealed religion) has a modal ethical element as a foundation: morality (Sittlichkeit).Item O CRITÉRIO PARA ESCOLHA DE TEORIAS NA PERSPECTIVA DE THOMAS KUHN Dissertação(2020-05-11) NASCIMENTO, Francidilso Silva do.RESUMO:Este trabalho problematiza a questão de como se estabelece o critério para escolha de teorias, um dos temas mais problemáticos no âmbito da Filosofia da Ciência, dentro do processo de desenvolvimento da Ciência, estudado por Thomas Kuhn (1962). Num primeiro momento, é feita uma abordagem do processo de desenvolvimento da Ciência, a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn, compreendendo os períodos da ciência normal e da extraordinária, esclarecendo, pois, como e quando acontece a escolha de uma teoria. Além disso, faz-se uma apreciação crítica das posições de Kuhn, a partir da perspectiva de alguns dos seus críticos. Posteriormente, destaca-se o Paradigma enquanto possibilidade de enunciar e resolver problemas, enfatizando-o como exemplo compartilhado de prática bem-sucedida, questionando-o quanto à sua influência no processo para escolha de teorias. E, por fim, apresenta-se o consenso como critério para escolha de teorias, defendendo-o a partir da base dos valores compartilhados, que tantos os indivíduos pertencentes a uma comunidade científica como a própria comunidade científica, são educados para escolher aquilo que vai garantir a continuidade do processo de desenvolvimento científico. Para isso, a construção desse consenso passa pela designação de uma teoria tida como dominante para garantir uma ciência madura e concisa, ou seja, normal, para ser introduzida numa pedagogia que garanta uma prática que diminua a distância entre os valores que os indivíduos, de modo subjetivo, adquirem na sua comunidade. Igualmente, essa prática científica utilizar-se dos manuais elaborados pelos especialistas de diversos campos científicos, favorecendo uma educação científica que estabeleça uma unicidade e simplicidade do processo de introdução do novo cientista na comunidade científica. A consequência desse processo de construção do consenso, como critério para escolha de teorias, é que, a partir dos valores compartilhados, outras correntes de pensamento extremam as posições defendidas por Kuhn, chegando a surgirem outras visões do seu pensamento. ABSTRACT:This paper discusses the question of how the criterion for choosing theories is established, one of the most problematic themes within the Philosophy of Science, within the process of development of Science, studied by Thomas Kuhn (1962). Firstly, an approach to the process of science development is taken from Thomas Kuhn's Structure of Scientific Revolutions, comprising the periods of normal and extraordinary science, thus clarifying how and when the choice of a theory happens. Besides, a critical appraisal of Kuhn's positions is made from the perspective of some of his critics. Subsequently, the Paradigm is highlighted as a possibility to enunciate and solve problems, emphasizing it as a shared example of successful practice, questioning it as to its influence on the process of choosing theories. And finally, consensus is presented as a criterion for choosing theories, defending it from the basis of shared values, that both individuals belonging to a scientific community as the scientific community are educated to choose what will ensure the continuity of the scientific development process. For this, the construction of this consensus involves the designation of a theory considered dominant to guarantee a mature and concise science, that is, normal, to be introduced in a pedagogy that guarantees a practice that reduces the distance between the values that individuals, so subjective, they acquire in their community. Likewise, this scientific practice uses the manuals prepared by specialists from several scientific fields, favoring a scientific education that establishes a uniqueness and simplicity of the process of introducing the new scientist in the scientific community. The consequence of this consensus-building process, as a criterion for choosing theories, is that from the shared values other currents of thought extreme the positions defended by Kuhn, even suggesting other views of his thinking.Item A CRÍTICA DE RORTY À FILOSOFIA REPRESENTACIONISTA: UMA DISCUSSÃO DE SUA PERTINÊNCIA FILOSÓFICA(2020-07-03) CARDOSO, Jaciara Ribeiro da Silva.RESUMO:Este trabalho tem como objetivo principal analisar a crítica de Richard Rorty à filosofia representacionista, esclarecer os conceitos de representacionismo epistemológico e, apresentar a resposta de Rorty ao representacionismo. Rorty se opõe as ideias tradicionais em filosofia, oriundas de uma tradição mentalista, descritas por meio dos conceitos de “essência”, “natureza” e “fundamento”. Ao contrário desse vocabulário, ele apresenta a ideia de antirrepresentacionismo, etnocentrismo e liberalismo. Nesse sentido, o projeto tomará por base a obra clássica de Rorty: A filosofia e o espelho da natureza (1979), bem como a obra Objetivismo, relativismo e verdade (1997). Rorty acredita que não existe uma representação da mente e da linguagem que seja exata ou que possa formular uma verdade objetiva. A crítica rortyana se estabeleceu a partir de uma concepção de conhecimento como “representação acurada” da realidade, uma concepção de conhecimento que, conforme a interpretação rortyana, pressupõe supostamente que a “mente” e a “linguagem” desempenham um papel principal na construção de “representações” necessárias à compreensão da realidade, uma vez que “conhecer é representar, acuradamente, o que está fora da mente, assim, compreender a possibilidade da natureza do conhecimento é compreender o modo pelo qual a mente é capaz de construir representações”. Para Rorty, ao contrário dessa explicação, conhecer é tomar consciência das diversas descrições e vocabulários disponíveis ao sujeito num processo interacionista constante. Diante dessa negativa, Rorty se propõe a redescrever a epistemologia clássica, amparando-se em filósofos que foram denominados de edificantes e terapêuticos. Esta investigação se fundamentará em uma pesquisa bibliográfica que tratará o texto filosófico como uma peça argumentativa, de maneira que possa revelar, em linhas gerais, as seguintes condições: o autor