Mestrado em Filosofia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 43
  • Item
    EDMUND HUSSERL E A CRISE NA MODERNIDADE CIENTÍFICA
    (2023-06-22) SODRÉ, Rogério Sousa
    RESUMO O presente trabalho é uma investigação acerca da crise das ciências na modernidade, tendo como princípio norteador, Edmund Husserl, que ao se debruçar sobre a questão das ciências positivas e seu processo de naturalização do conhecimento, subsumindo tudo a aspectos fáticos, fez com que a análise dos fundamentos do conhecimento, fosse deixada de forma fragmentária sem o devido aprofundamento. O projeto epistemológico husserliano, perpassa pelas ciências, e delineia dessa forma, o processo pelo qual se deu a derrocada do conhecimento por meio das ciências positivas; seu método e iniciativa, tem como objetivo, trazer um ideal de filosofia como ciência rigorosa, sob o aspecto da Filosofia Fenomenológica. As ciências positivas deixaram a mercê a existência humana e seus significados, assim como a própria ideia de epistemologia, matemática e da lógica, a aspectos psicológicos; a ingenuidade cientifica se dá no processo de limitação dos pressupostos do conhecimento e da perspectiva de análise do mundo da vida, que no decorrer da evolução das ciências, corroborou no seu desenvolvimento, mas que aos poucos foi sendo deixada a mercê da própria investigação as ciências no mundo circundante. O naturalismo e o objetivismo, ofuscaram a visão promissora de ciência que busca as bases de sua racionalidade, assim sendo, uma renovação é necessária, um novo sistema e modo reflexivo, são uma das possibilidades de saída da crise. A relação entre filosofia e crise se dá na evolução de uma nova racionalidade, de uma nova ciência sob aspectos fenomenológicos. Portanto, a crise das ciências é uma crise da própria cultura e sob seus aspectos ético-epistemológicos.
  • Item
    ENSINAR FILOSOFIA À MANEIRA PRAGMATISTA: contribuições de Charles Sanders Peirce
    (2022-11-03) VIANA, Giovanni Meneses
    RESUMO: Este estudo tem por finalidade realizar uma investigação sobre “ensinar filosofia” com base no método pragmatista, objetivando apresentar uma sistematização na forma de unidades didáticas inspiradas nas contribuições de uma filosofia que forneça pressupostos lógicos e teóricos sobre o desenvolvimento do pensar numa perspectiva epistemológica crítica, ativa e, sobretudo, menos especulativa. Entende-se que “ensinar filosofia pelo método pragmatista” segue uma abordagem que envolve a atividade de ensino no domínio de algumas habilidades tais como: articulação teoria e prática, pensamento operatório, aprender fazendo, aprendizado do pensamento científico, aprender de forma criativa, ou seja, ensinar filosofia com base nas contribuições teóricas da tradição pragmatista, de maneira mais específica, na filosofia peirceana. Portanto, a pesquisa tem início com um estudo bibliográfico sobre o pragmatismo, relacionando-o ao ensino de filosofia, no desenvolvimento de uma investigação sobre as possibilidades teóricas que a escola pragmatista pode oferecer ao ensino de filosofia no nível médio. Desta forma, o foco da pesquisa reside na proposta de “ensinar filosofia com base no método pragmatista” para enfatizar o caráter da filosofia muito mais como exercício de pensar do que propriamente enquanto ensino que prioriza o repasse de conteúdo. ABSTRACT: This Master's Thesis developed in the Postgraduate Program in Philosophy is called “Teach Philosophy the Pragmatist Way: Contribuitions by Charles Sanders Peirce”. This study aims to carry out an investigation on “teaching philosophy” in a pragmatic way with the aim of presenting a systematization in the form of didactic units inspired by the contributions of a philosophy that provides logical and theoretical assumptions about the development of thinking in a critical epistemological perspective, active and, above all, less speculative. It is understood that “teaching philosophy in a pragmatic way” follows an approach that involves teaching activity in the domain of some skills such as: articulation of theory and practice, operative thinking, learning by doing, learning of scientific thinking, learning in a creative way, or that is, to teach philosophy based on the theoretical contributions of the pragmatist tradition, in a more specific way, in Peircean philosophy. Therefore, it is intended to start with a bibliographic study on pragmatism relating it to the teaching of philosophy, to develop an investigation on the theoretical possibilities that the pragmatist school can offer to the teaching of philosophy at the secondary level. In this way, it was called “teaching philosophy in a pragmatic way” to emphasize the character of philosophy much more as an exercise in thinking than as a teaching that prioritizes the transfer of content. What we want to emphasize is "philosophizing". Therefore, the research is an investigation about the philosophical methodology of teaching philosophy based on the pragmatist school.
  • Item
    O PROBLEMA DA INCOMENSURABILIDADE SEMÂNTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PENSAMENTO DE THOMAS KUHN
    (2022-11-03) OLIVEIRA, Adriano Santos de
    RESUMO: Este trabalho de pesquisa propõe uma discussão em torno do problema da Incomensurabilidade e suas implicações no pensamento de Thomas S. Kuhn, especialmente no campo da linguagem, tendo como horizonte a abordagem realizada pelo filósofo da ciência nas suas principais obras, A Estrutura das Revoluções científicas (1970) e O Caminho desde a Estrutura, e obras posteriores, como A Tensão Essencial (1977) e A revolução Copernicana (1990). Utilizamo-las como material de apoio devido a extensão da abordagem e de suas reflexões. Delimitamos o campo de pesquisa as suas principais obras, que nos ajudaram a delinear a temática do trabalho, assim como entrevistas e palestras dadas pelo próprio filósofo que não se encontram catalogados entre suas principais obras. Nesse sentido, a análise do tema em questão guiar-se-á com base nos conceitos centrais da obra de Kuhn, observando suas implicações para as dimensões da Teoria do conhecimento, Filosofia da Ciência e Filosofia da Linguagem. Primeiramente, Kuhn irá estruturar sua abordagem de forma a apresentar o desenvolvimento da ciência e sua dinâmica, considerando que seus processos são semelhantes a uma estrutura bem articulada, apresentando o conceito de paradigma que perfaz a ciência normal, prosseguindo, assim, até as suas rupturas, ou como o filósofo define “revoluções”. Trabalhamos, com base nisto, na hipótese de que a crítica de Thomas Kuhn acerca da fundamentação da ciência não ocorre somente por via de uma racionalidade pautada estritamente na metodologia, mas que ela pode e deve ser também abordada pelo viés da linguagem, objetando que o progresso cientifico ocorra pela via evolutiva das especiações, no qual um dos resultados deste processo é em outro momento o surgimento de áreas especializadas. O papel da linguagem está na base das demais mudanças. O léxico apresenta-se como definidor do aspecto identitário da atividade de uma comunidade cientifica. Tal posicionamento consiste, igualmente, nas respostas aos seus críticos, assim como um amadurecimento por parte do autor acerca do que seria a incomensurabilidade e a sua importância para ciência. ABSTRACT: This research work proposes a discussion around the problem of Incommensurability and its implications in the thought of Thomas S. Kuhn, especially in the field of language, having as its horizon the approach taken by the philosopher of science in his main works, The Structure of Scientific Revolutions (1970) and The Path from Structure, and later works such as The Essential Tension (1977) and The Copernican Revolution (1990). We use them as support material due to the extent of the approach and its reflections. We delimited the field of research by his main works, which helped us to delineate the theme of the work, as well as interviews and lectures given by the philosopher himself that are not cataloged among his main works. In this sense, the analysis of the theme in question will be guided by the central concepts of Kuhn's work, observing its implications for the dimensions of Theory of Knowledge, Philosophy of Science and Philosophy of Language. First, Kuhn will structure his approach in order to present the development of science and its dynamics, considering that its processes are similar to a well-articulated structure, presenting the concept of paradigm that makes up normal science, thus continuing until its ruptures, or as the philosopher defines “revolutions”. Based on this, we work on the hypothesis that Thomas Kuhn's critique of the foundation of science does not occur only through a rationality strictly based on methodology, but that it can and should also be approached by the bias of language, objecting that the scientific progress occurs through the evolutionary pathway of speciation’s, in which one of the results of this process is at another time the emergence of specialized areas. The role of language underlies other changes. The lexicon presents itself as defining the identity aspect of the activity of a scientific community. Such a position also consists of responses to its critics, as well as a maturation on the part of the author about what would be incommensurability and its importance for science.
