Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item ENSINO DE FÍSICA EM AULAS REMOTAS: possibilidades do uso do guia didático com simulador phet como experimento virtual de circuitos elétricos no ensino médio(2021-06-07) SANTOS, Cristian FernandesO presente estudo tem como título: Guia didático para professores: utilizando o simulador PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas. Seguimos da seguinte questão: qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet colaborar com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletricidade em aulas remotas? Seguimos o pressuposto que um guia didático para professores, utilizando laboratório virtual de circuitos elétricos do PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas traz possibilidades para o aprendizado dos alunos. Adota-se como objetivo geral desta pesquisa, elaborar um guia didático para o ensino dos conteúdos de Eletricidade na disciplina de Física na 3ª série do do Ensino Médio em aulas remotas. Para tal fixamos como objetivos específicos, identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos temas relacionados ao ensino de Eletricidade, na disciplina de Física no 3º ano do Ensino Médio, aplicar um guia didático no ensino de eletricidade em aulas remotas, com o uso da plataforma Google Meet e do site PhET, no 3º ano do Ensino Médio, avaliar as possibilidades do uso do guia didático, como experimento virtual de circuitos elétricos do PheT na mediação das aprendizagens, no ensino de eletricidade em aulas remotas. Para realização do estudo considerando o momento pandêmico, COVID-19, utilizamos a plataforma digital Google Meet e o site PHET para aplicar, questionários aos professores da 3ª série do Ensino Médio pós graduandos do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fisica, Polo Universidade Federal do Piauí . Com base na premissa de que, para desenvolver o ensino remoto, os professores estão necessitando de ferramentas lúdicas que os auxiliem ministrar uma aula dinâmica na qual seja dada mais ênfase à aprendizagem, por meio de mediação tecnológica. O estudo teve como fundamento teórico-metodologico, a teoria de aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (1978) e para fundamentação dos conteúdos de eletricidade podemos citar alguns autores Psillos (1998), Viennot (2001), Duit (1998), Stocklmayer (2010), Treagust (1998), dentre outros. Este estudo foi desenvoldo por meio de uma metodologia quantitativa de base explicativa e como procedimento para coleta dos dados foram aplicados questionários inicial como forma de diagnósticar as necessidades dos professores participantes da pesquisa com o propósito de elaborar posteriormente material pedagógico que os auxiliasem no ensino de eletricidade em aulas remotas e questionário final para avaliar o uso do guia didático; Ao final, após o uso do guia didático foi constatamos que o produto educacional, desenvolvido com textos e imagens de fácil acesso e compreensão foi aprovado por 87% dos professores participantes da pesquisa. ABSTRACT The present study is entitled: Didactic guide for teachers: using the PHET simulator for teaching electricity in remote classes. We continue with the following question: what is the possibility of a didactic guide using Phet's virtual electrical circuit experiment to collaborate with the process of teaching and learning the content of electricity in remote classes? We adopted as a general objective of this research, to elaborate a didactic guide for the teaching of the contents of Electricity in the discipline of Physics in the 3rd grade of High School in remote classes. To this end, we set as specific objectives, to identify with the teachers the students' learning difficulties in subjects related to the teaching of Electricity, to apply a didactic guide through remote classes using the Google Meet platform and the PhET website with the teachers of the 3rd grade of Education Medium, evaluate the possibility of a didactic guide using Phet's virtual electrical circuit experiment to improve the teaching of electricity in remote classes. To carry out the study considering the pandemic moment, COVID-19, we used the Google Meet digital platform and the PHET website to apply questionnaires to teachers of the 3rd grade of high school after graduating from the National Professional Master's Degree in Physics Teaching, Polo Universidade Federal do Piauí. Based on the premise that, in order to develop remote teaching, teachers are in need of playful tools that help them teach a dynamic class in which more emphasis is placed on learning, through technological mediation. The study had as a theoretical-methodological basis, the theory of significant learning by Ausubel (1978) and to support the content of electricity we can mention some authors Psillos (1998), Viennot (2001), Duit (1998), Stocklmayer (2010), Treagust (1998), among others. This study was developed by means of an explanatory-based quantitative methodology and as a procedure for data collection, initial questionnaires were applied as a way to diagnose the needs of the teachers participating in the research with the purpose of later elaborating pedagogical material that would help them in teaching electricity in remote classes and a final questionnaire to assess the use of the didactic guide; In the end, after using the didactic guide it was found that the educational product, developed with texts and images that are easy to access and understand, was approved by 87% of the teachers participating in the research.Item SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS TERMODINÂMICAS E O SISTEMA SOLAR(2022-03-31) SILVA, Gilson Alves daEste estudo tem como título “Sequência didática como proposta de integração entre as variáveis termodinâmicas e o sistema solar” e se