investigado, o contexto ou circunstâncias históricas determinantes do seu projeto, a relação que este provocou na comunidade filosófica, o contexto em relação ao seu conteúdo e a problemática de investigação, ou seja, o ponto de partida do autor e, por último, à solução proposta. ABSTRACT:This paper aims to analyze Richard Rorty’s critique of representationalist philosophy, clarify the concepts of epistemological representationism, and present Rorty’s response to representationalism. Rorty opposes traditional ideas in philosophy, derived from a mentalist tradition, described through the concepts of “essence”, “nature”, and “foundation”. Unlike this vocabulary, he presents the idea of antirepresentationism, ethnocentrism and liberalism. In this sense, the project will be based on Rorty’s classic work: Philosophy and the Mirror of Nature (1979), as well as the work Objectivism, relativism and truth (1997). Rorty believes that there is no representation of mind and language that is accurate or can formulate an objective truth. Rortyana critique has established itself from a conception of knowledge as “accurate representation” of reality, a conception of knowledge which, according to the Rortyan interpretation, supposedly presupposes that “mind” and “language” play a major role in the construction of “Representations” necessary to the understanding of reality, since “to know is to accurately represent what is outside the mind, so to understand the possibility of the nature of knowledge is to understand the way in which the mind is capable of constructing representations.” For Rorty, contrary to this explanation, knowing is to become aware of the various descriptions and vocabularies available to the subject in a constant interactionist process. Faced with this negative, Rorty proposes to redraw the classical epistemology, relying on philosophers who have been called uplifting and therapeutic. This research will be based on a bibliographical research that will treat the philosophical text as an argumentative piece, in a way that can reveal, in general lines, the following conditions: the author investigated, the context or historical circumstances determinant of its project, the relation that this provoked in the philosophical community the context in relation to its content and the research problem, that is, the starting point of the author and, finally, the proposed solution.Item DA BIOÉTICA CLÍNICA À BIOÉTICA FILOSÓFICO-NARRATIVA: uma abordagem a partir do pensamento de Paul Ricoeur(2022-08-09) DOURADO, Maria Francysnalda OliveiraRESUMO: O objetivo dessa dissertação é explicitar a contribuição da filosofia ricoeuriana no debate contemporâneo sobre bioética. Para isso, nos detemos nas seguintes etapas: o primeiro momento consiste em fazer um percurso que começa na bioética clínica à reflexão ética de Paul Ricoeur. O segundo momento versa investigar os conceitos de autonomia e de vulnerabilidade, destacando nessas temáticas a leitura que Paul Ricoeur faz da filosofia de Immanuel Kant. Por fim, estabelecer um diálogo entre o conceito de autonomia com a bioética filosófico-narrativa do filósofo francês. Adotamos, nesse estudo, a Pesquisa Bibliográfica Qualitativa tomando como base principal as duas obras de Paul Ricoeur: O Si-Mesmo como Outro e O Justo 2, no entanto, outras obras foram utilizadas como fundamentação. Cabe destacar que a obra utilizada na temática sobre bioética clínica foi Princípios de Ética Biomédica dos autores Tom Beauchamp e James Childress, dentre outras. Eis que a temática proposta é relevante para a compreensão da bioética em Paul Ricoeur. ABSTRACT: The aim of this dissertation is to make explicit the contribution of Ricoeurian philosophy to the contemporary debate on bioethics. For that, we stop at the following steps: the first moment consists in making a journey that begins in clinical bioethics to the ethical reflection of Paul Ricoeur. The second moment is to investigate the concepts of autonomy and vulnerability, highlighting these themes Paul Ricoeur’s reading of Immanuel Kant’s philosophy. Finally, establish a dialogue between the concept of autonomy and the philosophicalnarrative bioethics of the French philosopher. In this study, we adopted Qualitative Bibliographical Research based on Paul Ricoeur’s two works: Oneself as Another and The Just 2, however, other works were used as a foundation. It should be noted that the work used in the theme of clinical bioethics was Principles of Biomedical Ethics by authors Tom Beauchamp e James Childress, among others. Thus, the proposed theme is relevant to Paul Ricoeur’s understanding of bioethics.Item DA DIFERENÇA ENTRE DOMESTICAÇÃO E CULTIVO EM NIETZSCHE: novos horizontes para a formação do homem(2018-07-27) SILVA, José Roberto Carvalho daRESUMO: O propósito desta dissertação é distinguir dois tipos de formação no pensamento de Friedrich Nietzsche. Trata-se da diferença entre domesticação e cultivo. São diferentes maneiras de lidar com o elemento bárbaro e animalesco do humano – suas pulsões, paixões e instintos, cujo substrato é o corpo. Para Nietzsche, como mostram as teses da Genealogia da Moral, domesticação não é superação da barbárie, mas seu adoecimento, por meio do qual as pulsões do corpo são castigadas para obedecerem à moral da negação de si e do mundo. Esta negação, por sua vez, não é ação livre, mas reação produzida pelo ressentimento dos fracos, que desejam se vingar dos danos sofridos pela ação dos fortes. Os fracos desejam dominar a barbárie, mas são impotentes diante de sua força hierárquica, então com ressentimento eles a anarquizam, até ficar totalmente fraca e submetida aos seus valores, como Deus, pecado, resignação, culpa e além-mundo. Por outro lado, o cultivo e a cultura, ao contrário da domesticação e da civilização, são a verdadeira superação da barbárie, na qual as pulsões do corpo não são negadas e oprimidas, mas devidamente orientadas para a criação. Ou seja, o que distingue o cultivo é precisamente sua habilidade com as próprias pulsões, ao contrário da reação ressentida, violenta e despreparada da domesticação. Desse modo, é preciso pensar o cultivo não só como educação diferente e libertadora, mas como proposta que deve ser levada a sério com a crise da domesticação e dos seus valores na