  • Item
    REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENVELHECIMENTO E DA QUALIDADE DE VIDA NA VELHICE ENTRE IDOSOS RIBEIRINHOS DO NORDESTE BRASILEIRO
    (2022-10-18) CASTRO, Jefferson Luiz de Cerqueira
    RESUMO: Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as Representações Sociais do envelhecimento e da qualidade de vida na velhice entre idosos ribeirinhos do Nordeste brasileiro. Como objetivos específicos: (a) descrever o perfil socioeconômico e sociodemográfico de idosos ribeirinhos (b) apreender as representações sociais do envelhecimento entre ribeirinhos com 60 anos ou mais; (c) identificar as representações sociais da qualidade de vida na velhice para esses idosos. Para atender aos objetivos, foram realizados dois estudos empíricos. De maneira geral, os dois estudos evidenciaram representações sociais heterogêneas tanto do envelhecimento quanto da qualidade de vida (QV) na velhice, o que reitera com a literatura. Todavia, em face a realidade ribeirinha observou-se algumas singularidades, como o destaque para a relação entre o envelhecimento e a funcionalidade, e em como esta implica na vivência do processo de envelhecimento. Além do mais, evidenciou-se a relação entre a QV e funcionalidade, sendo um importante determinante de satisfação com a vida para os idosos, assim como a percepção do estado saúde, de modo que ambas possuem implicações nos estados psicoemocionais dos idosos, contribuindo em dimensões valorativas da QV (positivas ou negativas), e refletindo no bem-estar subjetivo desses idosos. Espera-se que as evidências encontradas possam subsidiar a reflexão sobre políticas de atenção à população idosa voltadas especificamente para o contexto ribeirinho, ao se considerar suas particularidades e necessidades, primando por uma vivência plena do processo de envelhecimento e uma maior QV de velhice para esses idosos. ABSTRACT: This dissertation aimed to analyze the Social Representations of aging and quality of life in old age among riparian elderly from the northeastern Brazil. As specific objectives: (a) describe the socioeconomic and sociodemographic profile of riparian elderly (b) learn the social representations of aging among riparian aged 60 or older; (c) identify the social representations of quality of life in old age for these elderly. To meet the objectives, two empirical studies were performed. In general, the first two studies showed heterogeneous social representations of both aging and quality of life in old age, which reiterates with the literature. However, in view of the riparian reality, some singularities were observed, such as the emphasis on the relationship between aging and functionality, and how it implies the experience of the aging process. Moreover, the relationship between QoL and functionality was evidenced, being an important determinant of life satisfaction for the elderly, as well as the perception of health status, so that both have implications on the psycho-emotional states of the elderly, contributing to values of QoL (positive or negative), and reflecting on the subjective well-being of these elderly. It is hoped that the evidence found may support the reflection on care policies for the elderly population focused specifically on the riverine context, considering their particularities and needs, striving for a full experience of the aging process and a higher QoL of old age for these elderly.
  • Item
    PERSONALIDADE E SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIO: o papel mediador da iniciativa de crescimento pessoal
    (2022-10-18) ROSA, Iriane do Nascimento
    RESUMO: De acordo com o levantamento realizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis em pesquisas realizadas em 2003, 2011, 2014 e 2018 estresse, ansiedade e depressão estiveram presentes na população universitária. Ademais a literatura aponta que tais sintomas são recorrentes, afetando de forma consistente a saúde mental dos alunos. A vulnerabilidade a esses sintomas pode ser explicada por diversas variáveis a qual expõe os alunos a condições de risco, dentre as variáveis mencionadas estão questões relacionadas a personalidade, bem como fatores ambientais. Recentemente Iniciativa de Crescimento Pessoal vem sendo foco de diversas pesquisas, incluído a população universitária. Este construto tem se revelado como um fator de impacto, pois há evidências associando tal construto como preditor em saúde mental. Neste sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em verificar o papel mediador de Iniciativa de Crescimentos Pessoal entre as variáveis personalidade e saúde mental em estudantes universitários que moram longe do seu núcleo afetivo e como objetivo específico verificar as evidências psicométricas da Escala de Iniciativa de crescimento pessoal II – EICP II para o contexto do estudo. Para alcançar os objetivos proposto, foram realizados três estudos, a saber: dois estudos de cunho psicométrico, a qual corresponderam ao primeiro artigo I. Participaram (N= 232) estudantes. Para este estudo objetivou verificar evidências preliminares de validade e precisão da EICP II para o contexto do estudo. Para isto, realizou-se Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os resultados apresentados pelo método de Hull indicaram a presença de um fator. Os índices indicaram ajuste adequado Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) = 0,89 e teste de esfericidade de Bartlett (120) = 1621,6 e p = 0,001. As evidências de precisão para a medida foram: alfa de Cronbach de 0,92 e ômega de McDonald de 0,91. Para o segundo estudo (N= 239) objetivou-se averiguar a adequação da estrutura fatorial e sua invariância quanto ao sexo dos participantes. Utilizou – se Análises Fatoriais Confirmatórias Categóricas (AFCC), análise de invariância e consistência interna. Os índices de ajustes indicaram bom ajuste do modelo aos dados {CFI = 0,99; TLI = 0,98 e RMSEA = 0,032 [(IC90%) = 0,015 – 0,052; p = 0,928)}. As análises de invariância da estrutura da ICP II indicaram que a estrutura é estável não havendo vieses de respostas ao instrumento para ambos os sexos. Quanto a precisão apresentou resultados satisfatório com alfa de Cronbach 0,91 e ômega de McDonald 0,78. O terceiro estudo (N=426) objetivou verificar o papel mediador da Iniciativa de crescimento pessoal nas variáveis personalidade (traço de personalidade, Big Five) e saúde mental (ansiedade, estresse e depressão) em estudantes universitários que residem longe do seu núcleo afetivo. Para este estudo os estudantes responderam o livreto contendo a escala de Iniciativa de crescimento Pessoal ICP II, DASS – 21 (depressão, ansiedade e estresse) e Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (ICGFP) e questões sociodemográficas. As análises desse estudo indicaram que ICP medeia a relação entre a variável neuroticismo e saúde mental de forma parcial. ABSTRACT: According to the survey conducted by the National Forum of Pro-Rectors of Community and Student Affairs in their research conducted in 2003, 2011 and 2014 and 2018 stress, anxiety and depression were present in the university population. In addition to the literature to the point that such symptoms are recurrent, affecting consistently the mental health of students. Vulnerability can be explained by several variables that expose students to conditions of risk, among the variables mentioned are issues related to personality as well as environmental factors. Recently, the Personal Growth Initiative has been the focus of several studies, including the university population. This construct has proven to be an impact factor, because there is evidence associating this construct as a predictor in mental health. In this sense, the objective of the research was to verify the mediating role of the Personal Growth Initiative among the personality and mental health variables in university students who live far from their affective core. To achieve the proposed objectives, three studies were conducted, namely: two psychometric studies, the first (N= 232) aimed to verify preliminary evidence of the validity and accuracy of PCI II for the study context. Exploratory Factor Analysis (EFA) was performed for this purpose. The results presented by Hull's method indicated the presence of a factor. The indices indicated adequate adjustment Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) = .89 and Bartlett's test of sphericity (120) = 1621.6 and p = .001. The evidence of accuracy for the measurement was Cronbach's alpha of 0.92 and McDonald's omega of 0.91. For the second study (N= 239), the objective was to verify the adequacy of the factor structure and its invariance regarding the gender of the participants. Categorical Confirmatory Factor Analyses (CCA), invariance analysis and internal consistency were used. The adjustment indexes indicated good fit of the model to the data {CFI = .99; TLI = .98 and RMSEA = .032 [(IC90%) = .015 - .052; p = .928)}. Analyses of invariance of the PCI II structure indicated that the structure is stable with no response bias to the instrument for both genders. As for accuracy, satisfactory results were obtained with Cronbach's alpha .91 and McDonald's omega .78. The third study (N=426) aimed to verify the mediating role of the Personal Growth Initiative in the variables personality (personality trait, Big Five) and mental health (anxiety, stress and depression) in university students living in locations far from their affective nucleus. For this study, the students answered the booklet containing the scale of Personal Growth Initiative ICP II, DASS - 21, depression, anxiety and stress and Inventory of the Five Great Factors of Personality (ICGFP) and sociodemographic questions. For this study, the analyses indicated that PCI mediates the relationship between the neuroticism variable and mental health in a partial way.
