A CRIANÇA NA REDE: uma análise de conteúdo da hashtag #maedeprincesas no Instagram
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-09-30
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O surgimento das mídias sociais reconfigurou os padrões convencionais de produção,
circulação e consumo de conteúdo possibilitados pela internet. Dentro desse cenário, segundo
dados da Fundação Abrinq (2019), foi feita estimativa de que havia cerca de 68,8 milhões de
crianças e adolescentes na faixa de zero a 19 anos de idade no Brasil com acesso à internet.
Entre tantas opções às quais os usuários têm acesso, o Instagram é uma das possíveis formas de
escolha, como aponta a pesquisa TIC Kids Online (2019), onde 82% das crianças e
adolescentes, entre 9 e 17 anos, possuem perfis nas redes sociais, entre os quais 55% dos
afirmaram possuir uma conta na rede social Instagram. Uma rede social de compartilhamento
de fotos e vídeos. Em muitos dos perfis das crianças há pessoas adultas, a exemplo de mães
e/ou pais que criam ou modificam perfis de seus filhos e filhas. O Instagram é utilizado por esse
público para publicização do cotidiano vivido pelas crianças na busca de visibilização, likes e
comentários, visando a monetarização das referidas contas na internet. Diante de tal contexto,
a presente pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos produzidos sobre meninas no
Instagram, tendo como observável a #maedeprincesas. A seleção das postagens ocorreu no
período de novembro de 2019 a janeiro de 2020. Para análise dialogamos com Áries (1981),
Castells (2003), Druetta (2009), Lino e Sarti (2019), Louro (1997), McLuhan (2007), Neckel
(2000; 2003), Recuero (2008;2009), Sabat (2013), Scott (1995), Sibilia (2008). No processo de
investigação chegamos às seguintes categorias de análise: Beleza e Felicidade; Brincadeiras;
Comportamentos; Maternidade; Publicidade e Vendas. Dessa forma, compreendemos que as
postagens aqui analisadas trazem um recorte que nos permite perceber as diversas maneiras
como são apresentadas no Instagram as crianças, em especial o feminino. Há, nas postagens,
uma presença forte de imagens femininas definidas nas formas de ser e estar identificadas à
“delicadeza, fofura, comportamento pacífico, graça, candura” como também definição de
“cores e roupas”, atravessadas pelas questões de classe social – “luxo” e raça - através da
representação visual que se teve contato. Ressaltamos que na #maedeprincesas há
gerenciamento dos adultos nas atividades efetivadas no perfil, a exemplo da mãe da criança.
ABSTRACT
The emergence of social media has reconfigured conventional patterns of content production,
circulation and consumption made possible by the Internet. Within this scenario, according to
data from the Abrinq Foundation (2019), it was estimated that there were about 68.8 million
children and adolescents in the zero to 19-year-old age group in Brazil with internet access.
Among so many options that users have access to, Instagram is one of the possible ways of
choice, as pointed out by the TIC Kids Online survey (2019), where 82% of children and
adolescents, between 9 e 17 years, have profiles on social networks, among which 55% said
they have an account on the social network Instagram. A social network for sharing photos and
videos. In many of the profiles of children there are adults, such as mothers and/or fathers who
create or modify profiles of their sons and daughters. Instagram is used by this public to
publicize the daily lives of children in the search for visibility, likes and comments, aiming at
the monetization of said accounts on the Internet. Given this context, this research aims to
analyze the meanings produced about girls on Instagram, having as observable
#maedeprincesas. The selection of posts took place from November 2019 to January 2020. For
analysis we talk with Aries (1981), Castells (2003), Druetta (2009), Lino e Sarti (2019), Louro
(1997), Mcluhan (2007), Neckel (2000; 2003), Recuero (2008;2009), Sabat (2013), Scott
(1995), Sibilia (2008). In the investigation process, we arrived at the following analysis
categories: Beauty and Happiness; Play; Behavior; Maternity; Advertising and Sales. In this
way, we understand that the posts analyzed here bring a clipping that allows us to understand
the various ways in which children are presented on Instagram, especially the female. There is,
in the posts, a strong presence of feminine images defined in the ways of bei ng and being
identified to "delicacy, cuteness, peaceful behavior, grace, candor" as well as definition of
"colors and clothes", crossed by social class issues - "luxury" and race - through the visual
representation they had contact with. We emphasize that in #maedeprincesas there is adult
management in the activities carried out in the profile, like the mother of the child.
Descrição
Orientadora: Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz
Examinadora: Profa. Dra. Leila Lima de Sousa
Examinadora: Profa. Dra. Camila Calado Lima