modernidade, crise que Nietzsche chama de niilismo ou "morte de Deus". Como superação do niilismo, o cultivo é associado ao estabelecimento de novos valores, que deverão afirmar e gratificar tudo o que foi caluniado pela domesticação, como a vida, o corpo, o devir, a autoafirmação, o orgulho, a terra e o mundo. Por fim, de-monstra-se como essa afirmação conduz alguém a ―tornar-se o que se é‖. Isso deve iniciar com o cultivo de uma perspectiva capaz de hierarquizar as pulsões para o acúmulo de forças; esta hierarquização, por sua vez, não se diferencia de um processo seletivo por parte do "indivíduo", que deve incorporar tudo o que for significativo para alimentar a força organizadora da própria potência criativa, como também saber negar tudo que deseja dissipá-la. Ou seja, o cultivo não pretende a negação das pulsões, mas o domínio sobre elas, um Sim e um Não, para que sirvam à criação. No entanto, sua hierarquia é diferente daquela bárbara e violenta, pois não prejudica – como a que ensejou o ressentimento nos fracos – mas sim dar o benefício, de modo que seu acúmulo de forças busca a própria dissipação em proveito dos outros, numa demonstração de generosidade e riqueza. Em suma, o cultivo busca a nobreza de espírito que se doa, cujo efeito sobre os outros não é o ressentimento, mas seu contrário, a gratidão. ABSTRACT: The purpose of this paper is to distinguish two types of formation in Friedrich Nietzsche‘s thinking. This is difference between domestication and cultivation. These are different ways of dealing with the barbaric and animalistic element of the human – its drives, passions and instincts, whose substrate is the body. For Nietzsche, as the theses of Genealogy of Moral show, domestication is not an overcoming of barbarism, but its illness, by which the drives of the body are punished to obey the moral of the negation of self and the world. This negation, in turn, is not free action, but a reaction produced by the resentment of the weak, who wish to take revenge the damage suffered by the strong. The weak want to dominate the barbarism, but are impotent in the face of its hierarchical force, so with resentment they anarchize it, until it is totally weak and subject to their values, like God, peccancy, resignation, fault, and beyond-world. On the other hand, cultivation and culture, unlike domestication and civilization, are the true overcoming of barbarism, by which the drives of the body are not negated or oppressed, but properly oriented toward creation. That is, what distinguishes the cultivation is precisely its ability with the own drives, unlike the resentful, violent and unprepared reaction of domestication. Thereby, is necessary to think the cultivation not only as a different and liberating education, but as proposal that must be taken seriously with the crisis of domestication and its values in modernity, crisis that Nietzsche calls nihilism or "death of God". As an overcoming of nihilism, the cultivation is associated with the establishment of new values, which must affirm and gratify everything that has been slandered by domestication, such as life, body, becoming, self-affirmation, pride, earth and the world. Finally, is demonstrated how this affirmation leads one "to become what one is". This must begin with the cultivation of a perspective capable of hierarchizing the drives for the accumulation of forces; this hierarchy, on the other hand, is not distinguished from a selective process by the "individual", who must incorporate all that is significant to nurture the organizing force of the creative potency itself, as well as knowing how to deny everything that wants to dissipate it. That is, cultivation is not intended to deny the drives, but to dominate them, a Yes and a No, to serve for creation. However, its hierarchy is different from that barbarous and violent, because it does not prejudice – as the one that generated resentment in the weal – but rather gives the benefit, so that its forces‘ accumulation seek its own dissipation to benefit others, in a demonstration of generosity and wealth. Ultimately, cultivation seeks the nobility of the spirit that gives itself, whose effect on others is not resentment, but its opposite, gratitude.Item DA PRODUÇÃO DA VERDADE AO CONTROLE DO CORPO: o dispositivo de sexualidade e sua relação com o biopoder(2020-08-12) SILVA, Thiago Ayres de Menezes.RESUMO:De que forma os diferentes mecanismos que produziram um discurso oficial sobre a verdade do sexo se relacionaram com certas técnicas de controle dos corpos de indivíduos e de populações? É essa pergunta que a presente dissertação tem por objetivo abordar. Essa pesquisa visa compreender o que Michel Foucault apresentou como dispositivo de sexualidade para que se possa entender de que forma diversos elementos, discursivos e não-discursivos, se relacionaram para que fosse possível a elaboração de um saber sobre a verdade do sexo. Esse desenvolvimento será analisado em relação à consolidação do biopoder, um momento no qual os mecanismos de poder investem sobre o próprio corpo daqueles que busca sujeitar através de duas tecnologias que atuam em âmbitos distintos, com diferentes métodos e diferentes finalidades: as disciplinas, mecanismo de poder que visa padronizar as condutas individuais tendo em vista uma norma, e a biopolítica, técnica de consideração de problemas que caracterizam os homens enquanto organismos viventes e os insere nos cálculos e estratégias de poder a partir de sua dimensão de grupo, população. Dessa forma, essa pesquisa busca compreender o papel que cabe ao dispositivo de sexualidade no interior do biopoder. ABSTRACT:In which way do the different mechanisms that produced na official speech about the truth of sex were related to certain techniques to control the body of individuals as well as populations? That is the question this thesis intends to aproach. This research aims to understand what the Michel Foucault presented as sexuality device in order to comprehend in which ways a diversity of elements, both discursive and non-discursive, are related so it was possible to elaborate a field of knowledge about the truth of sex. From this point, an analysis will be conducted about the contribution of this device to the settlement of Biopower,a regime in which power