  • Item
    A NOÇÃO DE SOLIDARIEDADE EM RICHARD RORTY A PARTIR DA LEITURA DO ROMANCE 1984, DE GEORGE ORWELL
    (2022-09-28) TORRES, Izildete de Sousa
    RESUMO: Esta dissertação tem como tema a noção de solidariedade expressa pelo neopragmatista Richard Rorty na obra Contingência, ironia e solidariedade (2007), destacando a relação entre filosofia e literatura na perspectiva de Rorty, partindo da obra 1984, de George Orwell. Por meio da noção de solidariedade rortyana, destacamos que Rorty concebe o romance como um gênero literário inventivo. Assim, mostro o valor inspirador das grandes obras de literatura, destacando o romance nas perspectivas de Milan Kundera, Harold Bloom e Richard Rorty. Na perspectiva de Kundera, devemos observar os conceitos de sabedoria do romance, hipótese ontológica e egos experimentais; Bloom, por sua vez, destaca o conceito de literatura sapiencial; Rorty usa as perspectivas de Kundera e Bloom para ressaltar que os romancistas são inventivos e mais detalhistas que os filósofos. Em seguida, explicito a noção rortyana de solidariedade, destacando os instrumentos do filósofo: redescrição e recontextualização histórica. Feito este percurso, apontamos algumas questões sobre política, distopias e liberalismo de Rorty em Orwell, para tratar da noção rortyana de solidariedade. Finalmente, abordo o solidarismo em Orwell apontando as impressões de Rorty sobre Orwell, para mostrar que o resultado da pesquisa tem como indicativo que na obra 1984, de George Orwell, encontramos a noção rortyana de solidariedade. ABSTRACT: This dissertation has as its theme the notion of solidarity expressed by the neopragmatist Richard Rorty in the work Contingency, irony and solidarity (2007), highlighting the relationship between philosophy and literature from Rorty's perspective, starting from the 1984 work by George Orwell. Through the Rortyan notion of solidarity, we emphasize that Rorty conceives the novel as an inventive literary genre. Thus, I show the inspiring value of great works of literature, highlighting the novel from the perspectives of Milan Kundera, Harold Bloom and Richard Rorty. From Kundera's perspective, we must look at the concepts of: novel wisdom, ontological hypothesis, and experimental egos; Bloom, in turn, highlights the concept of wisdom literature; Rorty uses the perspectives of Kundera and Bloom to emphasize that novelists are inventive and more detailed than philosophers. Then, I explain Rorty's notion of solidarity, highlighting Rorty's instruments: historical redescription and recontextualization. Following this route, we point out some questions about Rorty's politics, dystopias and liberalism in Orwell, to address Rorty's notion of solidarity. Finally, I approach solidarism in Orwell, pointing out Rorty's impressions of Orwell, to show that the research result is indicat ive that in George Orwell's 1984 work we find the Rortyan notion of solidarity.
  • Item
    ENSINO DE FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA DA ÉTICA DAS VIRTUDES ARISTOTÉLICA: uma proposta de intervenção para o ensino médio
    (2022-09-28) SANTOS, Rogério Sérgio dos
    RESUMO: O presente trabalho intitulado ensino de filosofia numa perspectiva da ética das virtudes aristotélica como uma proposta para o ensino médio surge com o propósito de trazer para o meio escolar reflexões pautadas nos saberes éticos, a fim de ampliar os debates em sala de aula sobre a temática. A construção da pesquisa se deu a partir da problemática com as seguintes questões: como a ética das virtudes pode dar conta dos problemas éticos existente no espaço escolar e/ou na sociedade? É possível trabalhar uma ética clássica nos dias atuais sem transpor ideias prontas ou doutrinar? Como construir saberes éticos no ensino médio a partir de uma intervenção filosófica? Como a ética das virtudes pode contribuir para o exercício da cidadania? Como tentativa de dar respostas para tais questões, desenvolvemos os seguintes objetivos. Construímos com objetivo geral: promover uma ação intervencionista através da prática docente em filosofia, no nível médio da Escola Família Agrícola Santa Ângela. Para os objetivos específicos temos: trabalhar no contexto escolar a partir de uma reflexão sobre a ética das virtudes aristotélica em sala de aula com os discentes; discutir sobre a ética das virtudes aristotélica no ensino de filosofia e utilizar, através de estratégias de ensino, a reflexão e o diálogo sobre a perspectiva das virtudes ética aristotélica como possível evolução crítica reflexiva dos discentes. A pesquisa se desenvolve a partir de um estudo teórico baseado numa análise bibliográfica em livros, artigos, periódicos, dissertações, teses e de um estudo prático em campo, com uma pesquisa- ação, através da execução de uma proposta de intervenção filosófica na sala de aula. O trabalho em prática tem um caráter filosófico de cunho qualitativo, pautado na obra ética a Nicômaco de Aristóteles, assim como de outros comentadores que discutem o tema. Optou-se em trabalhar tal temática numa proposta de intervenção, por achar ainda que a escola é o melhor lugar para se discutir os valores éticos e por acreditar que trabalhar nessa perspectiva possa estimular os discentes a refletir sobre os problemas éticos que afetam a relação de convivência no espaço escolar e sociedade. ABSTRACT: The present work entitled Philosophy teaching from an Aristotelian virtue ethics perspective as a proposal for high school emerges with the purpose of bringing reflections based on ethical knowledge to the school environment, in order to broaden the classroom debates on the theme. The construction of the research took place from the problematic with the following questions: ho w can the ethics of virtues account for the ethical problems existing in the school and / or society? Is it possible to work with a classic ethics today without transposing ready-made ideas or indoctrinating? How to build ethical knowledge in high school from a philosophical intervention? how can virtue ethics contribute to the exercise of citizenship? In an attempt to answer such questions, we have developed the following objectives. The general being promoting an interventionist action through the teaching practice in philosophy, at the middle level of the Escola Família Agrícola Santa Ângela. And specific, working in the school context from a reflection on the ethics of Aristotelian virtues in the classroom with students; discussion on the ethics of the Aristotelian virtues in the teaching of philosophy and the use through teaching strategies, reflection and dialogue on the perspective of the Aristotelian ethical virtues as a possible critical reflexive evolution of the students. The research develops from a theoretical study based on a bibliographic analysis in books, articles, periodicals, dissertations, theses and a practical study in the field, with an action research, through the execution of a proposal of philosophical intervention in the classroom. The work in practice has a qualitative philosophical character, based on the Aristotle's Nicômaco ethical, as well as other commentators who discuss the theme. It was decided to work on this theme in an intervention proposal, as it still believes that the school is the best place to discuss ethical values. And because I believe that working in this perspective can encourage students to reflect on the ethical problems that affect the relationship of coexistence in the school and society.
