A ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA NA PROJEÇÃO DE UM ETHOS DE DELINQUÊNCIA EM CONTOS DE RUBEM FONSECA
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-03-23
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O propósito desta pesquisa é analisar a coletânea de contos intitulada Feliz Ano Novo,
do escritor brasileiro Rubem Fonseca, a partir da Semiolinguística. Publicado
originalmente em 1975, pela editora Artenova, o livro teve sucesso imediato, mas suas
narrativas de sexo, violência e conflito entre classes sociais levaram-no à censura pelo
regime militar, sendo liberado apenas em 1985 e reeditado em 1989 pela Companhia
das Letras. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, de caráter qualitativo e
interpretativo. Para um melhor recorte dos dados, foi feita uma releitura da obra Feliz
Ano Novo, composta por quinze contos, sendo que seis deles foram escolhidos para
efeito de análise. Os fenômenos foram localizados através de fichamentos, sendo
posteriormente classificados e analisados. Nossa base teórica está centrada na
Análise do Discurso Semiolinguística de Charaudeau (2006), complementada pelas
noções de ethos em Amossy (2005) e Maingueneau (2001, 2008), dentre outros
autores. A análise evidencia o conto enquanto ato de linguagem e o texto literário
moldado dentro de um dispositivo de encenação cujas circunstâncias do discurso
fazem parte de uma dimensão implícita. Rubem Fonseca, na condição de sujeito
comunicante, enuncia a partir de um contrato comunicacional, juntamente com os
seus personagens, porta-vozes do projeto de fala engendrado. Essa cenografia
resulta numa organização discursiva descritiva e narrativa, cuja construção,
encenação e estruturação lógica permitem a revelação de um mundo delinquente no
qual há mais “agressores” que “benfeitores”, em termos de papéis actanciais. Os
personagens projetam ethé de calculistas, violentos, frios, misóginos e vingativos,
havendo uma distinção na caracterização de delinquentes pobres e ricos. Concluímos
que o estudo dos contos de Rubem Fonseca a partir da Semiolinguística nos permite
o desvelamento do ato de linguagem enquanto dispositivo de produção de sentidos,
contribuindo para uma compreensão mais abalizada dos fenômenos linguísticos e
literários.
ABSTRACT
The purpose of this research is to analyze the collection of short stories entitled “Happy
New Year”, by the Brazilian writer Rubem Fonseca, based on Semiolinguistics.
Originally published in 1975 by Artenova, the book was an immediate success, but its
narratives of sex, violence and conflict between social classes led to censorship by the
military regime, and was released only in 1985 and re-edited in 1989 by Company of
Letters. This is a bibliographical, qualitative, and interpretative research. For a better
cut of the data, the work “Happy New year” we revised composed of fifteen short
stories, six of which were chosen for analysis. The phenomena were identified by
means of records, and then classified and analyzed. Our theoretical base is centered
on Charaudeau's Semiolinguistic Discourse Analysis (2006), complemented by the
notions of ethos in Amossy (2005) and Maingueneau (2001, 2008), among other
authors. The analysis highlights the short story as a language act and literary text
molded within a staging device whose discourse circumstances are part of an implicit
dimension. Rubem Fonseca, in the condition of communicating subject, enunciates
from a communicational contract, together with his characters, spokespersons of the
engendered speech project. This scenography results in a descriptive and narrative
discursive organization, whose construction, staging and logical structuring allow the
revelation of a delinquent world in which there are more "aggressors" than
"benefactors", in terms of actantial roles. The characters project ethé of the calculating,
violent, cold, misogynistic, and vengeful, with a distinction in the characterization of
poor and rich delinquents. We conclude that the study of Rubem Fonseca's short
stories based on Semiolinguistics allows us to unveil the language act as a device for
sense production, contributing to a comprehensive understanding of linguistic and
literary phenomena.
Descrição
Orientador: Prof. Dr. João Benvindo de Moura
Examinadora interna: Profa. Dra. Maraísa Lopes
Examinadora externa: Profa. Dra. Ivanete Bernardino Soares (UFOP)