tackles upon the bodies of those it wants to subdue through two technologies that work in different levels, with different methods and to different ends: the Disciplinary Power, a mechanism that intends to standardize individual behavior considering a norm that can work as a model to be referred to, a lower limit to be considered or an average to be respected; and Biopolitics, a technique that considerers problems common to men as living beings and insert them in the strategies of power via security devices for example. Thus, this research intends to understand the role performed by the sexuality device inside Biopower so it is possible to think of ways of resisting to it.Item DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E CIDADANIA EM JOHN RAWLS(2020-08-11) FONTENELE, Jáder de Moura.RESUMO:O trabalho objetiva analisar a teorização de John Rawls acerca da dignidade da pessoa humana e da cidadania de acordo com a concepção política de justiça. A partir de algumas reformulações feitas em sua teoria da justiça, notadamente no conceito de sociedade e de pessoa, as temáticas da dignidade humana e da cidadania receberam um novo tratamento que procuramos expor. Entendeu-se que Rawls procurou apresentar a dignidade humana através de uma visão mais política e normativa, propondo uma concepção política de dignidade sem estar diretamente influenciada por alguma doutrina abrangente. A cidadania, por sua vez, é o status que expressa a concepção política de pessoa, que entende o cidadão como livre e igual e dotado das faculdades morais, apto para cooperar e agir com razoabilidade em uma sociedade democrática. ABSTRACT:The work aims to analyze John Rawls theorization about the dignity of the human person and citizenship according to the political conception of justice. Based on some reformulations made in his theory of justice, especially in the concept of society and the person, the themes of human dignity and citizenship received a new treatment that we seek to expose. It was understood that Rawls sought to present human dignity through a more political and normative vision, proposing a political conception of dignity without being directly influenced by any comprehensive doctrine. Citizenship, in turn, is the status that expresses the political conception of the person, which understands the citizen as free and equal and endowed with moral faculties, able to cooperate and act reasonably in a democratic societyItem A DIMENSÃO POLÍTICA DA HERMENÊUTICA DE GADAMER(2020-08-25) BRITO, José Wilson Rodrigues de.RESUMO:A presente discussão tematiza a dimensão política da hermenêutica de Gadamer e uma conexão com uma perspectiva democrática de vida em comum. Visando compreender a contribuição da filosofia hermenêutica gadameriana, perpassaremos as seguintes etapas: a) Analisar como o projeto da hermenêutica filosófica de Gadamer lança luzes para a dimensão política nas sociedades contemporâneas; b) Mostrar que a filosofia da práxis de Gadamer é portadora de elementos que nos movem à ação solidária enquanto pertencentes a comunidades políticas; c) Analisar como Gadamer proporciona, em sua hermenêutica, aspectos que apontam para a prática e reconhecimento das solidariedades em um contexto democrático. Pretendemos mostrar que Gadamer não tem uma teoria democrática abrangente ou mesmo uma teoria da justiça, mas aborda um aspecto da política fortemente entendida como participação, a saber, a solidariedade compartilhada. Além das obras Verdade e Método e La Herencia de Europa, outras serão revisitadas, bem como seus últimos escritos, que enfatizam elevada importância à resolução da questão central deste estudo. ABSTRACT:The present discussion thematizes the political dimension of Gadamer's hermeneutics and a connection with a democratic perspective of life in common. In order to understand the contribution of the hermeneutic philosophy of Gadamer, we will go through the following steps: a) To analyze how the project of the philosophical hermeneutics of Gadamer sheds light on the political dimension in contemporary societies; b) To show that Gadamer's philosophy of praxis carries elements that move us to solidarity action while belonging to political communities; c) To analyze how Gadamer provides, in his hermeneutics, aspects that point to the practice and recognition of solidarities in a democratic context. We want to show that Gadamer does not have a comprehensive democratic theory or even a theory of justice but addresses an aspect of politics that is strongly understood as participation, namely, shared solidarity. In addition to the Truth and Method and La Herencia de Europa works, others will be revisited, as well as his later writings, which emphasize the importance of solving the central issue of this study.Item EDMUND HUSSERL E A CRISE NA MODERNIDADE CIENTÍFICA(2023-06-22) SODRÉ, Rogério SousaRESUMO O presente trabalho é uma investigação acerca da crise das ciências na modernidade, tendo como princípio norteador, Edmund Husserl, que ao se debruçar sobre a questão das ciências positivas e seu processo de naturalização do conhecimento, subsumindo tudo a aspectos fáticos, fez com que a análise dos fundamentos do conhecimento, fosse deixada de forma fragmentária sem o devido aprofundamento. O projeto epistemológico husserliano, perpassa pelas ciências, e delineia dessa forma, o processo pelo qual se deu a derrocada do conhecimento por meio das ciências positivas; seu método e iniciativa, tem como objetivo, trazer um ideal de filosofia como ciência rigorosa, sob o aspecto da Filosofia Fenomenológica. As ciências positivas deixaram a mercê a existência humana e seus significados, assim como a própria ideia de epistemologia, matemática e da lógica, a aspectos psicológicos; a ingenuidade cientifica se dá no processo de limitação dos pressupostos do conhecimento e da perspectiva de análise do mundo da vida, que no decorrer da evolução das ciências, corroborou no seu desenvolvimento, mas que aos poucos foi sendo deixada a mercê da própria investigação as ciências no mundo circundante. O naturalismo e o objetivismo, ofuscaram a visão promissora de ciência que busca as bases de sua racionalidade, assim sendo, uma renovação é necessária, um novo sistema e modo reflexivo, são uma das possibilidades de saída da crise. A