  • Item
    A ÉTICA DA ALTERIDADE NA METODOLOGIA DA ALTERNÂNCIA: uma intervenção filosófica possível
    (2022-09-28) BASTOS, Antonio Danilo Feitosa
    RESUMO: A presente dissertação é procedente da inquietação acadêmica acerca da proximidade do fazer filosófico e suas implicações no mundo da vida (Lebenswelt). Por isso, discorre sobre a máxima preocupação de Lévinas que é a possibilidade dos homens perderem a sua individualidade e, por esse motivo, o verdadeiro sentido do humano em face de um contrato social massificador. Desse modo, uma justiça que tem profundidade apenas em seu caráter formal pode ser elogiada pelo seu arcabouço técnico e formal de aplicabilidade, mas, como veremos, perde a sua significação primordial, a saber: ser justiça. O que o filósofo coloca em evidência é que a justiça é a fonte da verdadeira igualdade e sociabilidade ética entre os homens. Nesta inferência, mostra que é importante pensar a justiça para além da formalidade e procedimentos burocráticos que, evidentemente, não correspondem ao verdadeiro sentido da justiça aplicável ao dia a dia das relações inter -humanas. É preciso sair da impessoalidade totalizante, formal e legalista, para tornar -se justa proximidade fraterna entre os diferentes. Desse modo, propomos o método da alter-conversa-ação, que é um método ético e político, como ação filosófica e prática para possibilitar no interior das Escolas Família Agrícola (EFAs) uma ação agregadora na qual o Outro não será interpretado meramente como hóspede do Eu, mas seja sujeito ativo na escolha do Tema Gerador norteador do ensino-aprendizagem como concretude da justiça na relação Eu-Outro. ABSTRACT: The present dissertation comes from academic concern about the proximity of philosophical doing and its implications in the world of life (Lebenswelt). For this reason, he discusses Lévinas' greatest concern, which is the possibility of men losing their individuality and, for this reason, the true meaning of the human in the face of a mass social contract. In this way, a justice that has depth only in its formal character can be praised for its technical and formal framework of applicability, but, as we will see, it loses its primary meaning, namely: to be justice. What the philosopher puts in evidence is that justice is the source of true equality and ethical sociability among men. In this inference, it shows that it is important to think about justice beyond the formality and b ureaucratic procedures that, evidently, do not correspond to the true sense of justice applicable to the daily life of inter-human relations. It is necessary to get out of totalizing, formal and legalistic impersonality, to become just fraternal closeness between the different. Thus, we propose the method of alter-conversation-action, which is an ethical and political method, as a philosophical and practical action to enable, within the Family Agricultural Schools (FAS), an aggregating action in which the Other will not be interpreted merely as a guest of the Eu, but be an active subject in the choice of the Generating Theme guiding teaching-learning as concreteness of justice in the I-Other relationship.
  • Item
    A COMUNIDADE QUE VEM: teoria do poder destituinte em Giorgio Agamben
    (2022-09-09) SILVA, Ivan Lázaro Brito e
    RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto apresentar a obra “A Comunidade que vem”, de Giorgio Agamben, como uma iniciativa filosófica para apontar, preliminarmente, uma teoria do “poder destituinte” fruto de uma crítica ao “poder constituinte”, que permeia o modo de vida político-jurídico da contemporaneidade democrática. A “comunidade que vem” deve ser pensada como o oposto principiológico da perspectiva sempre conceitual e indiferente do poder constituinte fundamentado no paradigma moderno da biopolítica – política de governabilidade da vida biológica -, na violência como aplicação e manutenção dos corpos políticos, e que traz à tona a condição de Homo sacer dos membros da comunidade sob sua esfera de poder, condição evidente quando e onde há uma situação de exceção do poder – quando o poder legal é suspenso -, fazendo permanecer a pura aplicação da força de contensão. Não é um projeto de composição de um corpo político, nem da transformação da sociedade a partir de ideais: o poder destituinte se dá pelo abandono do paradigma constituinte, uma fuga. Com isso propor, por fim, a vida monacal como exemplo prático de comunidade vivida fora de um jugo de poder soberano, onde a vida é autossuficiente como prática regular conduzida individualmente sem intermediações a poderes superiores, sem fundamentos absolutos irrevogáveis. O centro deste estudo é a comunidade em seu modo político-paradigmática em oposição à comunidade inoperada. ABSTRACT: This research aims to present Giorgio Agamben's work "The Coming Community" as a philosophical initiative to point out, preliminarily, a theory of "destitute power"; the result of a critique of the "constituent power" that permeates the political-legal way of life of democratic contemporaneity. The "coming community" must be thought of as the principled opposite of the ever-conceptual and indifferent perspective of constituent power based on the modern paradigm of biopolitics - governance policy of biological life - on violence as application and maintenance of political bodies, and which brings the condition of Homo sacer of the members of the community under its sphere of power, evident condition when and where there is a situation of exception of the power - when the legal power is suspended -, keeping the pure application of the force of contention. It is not a project of composition of a body politic, nor of the transformation of society from ideals: the destitute power is given by the abandonment of the constituent paradigm, an fled. In this way, the monastic life is proposed as a practical example of community lived out of a yoke of sovereign power, where life is self-sufficient as a regular practice conducted individually without intermediation to superior powers, without irrevocable absolute grounds. The center of this study is the community in its political-paradigmatic mode as opposed to the inoperative community.
  • Item
    AS MANIFESTAÇÕES DA BARBÁRIE NO AMBIENTE ESCOLAR: o encontro entre a educação emancipadora de Theodor Adorno e a literatura transgressora de Georges Bataille como práxis filosófico-literária
    (2022-08-30) FILHO, Francisco Atualpa Ribeiro
    RESUMO: A dissertação visa discutir a importância do diálogo entre filosofia e literatura. Com a perspectiva adorniana buscou-se entender quais os mecanismos reprodutores da barbárie no ambiente escolar e qual postura o professor deve adotar diante de tais manifestações. A proposta educacional emancipadora se encontra no livro Educação e emancipação (2006), onde Theodor Adorno elucida que é necessário promover o debate crítico e autorreflexivo sobre os mecanismos que conduzem paulatinamente as pessoas a agirem de modo agressivo. A instrumentalização da vida, o modelo de formação ideal-heteronômico, a dominação tecnológica, a ausência de consciência crítica, o caráter manipulador, tendo como suporte a educação tradicional: severa e moralizante, constituem mecanismos subjetivos propagadores da barbárie, compreendê-los é a exigência e a meta da educação. Diante disso, não estaria a escola nutrindo a barbárie ao encarar como corriqueiras atitudes como: bullying, homofobia, automutilação, assédio sexual e moral, suicídio e autoritarismo docente? Por que a escola, que deveria ser espaço de transformação social, se tonou um ambiente caótico reprodutor da barbárie? Então, como romper com esses cenários de violência sem fazer uso de princípios normativos, moralizadores ou religiosos? A efetivação da proposta emancipadora adorniana encontra sua aplicabilidade na crítica e literatura transgressoras de Georges Bataille nos escritos A literatura e o mal (2015) e O erotismo (2017a). Os textos freudianos auxiliaram no processo de compreensão desses mecanismos para desmitificar a noção de mal como algo ontológico. Nesse sentido, a maldade constitui o instinto de destruição inerente ao homem. A pesquisa visa a partir dos escritos literários de Emily Brontë, Charles Baudelaire, Franz Kafka e Rubens Fonseca confrontar essa pulsão de morte para oportunizar a criação de atividades emancipadoras. A reflexão sobre textos literários possibilitou uma nova perspectiva ao ensino de filosofia. A educação emancipadora de Adorno abre caminho à crítica-literária de Bataille, através de ações que promovem impactam e nutrem transformações no ambiente escolar tornando-o um espaço de oposição e luta contra a agressividade e a semiformação. Criou-se uma nova proposta formativa filosófica: a educação emancipadora-transgressora. Através do método paratático adorniano e da proposta transgressora batailliana apresenta-se a “metodologia sem método”, o parataxismo, tendo na Dialética negativa (2009) de Adorno seu cerne em diálogo com os escritos do sol e visões do excesso de Bataille. A intenção da pesquisa não consiste em excluir autoritariamente a falha ou a agressividade e aprisionar os envolvidos nas malhas do bem ou ainda concebê-los como uma entidade autônoma, mas desenvolver cooperativamente múltiplas possibilidades