enquadra na linha de pesquisa “Recursos Didáticos para o Ensino de Física” onde aplicamos uma Sequência Didática composta por 06 (seis) etapas com duração de 02 (duas) horas cada, como proposta de integração entre a Termodinâmica e a Astronomia. Neste sentido, integrar Termodinâmica com Astronomia se justifica pelo motivo da Astronomia despertar a fascinação de crianças, jovens e adultos de todo o mundo. Ainda destacamos, a partir de pesquisas recentes em educação que, em geral, estudantes apresentam dificuldades no aprendizado da Termodinâmica por não ter se apropriado adequadamente dos conceitos relacionados às variáveis termodinâmicas. Especificamente neste trabalho relacionamos as variáveis “pressão”, “volume” e “temperatura” ao atrativo contexto do Sistema Solar. Uma vez que planetas, luas, asteroides, cometas e demais corpos celestes habitam o imaginário dos estudantes, então a estratégia de associar os conceitos de Astronomia para que os estudantes possam se apropriar e facilitar processo de ensino e aprendizagem de Termodinâmica. Esta integração foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e seus intérpretes. Procuramos com este trabalho responder ao problema de pesquisa: “Pode uma Sequência Didática possibilitar a integração da Termodinâmica com a Astronomia para contribuir a uma aprendizagem potencialmente significativa dos alunos do Ensino Médio? ” O estudo foi aplicado em um universo de 24 estudantes distribuídos entre as turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, em uma escola estadual da cidade de Teresina/PI, e foi desenvolvido na modalidade remota, devido às restrições sanitárias relacionadas a pandemia do COVID-19, que inviabilizou as atividades educacionais presenciais. Embora desafiador, foi possível aplicar com os alunos do 1° ano, uma vez que propomos um estudo introdutório no campo da termodinâmica, envolvendo as três variáveis, objetos de nosso estudo, volume pressão e temperatura. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que ocorreu uma melhoria na aprendizagem em termodinâmica, diante da abordagem integrada ao atrativo contexto do sistema solar. Percebemos isso, ao estudarmos as percepções dos alunos ao longo da aplicação de nosso produto educacional, ficando assim nítido a apropriação dos conceitos relacionados às variáveis termodinâmicas, objetos de nosso estudo. Por fim, em relação à questão norteadora deste trabalho, uma integração entre Termodinâmica e Astronomia a partir de uma Sequência Didática, colabora para uma aprendizagem significativa dos alunos do Ensino Médio. Para trabalhos futuros, propomos expandir a integração com a Astronomia a outros tópicos de estudo da termodinâmica, e, ao mesmo tempo, aplicá-los com um enfoque em atividades práticas de forma presencial, e com isso, explorarmos todo o potencial da sequência didática proposta. ABSTRACT This study is entitled "Didactic Sequence as a proposal for integration between thermodynamic variables and the solar system" and fits into the research line "Didactic Resources for Teaching Physics" where we apply a Didactic Sequence composed of 06 (six) steps with duration of 02 (two) hours each, as a proposal of integration between Thermodynamics and Astronomy. In this sense, integrating Thermodynamics with Astronomy is justified by the reason that Astronomy arouses the fascination of children, young people and adults from all over the world. Based on recent research in education, we also highlight that, in general, students have difficulties in learning thermodynamics because they have not properly appropriated the concepts related to thermodynamic variables. Specifically in this work we relate the variables “pressure”, “volume” and “temperature” to the attractive context of the Solar System. Since planets, moons, asteroids, comets and other celestial bodies inhabit the students' imagination, then the strategy of associating the concepts of Astronomy so that students can appropriate and facilitate the teaching and learning process of Thermodynamics. This integration was based on the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel and his interpreters. With this work, we seek to answer the research problem: “Can a Didactic Sequence enable the integration of Thermodynamics with Astronomy to contribute to a potentially significant learning process for high school students? ” The study was applied to a universe of 24 students distributed among the 1st, 2nd and 3rd grade classes of high school, in a state school in the city of Teresina/PI, and was developed in remote mode, due to sanitary restrictions related to COVID-19 pandemic, which made face-to-face educational activities unfeasible. Although challenging, it was possible to apply it with 1st year students, since we propose an introductory study in the field of thermodynamics, involving the three variables, objects of our study, volume, pressure and temperature. In general terms, the results of this research reveal that there was an improvement in thermodynamics learning, given the integrated approach to the attractive context of the solar system. We realized this when we studied the students' perceptions throughout the application of our educational product, thus making it clear the appropriation of concepts related to thermodynamic variables, objects of our study. Finally, in relation to the guiding question of this work, an integration between Thermodynamics and Astronomy from a Didactic Sequence, contributes to a significant learning of high school students. For future works, we propose to expand the integration with Astronomy to other topics of study of thermodynamics, and, at the same time, apply them with a focus on practical activities in person, and with that, we explore the full potential of the proposed didactic sequence.