relação entre filosofia e crise se dá na evolução de uma nova racionalidade, de uma nova ciência sob aspectos fenomenológicos. Portanto, a crise das ciências é uma crise da própria cultura e sob seus aspectos ético-epistemológicos.Item ENSINAR FILOSOFIA À MANEIRA PRAGMATISTA: contribuições de Charles Sanders Peirce(2022-11-03) VIANA, Giovanni MenesesRESUMO: Este estudo tem por finalidade realizar uma investigação sobre “ensinar filosofia” com base no método pragmatista, objetivando apresentar uma sistematização na forma de unidades didáticas inspiradas nas contribuições de uma filosofia que forneça pressupostos lógicos e teóricos sobre o desenvolvimento do pensar numa perspectiva epistemológica crítica, ativa e, sobretudo, menos especulativa. Entende-se que “ensinar filosofia pelo método pragmatista” segue uma abordagem que envolve a atividade de ensino no domínio de algumas habilidades tais como: articulação teoria e prática, pensamento operatório, aprender fazendo, aprendizado do pensamento científico, aprender de forma criativa, ou seja, ensinar filosofia com base nas contribuições teóricas da tradição pragmatista, de maneira mais específica, na filosofia peirceana. Portanto, a pesquisa tem início com um estudo bibliográfico sobre o pragmatismo, relacionando-o ao ensino de filosofia, no desenvolvimento de uma investigação sobre as possibilidades teóricas que a escola pragmatista pode oferecer ao ensino de filosofia no nível médio. Desta forma, o foco da pesquisa reside na proposta de “ensinar filosofia com base no método pragmatista” para enfatizar o caráter da filosofia muito mais como exercício de pensar do que propriamente enquanto ensino que prioriza o repasse de conteúdo. ABSTRACT: This Master's Thesis developed in the Postgraduate Program in Philosophy is called “Teach Philosophy the Pragmatist Way: Contribuitions by Charles Sanders Peirce”. This study aims to carry out an investigation on “teaching philosophy” in a pragmatic way with the aim of presenting a systematization in the form of didactic units inspired by the contributions of a philosophy that provides logical and theoretical assumptions about the development of thinking in a critical epistemological perspective, active and, above all, less speculative. It is understood that “teaching philosophy in a pragmatic way” follows an approach that involves teaching activity in the domain of some skills such as: articulation of theory and practice, operative thinking, learning by doing, learning of scientific thinking, learning in a creative way, or that is, to teach philosophy based on the theoretical contributions of the pragmatist tradition, in a more specific way, in Peircean philosophy. Therefore, it is intended to start with a bibliographic study on pragmatism relating it to the teaching of philosophy, to develop an investigation on the theoretical possibilities that the pragmatist school can offer to the teaching of philosophy at the secondary level. In this way, it was called “teaching philosophy in a pragmatic way” to emphasize the character of philosophy much more as an exercise in thinking than as a teaching that prioritizes the transfer of content. What we want to emphasize is "philosophizing". Therefore, the research is an investigation about the philosophical methodology of teaching philosophy based on the pragmatist school.Item ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO: temas filosóficos e seriados(2019-10-22) SANTANA, Pablo Andrey da SilvaRESUMO O presente trabalho visa propor uma reflexão sobre o uso dos seriados televisivos, como estratégia de intervenção, no ensino de Filosofia do Ensino Médio. Embora a questão do ensino de Filosofia não seja concebida como uma das questões fundamentais do processo histórico e tradicional da Filosofia, o exercício filosófico na sala de aula não pode ser negligenciado, como apontam Kohan (2004) e Ghedin (2009). A filosofia enquanto disciplina pode ampliar a atuação do indivíduo, dentro e fora do universo escolar, de diferentes maneiras: buscar a compreensão da realidade, repensar os valores e ensinar aspectos cruciais da evolução do pensamento humano. A problemática levantada pelo nosso estudo encontra apoio nas reflexões de Gallo (2012), Rodrigo (2009) e outros comentadores que defendem que o ensino de Filosofia necessita dispor também de eventuais recursos não filosóficos para tornar mais acessível para os estudantes a aprendizagem de temas filosóficos. Nosso estudo evidencia, principalmente, que a aula de Filosofia no Ensino Médio deve ser encarada, como propõem Rorty (2007) e Ghiraldelli Jr. (1999), como uma forma de ampliação da imaginação e do estímulo ao livre pensar para, consequentemente, criar uma sensibilidade frente aos dramas humanos que, inicialmente, são considerados estranhos. Tal estímulo dado aos alunos para a prática do livre pensar deve ser feita no intuito de relacionar temáticas do seu cotidiano, possibilitando uma atmosfera que os aproxime das obras e pensamentos de autores filosóficos diversos. A proposta de elaboração de unidades didáticas para mediar o uso de seriados na aula de Filosofia é baseada na filosofia neopragmatista, de Rorty (2002; 2007), que defende o uso de diversos gêneros de narrativa, dentre os quais, os filmes e os programas televisivos, como formas de ampliação de nossa imaginação e, consequentemente, da nossa sensibilidade frente aos dramas humanos que, inicialmente, são considerados estranhos. A partir de sua perspectiva, enfatizamos que o uso do seriado pode ser concebido como um recurso eficaz para o ensino de Filosofia, visto que, além de ser uma abordagem temática interessante e criativa para a prática filosófica na sala de aula, também pode atuar como elemento conectivo entre a realidade discente e o conteúdo teórico, conceitual e metodológico da disciplina de Filosofia. ABSTRACT The present work aims to propose a reflection on the use of television series as a strategy of intervention in teaching philosophy of high school. Although the question of philosophy teaching is not conceived as one of the fundamental questions of the historical and traditional process of Philosophy, philosophical exercise in the classroom can not be neglected, as Kohan (2004) and Ghedin (2009) point out. Philosophy as a discipline can