de emancipação. Encontra-se em Bataille a chance à transgressão, à subversão, ao erro, à emoção como oportunidade filosófico-literária de reacender o espírito crítico dos envolvidos. As atividades emancipadoras como produção de documentários, autobiografias, performances e produções textuais foram desenvolvidas pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio entre os anos de 2017 e 2018 do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida no Município de Formosa do Rio Preto-BA. Viviane Mosé (2015), Gonçalo Armijos Palácios (2000), Antônio Edmilson Paschoal (2008), Bruno Pucci (2012), Michel Thiollent (1986), Antônio Álvaro Soares Zuin (2002) contribuíram na elaboração e vivência metodológica dos instantes criativos. ABSTRACT: The dissertation aims to discuss the importance of dialogue between philosophy and literature. From the Adornian perspective, we sought to understand the reproductive mechanisms of barbarism in the school environment and what attitude the teacher should adopt in the face of such manifestations. The emancipating educational proposal is found in the book Education and Emancipation (2006), where Theodor Adorno clarifies that it is necessary to promote the critical and self-reflective debate about the mechanisms that gradually lead people to act aggressively. The instrumentalization of life, the ideal-heteronomic formation model, the technological domination, the absence of critical consciousness, the manipulative character, supported by traditional education: severe and moralizing, constitute subjective mechanisms that propagate barbarism. requirement and goal of education. Given this, would not the school be nurturing barbarism by viewing as commonplace attitudes such as bullying, homophobia, self-mutilation, sexual and moral harassment, suicide and teacher authoritarianism? Why did the school, which should be a space for social transformation, become a chaotic environment that reproduces barbarism? So, how to break with these scenarios of violence without making use of normative, moralizing or religious principles? The fulfillment of the Adornian emancipatory proposal finds its applicability in Georges Bataille's transgressive criticism and literature in the writings Literature and Evil (2015) and The Eroticism (2017a). Freudian texts helped in the process of understanding these mechanisms to demystify the notion of evil as something ontological. In this sense, evil is the instinct of destruction inherent in man. The research aims from the literary writings of Emily Brontë, Charles Baudelaire, Franz Kafka and Rubens Fonseca to confront this death drive in order to create emancipating activities. Reflection on literary texts allowed a new perspective to the teaching of philosophy. Adorno's emancipating education paves the way for Bataille's literary criticism, through actions that promote impact and nurture transformations in the school environment, making it a space of opposition and fight against aggression and semiformation. A new philosophical formative proposal was created: the emancipating-transgressive education. Through the adornian paratactic method and the Bataillian transgressive proposal, we present the “methodology without method”, the parataxism, having in Adorno's Negative Dialectic (2009) its heart in dialogue with the writings of the sun and visions of Bataille's excess. The intention of the research is not to authoritatively exclude failure or aggression and to imprison those involved in the meshes of good or to conceive them as an autonomous entity, but to cooperatively develop multiple possibilities of emancipation. In Bataille there is a chance for transgression, subversion, error, emotion as a philosophical-literary opportunity to rekindle the critical spirit of those involved. The emancipatory activities such as documentary production, autobiographies, performances and textual productions were developed by the students of the third year of high school between 2017 and 2018 of the Nossa Senhora Aparecida State College in Formosa do Rio Preto-BA. Viviane Mosé (2015), Gonçalo Armijos Palaces (2000), Antonio Edmilson Paschoal (2008), Bruno Pucci (2012), Michel Thiollent (1986), Antônio Álvaro Soares Zuin (2002) contributed to the elaboration and methodological experience of the creative moments.
  • Item
    CONTINGÊNCIA E LIBERDADE NA REPRESENTAÇÃO RELIGIOSA DA OBRA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL
    (2022-08-19) OLIVEIRA, Luis Magno Veras
    RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar as representações religiosas, a dialética da religião, na Fenomenologia do espírito, a partir da compreensão do movimento dialético da contingência e a liberdade, na Ciência da Lógica, segundo a Dialética das modalidades. Entende-se também que este devir histórico do espírito religioso efetiva uma determinação religiosa, porém, que tem como sentido teleológico a efetividade da religião segundo a constituição de uma eticidade dada na representação do Absoluto. Na Ciência da lógica, Hegel mostra o caminho dialético da contingência e a liberdade como dialética da modalidade, pelo qual o Absoluto se expõe segundo a modalidade formal, modalidade efetiva e a modalidade absoluta, isto é, o espírito que se expressa como contingência, possibilidade, efetividade e necessidade. No entanto, esta dissertação defende que mesmo não sendo de forma clara, a contingência e a liberdade, participam no processo de formação da consciência religiosa na obra Fenomenologia do espírito, no desdobramento do movimento do espírito representativo por meio da “Religião natural”, da “Religião da arte” e da “Religião revelada”. Neste sentido, para comprovação desta interpretação, será desdobrado uma aproximação destes momentos da dialética da representação religiosa, na Fenomenologia do espírito, com a dialética modal, conforme a Ciência da lógica. Portanto, esta relação, da dialética modal com a dialética da religião, ostenta apontar uma semelhança que demonstra o devir dialético da contingência e a liberdade manifestadas na dialética da representação religiosa, segundo a principal obra de Hegel em Iena, no ano de 1807. Por fim, exibir-se-á que esta presença da dialética modal, o devir da contingência e a liberdade na dialética da religião, tem por resultado teleológico um devir ético revelado pela representação religiosa. De modo que a determinação imediata da representação religiosa por meio de figuras divinas históricas, enquanto fruto do espírito dado como elemento contingente, transcorre o mesmo caminho que a dialética modal experimenta, porém, entende-se que a representatividade efetivada na realização dos momentos da consciência religiosa (Religião natural, Religião da arte, Religião revelada), tem como fundamento um operador modal ético: a eticidade. ABSTRACT: The goal of this work is to present the religious representations, the dialectics of religion, in his Phenomenology of the Mind, from the comprehension of the dialectical movement of contingency and freedom in his Science of Logic, from his dialectics of modalities. We understand also that the historical becoming of the religious spirit accomplishes a religious determination, however, which has as a teleological sense the effectiveness of religion according to the constitution of a given morality in the representation of the Absolute. In the Science of Logic, Hegel shows the dialectical path of contingency and freedom with the dialectics of modalities, through which the Absolute exposes itself in accordance to the formal modality, the effective modality and the absolute modality, that is, the spirit that expresses itself as contingency, effectiveness and necessity. However, this thesis supports that, even though is not so clear, contingency and freedom take part in the process of constitution of the religious consciousness in Hegel’s Phenomenology of the Mind, through the unfolding of the movement of the representative spirit via the “natural religion”, “religion of the arts” and “revealed religion”. In this sense, to substantiate this interpretation, we shall endeavor a convergence between these moments of the dialectics of the religious representations, in Phenomenology of the Mind, and the modal dialectics, as it is found in the Science of the Logic. Thus, this relation between the modal dialectics and the dialectics of religion displays a resemblance that demonstrates the dialectical becoming of contingency and freedom expressed in the dialectics of religious representation, according to Hegel’s main work in Jena, in the year of 1807. Finally, we will present that such presence of the modal dialectics, the becoming of contingency and freedom in the dialectics of religion, has the teleological result of a ethical becoming revealed by the religious representation. In a way so that the immediate determination of the religious representation by means of historical religious figures, as produced by the given spirit like contingent element, passes through the path which modal dialectics experiences, though we understand that the representativeness fulfilled in the moments of religious consciousness (natural religion, religion of the arts, revealed religion) has a modal ethical element as a foundation: morality (Sittlichkeit).
  • Item
    O ACONTECIMENTO DA VERDADE NA ORIGEM DA OBRA DE ARTE DE MARTIN HEIDEGGER
    (2022-08-10) OLIVEIRA, Bruno José do Nascimento
    RESUMO: A proposta dessa dissertação é investigar a verdade e a linguagem poética no pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da obra de arte (1936). Neste texto o filósofo encontra uma nova concepção de verdade, ligada à abertura promovida pela obra de arte. Além disso, buscamos explicitar a estreita relação entre o embate mundo e terra, que estabelece o aparecimento da verdade na arte. Heidegger aponta, nessa obra, uma via de acesso para acontecimento da verdade que o ajudará a compreender a linguagem como morada poética do ser. A linguagem poética propõe uma experiência “viva” da linguagem, sendo essa experiência não conceitual, mas originária e criadora. Assim, diante de tais considerações, mais do que apenas acompanhar e analisar o pensamento heideggeriano, este texto objetiva estruturar a experiência poética da linguagem como fruto do filosofar originário que sustenta a verdade. Dessa forma, o acontecimento da verdade se dá no movimento de desvelamento e velamento aberto pela obra de arte. ABSTRACT: The purpose of this dissertation is to investigate the truth and the poetic language in Heidegger's thought from the essay The origin of the work of art (1936). In this text the philosopher finds a new conception of truth, linked to the openness promoted by the work of art. In addition, we seek to make explicit the close relationship between the clash between world and land, which establishes the appearance of truth in art. Heidegger points out, in this work, a path of access to the event of truth that will help him understand language as a poetic home of being. Poetic language proposes a “living” experience of language, this experience being non-conceptual, but originating and creator. Thus, in the face of such considerations, more than just accompanying and analyzing Heidegger's thought, this text aims to structure the poetic experience of language as the result of the original philosophizing that holds the truth. Thus, the event of truth occurs in the movement of unveiling and veiling opened by the work of art.
  • Item
    DA BIOÉTICA CLÍNICA À BIOÉTICA FILOSÓFICO-NARRATIVA: uma abordagem a partir do pensamento de Paul Ricoeur
    (2022-08-09) DOURADO, Maria Francysnalda Oliveira
    RESUMO: O objetivo dessa dissertação é explicitar a contribuição da filosofia ricoeuriana no debate contemporâneo sobre bioética. Para isso, nos detemos nas seguintes etapas: o primeiro momento consiste em fazer um percurso que começa na bioética clínica à reflexão ética de Paul Ricoeur. O segundo momento versa investigar os conceitos de autonomia e de vulnerabilidade, destacando nessas temáticas a leitura que Paul Ricoeur faz da filosofia de Immanuel Kant. Por fim, estabelecer um diálogo entre o conceito de autonomia com a bioética filosófico-narrativa do filósofo francês. Adotamos, nesse estudo, a Pesquisa Bibliográfica Qualitativa tomando como base principal as duas obras de Paul Ricoeur: O Si-Mesmo como Outro e O Justo 2, no entanto, outras obras foram utilizadas como fundamentação. Cabe destacar que a obra utilizada na temática sobre bioética clínica foi Princípios de Ética Biomédica dos autores Tom Beauchamp e James Childress, dentre outras. Eis que a temática proposta é relevante para a compreensão da bioética em Paul Ricoeur. ABSTRACT: The aim of this dissertation is to make explicit the contribution of Ricoeurian philosophy to the contemporary debate on bioethics. For that, we stop at the following steps: the first moment consists in making a journey that begins in clinical bioethics to the ethical reflection of Paul Ricoeur. The second moment is to investigate the concepts of autonomy and vulnerability, highlighting these themes Paul Ricoeur’s reading of Immanuel Kant’s philosophy. Finally, establish a dialogue between the concept of autonomy and the philosophicalnarrative bioethics of the French philosopher. In this study, we adopted Qualitative Bibliographical Research based on Paul Ricoeur’s two works: Oneself as Another and The Just 2, however, other works were used as a foundation. It should be noted that the work used in the theme of clinical bioethics was Principles of Biomedical Ethics by authors Tom Beauchamp e James Childress, among others. Thus, the proposed theme is relevant to Paul Ricoeur’s understanding of bioethics.
  • Item
    A TEORIA DA JUSTIFICAÇÃO NORMATIVA DE RAINER FORST: crítica como justificação normativa
    (2021-11-03) LIMA, Francisco Jozivan Guedes de
    RESUMO: O meu objetivo principal consistiu em abordar a proposta de justificação normativa de Forst a partir da seguinte hipótese de pesquisa: por um lado, a justificação normativa é exitosa enquanto crítica das relações de poder pensadas como relações de dominação arbitrária (Beherrschung), é prima facie exitosa como ordenamento democrático justo assentado procedimentalmente nos princípios da universalidade e da reciprocidade, na premissa de uma ordem normativa (normative Ordnung) como ordem de justificação (Rechtfertigungsordnung), e na pressuposição ontoantropológica do indivíduo como ser de justificação apto a dar e a pedir razões e justificativas para uma ação, entretanto, por outro lado, ela é uma proposta problemática no que diz respeito àquilo que irei chamar de “déficit socioredistributivo” na medida em que Forst não apresenta as condições sociais básicas para a plenificação da liberdade política em termos de autonomia social.
  • Item
    O ESTADO REPUBLICANO DE KANT E O PRESSUPOSTO DA SOBERANIA POPULAR
    (2020-09-30) FERREIRA, Paulo Rangel Araújo.
    RESUMO:O Estado Republicano de Kant está fundamentado na ideia de contrato originário e tem nas leis a sua principal fundamentação. Todavia, não se pode depreender que Kant seja um positivista. Neste trabalho ele é tratado como adepto de um jusnaturalismo racional, uma vez que considera a liberdade um direito inato do ser humano, ou seja, já possuindo-o mesmo no estado de natureza. Neste sentido, os seres humanos, buscando pôr fim aos conflitos daquele estado, escolhem adentrar em um estado peremptório, o Estado civil. Assim, o hipotético contrato originário que culmina no Estado, deveria ser o fundamento para uma constituição republicana de onde derivaria toda a legislação jurídica de um povo, razão pela qual se fala que, no Estado Republicano de Kant, há uma ―soberania de leis‖. Ocorre que essa soberania, uma vez fundada no contrato originário, não é oriunda de outra fonte senão a vontade unida do povo, de onde pode-se arguir que são eles os reais soberanos. Assim, embora comumente descrito como um Estado no qual a soberania residiria nas leis, a proposta kantiana era fazer com que essa soberania legislativa caminhasse pari passu ao respeito à vontade unida do povo, ou seja, como fazer com que o Estado legal fosse também representante da vontade unida do povo? A hipótese desta pesquisa é a de que já seria possível notar, no modelo de Estado republicano de Kant, bases de uma soberania popular em termos representativos. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a analisar o republicanismo kantiano a partir de três obras fundamentais nas quais o autor em questão propõe os elementos normativos do republicanismo e seus pontos concernentes ao tema da soberania popular, sendo elas: Ideia de Uma História Universal Sob Um Ponto de Vista Cosmopolita (1784), À Paz Perpétua (1795) e Doutrina do Direito (1797). A tese central de Kant é a de que apenas o republicanismo é capaz de equilibrar poder, liberdade e lei. ABSTRACT:The Republican State of Kant is based on the idea of the original contract and has its main rationale in the laws. However, it cannot be inferred that Kant is a positivist. In this work he is treated as an adept of a rational jusnaturalism, since he considers freedom an innate right of the human being, that is, already possessing it even in the state of nature. In this sense, human beings, seeking to put an end to the conflicts of that state, choose to enter a peremptory state, the civil state. Thus, the hypothetical original contract that culminates in the State should be the foundation for a republican constitution from which would derive all the legal legislation of a people, which is why it is said that, in the Republican State of Kant, there is a "sovereignty of laws". It happens that this sovereignty, once based on the original contract, is not derived from any other source but the united will of the people, from where it can be argued that they are the real sovereigns. Thus, although commonly described as a State in which sovereignty would reside in laws, the Kantian proposal was to make this legislative sovereignty go pari passu with respect to the united will of the people, that is, how to make the legal State also represent the united will of the people? The hypothesis of this research is that it would already be possible to note, in Kant's Republican State model, bases of a popular sovereignty in representative terms. In this sense, this research proposes to analyze Kantian republicanism from three fundamental works in which the author in question proposes the normative elements of republicanism and its points concerning the theme of popular sovereignty, being them: Idea for a Universal History with a Cosmopolitan Purpose (1784), On Perpetual Peace (1795) and Doctrine of Right (1797). Kant's central thesis is that only republicanism is able to balance power, freedom and law.