broaden the individual's performance within and outside the school universe in different ways: seeking understanding of reality, rethinking values, and teaching crucial aspects of the evolution of human thought. The problem raised by our study is supported by the reflections of Gallo (2012), Rodrigo (2009) and other commentators who argue that the teaching of philosophy also needs non-philosophical resources to make it easier for students to learn subjects philosophical. Our study shows, mainly, that the philosophy class in high school should be considered, as proposed by Rorty (2007), Ghiraldelli Jr. (1999) as a way of expanding the imagination and stimulating the free thinking to, consequently, create a sensitivity in front of the human dramas that, initially, are considered strangers. Such encouragement given to students for the practice of free thinking should be done in order to relate the themes of their daily coexistence, enabling an atmosphere that brings them closer to the works and thoughts of diverse philosophical authors. The proposal of elaboration of didactic units for the use of serials in the philosophy class is based on the neopragmatist philosophy of Rorty (2002; 2007) that defends the use of several genres of narrative, among which the films and television programs, as forms of enlargement of our imagination and, consequently, of our sensitivity to human dramas that are initially considered strangers. From its perspective, we emphasize that the use of the series can be conceived as an effective resource for the teaching of philosophy, since besides being an interesting and creative thematic approach to the philosophical practice in the classroom, it can also act as an element connective between student reality and the theoretical, conceptual and methodological content of the discipline of Philosophy.Item ENSINO DE FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA DA ÉTICA DAS VIRTUDES ARISTOTÉLICA: uma proposta de intervenção para o ensino médio(2022-09-28) SANTOS, Rogério Sérgio dosRESUMO: O presente trabalho intitulado ensino de filosofia numa perspectiva da ética das virtudes aristotélica como uma proposta para o ensino médio surge com o propósito de trazer para o meio escolar reflexões pautadas nos saberes éticos, a fim de ampliar os debates em sala de aula sobre a temática. A construção da pesquisa se deu a partir da problemática com as seguintes questões: como a ética das virtudes pode dar conta dos problemas éticos existente no espaço escolar e/ou na sociedade? É possível trabalhar uma ética clássica nos dias atuais sem transpor ideias prontas ou doutrinar? Como construir saberes éticos no ensino médio a partir de uma intervenção filosófica? Como a ética das virtudes pode contribuir para o exercício da cidadania? Como tentativa de dar respostas para tais questões, desenvolvemos os seguintes objetivos. Construímos com objetivo geral: promover uma ação intervencionista através da prática docente em filosofia, no nível médio da Escola Família Agrícola Santa Ângela. Para os objetivos específicos temos: trabalhar no contexto escolar a partir de uma reflexão sobre a ética das virtudes aristotélica em sala de aula com os discentes; discutir sobre a ética das virtudes aristotélica no ensino de filosofia e utilizar, através de estratégias de ensino, a reflexão e o diálogo sobre a perspectiva das virtudes ética aristotélica como possível evolução crítica reflexiva dos discentes. A pesquisa se desenvolve a partir de um estudo teórico baseado numa análise bibliográfica em livros, artigos, periódicos, dissertações, teses e de um estudo prático em campo, com uma pesquisa- ação, através da execução de uma proposta de intervenção filosófica na sala de aula. O trabalho em prática tem um caráter filosófico de cunho qualitativo, pautado na obra ética a Nicômaco de Aristóteles, assim como de outros comentadores que discutem o tema. Optou-se em trabalhar tal temática numa proposta de intervenção, por achar ainda que a escola é o melhor lugar para se discutir os valores éticos e por acreditar que trabalhar nessa perspectiva possa estimular os discentes a refletir sobre os problemas éticos que afetam a relação de convivência no espaço escolar e sociedade. ABSTRACT: The present work entitled Philosophy teaching from an Aristotelian virtue ethics perspective as a proposal for high school emerges with the purpose of bringing reflections based on ethical knowledge to the school environment, in order to broaden the classroom debates on the theme. The construction of the research took place from the problematic with the following questions: ho w can the ethics of virtues account for the ethical problems existing in the school and / or society? Is it possible to work with a classic ethics today without transposing ready-made ideas or indoctrinating? How to build ethical knowledge in high school from a philosophical intervention? how can virtue ethics contribute to the exercise of citizenship? In an attempt to answer such questions, we have developed the following objectives. The general being promoting an interventionist action through the teaching practice in philosophy, at the middle level of the Escola Família Agrícola Santa Ângela. And specific, working in the school context from a reflection on the ethics of Aristotelian virtues in the classroom with students; discussion on the ethics of the Aristotelian virtues in the teaching of philosophy and the use through teaching strategies, reflection and dialogue on the perspective of the Aristotelian ethical virtues as a possible critical reflexive evolution of the students. The research develops from a theoretical study based on a bibliographic analysis in books, articles, periodicals, dissertations, theses and a practical study in the field, with an action research, through the execution of a proposal of philosophical intervention in the classroom. The work in practice has a qualitative philosophical character, based on the Aristotle's Nicômaco ethical, as well as other commentators who discuss the theme. It was decided to work on this theme in an intervention proposal, as it still believes that the school is the best place to discuss ethical values. And because I believe that working in this perspective can encourage students to reflect on