  • Item
    RECONSTRUÇÃO NORMATIVA, ETICIDADE DEMOCRÁTICA E CIDADANIA EM HONNETH
    (2020-09-24) SILVA, Marcos Luiz da.
    RESUMO:A presente dissertação se propõe a investigar os elementos metodológicos, conceituais e normativos da teoria da justiça do Filósofo alemão Axel Honneth. Honneth integra o rol dos filósofos contemporâneos que se propõe a realizar uma teoria crítica da sociedade, na esteira de Habermas e do espírito que norteia a Escola de Frankfurt desde a sua criação na década de 20. Superando as suas reservas constantes de Luta por Reconhecimento, sua primeira grande obra, Honneth, a partir de Sofrimento de Indeterminação, realiza uma reatualização da obra Filosofia do Direito, de Hegel, empreendimento esse que alcança sua culminância com a obra O Direito da Liberdade, onde o autor se propõe a realizar uma teoria da justiça imanente, ou seja, a partir das práticas sociais. Nessa obra, Honneth realiza uma reconstrução da liberdade na sociedade moderna, e empreende uma atualização do conceito de "eticidade", também formulado por Hegel na obra citada, que na teoria honnethiana ganha uma conformação democrática. Assim, Honneth percorre os caminhos históricos e teóricos do desenvolvimento da liberdade, passando pelas noções de liberdade jurídica e moral, até alcançar a fase final do desenvolvimento da sua concepção de "espírito objetivo" que é a liberdade social, no caso, a "eticidade democrática". A eticidade em Honneth se desdobra nas esferas das relações pessoais, do mercado e da vida pública democrática, as quais são marcadas normativamente por laços de cooperação e solidariedade, o que configuraria o seu traço terapêutico em relação à incompletude das liberdades jurídica e moral. E é na "eticidade democrática", ou seja, na vida pública democrática, que se realiza o ideal democrático, estabelecendo o autor as bases para uma proposta de “eticidade democrática”, ancorada na cooperação e na reflexividade. Aqui se situa o cerne da presente pesquisa: a análise do conceito de "eticidade democrática" em Honneth, suas condições de efetivação e seus elementos normativos, de modo a que se possa compreender o esquema teórico que estrutura a teoria da justiça do autor. A dissertação se desenvolve em três etapas: na primeira, analisa-se a ontologia social honnethiana e o seu método da "reconstrução socionormativa"; na segunda, a evolução do conceito de liberdade, reconstruindo-se as bases teóricas das liberdades jurídica, moral e social; e, por fim, no último capítulo, busca-se realizar uma análise crítica do conceito de "eticidade democrática", partindo inicialmente da noção desenvolvida pelo autor em Sofrimento de Indeterminação até as elaborações sobre essa categoria empreendidas por Honneth em O Direito da Liberdade, objetivando extrair as contribuições teóricas que o autor apresenta para o debate sobre justiça e democracia na modernidade. ABSTRACT:This research aims at investigating the methodological, conceptual and normative elements of the theory of Justice by Axel Honneth, German philosopher. Honneth is part of the contemporaries philosophers roll, which pursues to realize a critical theory of society following Habermas and the Frankfurt School mood since its inception in the 1920s. By overcoming constants reserves of Struggle for Recognition, his first major work, and from Suffering of Indeterminacy, Honneth renews Philosophy of Right by Hegel. It is a project that reached its peak in Freedom's Right, which the author proposes to perform a theory of immanent Justice, that is, from social practices. In that work, Honneth rebuilds the freedom in the modern society and updates the concept of "Ethics”, which is also formulated by Hegel in Philosophy of Right, which gets a democratic conformation based on Honneth’s theory. Thus, Honneth goes through the historical and theoretical paths of the freedom development, by covering the notions of legal and moral freedom even though the final stage of the development about his conception of "objective spirit", in other words, social freedom or "democratic ethics". Ethics based on Honneth unfolds in areas of personal relations, market and democratic public life, which are prescriptively marked by cooperation and solidarity bonds that would shape a therapeutic trait in relation to the incompleteness of legal and moral liberties. Furthermore, in "democratic ethics", that is, in democratic public life the democratic ideal takes place, by laying down the basis for a radical democratic theory that is anchored about the cooperation and reflexivity. Then, the essence of this research is the analysis of the concept of "democratic ethics" by Honneth, its conditions of effective and its normative elements, in order to understand the theoretical framework that structures the author democratic theory. This thesis develops in three stages: first, the social ontology by Honneth and his method of "socio-normative rebuild"; second, the evolution about the concept of freedom, by rebuilding the theoretical bases of legal, moral and social liberties; and third, in the last chapter, a critical analysis of the concept of "democratic ethics", by starting from the notion developed by the author in Suffering of Indeterminacy until the elaborations about this category that is undertaken by Honneth in Freedom's Right, which is aims to extract the theoretical contributions submitted by the author to debates about Justice and democracy nowadays.
  • Item
    ENSINO DE FILOSOFIA: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE EFEITO
    (2020-09-23) LIMA, Loise Ana de.
    RESUMO:Este projeto de intervenção tem como proposta de trabalho o exame de temas e conceitos filosóficos disposto na obra O Príncipe, de Maquiavel, composto por um grupo de trinta alunos distribuídos em quatro turmas de 9º Ano (A, B, C, e D), do Ensino Fundamental II, do Instituto Dom Barreto, localizado na cidade de Teresina –PI, no ano de 2018. A problemática que norteou esse projeto partiu da busca de uma resposta para o cotidiano em sala de aula: o estudo semântico de conceitos filosóficos é importante para a aprendizagem mais significativa e de efeito? Com esta indagação objetivamos compreender se o estudo de conceitos filosóficos se torna mais significativo quando parte de uma estética do efeito, baseada no diálogo entre a filosofia e a literatura, pois a intenção é ir além da lógica, da assimilação documentada da obra, dependente de testemunhos e de uma memória histórico-sociológica que condiciona a sua apreensão porque entendemos que o caminho crítico-reflexivo da leitura de uma obra literária pode se converter em uma experiência com organização própria, porque não traz em si um sentido, mas este acontece através da presença ativa do leitor, que não é apenas um decodificador, mas é aquele que dá sentido às frases justapostas. A questão é saber se esse desafio é capaz de provocar um melhor entendimento, significação e efeitos nos alunos. Para realizar este trabalho de pesquisa recorremos a alguns nomes da literatura, da educação e da filosofia, dentre eles, Tzvetan Todorov (2017) e Sérgio Adas (2012). ABSTRACT:This project of intervention has as its work proposal the examination of philosophical themes and concepts set forth in Machiavelli's The Prince, composed of a group of thirty students distributed in four classes of 9th Year (A, B, C, and D), of Elementary School II, of the Dom Barreto Institute, located in the city of Teresina -PI, in the year 2018. The problem that guided this project was: is the semantic study of philosophical concepts enough for a more meaningful and effective learning? With this we aim to understand if the study of philosophical concepts becomes more significant when part of an aesthetic of the effect, based on the dialogue between philosophy and literature, since the intention is to go beyond the logic of a documented assimilation of the work, dependent on testimonies and a historical-sociological memory that condition their apprehension because we understand that the critical-reflective way of reading a literary work can become an aesthetic experience, because it has its own organization and because it does not have a meaning in itself, but that this happens through the active presence of the reader, which is not only a decoder, but is one that gives meaning to the sentences juxtaposed. The question is whether this challenge is capable of eliciting better understanding, meaning and effect on students. To compose our work we have some names of literature, education and philosophy, among them, Tzvetan Todorov (2017) and Sérgio Adas (2012).
  • Item
    RAZÃO E AFETO COMO MEIOS DE CONCEITUAÇÃO NO DIÁLOGO ENTRE CINEMA E FILOSOFIA: um desafio contemporâneo para além da sala de aula
    (2020-09-23) MOURA, Wilma Rejane Neri de Sousa
    RESUMO:O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e resultado de intervenção filosófica ocorrida em turma do ensino médio, em escolas da rede pública, na cidade de Teresina-PI. A intervenção buscou meios de despertar nos alunos a capacidade conceitual logopática (lógica e afetiva) nas aulas de Filosofia. Para esse contexto, e como base teórica metodológica dos trabalhos, foram adotadas as teorias conceituais que consideraram a experiência estética como meio de provocar a razão e o afeto conferindo novos e diferentes significados à vida. O cinema está nesse contexto irmanado à filosofia, ambos, possibilitando uma visão de mundo mais ampla na medida em que aproxima o aluno da sistemática filosófica, utilizando a arte, o som e a imagem, elementos que perpassam todo o cotidiano. A metodologia norteadora ancorou-se nos estudos de autores que vislumbraram na experiência estética uma potente fonte de formação lógica e afetiva. Para direcionar os trabalhos em sala de aula, foi adotada a teoria Deleuziana dos três movimentos realizados pelo espectador universal do cinema aliada à teoria de Guillermo Obiols sobre ensino e aprendizagem da Filosofia ABSTRACT:The objective of this work is to present the development and result of philosophical intervention that occurred in high school class, in public schools, in the city of Teresina-PI. The intervention sought ways to awaken in students' conceptual (logistic and affective) logopathic capacity in Philosophy classes. For this context, and as a theoretical methodological basis of the works, the conceptual theories that considered aesthetic experience as a means of provoking reason and affection were adopted, imparting new and different meanings to life. Cinema is in this context of philosophy, both of which allow for a broader worldview insofar as it brings the student closer to philosophical systematics, using art, sound and image, elements that pervade everyday life. The guiding methodology of the works was anchored in the studies of authors who envisioned in the aesthetic experience a powerful source of logical and affective formation. In order to direct the work in the classroom, the Deleuzian theory of the three movements realized by the universal spectator of the cinema was adopted, allied to the theory of Guillermo Obiols on teaching and learning of Philosophy
  • Item
    A DIMENSÃO POLÍTICA DA HERMENÊUTICA DE GADAMER
    (2020-08-25) BRITO, José Wilson Rodrigues de.
    RESUMO:A presente discussão tematiza a dimensão política da hermenêutica de Gadamer e uma conexão com uma perspectiva democrática de vida em comum. Visando compreender a contribuição da filosofia hermenêutica gadameriana, perpassaremos as seguintes etapas: a) Analisar como o projeto da hermenêutica filosófica de Gadamer lança luzes para a dimensão política nas sociedades contemporâneas; b) Mostrar que a filosofia da práxis de Gadamer é portadora de elementos que nos movem à ação solidária enquanto pertencentes a comunidades políticas; c) Analisar como Gadamer proporciona, em sua hermenêutica, aspectos que apontam para a prática e reconhecimento das solidariedades em um contexto democrático. Pretendemos mostrar que Gadamer não tem uma teoria democrática abrangente ou mesmo uma teoria da justiça, mas aborda um aspecto da política fortemente entendida como participação, a saber, a solidariedade compartilhada. Além das obras Verdade e Método e La Herencia de Europa, outras serão revisitadas, bem como seus últimos escritos, que enfatizam elevada importância à resolução da questão central deste estudo. ABSTRACT:The present discussion thematizes the political dimension of Gadamer's hermeneutics and a connection with a democratic perspective of life in common. In order to understand the contribution of the hermeneutic philosophy of Gadamer, we will go through the following steps: a) To analyze how the project of the philosophical hermeneutics of Gadamer sheds light on the political dimension in contemporary societies; b) To show that Gadamer's philosophy of praxis carries elements that move us to solidarity action while belonging to political communities; c) To analyze how Gadamer provides, in his hermeneutics, aspects that point to the practice and recognition of solidarities in a democratic context. We want to show that Gadamer does not have a comprehensive democratic theory or even a theory of justice but addresses an aspect of politics that is strongly understood as participation, namely, shared solidarity. In addition to the Truth and Method and La Herencia de Europa works, others will be revisited, as well as his later writings, which emphasize the importance of solving the central issue of this study.
  • Item
    DA PRODUÇÃO DA VERDADE AO CONTROLE DO CORPO: o dispositivo de sexualidade e sua relação com o biopoder
    (2020-08-12) SILVA, Thiago Ayres de Menezes.
    RESUMO:De que forma os diferentes mecanismos que produziram um discurso oficial sobre a verdade do sexo se relacionaram com certas técnicas de controle dos corpos de indivíduos e de populações? É essa pergunta que a presente dissertação tem por objetivo abordar. Essa pesquisa visa compreender o que Michel Foucault apresentou como dispositivo de sexualidade para que se possa entender de que forma diversos elementos, discursivos e não-discursivos, se relacionaram para que fosse possível a elaboração de um saber sobre a verdade do sexo. Esse desenvolvimento será analisado em relação à consolidação do biopoder, um momento no qual os mecanismos de poder investem sobre o próprio corpo daqueles que busca sujeitar através de duas tecnologias que atuam em âmbitos distintos, com diferentes métodos e diferentes finalidades: as disciplinas, mecanismo de poder que visa padronizar as condutas individuais tendo em vista uma norma, e a biopolítica, técnica de consideração de problemas que caracterizam os homens enquanto organismos viventes e os insere nos cálculos e estratégias de poder a partir de sua dimensão de grupo, população. Dessa forma, essa pesquisa busca compreender o papel que cabe ao dispositivo de sexualidade no interior do biopoder. ABSTRACT:In which way do the different mechanisms that produced na official speech about the truth of sex were related to certain techniques to control the body of individuals as well as populations? That is the question this thesis intends to aproach. This research aims to understand what the Michel Foucault presented as sexuality device in order to comprehend in which ways a diversity of elements, both discursive and non-discursive, are related so it was possible to elaborate a field of knowledge about the truth of sex. From this point, an analysis will be conducted about the contribution of this device to the settlement of Biopower,a regime in which power tackles upon the bodies of those it wants to subdue through two technologies that work in different levels, with different methods and to different ends: the Disciplinary Power, a mechanism that intends to standardize individual behavior considering a norm that can work as a model to be referred to, a lower limit to be considered or an average to be respected; and Biopolitics, a technique that considerers problems common to men as living beings and insert them in the strategies of power via security devices for example. Thus, this research intends to understand the role performed by the sexuality device inside Biopower so it is possible to think of ways of resisting to it.