the ethical problems that affect the relationship of coexistence in the school and society.Item ENSINO DE FILOSOFIA: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE EFEITO(2020-09-23) LIMA, Loise Ana de.RESUMO:Este projeto de intervenção tem como proposta de trabalho o exame de temas e conceitos filosóficos disposto na obra O Príncipe, de Maquiavel, composto por um grupo de trinta alunos distribuídos em quatro turmas de 9º Ano (A, B, C, e D), do Ensino Fundamental II, do Instituto Dom Barreto, localizado na cidade de Teresina –PI, no ano de 2018. A problemática que norteou esse projeto partiu da busca de uma resposta para o cotidiano em sala de aula: o estudo semântico de conceitos filosóficos é importante para a aprendizagem mais significativa e de efeito? Com esta indagação objetivamos compreender se o estudo de conceitos filosóficos se torna mais significativo quando parte de uma estética do efeito, baseada no diálogo entre a filosofia e a literatura, pois a intenção é ir além da lógica, da assimilação documentada da obra, dependente de testemunhos e de uma memória histórico-sociológica que condiciona a sua apreensão porque entendemos que o caminho crítico-reflexivo da leitura de uma obra literária pode se converter em uma experiência com organização própria, porque não traz em si um sentido, mas este acontece através da presença ativa do leitor, que não é apenas um decodificador, mas é aquele que dá sentido às frases justapostas. A questão é saber se esse desafio é capaz de provocar um melhor entendimento, significação e efeitos nos alunos. Para realizar este trabalho de pesquisa recorremos a alguns nomes da literatura, da educação e da filosofia, dentre eles, Tzvetan Todorov (2017) e Sérgio Adas (2012). ABSTRACT:This project of intervention has as its work proposal the examination of philosophical themes and concepts set forth in Machiavelli's The Prince, composed of a group of thirty students distributed in four classes of 9th Year (A, B, C, and D), of Elementary School II, of the Dom Barreto Institute, located in the city of Teresina -PI, in the year 2018. The problem that guided this project was: is the semantic study of philosophical concepts enough for a more meaningful and effective learning? With this we aim to understand if the study of philosophical concepts becomes more significant when part of an aesthetic of the effect, based on the dialogue between philosophy and literature, since the intention is to go beyond the logic of a documented assimilation of the work, dependent on testimonies and a historical-sociological memory that condition their apprehension because we understand that the critical-reflective way of reading a literary work can become an aesthetic experience, because it has its own organization and because it does not have a meaning in itself, but that this happens through the active presence of the reader, which is not only a decoder, but is one that gives meaning to the sentences juxtaposed. The question is whether this challenge is capable of eliciting better understanding, meaning and effect on students. To compose our work we have some names of literature, education and philosophy, among them, Tzvetan Todorov (2017) and Sérgio Adas (2012).Item O ESTADO REPUBLICANO DE KANT E O PRESSUPOSTO DA SOBERANIA POPULAR(2020-09-30) FERREIRA, Paulo Rangel Araújo.RESUMO:O Estado Republicano de Kant está fundamentado na ideia de contrato originário e tem nas leis a sua principal fundamentação. Todavia, não se pode depreender que Kant seja um positivista. Neste trabalho ele é tratado como adepto de um jusnaturalismo racional, uma vez que considera a liberdade um direito inato do ser humano, ou seja, já possuindo-o mesmo no estado de natureza. Neste sentido, os seres humanos, buscando pôr fim aos conflitos daquele estado, escolhem adentrar em um estado peremptório, o Estado civil. Assim, o hipotético contrato originário que culmina no Estado, deveria ser o fundamento para uma constituição republicana de onde derivaria toda a legislação jurídica de um povo, razão pela qual se fala que, no Estado Republicano de Kant, há uma ―soberania de leis‖. Ocorre que essa soberania, uma vez fundada no contrato originário, não é oriunda de outra fonte senão a vontade unida do povo, de onde pode-se arguir que são eles os reais soberanos. Assim, embora comumente descrito como um Estado no qual a soberania residiria nas leis, a proposta kantiana era fazer com que essa soberania legislativa caminhasse pari passu ao respeito à vontade unida do povo, ou seja, como fazer com que o Estado legal fosse também representante da vontade unida do povo? A hipótese desta pesquisa é a de que já seria possível notar, no modelo de Estado republicano de Kant, bases de uma soberania popular em termos representativos. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a analisar o republicanismo kantiano a partir de três obras fundamentais nas quais o autor em questão propõe os elementos normativos do republicanismo e seus pontos concernentes ao tema da soberania popular, sendo elas: Ideia de Uma História Universal Sob Um Ponto de Vista Cosmopolita (1784), À Paz Perpétua (1795) e Doutrina do Direito (1797). A tese central de Kant é a de que apenas o republicanismo é capaz de equilibrar poder, liberdade e lei. ABSTRACT:The Republican State of Kant is based on the idea of the original contract and has its main rationale in the laws. However, it cannot be inferred that Kant is a positivist. In this work he is treated as an adept of a rational jusnaturalism, since he considers freedom an innate right of the human being, that is, already possessing it even in the state of nature. In this sense, human beings, seeking to put an end to the conflicts of that state, choose to enter a peremptory state, the civil state. Thus, the hypothetical original contract that culminates in the State should be the foundation for a republican constitution from which would derive all the legal legislation of a people, which is why it is said that, in the Republican State of Kant, there is a "sovereignty of laws". It happens that this sovereignty, once based on the original contract, is not derived from any other source but the united will of the people, from where it can be argued that they are the real sovereigns. Thus, although commonly described as a State in which sovereignty would reside in laws, the Kantian proposal was to make this legislative sovereignty go pari passu with respect to the united will of the people, that is, how to make the legal State also represent the united will of the people? The hypothesis of this research is that it would already be possible to note, in Kant's Republican State model, bases of a popular sovereignty in representative terms. In this sense, this research proposes to analyze Kantian republicanism from three fundamental works in which the author in question proposes the normative elements of republicanism and its points concerning the theme of popular sovereignty, being them: Idea for a Universal History with a Cosmopolitan Purpose (1784), On Perpetual Peace (1795) and Doctrine of Right (1797). Kant's central thesis is that only republicanism is able to balance power, freedom and law.Item A ÉTICA DA ALTERIDADE NA METODOLOGIA DA ALTERNÂNCIA: uma intervenção filosófica possível(2022-09-28) BASTOS, Antonio Danilo FeitosaRESUMO: A presente dissertação é procedente da inquietação acadêmica acerca da proximidade do fazer filosófico e suas implicações no mundo da vida (Lebenswelt). Por isso, discorre sobre a máxima preocupação de Lévinas que é a possibilidade dos homens perderem a sua individualidade e, por esse motivo, o verdadeiro sentido do humano em face de um contrato social massificador. Desse modo, uma justiça que tem profundidade apenas em seu caráter formal pode ser elogiada pelo seu arcabouço técnico e formal de aplicabilidade, mas, como veremos, perde a sua significação primordial, a saber: ser justiça. O que o filósofo coloca em evidência é que a justiça é a fonte da verdadeira igualdade e sociabilidade ética entre os homens. Nesta inferência, mostra que é importante pensar a justiça para além da formalidade e procedimentos burocráticos que, evidentemente, não correspondem ao verdadeiro sentido da justiça aplicável ao dia a dia das relações inter -humanas. É preciso sair da impessoalidade totalizante, formal e legalista, para tornar -se justa proximidade fraterna entre os diferentes. Desse modo, propomos o método da alter-conversa-ação, que é um método ético e político, como ação filosófica e prática para possibilitar no interior das Escolas Família Agrícola (EFAs) uma ação agregadora na qual o Outro não será interpretado meramente como hóspede do Eu, mas seja sujeito ativo na escolha do Tema Gerador norteador do ensino-aprendizagem como concretude da justiça na relação Eu-Outro. ABSTRACT: The present dissertation comes from academic concern about the proximity of philosophical doing and its implications in the world of life (Lebenswelt). For this reason, he discusses Lévinas' greatest concern, which is the possibility of men losing their individuality and, for this reason, the true meaning of the human in the face of a mass social contract. In this way, a justice that has depth only in its formal character can be praised for its technical and formal framework of applicability, but, as we will see, it loses its primary meaning, namely: to be justice. What the philosopher puts in evidence is that justice is the source of true equality and ethical sociability among men. In this inference, it shows that it is important to think about justice beyond the formality and b ureaucratic procedures that, evidently, do not correspond to the true sense of justice applicable to the daily life of inter-human relations. It is necessary to get out of totalizing, formal and legalistic impersonality, to become just fraternal closeness between the different. Thus, we propose the method of alter-conversation-action, which is an ethical and political method, as a philosophical and practical action to enable, within the Family Agricultural Schools (FAS), an aggregating action in which the Other will not be interpreted merely as a guest of the Eu, but be an active subject in the choice of the Generating Theme guiding teaching-learning as concreteness of justice in the I-Other relationship.Item ÉTICA E LITERATURA EM SARTRE: entre a subjetividade dos valores e a relação com o outro.(2018-01-17) SILVA, Lucas VianaRESUMO: Leitura da ontologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre e suas consequências para a discussão ética, na interface entre filosofia e literatura. Aponta uma leitura da literatura do Sartre, especificamente: A náusea, a trilogia romanesca Os caminhos da liberdade e a peça Entre quatro paredes, em diálogo com O ser e o nada, para pensar a relação entre os valores construídos subjetivamente pela escolha que cada um faz de si mesmo, e a intrincada relação com o outro. Toma como ponto de partida a assunção da contingência, como indicada por Sartre em A náusea. Indica o valor moral como tendo sua existência a partir da escolha que o indivíduo faz a partir de sua absoluta liberdade, e o conflito que marca a relação com o outro. Discute, ao final, o balanço instável inferido do pensamento sartreano entre a livre escolha que cada um faz de si mesmo e a proposta de engajamento da humanidade inteira nesta escolha, como aparece em O existencialismo é um humanismo. --------------- RÉSUMÉ: Lecture de l’ontologie phénoménologique de Jean-Paul Sartre et ses conséquences pour une discussion éthique située dans l’interface entre la philosophie et la littérature. Cela conduit à une lecture des oeuvres de Sartre spécifiquement : de La Nausée, de la trilogie romanesque Les Chemins de la Liberté, et de la pièce Huis Clos, en dialogue avec L'Être et le Néant, pour penser la relation entre les valeurs construites subjectivement par le choix que chacun fait de soi-même, et la complexe relation avec l'Autre. Elle a comme point de départ l’acceptation de la contingence comme indiquée par Sartre dans La Nausée. Elle indique ainsi que la valeur morale prend son existence à partir du choix que l'individu fait basé sur sa liberté absolue, et le conflit qui marque la relation avec l'Autre. Elle discute, à la fin, sur l'équilibre instable déduit de la pensée sartrienne entre le libre choix que chacun fait de soi-même et la proposition d'engagement de toute l'humanité dans ce choix, tel qu'il apparaît dans l’Existentialisme est un Humanisme.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »