Mestrado em Sociologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Sociologia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 46
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item NEORRURALIDADES E IDENTIDADES NARRATIVAS: sentidos de residências secundárias para moradores do bairro Ilhotas, Teresina-PI(2016-08-03) RIBEIRO, Ione Cristina DantasRESUMO: O rural, durante muito tempo foi visto como o lugar do atraso, e em oposição ao urbano. Na contemporaneidade, essa realidade mudou, o rural passou, também, a significar associação com meio ambiente, potencial para a proteção ambiental e para sossego. Desta feita, a ampliação das significações do rural aumenta as funcionalidades atribuídas aos espaços rurais, para além da produção agropecuária, englobando conservação ambiental, patrimonial, cultural e natural, paisagem, lazer, turismo, incluindo as práticas terapêuticas, centros de equoterapia, terapia de energização, comunidades terapêuticas, além do agrocomércio. Assim, trazer, na atualidade, a discussão sobre o tema das ruralidades e/ou neorruralidades, é também discutir o rural para além da histórica dicotomia entre rural e urbano, sem desconsiderar as marcas que podem ter sido deixadas pela tradicional hierarquia campo/cidade, em que o rural é semantizado como atraso a ser superado pela racionalidade moderna. A presente dissertação tematiza neorruralidade e identidades narrativas pelo estudo dos sentidos de territorialidades em residências secundárias, as quais são aquelas utilizadas em finais de semana e/ou feriados, para fins de descanso e/ou lazer. Para isso, trabalhou-se com a perspectiva de identidade, enquanto processo, com seus fluxos e hibridismos. Para desenvolvimento do tema, foram discutidas categorias que com esse se relacionam, tais como território e territorialidade, que foram abordados do ponto de vista das ciências sociais, como espaço de múltiplos processos, incluídas as relações de poder e processos de significações. Assim, a neorruralidade foi discutida neste contexto de transversalidade de posições identitárias e seus desdobramentos, verificados por meio da pesquisa de campo, a qual revelou, através das narrativas, que os neorrurais teresinenses estudados são categorizados como escapistas, ou seja, utilizam rural especialmente suas residências secundárias, como escape da dinâmica exaustiva da vida citadina. ABSTRACT: Rural areas were considered an underdeveloped place compared to the urban area. In contemporary times, this reality has changed. Rural area was associated with environment, also as a potential to environmental protection and peace. Thus, the amplification of the meanings to rural areas, also amplifies their functions in addition to agricultural production, encompassing environmental conservation, cultural and natural heritage, landscape, leisure, tourism, including therapeutic practices, equine therapy for energization, therapeutic communities, besides agricultural commerce. So, to discuss about themes from rural areas and/or neo-ruralities is also necessary to discuss beyond the historical rural and urban dichotomy, considering the marks left by the traditional field / city hierarchy where the term rural represents delay to be surpassed by modern rationality. The present dissertation will discuss about neo-rurality and narrative identities by the study of senses of territorialities in secondary homes, the ones used at weekends and/or holidays as a place for peace and/or leisure. To do so, this work considered the perspective of identity as a process, with its fluxes and hybridisms. Categories with common aspects like territory and territoriality, in the point of view of Social Science, as a space of multiple processes, including the relation of power and meaning processes, were discussed to develop the theme. Thus, Neo-rurality was discussed on the transversal context of identity positions and its consequences, obtained through field research, where studies and discussion with local population showed that the studied neo-rural people from Teresina are known as escapists, i.e., They use rural area, especially thet secondary home, to escape from their exhaustive urban life.Item O MOVIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO PIAUÍ: uma análise do fórum estadual.(2016-08-19) SILVA, Naira Luan Sousa eRESUMO: O presente estudo analisa o movimento de economia solidária no estado do Piauí a partir das práticas dos sujeitos coletivos organizados no Fórum Estadual de Economia Popular e Solidária – FEEPSPI. Partimos de três hipóteses: primeira, o fenômeno da economia solidária, além da forma econômica de produção não capitalista, incorpora um sujeito político que estrutura o movimento de economia solidária; segunda, esse movimento da economia solidária se insere na perspectiva dos novos movimentos sociais, em um contexto de proposta contra-hegemônica de globalização; terceira, o movimento de economia solidária está organizado em rede de movimentos sociais e conta com o fórum para o fortalecimento do próprio movimento. Diante de tais premissas, esta pesquisa utiliza como aporte teórico-metodológico de análise as categorias “capitalismo” e “globalizações”, nos referenciais teóricos de Boaventura de Sousa Santos, Milton Santos, Antonny Giddens, Paul Singer, Boltansky e Chiapello; para a categoria “movimentos sociais”, “redes de movimentos sociais” e “fóruns”, nós utilizamos a teoria dos Novos Movimentos Sociais na perspectiva de Alain Touraine, Alberto Melucci, Maria da Glória Gohn, Ilse Scherer-Warren; para a categoria “economia solidária” as abordagens de Jean-Louis Laville, Alain Caillé, Paul Singer, Marcos Arruda, Gildásio Santana Júnior e Emanuele Brasil. A pesquisa utiliza metodologia qualitativa na análise dos três segmentos que atuam na economia solidária no fórum: os empreendimentos econômicos solidários, as entidades de apoio e fomento, e os gestores públicos. Os instrumentos de coleta de dados foram: análise de documento, observação participante e entrevista não estruturada com os participantes do fórum. Os achados da pesquisa indicam que o movimento da economia solidária se apresenta para além do estabelecimento de uma política pública, apesar do relativo grau de dependência dos empreendimentos econômicos solidários às ações governamentais, caminhando assim em uma dinâmica de mobilização que vai do local ao global. O resultado é a defesa da possibilidade de uma outra globalização e economia. A conclusão a ser apreendida, é que o FEEPSPI vem se mostrando o lócus privilegiado para a construção do movimento da economia solidária no Piauí, uma vez que nele são definidas as diretrizes de ação dos protagonistas do movimento, as entidades de apoio e fomento, e os empreendimentos econômicos solidários em redes de articulação que lutam contra a exclusão social. ABSTRACT: This study to explain’s the movement of solidarity economy in the state of Piauí. The focus is the practices of organized collective subjects in the State’s Forum of Popular Solidarity Economy - FEEPSPI. We assume three assumptions: first, the phenomenon of solidarity economy, beyond the economic's form of no capitalist production, incorporates a political subject that structures the movement of solidarity economy; second, this movements of solidarity economy is part of the perspective of the new social movements in the context of counter-hegemonic globalization; third, the movement of solidarity economy is organized in netword of the social movements and have the forum's suport towards the strengthening the movement itself. Given these assumptions, this research use the theoretical and methodological account from capitalism's analysis and globalisation, the references to Boaventura de Sousa Santos, Milton Santos , Antonny Giddens, Paul Singer, Boltansky and Chiapello; for the social mouvement's category, network of social movements and forum, the theory of the New Social Movements in perspective of Alain Touraine, Alberto Melucci, Maria da Glória Gohn, Ilse Scherer-Warren; for the economy solidarity’s category the approach of Jean-Louis Laville, Alain Caillé, Paul Singer, Marcos Arruda, Gildásio Santana Júnior and Emanuele Brasil. The research use qualitative methodology in the analysis of the three segments that act in solidarity economy in the fórum: the solidarity economy enterprises, support entities and promotion and public managers. The instruments of data collection were document analysis, participant observation and unstructured interview with forum participants. The thing found indicate that the solidarity economy movement is presented beyond to the establishment of a public policy, despite to the relative degree of dependence the economic developments to the government actions, go on a dynamic of mobilization that goes from local to global, defending another globalization and other possible economy. Thus, the FEEPSPI is proving as a privileged locus for the construction of the solidarity economy movement in Piauí, since it defines the action guidelines of the movement's protagonists, support entities, fomentation and economic developments solidarity networks joint fighting against social exclusion.Item VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO WEBJORNALISMO DE PORTAL: da banalização à violência metalinguística(2016-08-19) COSTA, Thayana de MoraesRESUMO: A violência contra mulheres tem sido, na última década, cada vez mais percebida como problemática social de ampla visibilidade no Brasil, e enfrentada como grave violação dos direitos humanos, sendo, da tal forma, imprescindível para as ciências sociais que se debrucem sobre esse tema. Nesse sentido, interessou-nos saber como andava a realidade da mídia online teresinense em relação às produções discursivas sobre a violência contra mulheres na cidade. As questões que nortearam a investigação foram: como a mídia online, através do webjornalismo de portal, participa na produção dos discursos que estão em disputa pela significação dos crimes de violência contra mulheres enunciados nas notícias? Quais discursos estão em disputa pela significação da violência contra mulheres? Esses discursos têm oferecido contribuição para o empoderamento das mulheres? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa online que se aproximou da etnografia virtual. Os portais de notícias Meio Norte e Cidade Verde foram escolhidos por fazerem parte de dois dos maiores conglomerados de comunicação do Estado do Piauí, e, concentrarem, concomitantemente, a maior transmissão de notícias enquanto webjornalismo. Para as notícias categorizadas, consideramos a diversidade das observações nelas apresentadas como se tratasse de um continuum etnográfico, o qual interpretamos com ajuda da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os resultados indicaram que a construção da violência contra mulheres nas notícias, por meio das quais a sociedade atribui sentido ao tema e é significada, constitui em si mesmo uma forma de violência, tal qual uma violência metalinguística, que, na (re)produção, com títulos individualizantes e abordagens descritivas dos crimes, tratados como eventuais, torna corriqueiro o contínuo de agravos que naturalizam a violência contra mulheres, eclipsando seu caráter estrutural gendrado que se articula aos contornos e prerrogativas de classe, raça/etnia e sexualidade, e reificando uma ordem patriarcal de gênero que é excludente para mulheres, na medida em que condiciona seu acesso ao espaço público à qualidade de vítima. ABSTRACT: Violence against women has been, in the last decade, increasingly perceived as a social problem of high visibility in Brazil, and dealt with as a serious violation of human rights, it is, in a way, essential for the social sciences to look into this issue. In this sense, was our interest to know how was the reality of Teresina online media in relation to discursive productions about violence against women in the city. The questions that guided the research were: how the online media, through portal webjournalism, participates in the production of discourses that are in dispute over the significance of violence against women crimes set out in the news? What discourses are in dispute over the meaning of violence against women? These discourses have offered contributions to women's empowerment? This was an online qualitative research that approached the virtual ethnography. The news portals Meio Norte and Cidade Verde were chosen because they are two of the largest communication conglomerates of the state of Piauí and focus, concomitantly, the largest broadcast news while webjournalism. For categorized news, we consider the diversity of the observations presented them as if it were an ethnographic continuum, which was interpreted with the help of Critical Discourse Analysis (CDA). The results indicated that the construction of violence against women in the news, through which society assigns meaning to the theme and is meant, is in itself a form of violence, like a meta-linguistic violence that, in the (re)production, individualizing titles and descriptive approaches of crimes treated as eventual, makes common the continuous aggravations that naturalize violence against women, eclipsing its structural gendered character hinging the contours and prerogatives of class, race/ethnicity and sexuality, and reifying a patriarchal gender order that is exclusionary for women, as it conditions their access to public space in quality of victims.Item ACESSO À INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA: experiência de gestão do ensino fundamental de Teresina-PI.(2016-08-22) VASCONCELOS NETO, Francisco Alencar deRESUMO: A formação do Estado Moderno está ligada ao debate do pensamento liberal e da democracia. Ante esse debate, chegou-se ao sistema representativo como a melhor forma de governo, desde que amparada por uma Constituição que limite e organize o poder do Estado. Na modernidade, a legitimidade do Estado entrou em crise. Na busca de solução, procurou-se atacar a burocracia estatal e aumentar a participação popular no exercício da cidadania, por meio da transparência administrativa e do acesso à informação. Nesse sentido, o presente trabalho analisa a gestão educacional do ensino fundamental de Teresina-PI, na regional administrativa Centro-Norte, no acesso à informação e à transparência de dados públicos, a partir da vigência da lei nº 12.527/11, como mecanismo de incentivo à cultura de cidadania no ambiente escolar. A hipótese trabalhada é que a participação popular, por meio do acesso à informação e da transparência pode amenizar a crise de legitimidade do Estado na era informacional. A fundamentação teórica deste trabalho se apoia em Rousseau (2006), Locke (1983) e Bobbio (2000), para a compreensão do liberalismo na formação do Estado Moderno e do sistema representativo em governos democráticos; Giddens (1991) e Canclini (2007), para as causas da crise de legitimidade do Estado; Levy (1999) e Castells (2003), que abordam o papel da cibercultura; Marshall (1967) e Vieira (2001), para compreender a construção da cidadania ocidental; Carvalho (2002) e Benevides (2002), para especificar a cidadania e a participação popular no Brasil e; Cury (2007), Botler (2011), Araújo (2009) e Libâneo (2001) explicam a gestão democrática escolar no ensino público. A pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória com vinte (20) escolas da cidade de Teresina, sendo selecionadas cinco (05) para análise amostral. Os sujeitos da pesquisa são professores, diretores, funcionários administrativos, alunos e pais – ou responsáveis de aluno, totalizando dezoito participantes na amostra intencional. A pesquisa apresenta quatro categorias, obtidas na análise dos dados: a primeira trata da estrutura das escolas para a prestação de serviços de informação, pouca, deficitária e inobservada pela gestão escolar. A segunda é a imobilidade criativa do gestor nas atividades de prestação de contas à comunidade. A terceira se refere ao processo de informação ao cidadão pelos órgãos da educação municipal, que é dual, complementar e incompleto. E, por último, a confiança técnica no gestor negligencia a participação cotidiana da comunidade no ambiente escolar. A transparência ativa da gestão na escola é indispensável para o desenvolvimento da cidadania. ABSTRACT: The formation of the modern state is connected to the debate of liberal thought and democracy. In the face of this debate, we got to the representative system as the best way to govern, since it is supported by a constitution that limits and organizes the power of the state. In modernity, the legitimacy of the state is in a crisis. In the search for a solution, we tried to attack governmental bureaucracy and increase popular participation in the exercise of citizenship, by means of administrative transparence and the access to information. In this sense, the present work analysis the educational management of the elementary school of Teresina – Piauí – Brazil, in the north central zone, in the access to information and public data transparency, from the rule of law # 12.527/11, as a mechanism to incentive school environment citizenship culture. The hypothesis worked is that popular participation, through the access to information and transparency, can mitigate the state legitimacy crisis in the information era. The theory substantiation of this work relies on Rousseau (2006), Locke (1983) e Bobbio (2000), for the comprehension of liberalism in the formation of the modern state and the representative system in democratic governments; Giddens (1991) and Canclini (2007), for the causes of the state legitimacy crisis; Levy (1999) and Castells (2003), who addresses the role of cyber-culture; Marshall (1967) and Vieira (2001), for the understanding of the construction of western citizenship; Carvalho (2002) and Benevides (2002), to specify citizenship and its popular participation in Brazil and; Cury (2007), Botler (2011), Araújo (2009) and Libâneo (2001) explain educational democratic management in public education. The research decided for a qualitative approach, with the use of bibliographic investigation, documental analysis and semi-structured interviews, In order to attain the proposed target, we performed an exploratory study, with 20 schools of the city of Teresina, we selected 5 for a sample analysis. The subjects of the research are teachers, directors, administrative staff, students and parents or the person responsible for the student, totalizing eighteen participants in the intentional sample. The research presents four categories, obtained in the analysis of the data: The first one is about the structure of the schools for the few, insufficient and unobserved information service by school management. The second one is the creative immobility of the manager in the activities on accountability for the community. The third one is about the citizen information process by the municipal educational department, which is dual, complementary e incomplete. In conclusion, the technical trust in the manager neglects the prosaic participation of the community within the school environment. Active transparence in school management is essential for the development of citizenship.Item “EU SOU JOVEM RURAL E COMVAPEIRO”: uma análise das identidades de jovens trabalhadores assalariados rurais nos canaviais da Usina COMVAP/Olho D´Agua no município de União-PI.(2017-04-24) RODRIGUES, Theresa Rachel Mendes da SilvaRESUMO: O estudo presente analisa o processo de constituição das identidades dos jovens assalariados rurais que se inserem no mercado de trabalho sucroalcooleiro na usina COMVAP/Olho D‟água. O lócus da pesquisa foi município de União-PI, onde está situada a referida usina, a qual se encontra em atividade por mais de três décadas na região. A hipótese desta pesquisa foi a de que nem todos os jovens assalariados rurais que se inserem no mercado de trabalho na cadeia produtiva da cana de açúcar, têm suas identidades modificadas totalmente, em decorrência do aumento da condição material adquirida com a venda de sua força de trabalho e o experimento de outras sociabilidades de trabalho. O segmento juvenil assalariado rural na cadeia produtiva da cana de açúcar carrega a herança do universo rural, o que faz uso no exercício do trabalho nos canaviais mantendo aspectos no seu modo de vida, que ainda é entendido como atraso em relação à liquidez da contemporaneidade. Entretanto, com o estreitamento das distâncias entre os espaços rural/urbano, outras mentalidades se manifestam entre os jovens que absorvem novos valores e despertam anseios próximos do modo de vida urbano. Assim, novas relações identitárias se reproduzem nas ruralidades, atravessando contextos específicos, como no caso dos sujeitos em questão, permeados de novas nuanças e vivencias também estimuladas pelo assalariamento. Não obstante, os processos identitários se verificam de maneira diferenciada, partem do trabalho que exercem nos canaviais, dos projetos de autonomia que nutrem e dos espaços de sociabilidades que transitam, acionando as identidades que lhes competem, ora jovem rural, ora jovem comvapeiro, mas sem perder a herança rural. Esta pesquisa é qualitativa e ancorada metodologicamente no aporte teórico marxista, na busca de conhecer o real dirimindo dúvidas e guiando a ação, numa perspectiva transformadora para discutir as categorias agronegócio e trabalho, que representam a base concreta-material do fenômeno pesquisado. Mas, por uma ótica que reconhece a produção de simbologias através das materialidades, a qual “não se deve entender os fatos sociais isoladamente ou abstraídos da influência política, econômica e cultural” (GIL, 1999, p. 40), pois, como verificado no campo de pesquisa, há uma necessidade de interpretar como as materialidades (o trabalho) determinam a construção das subjetividades dos jovens, principalmente ao acionar e negociar as suas identidades. Como recursos metodológicos fiz uso da observação participante realizada durante as visitas aos canaviais, análise de documentos, reportagens e falas dos sujeitos sobre a implantação e trajetória da cadeia produtiva da cana de açúcar no Piauí, através da usina COMVAP/Olho D‟água, também do diário de campo para registro de conversas, lugares, números, informações e dados da geografia local. As entrevistas foram semi-estruturadas com o intuito de, através das falas, construir informações a serem interpretadas para responder as questões em pauta. ABSTRACT: This study analyzes the process of constitution of the identities of young rural workers falling within the sugar cane labor market in agribusiness COMVAP/Olho D‟água. The locus of the research was the city of União-PI, which is located said agribusiness, which is in operation for more than three decades in the region. The alleged this research was that not all rural workers young people who fall in the labor market in the productive chain of sugar cane, have their identities changed completely, due to the increase of the acquired material condition to the sale of its power work and experiment other sociabilities work. The rural wage youth segment in the production chain of sugar cane carries the heritage of the rural world, which makes use in the exercise of work in the cane fields while maintaining aspects of their way of life, which is still seen as lagging behind liquidity of contemporaneity. However, with the narrowing of the gap between the rural / urban spaces, other mindsets manifest among young people absorb new values and arouse desires close to the urban way of life. Thus, new identity relationships reproduce in ruralities across specific contexts, such as in the case of the subjects in question, permeated with new nuances and livings also stimulated by wage. Nevertheless, identity processes occur differently, depart of their work in the cane fields, the autonomy project that nourish and sociability spaces transiting, triggering the identities that concern them, now rural youth, now young comvapeiro but without losing the rural heritage. This research is qualitative and methodologically grounded in Marxist theoretical framework in the quest to know the real dispelling doubts and guiding the action in a changing perspective to discuss the agribusiness and job categories, which represent the base concrete-material researched phenomenon. But for an optical recognizing the production of symbologies through materialities, which "should not be understood social facts alone or abstracted from political, economic and cultural influence" (GIL, 1999, p. 40), because as seen in the field research there is a need to interpret as materialities (work) determine the construction of subjectivities of young people, especially when operating and negotiate their identities. As methodological resources, it was made use of participant observation conducted during visits to the cane fields, analysis of documents, reports and speeches of the subjects on the implementation and trajectory of the productive chain of sugar cane in Piaui, through agribusiness COMVAP/Olho D‟água also field diary to record conversations, places, numbers, information and data of the local geography. The interviews were semi-structured in order to build through the speech information to be interpreted to answer such questions.Item AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: um estudo acerca do Pibid de Sociologia da UFPI.(2017-09-05) MESQUITA, Bruna Karine NelsonRESUMO A pesquisa aborda a descrição das representações sociais acerca do ensino de Sociologia, da formação docente e da iniciação à docência na educação básica dos licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais que atuam como bolsistas da área de Sociologia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O intuito desta pesquisa consiste em demonstrar os conhecimentos elaborados pelos licenciandos bolsistas do curso de Ciências Sociais sobre o ensino de Sociologia nas escolas; apresentar as principais concepções sobre a formação dos professores de Sociologia que compõem as representações dos licenciandos bolsistas do curso de Ciências Sociais e identificar os discursos dos bolsistas do PIBID de Sociologia da UFPI sobre as contribuições do programa para suas formações docentes. No decorrer do estudo foram demonstradas as discussões sobre a institucionalização do ensino e de cursos voltados para a formação docente desenvolvidas no século XX e início do século XXI, bem como sobre o surgimento da Sociologia no país e sua importância como disciplina componente dos currículos escolares. Por meio da problematização dessas temáticas, viu-se que os dados obtidos perpassam pela compreensão do histórico dessas temáticas e fazem-se presentes no âmbito de suas formações. A fundamentação do estudo possui teor quali-quantitativo e está pautada na teoria das representações sociais elaborada por Serge Moscovici. Os dados foram coletados por meio de questionário sócio-demográfico, aplicação de Teste de Associação Livre de Palavras – TALP e questionário com perguntas abertas direcionadas sobre o ensino de Sociologia e a formação docente, sendo aplicados com vinte bolsistas em março de 2016. Através da análise dos dados foi possível compreender e refletir sobre a importância do PIBID na resignificação da formação inicial docente. Para os participantes, o programa mostra-se de grande relevância no processo de formação dos licenciandos por contribuir no processo de aperfeiçoamento e reflexão sobre a prática docente. Os bolsistas veem no programa um espaço de inter-relação entre teoria e prática, por ainda perceberem uma orientação mais tecnicista no curso de licenciatura voltada para a formação específica de bacharéis, corroborando para a construção de metodologias a serem utilizadas nos espaços escolares, que visam à aproximação dos alunos aos conteúdos sociológicos abordados tanto em sala de aula, como nas relações sociais que os alunos possuem cotidianamente. Portanto, o estudo tem a importância de contribuir para a discussão sobre o ensino de Sociologia e a formação docente propiciada no âmbito do curso e do PIBID, bem como fomentar a problematização de temáticas relacionadas ao escopo da pesquisa................ABSTRACT: This research focuses on the description of social representations about the teaching of Sociology, teacher training and initiation to teaching in basic education of undergraduates in the Bachelor’s Degree in Social Sciences that act as fellows in Institutional Program to Scholarships for Initiation to Teaching – PIBID, on the Federal University of Piauí - UFPI. The purpose of this research is demonstrate the knowledge acquired by the Social Science students that have scholarship about the Sociology teaching at schools; show the main conceiving about the formation of the sociology teachers that compose the representations about Social Science students that have scholarship and identify the discourses about the contributions of the PIBID in their teaching formation. During the study was demonstrated the discussions on the institutionalization of teaching and courses focusing on teacher education developed in the twentieth century and early twenty-first century, as well as the emergence of sociology in the country and its importance as a component discipline of school curricula. Through questioning of these thematics, it was seen that the social representations elaborated by undergraduate scholarship recipients about the teacher education and sociology teaching pervade the understanding of the history of these thematics and make present in the ambit for their formations. The basis of this study is focused on the theory of social representations made by Serge Moscovici. Data were collected through socio-demographic questionnaire, Free word association test (FWAT) and questionnaire with open questions focused on sociology teaching and teacher training, applied in twenty scholarship recipients in March, 2016 Through data analysis was possible to understand and reflect on the importance of PIBID in initial teacher training resignification. For participants, the program shows to be of great importance in the formation process of undergraduates, to contribute in the improvement process and reflection on teaching practice. The scholarship recipients see in PIBID a space of interrelation between theory and practice, for still understand a more technicist orientation in the undergraduate program, focused on specific training of graduates, corroborating the construction of methodologies to be used in school spaces, aimed at bringing the students to the sociological content addressed, both in the classroom and in social relations that students have daily. Therefore, the study has importance of contributing to the discussion on the teaching and training of undergraduates in sociology in the Social Science course and at PIBID, as well to encourage the questioning related to the thematic scope of the search.Item #CONTRAOAUMENTO: uma análise das articulações dos protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Teresina – PI.(2017-09-21) SOUSA NETO, Tiago Ferreira deRESUMO: A presente pesquisa analisa as manifestações sociais no espaço virtual e nas ruas, contra o aumento da passagem do transporte público de Teresina – PI, nos anos de 2011 e 2012, que contribuíram na implantação de integração ônibus-ônibus no sistema de transporte da cidade. As manifestações tiveram início tímido com a presença de pessoas ligadas a entidades estudantis, sindicais e populares, mas foi ganhando volume em decorrência da ação violenta da força militar em repreender os manifestantes e a facilidade de interação que as redes sociais virtuais facebook e twitter proporcionaram aos lideres na divulgação e convocação de pessoas às ruas e na ação de denúncia de repressão as manifestações. A teoria que fundamenta a pesquisa relaciona-se aos movimentos sociais e ação coletiva (CHAZEL, 1996; GOHN, 1997-2008-2014; MELUCCI, 2001 SCHERER-WARREN, 1987-2014), globalização (BAUMAN, 1999; HELD, 2001; MCGREW, 2001; IANNI, 1994-1998), redes, ciberespaço, ciberativismo (CASTELLS, 1999-2004-2013; BATALHA, 2011; KAUFMAN, 2012; LÉVY, 1993-1996-1999; MALINI, 2013;), transporte e mobilidade urbana (MELLO, 1981; NUNES, 2013; LEITÃO, 2013; VASCONCELLOS, 2001-2011); que possibilita melhor compreensão sobre as manifestações como fenômenos sociais coletivos. A pesquisa tem base metodológica qualitativa, utiliza a análise documental, entrevista e imagens. Mas também se apoia em dados quantitativos que facilita maior apreensão do objeto estudado. Os resultados alcançados indicam que as manifestações contra o aumento do transporte em Teresina não tiveram como base apenas a questão econômica (reajuste da tarifa), elas pautaram um sistema de transporte público de melhor qualidade e acessibilidade aos teresinenses; não trouxeram resultados tão significativos na mobilidade urbana e; as redes sociais contribuíram na organização das manifestações, mas foram estruturadas sob bases ideológicas dos movimentos estudantis, sindical e entidades populares....................ABSTRACT: This present research analyzes the social manifestations in the virtual spaces and in the streets, against the increase of bus fares in the public transport in Teresina – PI, in the years of 2011 and 2012, that contributed to implantation of bus transfer in the transport system of the city. The manifestations had a quiet start with the presence of people related to student organizations, union trade and populars, but it gained volume due to the violent acts of the military power in rebuking the demonstrators and the facility of interaction that social media facebook and twitter had caused to the leaders in disclosure and convocation of people to the streets and in the reporting act of repression of the manifestations. The theory that grounds the research is related to the social movements and collective action (CHAZEL, 1996; GOHN, 1997-2008-2014; MELUCCI, 2001 SCHERER-WARREN, 1987-2014), globalization (BAUMAN, 1999; HELD, 2001; MCGREW, 2001; IANNI, 1994-1998), net, cyberspace, cyberactivism (CASTELLS, 1999-2004-2013; BATALHA, 2011; KAUFMAN, 2012; LÉVY, 1993-1996-1999; MALINI, 2013;), transport and urban mobility (MELLO, 1981; NUNES, 2013; LEITÃO, 2013; VASCONCELLOS, 2001-2011); that enables better comprehension about the manifestations as social collective phenomena. The research is based on a qualitative methodology, uses the documental analysis, interview and images. But it is also based on quantitative data that facilitate larger apprehension of the studied object. The results achieved indicate that the manifestations against the fare increase of transport in Teresina were not based only on economic issue (readjustment of fares), they related a system of public transport of better quality and accessibility to the teresinenses, they didn’t bring such significant results in the urban mobility and, the social media contributed in the organization of manifestations, but they were structured on ideological basis of student movements, trade union and popular organizations.Item O MERCADO DA FÉ: da secularização dos espaços sagrados ao marketing religioso da Igreja Mundial do Poder de Deus no Brasil pós 1998.(2017-09-22) LEITE, Edigar Gabriel de SousaRESUMO: O presente trabalho dissertativo visa saber como se configura o mercado da fé na Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) no Brasil pós 1998. Trata-se de uma pesquisa etnometodológica participante com entrevistas não-diretivas realizada com fiéis (modusoperandi-vivendi) nos encontros públicos no Grande Templo dos Milagres da IMPD, Sede Estadual em Teresina (PI). A opção pela temática deu-se em função da sua evidência empresarial no campo das igrejas da terceira onda pentecostal, denominadas de novo pentecostalismo pós anos 1970 do último século no Brasil. No demais, buscar-se-á saber como se configura a metáfora “pequenas igrejas & grandes negócios”, num contexto de igrejas de comando único onde novos empreendimentos religiosos, em “nome de Jesus”, dinamizam uma economia divina carregada de crenças populares e promessas de prosperidade “aqui e agora”. Baseou-se em autores clássicos que se dedicaram à temática no que concerne à lógica de mercado, bem como das novas tendências no campo religioso como Berger (1985), Durkheim (1989), Wach (1990), Campos (1997), Mariano (1999), Mendonça & Velasques Filho (2002), Léonard (2002), Reily (2003), Stark (2008), Otto (2007), Weber (2012), Bourdieu (2010), etc. Partiu-se do protestantismo histórico ao recente (neo)pentecostalismo migratório norte-americano pós início século XX. Para efeitos de classificação do pentecostalismo no Brasil, adotou-se as semelhanças tipológicas de Freston (1993) e Mariano (1999), ou seja, o pentecostalismo clássico (1910-1911), pentecostalismo de transição (1950-1960) e o (neo)pentecostalismo, “hibrido”, autóctone, centralizado no profeta fundador da IMPD pós 1998. Analisou-se a organização da igreja, experiências e suas formas de expressões coletivas a partir da abordagem tipológica de Wach (1990). O mercado da fé, desde a secularização dos espaços sagrados ao marketing e as dimensões econômicas do “toma lá dá cá” segundo a sociologia de Bourdieu (2011).................ABSTRACT: This dissertational work aims to find out how to set up the configuration of the market of faith in the World Church of God Power (WCGP) in Brazil after 1998. This is a participant ethnomethodological research with non-directive interviews carried out with faithful (modusoperandi- vivendi) in public meetings in the Great Temple of Milacres of WCGP, State Headquarters in Teresina (PI). The choice of the theme was given in function of their business evidence in the field of churches of the third pentecostal wave, called New Pentecostalism after seventies of the last century in Brazil. Moreover, it will be sought to know how to set up the metaphor "small churches & large businesses" in the context of churches of single command where new religious enterprises, in the "name of Jesus", streamline a loaded divine economy of popular beliefs and promises of prosperity "here and now". It was based on classical authors applied to the issue concerning the market logic and new trends in the religious field, as Berger (1985), Durkheim (1989), Wach (1990), Campos (1997), Mariano (1999), Mendonça Velasques & Son (2002), Leonard (2002), Reily (2003), Stark (2008), Otto (2007), Weber (2012), Bourdieu (2010), etc. It started from the historical Protestantism to the recent (neo) north-american migratory pentecostalism after the beginning of the twentieth century. For pentecostalism classification purposes in Brazil, it was adopted the typological similarities of Freston (1993) and Mariano (1999), that is, classic pentecostalism (1910-1911), transition pentecostalism (1950-1960) and the (neo) pentecostalism, "hybrid" native, centered on the prophet founder of WCGP after 1998. Subsequently, the WCGP since the origin and organization to the experiences and forms of collective expressions from the typological approach of Wach (1990). The faith market since the secularization of the sacred places to the marketing to the economic dimensions of "give and take", according to Bourdieu's sociology (2011).Item LÍTIGÂNCIA ESTRATÉGICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS PELOS ATINGIDOS NO ROMPIMENTO DA BARRAGEM ALGODÕES I.(2017-11-08) AMORIM, Malú Flávia PôrtoRESUMO: Esta pesquisa visa compreender os sentidos produzidos pelos atingidos com o rompimento da Barragem Algodões I, localizada na cidade de Cocal-PI, na mobilização por seus direitos humanos violados, realizando-se a análise através do conceito de litígio estratégico. Para isso, foi discutido o processo de mobilização das pessoas afetadas pela tragédia socioambiental, considerando suas identidades e o modo como se percebem no processo, a forma como se organizam, as ações que realizam e o modo como os outros atores envolvidos no conflito reagem às demandas formuladas pelos atingidos. Assim, as pessoas afetadas pelo desastre buscam não só a reparação dos danos sofridos, mas acionam o Poder Judiciário para pressionar o Estado a fornecer resposta adequada às suas demandas e alterar políticas públicas a fim de proporcionar melhoria nos seus modos de vida. Desse modo, esta pesquisa tem relevância na medida em que pretende evidenciar o uso do litígio estratégico, um tema pouco estudado no Brasil, pelas vítimas do rompimento da barragem na busca por reparação e efetivação de direitos individuais e coletivos. Além disso, trata-se de um dos maiores desastres socioambientais ocorridos no Estado do Piauí, que exemplifica os problemas vivenciados pela população que vive no meio rural e como as desigualdades sociais são reforçadas nos contextos de tragédia. Some-se a isso o fato de que um acidente nestas proporções deveria levar o poder público a uma maior vigilância nas condições de represamento dos recursos hídricos e rejeitos, ao evidenciar os impactos negativos advindos de grandes empreendimentos. A pesquisa, que no polo teórico reveste-se de abordagem qualitativa e traz uma perspectiva de valorização de saberes não hegemônicos, utilizou-se de levantamento bibliográfico para análise das informações levantadas e investigação documental, além de observação com uso de diário de campo e entrevistas semi-estruturadas. Conclui-se, desse modo, que ao perceberem-se participantes de uma comunidade política e portadores de direitos, os atingidos pelo rompimento da barragem mobilizam-se e reivindicam seus direitos que não estão sendo garantidos porque se reconhecem sujeitos constitucionais e utilizam a litigância estratégica como uma forma de tratamento do conflito socioambiental instaurado com o rompimento da Barragem Algodões I, buscando o equilíbrio de forças entre os atores envolvidos no conflito, principalmente com a conquista de aliados, por meio de manifestações e discussão na esfera pública, a fim de conseguir com que suas demandas sejam atendidas tanto no plano da disputa processual em curso no Poder Judiciário quanto no campo político, com a adoção de políticas públicas voltadas a seus interesses. Além disso, a litigância estratégica se mostra uma forma de disputar a narrativa do direito, tornando-se, de fato, autores da sua história e das normas constitucionais, resultado da interpretação, constituindo uma fronteira entre o direito orgânico e o sintético.---------------------ABSTRACT: This research aims to understand the senses produced by those affected by the rupture of the Algodões I Dam, located in the city of Cocal-PI, in the mobilization for their violated human rights, being the analysis carried out through the concept of strategic litigation. For this, the process of mobilization of the people affected by the socio-environmental tragedy was discussed, considering their identities and the way they perceive themselves in the process, how they are organized, the actions they perform and how the other actors involved in the conflict react to the demands made by the affected. Therefore, the people affected by the disaster pursue not only to repair the damage suffered, yet they prompt the Judiciary to pressure the State to a give an adequate answer to their demands and to modify public policies in order to provide improvements in their way of life. Thus, this research has relevance in that it intends to show the use of strategic litigation, a subject little studied in Brazil, by the victims of the rupture of the dam in the search for reparation and enforcement of individual and collective rights. Besides that, it is one of the largest socio-environmental disasters that ever occured in the state of Piauí, which exemplifies the problems experienced by the population that lives in rural areas and how social inequalities are reinforced in contexts of tragedy. Add to it the fact that an accident in those proportions should lead the public power to greater vigilance in the conditions of impoundment of water resources and waste, by highlighting the negative impacts coming from large enterprises. The research, that in a theoretical pole is of qualitative approach and brings a perspective of valorization of non-hegemonic knowledge, used a bibliographic survey to analyze the information collected and documentary research, as well as observation with the use of field diaries and semi-structured interviews. It is concluded, therefore, that when they perceive themselves as participants of a political community and bearers of rights, those affected by the rupture of the dam mobilize and claim their rights that are not being guaranteed because they recognize themselves as constitutional subjects and utilize strategic litigation as a way of dealing with the socio-environmental conflict established with the rupture of the Algodões I Dam, seeking the balance of forces between the actors involved in the conflict mainly with the conquest of allies, through protests and discussion in the public sphere, in order to ensure that their demands are met both in terms of the ongoing procedural dispute in the Judiciary and in the political field, with the adoption of public policies focused on their interests. Besides that, strategic litigation reveals itself as a way of disputing the narrative of law, becoming, the affected, in fact, authors of their history and constitutional norms, the result of interpretation, constituting a border between the organic and the synthetic law.Item FAMÍLIAS LESBOAFETIVAS: descortinando as relações de gênero e sexualidade entre mulheres.(2018-01-25) CUNHA, Maria de Jesus Martins de AndradeRESUMO: As mudanças ocorridas na contemporaneidade no que tange à família, gênero e sexualidade são consideradas uma das mais revolucionárias, afirmando-se a variedade de experiências que giram em torno das suas configurações, sujeitos e relações. Embora considerando essas mudanças ainda é um desafio tratar de relações afetivo-sexuais entre o mesmo sexo, visto que essas pessoas têm passado, ao longo da história, por processos de apagamento e discriminações sendo percebidas, em geral, como desviantes e odiosas. Este estudo trata das experiências de mulheres dissidentes de relacionamentos heterossexuais, com e sem filhas(os), que atualmente vivenciam relações afetivo-sexuais com outras mulheres. O objetivo é compreender como se processa a dinâmica familiar lesboafetiva na vida dessas mulheres no tocante as relações de gênero e sexualidade, com a finalidade de verificar se essa relação afetivo-sexual é vivida de forma mais igualitária quando comparada à relação heterossexual. As relações de gênero são aqui expressas através da divisão sexual do trabalho, onde são destacadas questões relativas às tarefas domésticas, criação dos filhos e provisão econômica da família; a sexualidade é proclamada através das relações afetivo-sexuais vividas por essas mulheres e, destacando questões relativas a casamento, desejo, traição, separação. A discussão teórica inclui as categorias analíticas: família, gênero, e sexualidade, particularizando nesta a lesbianidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo tratamento analítico dos dados deu-se através da análise de discurso, com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto às mulheres, a fim de apreender os discursos produzidos sobre suas vivências afetivo-sexuais e de gênero no contexto familiar. Os resultados mostram que as relações lesboafetivas apresentam características mais igualitárias que as heterossexuais. A dinâmica familiar e as relações sexuais lesboafetiva são marcadas por certa flexibilidade, diálogo e companheirismo entre o casal, e a autonomia e liberdade no uso do corpo é um princípio fundamental dessa relação. Embora sejam mais igualitárias não significa dizer que tais relações estejam isentas de práticas consideradas machistas. Por fim, no que diz respeito à identidade social, algumas mulheres assumem sua lesbianidade e outras não, o que lhes permite um transito mais flexível em relação às experiências sexuais. --------------- ABSTRACT: The contemporary changes in family, gender and sexuality are considered one of the most revolutionary, affirming the variety of experiences that revolve around their configurations, subjects and relationships. While considering these changes, it is still a challenge to deal with same-sex affective-sexual relationships, as these people have gone through history through erasure and discrimination processes being generally perceived as deviant and odious. This study deals with the experiences of dissident women in heterosexual relationships, with and without daughters, who currently experience affective-sexual relationships with other women. The objective is to understand how the family dynamics in the life of these women are processed in relation to gender and sexuality, in order to verify if this affective-sexual relationship is lived in a more egalitarian way when compared to the heterosexual relationship. Gender relations are expressed here through the sexual division of labor, where issues related to domestic tasks, child rearing and family economic provision are highlighted; Sexuality is proclaimed through the affective-sexual relations experienced by these women, and highlighting issues relating to marriage, desire, betrayal, separation. The theoretical discussion includes the analytical categories: family, gender, and sexuality, particularizing in this the lesbianity. It is a qualitative research, whose analytical treatment of the data occurred through discourse analysis, with the application of semi-structured interviews with women, in order to apprehend the discourses produced on their affective-sexual and gender experiences in the family context. The results show that positive relationships have more egalitarian characteristics than heterosexual ones. Family dynamics and sexual relations are marked by a certain flexibility, dialogue and companionship between the couple, and autonomy and freedom in the use of the body is a fundamental principle of this relationship. Although they are more egalitarian, it does not mean that such relations are free of machist practices. Finally, with regard to social identity, some women assume their lesbianity and others do not, which allows them a more flexible transition to sexual experiences.Item AGRICULTURA FAMILIAR E PRÁTICAS SOCIAIS: adaptações e resistências dos (as) agricultores (as) familiares que se propõe à transição agroecológica em Bom Jesus -PI(2018-03-14) SILVA, Roseli OliveiraRESUMO: O cenário sempre desafiador para as formas de agriculturas e ruralidades brasileiras, dentre eles, o da estruturação empresarial e da emergência de tipos de agricultura familiar que, anteriormente desfavorecidos, passam a ser objetos de Políticas Públicas no Brasil, como aponta a literatura especializada. Isso nos interpela para a compreensão e o desvendar desses distintos grupos, das tecnologias utilizadas, do uso dos recursos naturais, nas relações com a terra, com o trabalho, com o mercado e com a família, entre outros, no intuito de contribuir para construção e implementação de políticas públicas reestruturadas às realidades rurais. Para conduzir esses fios de inter-relações, este trabalho de pesquisa objetivou compreender as práticas sociais de adaptação e/ou resistências em um processo de transição agroecológica de agricultores (as) familiares de Bom Jesus–PI. Com o levantamento de dados primários foi possível identificar as dificuldades e as potencialidades de estratégias de reprodução dos (as) agricultores (as) familiares de base agroecológica. A realização de entrevistas semiestruturadas com as famílias agricultoras e com os extensionistas no município possibilitou correlacionar as práticas sociais de adaptação e/ou resistências desses sujeitos com as ações voltadas à agroecologia da ATER pública. Os focos principais de atenção na análise foram: as relações estabelecidas com a terra, o trabalho, a família e o mercado, as adaptações e as resistências relacionadas à produção agroecológica. Tomando por base as famílias entrevistadas, pôde-se afirmar que existe neste município uma agricultura familiar que pode ser caracterizada como camponesa, em que a busca pela autonomia e a manutenção de práticas de reciprocidade são aspectos marcantes também na agroecologia como estratégia de resistência e reprodução socioeconômica no contexto atual de ameaças e privações, a partir de estratégias efetivas de reprodução social e econômica. Porém, observa-se que as relações entre as práticas de adaptação e resistências das famílias agricultoras entrevistadas e as ações de ATER estão inter-relacionadas, isto é, tem-se um discurso e uma metodologia que indiretamente acaba construindo essa proposta por meio também de outras instituições que se relacionam com a agricultura familiar no município. ABSTRACT: The scenario always challenging for the forms of agricultures and Brazilian ruralities, amongthem, that of business structuring and emergency of types of family farming that, previously disadvantaged, become objects of Public Policies in Brazil, as the specialized literature points out.This challenges us to understand and unravel these different groups, the utilized technologies, the use of natural resources, in the relations with the land, with labor, with themarket and with the family, among others, in order to contribute to the construction and implementation of public policies restructured to the realities ruralites..To conduct these threads of interrelationships, this research aimed to understand the social practices of adaptation and/or resistances in a process of agroecological transition of family farmers from Bom Jesus-PI. With the collection of primary data it was possible to identifywas possible to identify the difficulties and the potentialities of reproductive strategies of the agro-ecological based family farmers. The realization of semi-structured interviews with the farming families and with extensionists in the municipality made it possible to correlate the practices of social adaptation and/or resistances of these subjects with the actions directed to the agroecology of public ATER. The main focus of attention in the analysis were: the relations established with the land, labor, family and the market, adaptations and resistances related to agroecological production. Based on the families interviewed, it can be stated that this municipality exists a family farming that can be characterized as a peasant, where the search for autonomy and the maintenance of reciprocity practices are important aspects also in agroecology as a strategy of resistance and socioeconomic reproduction in the current context of threats and deprivations, from effective strategies of social and economic reproduction. However, it is observed that the relations between the practices of adaptation and resistances of the farmers families that were interviewed and the actions of ATER are interrelated, that is, there is a discourse and a methodology that indirectly ends up constructing this proposal through other institutions that are related to family agriculture in the municipality.Item CAMINHOS E DESCAMINHOS DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR: Acolhimento Institucional Casa Dom Barreto.(2018-03-21) AGUIAR, Poliana dos SantosRESUMO: Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS o Acolhimento Institucional é ofertado por diferentes tipos de equipamentos, destinado à família e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. Entende-se que as instituições de acolhimento para crianças e adolescentes são aquelas acionadas quando os direitos desta parcela da população são violados, e que por esta razão, precisam ser temporariamente afastados da família, até que possam retornar ao seio familiar, ou até mesmo obterem inserção em família substituta. No atendimento à criança e ao adolescente deve-se observar alguns aspectos importantes do acolhimento que garantirão o seu desenvolvimento saudável. Primeiramente, o acolhimento de crianças e adolescentes deve ser provisório e excepcional, pois se considera que a convivência familiar seja a forma mais indicada de cuidado, buscando sempre manter preferencialmente os vínculos com a família de origem, ou buscando outra família que os acolha. Neste sentido, esta dissertação tem por escopo fundamental apresentar um estudo crítico e sistematizado acerca do Direito a Convivência Familiar e Comunitária das Crianças e dos Adolescentes levando em conta a experiência do Acolhimento Institucional da Casa Dom Barreto, a partir do trabalho desenvolvido por este e da análise documental complementar realizada na Primeira Vara da Infância e da Juventude de Teresina. Para isso foram coletados dados e informações por meio de questionários e entrevistas semiestruturada realizadas com membros das equipes técnicas do acolhimento institucional Casa Dom Barreto e da Primeira Vara da Infância e da Juventude. A pesquisa empreendida, de natureza descritiva e explicativa, com abordagem quanti-qualitativa, irá plasma-se a partir de três métodos de investigação: revisão bibliográfica de produções consagradas no âmbito acadêmico; documental, que contempla a análise dos prontuários do acolhidos na Casa Dom Barreto e documentos da Primeira Vara da Infância e da Juventude de Teresina; e a de campo, com a aplicação de entrevista semiestruturada. As análises empreendidas neste estudo buscaram vislumbrar os esforços que estão sendo executados pelo acolhimento institucional e pelo judiciário, que constem em suas rotinas e nos prontuários, para garantir o direito à convivência familiar e comunitária dos acolhidos. Buscou-se com isso verificar como está ocorrendo o reordenamento institucional e os esforços empreendidos pela Casa Dom Barreto para evitar períodos prolongados de acolhimento institucional, o que vai de encontro às normas que regem o acolhimento e a convivência familiar e comunitária. ------------------------- ABSTRACT According to the Ministry of Social Development - MDS Institutional Home is offered by different types of equipment, for the family and/or individuals with weakened or severed family ties in order to ensure full protection. It is understood that the residential institutions for children and adolescents are those triggered when the rights of this segment of the population are violated, and that for this reason, need to be temporarily away from the family, until they can return to the family environment, or even obtain foster family insert. In attendance to children and adolescents should be noted some important aspects of care that will ensure their healthy development. First, the care of children and adolescents should be temporary and exceptional, as it considers that the family environment is the most appropriate form of care, always seeking to keep preferably links with the family of origin, or looking for another family who welcome them. In this sense, this work has the basic purpose to present a critical survey and systematized on the Right to Family Living and Community Children and Adolescents taking into account the Institutional Home Experience House Dom Barreto, from the work of this and supplementary documentary analysis in the First Court of Childhood and Youth of Teresina. For this we collected data and information through questionnaires and semi-structured interviews with members of the technical staff of the residential care home Archbishop Barreto and the First Court of Childhood and Youth. The research undertaken, descriptive and explanatory nature, with quantitative and qualitative approach, plasma will be from three research methods: literature review of established productions in the academic environment; documentary, which includes the analysis of the records received in the House Dom Barreto and documents of the First Court of Childhood and Youth of Teresina; and the field, with the application of semi-structured interview. The analysis undertaken in this study sought to glimpse the efforts being carried out by the institutional care and the judiciary, which appear in their routines and records, to guarantee the right to family and community life of welcomed. Sought with this check is occurring as the institutional reorganization and efforts made by the House Dom Barreto to avoid prolonged periods of institutional care, which meets the rules governing the reception and family and community life.Item MÃES EMPODERADAS: a maternidade em grupos de apoio a mães em Teresina.(2018-03-22) LEITE, Carolina AlvesRESUMO: O estudo teve como objetivo investigar e entender os sentidos da maternidade para mulheres-mães, que se relacionam em grupos de apoio às questões de maternidade, e como respondem aos dilemas e conflitos que esta as obstina, a partir do contato com ideias sobre empoderamento feminino em grupos de mães via rede social. A pesquisa esclarece se realmente é constituída o marcador identitário de mãe, como ela é construída e de que forma contribuições feministas moldam os pensamentos dessas mulheres, enquanto mães e como sujeitas de direito no exercício de suas individualidades. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais com 15 (quinze) mães que participam de grupos de apoio à maternidade, baseadas na associação de ideias sobre maternidade e empoderamento, além de observação participante em encontros dos grupos de mães, nos quais elas interagem também pessoalmente. Em seguida, foi realizada análise de discurso para se trabalhar com os sentidos que as mães dão à maternidade, indicando as ideologias, as histórias e a linguagem por trás das falas. O pressuposto analítico que norteia o estudo é o empoderamento feminino, que conquistado através da interação das mães nos grupos de WhatsApp, guia a construção do marcador identitário de mãe e possibilita o enfrentamento das dificuldades da maternidade. O aporte teórico de discussão é composto pela interlocução entre literatura e teoria feminista, abordagem de gênero e teoria social, estendendo-se nos campos do poder, corpo, família e toda a relação com a maternidade. A análise dos dados revela que as mães passam por muitos obstáculos nas fases iniciais da trajetória materna e, ao superarem cada um deles, vivenciam a maternidade empoderada, que acaba se tornando uma identidade que elas sustentam como forma de darem sentido a suas maternidades, ressignificando os cuidados com os/as filhos/as, tradicionalmente designados às mulheres, e convertendo a maternagem e o marcador identitário de mãe em empoderamento. A partir da ideia de que a mulher detem o dom da natureza e que encontram nela o poder para seguir sua prerrogativa, as mães pesquisadas utilizam-se, acima de tudo, de informação e conhecimento sobre elas mesmas e sobre o mundo a sua volta para assumirem e exercerem esse modelo de maternidade. Com a fácil troca de informações promovida pelos aplicativos de conversação como o WhatsApp, o compartilhamento de experiências entre mulheres se tornou maior e mais rápido e, consequentemente, mais mulheres tiveram contato com ideais feministas quando se veem na condição de mulheres e mães reprimidas em situações diversas de violência, desigualdade e abuso. Desse modo, essas mães procuram viabilizar respostas para o enfrentamento dessas situações e veem uma saída na conquista do empoderamento, concretizado com a rejeição do sistema que impõe e limita a maternidade dessas mulheres e a vivência da maternidade empoderada e intensiva. Não se conformando em serem submissas, as mulheres barram as forças coercitivas que tentam interferir em seu protagonismo, defendem não somente a ideia de vivenciar todos os aspectos da maternidade de forma ativa, mas também como uma maneira de lutar contra dominação e alienação, na família, com a divisão sexual do trabalho, na sociedade, com o senso comum, e no discurso médico androcêntrico, com o poder científico legitimado. As mães resistem. ---------------- ABSTRACT: The study aimed to investigate and understand the meanings of motherhood for women-mothers, who relate themselves in support groups to the maternity issues, and how they respond to the dilemmas and conflicts that persist in them, through contact with ideas about women empowerment in groups of mothers via social network. The research clarifies whether the mother's identity is actually constituted, how it is constructed, and how feminist contributions shape the thoughts of these women as mothers and as subjects of law in the exercise of their individualities. Data were collected through individual interviews with 15 (fifteen) mothers who participate of maternity support groups, based on the association of ideas about maternity and empowerment, besides participant observation in meetings of the groups of mothers, where they also interact personally. Next, a discourse analysis was done to work with the senses which mothers give to motherhood, indicating the ideologies, histories and language behind the speeches. The analytical presupposition that guides the study is female empowerment, which conquered through the interaction of mothers in WhatsApp groups, guides the construction of the mother identity and makes it possible to face the difficulties of motherhood. The theoretical contribution of discussion is composed by the interlocution among literature and feminist theory, approach to gender and social theory, extending in the fields of power, body, family and all relationship with motherhood. The analysis of the data reveals which mothers go through many obstacles in the early stages of the maternal trajectory and, overcoming each one, they experience empowered motherhood, which ends up becoming an identity that they sustain as a way of giving meaning to their maternities, resignifying the care for children, traditionally assigned to women, and converting motherhood and the identity into mother empowerment. Based on the idea which woman got the gift of nature and that find in her the power to follow her prerogative, the researched mothers use, above all, information and knowledge about themselves and the world around them to assume and exercise this maternity model. With the easy exchange of information promoted by chat applications such as the WhatsApp, sharing of experiences among women has become larger and faster and, consequently, more women have come into contact with feminist ideals when they find themselves in the condition of women and mothers repressed in situations of violence, inequality and abuse. Thus, these mothers seek to provide answers to face these situations and see an exit in the conquest of empowerment, concretized with the rejection of the system that imposes and limits the motherhood of these women and the experience of empowered and intensive motherhood. Not conforming to being submissive, women bar the coercive forces which try to interfere in their protagonism, defend not only the idea of experiencing all aspects of motherhood in an active way, but also a way to fight against domination and alienation, in the family, with the sexual division of labor, in society, with common sense, and in androcentric medical discourse, with the legitimized scientific power. Mothers resist.Item POVOS DE TERREIRO NO CONTEXTO DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS (Territórios sociais de religiosidades de matrizes africanas na zona Norte de Teresina-PI e o Programa Lagoas do Norte – PLN)(2018-06-08) CARMO, Francisca Daniele Soares doRESUMO: Este estudo de abordagem socioantropológica volta-se ao tema da constituição de territórios sociais de matrizes africanas nos centros urbanos em interface com processos de transformação da paisagem cultural do espaço citadino, tendo como foco lugares e trajetórias dessas religiosidades nas cidades. A pesquisa focalizou Povos de Terreiros da zona Norte de Teresina, Piauí, no âmbito de um processo de intervenções urbanísticas levadas a cabo pelo Programa Lagoas do Norte (PLN), política da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) com financiamento do Banco Mundial. Este programa de “requalificação urbana”, com ações de largo espectro, vem sendo implementado, desde 2008, em 13 bairros da região Norte de Teresina, que compõem uma área denominada região das Lagoas do Norte. O programa, no discurso da gestão pública municipal, é veiculado como um conjunto de intervenções ambientais, sociais e econômicas integradas em território determinado, a fim de (re)vitalizar, (re)urbanizar e (re)qualificar bairros da zona Norte da cidade, solucionando problemas socioambientais que acometem, há muito tempo, a região. Com ênfase na dimensão socioambiental, os documentos do PLN fazem referência a ações voltadas à “preservação e à proteção da cultura local”, a exemplo do projeto de construção de uma controversa “Praça dos Orixás”, a ser edificada como espaço de memória-celebração dos cultos religiosos afro-brasileiros na cidade. A zona Norte de Teresina, tem, historicamente, entre seus marcadores culturais e identitários, a religiosidade, expressa nas culturas religiosas de matrizes africanas, com vasto número de casas de Umbanda e Candomblé. O primeiro terreiro de que se tem notícia nesta região teria sido fundado na década de 1930, na área de convergência dos rios Parnaíba e Poti, reconhecida como ponto original do povoamento da cidade. Com o tempo, novas comunidades de terreiros foram-se formando, e instituindo territorialidades em Teresina. No processo de urbanização da cidade, terreiros localizados nas áreas centrais foram sendo deslocados, e muitos acabaram (re)territorializando-se na zona Norte, região tida como de “bairros populares”. Estes territórios sociais encontram-se novamente ameaçados, inclusive, de deslocamento involuntário de terreiros e de famílias de santo, previsto no processo de intervenção do PLN. Na perspectiva epistemológica da interpretação e produção de sentidos, em diálogo com autores e ideias, a pesquisa buscou apreender os sentidos e significados que vêm sendo produzidos e acionados pelos Povos de Terreiro, entre consensos e dissensos internos, e nas relações com o poder público, acerca da Praça dos Orixás e das ameaças de remoções involuntárias de terreiros, abrindo para novos questionamentos sobre políticas públicas de intervenção urbanística e os territórios de religiões de matrizes africanas no espaço urbano. ABSTRACT: This study of socio-anthropological approach alludes to the theme of the constitution of social territories of African matrices in urban centers in interface with processes of transformation of the cultural landscape of the city space, focusing on places and trajectories of these religiosities in cities. The research focused on People of Terreiros of the Northern area of Teresina, Piauí, in the scope of urbanistic interventions carried out by the Lagoas do Norte Program – PLN, a policy of Teresina City Hall with World Bank funding. This “urban requalification” program, with broad spectrum actions, has been implemented, since 2008, in 13 districts of the Northern zone of Teresina, which make up an area called the region of the Lagoas do Norte (Northern Lagoons). The program, in the discourse of the public management, is advertised as a set of environmental, social, and economic interventions, integrated in a specified territory, to (re) vitalize, (re) urbanize and (re) qualify the districts of the Northern zone of the city, solving socio-environmental problems that have been affecting the region for a long time. With emphasis on the socio-environmental dimension, the PLN documents make references to actions directed towards the "preservation and protection of local culture", such as the construction project of a controversial Praça dos Orixás (Orishas’ Square), to be built as a memory-celebration space of African-Brazilian religious cults in the city. The Northern zone of Teresina has, historically, among its cultural and identity markers, the religiosity, expressed in the religious cultures of African matrices, with a vast amount of houses of Umbanda and Candomblé. The first known terreiro in this region would have been founded in the 1930s, in the area of convergence of the Parnaíba and Poti Rivers, recognized as the original point of settlement of the city. Over time, new communities of terreiros were formed, and instituting territorialities in Teresina. In the city's urbanization process, terreiros located on the downtown areas were displaced, and many were (re) territorialized in the Northern area, region considered to be of "popular neighborhoods". These social territories are again threatened, including, by the involuntary displacement of terreiros and saint’s families, provided for in the PLN intervention process. In the epistemological perspective of the interpretation and production of senses, in dialogue with authors and ideas, the research sought to apprehend the senses and meanings that have been produced and activated by the People of Terreiro, between internal consensus and dissensions, and in relations with the government, about the Praça dos Orixás and the threats of involuntary removals from terreiros, opening to new questions about public policies of urbanistic intervention and the territories of religions of African matrices in the urban space.Item A MEDIAÇÃO JUDICIAL DE CONFLITOS FAMILIARES: discursos e a prática no centro judiciário de solução de conflitos e cidadania de Teresina - PI(2018-06-08) OLIVEIRA, Verônica GomesRESUMO: Este estudo analisa a resolução de conflitos familiares por meio do uso da mediação judicial, a partir da percepção dos (as) mediadores (as), mediados (as) e juízes (as) das varas de família da cidade de Teresina-PI. A mediação familiar judicial é um procedimento utilizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Piauí. O embasamento teórico da pesquisa baseia-se nas ideias de Simmel (1983), Giddens (2000), Santos (2011), Spengler (2010) e Morais (1998) que fundamentam as categorias de conflito, família e acesso à justiça. Ainda se recorre aos conceitos de discurso em Pêcheux (2002), Orlandi (2003/2006) e Fairclough (2001) e a teoria da comunicação racional de Habermas (1989/2012/2016), por meio de seu agir comunicativo para fundamentar os discursos dos sujeitos pesquisados. A pesquisa prioriza utilização de metodologia qualitativa com técnicas de observação não participante e entrevistas semiestruturadas. A mediação de conflitos é um procedimento dialógico que pode ser aplicado em quase todos os tipos de conflitos, constituindo-se meio desburocratizado e consensual da retomada de diálogos, em que um terceiro acompanha as partes até chegar a resolução conflitual, ou não, podendo, em caso positivo, ser manifestada num acordo. Para tanto, a linguagem é a principal ferramenta utilizada pelos (as) mediadores (as), pois, por meio de uma comunicação conciliatória, empática e transformadora é possível compreender os interesses explícitos e implícitos das partes e conduzir a percepção do conflito de fenômeno negativo em fator positivo na vida dos (as) mediados (as). Nessa perspectiva, a análise dos dados da pesquisa permitiu concluir, a partir dos discursos dos sujeitos pesquisados, que a mediação familiar judicial pode sim ser utilizada na resolução dos conflitos de família e o poder judiciário piauiense precisa investir mais na estruturação dessa modalidade de pacificação de conflitos. ABSTRACT: This study analyzes the resolution of family conflicts through the use of judicial mediation, based on the perception of mediators, mediated and judges of the family courts of the city of Teresina-PI. The judicial family mediation is a procedure used by the Judicial Center for Conflict Resolution (CEJUSC) of the Court of Justice of Piauí. The theoretical foundation of the research is based on the ideas of Simmel (1983), Giddens (2000), Santos (2011), Spengler (2010) and Morais (1998), who establish the categories of conflict, family and access to justice. The concepts of discourse in Pêcheux (2002), Orlandi (2003/2006) and Fairclough (2001) are still used, as well as and Habermas's theory of communicative rationality (1989/2012/2016), through his communicative action to support the discourses of the researched subjects. The research prioritizes the use of qualitative methodology with techniques of non-participant observation and semi-structured interviews. Conflict mediation is a dialogic procedure that can be applied in nearly all types of conflicts,constituting a bureaucratized and consensual means of resumption of dialogues, in which a third party accompanies the parties until reaching a conflict resolution, or not, and may, if so, be expressed in an agreement. For such purpose, language is the main tool used by the mediators, because through conciliatory, empathic and transformative communication it is possible to understand the explicit and implicit interests of the parties and to lead the perception of the conflict of negative phenomenon into a positive factor in the lives of the mediated. In this perspective, the analysis of the survey data allowed to conclude, from the speeches of the researched subjects, that the judicial family mediation can indeed be used in the resolution of family conflicts and the judiciary branch of Piauí needs to invest more in the structuring of this modality of conflict pacification.Item PERSPECTIVAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR NAS ROTAS CRÍTICAS EM TERESINA-PI(2018-06-08) SOUSA, Jahyra Kelly De OliveiraRESUMO: O presente trabalho de dissertação abordou a temática de violência de gênero, especificando-se nas violências doméstica e familiar, trabalhando com mulheres que viveram em situações desse tipo de violência e recorrem aos órgãos institucionalizados de enfrentamento à violência contra a mulher. Foi levantada a seguinte problemática: Quais as perspectivas das mulheres em situação de violência doméstica e familiar no curso das rotas críticas? Entendendo por perspectivas as formas como as mulheres viam a si e aos outros, bem como as violências e relações de gênero no decorrer das rotas. Por rotas críticas tem-se a concepção de Sagot (2000), trabalhada sob uma subdivisão elaborada na própria pesquisa: rotas processuais e rotas relacionais. Partiu-se inicialmente do debate de gênero, passando pelas concepções de Scott (1989) e Connel e Pearce (2015), em seguida fala-se do movimento feminista e da construção da epistemologia feminista através de teóricas do feminismo como Rago (1998), Harding (1993), Louro (2014), e demais teóricos da teoria social contemporânea como Santos (2015) e May (2004), passando à caracterização das Violências doméstica e familiar com Saffioti (2004) e a tipificação penal trazida pela Lei 11.340/2006, e das Redes de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Rede de Atendimento Especializado, bem como identificando os órgãos que possui o Estado do Piauí, para por fim abordar as rotas percorridas, através de entrevistas, por quatro mulheres cujos processos judiciais foram encerrados e por uma mulher que foi acompanhada nesse percorrer. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Os resultados encontrados foram indicativos de mudanças e permanências no que diz respeito aos serviços especializados, bem como os atendimentos realizados em cada órgão e as influências de pessoas das vidas cotidianas de cada mulher (parentes, vizinhos, colegas de trabalho, de igreja), indicando que há avanços e também retrocessos. ABSTRACT: This dissertation focused on gender violence, focusing on domestic and family violence, working with women who lived in situations of this type of violence and using institutionalized bodies to deal with violence against women. The following issues were raised: What are the perspectives of women in situations of domestic and family violence in the course of critical routes? Understanding by perspectives the ways women viewed themselves and others, as well as violence and gender relations along the routes. By critical routes we have the conception of Sagot (2000), worked under a subdivision elaborated in the own research: procedural routes and relational routes. It was initially based on the gender debate, passing through the conceptions of Scott (1989) and Connel and Pearce (2015), followed by the feminist movement and the construction of feminist epistemology through feminist theorists such as Rago (1998) Harding (1993), Louro (2014), and other theoreticians of contemporary social theory such as Santos (2015) and May(2004), to characterize domestic and family Violence with Saffioti (2004) and the criminal typification brought by Law 11.340 / 2006, and Networks Of Combating Violence against Women and a Specialized Attention Network, as well as identifying the organs that have the State of Piauí, in order to finally address the routes traveled by four women whose lawsuits were closed and by a woman who was accompanied in that journey. The results were indicative of changes and permanence in the specialized services, as well as the care provided in each organ and the influences of people from the daily lives of each woman (relatives, neighbors, co-workers, church), indicating That there are advances and also setbacks.Item REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VELHICE LGBT: estudo comparativo entre universitários(2018-06-14) CARLOS, Karolyna Pessoa TeixeiraRESUMO: O idoso é a parcela da população cada vez mais representativa numericamente. A sexualidade vem sendo discutida nos últimos tempos como peça fundamental do envelhecimento ativo, porém quando se trata da sexualidade de idosos com um recorte específico, o público LGBT, que se entende os sujeitos que se identificam Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais esse debate é permeado de estigmas e preconceitos. Neste sentido surgem alguns questionamentos como: o que pensam os estudantes universitários sobre a velhice LGBT? Esses idosos têm condições de levar uma vida tranqüila e segura? Em vista disso, objetivou-se verificar e comparar as representações sociais de três grupos de estudantes universitários dos cursos de direito, psicologia e pedagogia acerca do envelhecimento LGBT. A amostra foi composta por 300 estudantes universitários uma Instituição de Ensino Superior privada na cidade de Teresina-PI. Tratou-se de uma pesquisa comparativa, de caráter quanti-qualitativo e corte transversal. Com o intuito de conhecer o perfil dos participantes, foram aplicados questionários sociodemográficos. Para conhecer as representações sociais foram utilizados dois instrumentos: a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), utilizando-se o método de análise fatorial de correspondência – AFC, através do software Tri Deux Mots e entrevistas semiestruturadas, em que as respostas foram transcritas e analisadas pelo software Iramuteq. Como resultados observou-se que emergiram representações em dois pólos antagônicos: por um lado, o direito que cada indivíduo tem em fazer suas escolhas sexuais independente da fase da vida que se encontram, por outro lado, o preconceito sofrido pelos LGBTs, agravando-se quando trata-se de pessoas idosas. Com esse estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento da temática, ainda pouco estudada e divulgada, para que assim haja uma maior compreensão dos novos arranjos da sociedade contemporânea, podendo desta forma contribuir para a implementação de políticas públicas que resguardam os idosos e principalmente do público LGBT. ABTRACT: The elderly are the portion of the population that is increasingly representative numerically. Sexuality has been discussed in recent times as a fundamental part of active aging, but when it comes to the sexuality of the elderly with a specific cut, the LGBT audience, which means those who identify themselves as Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite and Transsexual this debate is permeated with stigmas and prejudices. In this sense arise some questions such as: what do college students think about old age LGBT? Are these elderly people able to live a quiet and secure life? Therefore, the objective was to verify and compare the social representations of three groups of university students from the courses of law, psychology and pedagogy about LGBT aging. The sample was carried by 300 university students a Private Higher Education Institution in the city of Teresina-PI. It was a comparative research, of quantitative-qualitative character and transversal section. In order to know the profile of the participants, sociodemographic questionnaires were applied, to know the social representations were used the Free Words Association Technique, using the method of factorial analysis of correspondence - AFC being analyzed through software Tri Deux Mots and semi-structured interviews, in which the answers were transcribed and analyzed by Iramuteq software. As partial results it was observed that representations emerged in two antagonistic poles: on the one hand, the right that every individual has in making their sexual choices independent of the phase of life that are, on the other hand, the prejudice suffered by homosexuals, when it comes to the elderly. With this study, it is expected to contribute to the development of the theme, still little studied and disseminated, so that a better understanding of the new arrangements of contemporary society can be made, thus contributing to the implementation of public policies that protect the elderly and, above all, of the LGBT public.Item SUCESSO ESCOLAR E MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: representações sociais de professores de Cocal dos Alves/PI(2018-06-18) AMARAL, Edna de BritoRESUMO: A educação no Brasil configura-se como um campo de investigação que favorece a discussão sobre muitos aspectos, como por exemplo o sucesso escolar e a medicalização da educação, temas norteadores da presente dissertação. Com enfoques de Bernard Lahire que compreende o sucesso escolar como o grau de consonância existente entre as práticas cotidianas no que concerne à escrita, as condições e disposições econômicas, a ordem moral doméstica, os modos com os quais é exercida a autoridade familiar, as práticas familiares de escolarização, estas distintas em cada família em particular e Pierre Bourdieu , em sua teoria da reprodução, defende que o sucesso escolar dá-se pelo grau de capital cultural que a família detém. Este sociólogo traz essa concepção por meio de uma crítica à ideologia de classes dominantes que acaba por segregar uma parcela da população que advém de classes menos favorecidas aos casos de insucesso escolar, neste ínterim que se observa o movimento das desigualdades sociais. Diante destes aspectos, o presente trabalho objetivou identificar as Representações Sociais acerca do sucesso escolar e medicalização da educação entre professores da rede pública de ensino da cidade de Cocal dos Alves-PI. Os sujeitos da pesquisa foram 82 professores da rede pública, municipal e estadual, da cidade de Cocal dos Alves. A pesquisa foi do tipo misto que se baseia no desenho metodológico do tipo triangulação. Foi utilizado como instrumento um questionário sociodemográfico para conhecer o perfil dos sujeitos. Para conhecer as representações sociais dos sujeitos acerca dos fatores citados utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), em que o método de análise foi a técnica das redes semânticas e uma entrevista semiestruturada em que as respostas foram transcritas e analisadas por meio do software Iramuteq. Observou-se que os entrevistados representam o sucesso escolar como dedicação, compromisso, trabalho e responsabilidade com que docentes, gestão e os discentes tem com o processo educativo. A congruência entre família e escola é outro ponto significativo das representações dos docentes, aspecto este semelhante aos citados por Lahire em seus estudos. Não se observou diferenciação entre classes mais ou menos favorecidas nos discursos dos docentes. Com relação à medicalização da educação, percebeu-se a existência da mesma, seja nos altos índices de medicamentos controlados que foram entregues no município, pelo número de encaminhamentos de crianças para atendimento especializados e nos discursos dos docentes, que representam a medicalização de forma significativa pela “detecção” de problemas escolares, problemas psicológicos dentre outros. Assim sendo, não se pretende que esta dissertação esgote as discussões acerca dos fenômenos, mas que a mesma possa servir de impulso para outros estudos, ampliando para o restante da comunidade. ABSTRACT: Education in Brazil is a field of research that favors the discussion on many aspects, such as school success and the medicalization of education, the guiding themes of this dissertation. With approaches by Bernard Lahire which includes school success as the degree of consonance between everyday practices in writing, economic conditions and dispositions, the domestic moral order, the ways in which family authority is exercised, practices family members of schooling, these different in each family in particular and Pierre Bourdieu, in his theory of reproduction, argues that success in school is due to the degree of cultural capital the family holds. This sociologist brings this conception through a critique of the ideology of the dominant classes that ends up segregating a portion of the population that comes from less favored classes to cases of school failure, in the meantime observing the movement of social inequalities. In view of these aspects, the present work aimed to identify the Social Representations about school success and medicalization of education among public school teachers in the city of Cocal dos Alves-PI. The subjects of the survey were 82 teachers from the public, municipal and state public. The research was of the mixed type that is based on the methodological design of the triangulation type. A sociodemographic questionnaire was used as instrument to know the profile of the subjects. In order to know the social representations of the subjects about the mentioned factors, the Free Words Association Technique (TALP) was used, in which the method of analysis was the technique of semantic networks and a semi-structured interview in which the answers were transcribed and analyzed by the Iramutec software. It was observed that the interviewees represent the school success as dedication, commitment, work and responsibility with which teachers, management and students have with the educational process. The congruence between family and school is another significant point of the teachers' representations, an aspect similar to those mentioned by Lahire in his studies. There was no differentiation between more or less favored classes in the teachers' discourses. Regarding the medicalization of education, the existence of the same was observed, either in the high indexes of controlled drugs that were delivered in the municipality, by the number of referrals of children for specialized care and in the teachers' speeches, which represent the medicalization in a significant way by the "detection" of school problems, psychological problems among others. Thus, it is not intended that this dissertation exhausts the discussions about the phenomena, but that it can serve as an impetus for other studies, extending to the rest of the community.Item A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA EM TERESINA: desvelando atores e processos(2018-06-19) MOURA, Joviane Aparecida deRESUMO: O Brasil está experienciando a Reforma Psiquiátrica, relativa à transição para um novo modelo de cuidado para as pessoas em sofrimento mental em substituição às estruturas asilares. No Brasil, a Reforma Psiquiátrica está estritamente relacionada com a luta por um Estado de Direito, que garanta a cidadania das pessoas em/com sofrimento psíquico/transtorno mental. Este trabalho visa analisar a implementação da Reforma Psiquiátrica em Teresina, no período de 2005 a 2016 e quais as implicações para a desinstitucionalização dos usuários dos serviços de saúde mental da cidade. O presente estudo está delineado em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, ancorado na modalidade de pesquisa de campo. Para a coleta de dados foram escolhidas como técnicas a análise documental e realização de entrevistas abertas. Para a interpretação dos dados foi utilizada a Análise temática ou categorial. O campo da pesquisa foi constituído pela Gerência de Saúde Mental de Teresina, a Gerência de Saúde Mental do Estado do Piauí, e o Ministério Público Estadual. A amostra da população entrevistada foi formada por pessoas que fizeram/fazem parte da implementação da Reforma Psiquiátrica na cidade de Teresina e que exerciam função/papel de gestores. Foram ainda entrevistadas a Gerente de Saúde Mental do Estado do Piauí e uma Promotora do Ministério Público Estadual, que teve uma participação essencial na condução desse processo. O desenvolvimento histórico da assistência à saúde mental em Teresina se dará fortemente relacionada ao percurso do Asilo, com a primazia de uma política de hospitalização da loucura como única forma possível de assistência. Temos então uma cultura manicomial marcante e estruturante, com forte presença do poder médico. A capital sustenta uma trajetória de não se implicar com suas responsabilidades legais na atenção à saúde mental, com forte resistência a implementar uma política alinhada com a Reforma Psiquiátrica. Os primeiros serviços comunitários substitutivos aos hospitais psiquiátricos só foram implantados no município devido à ação indutora do Ministério da Saúde e à atuação do Ministério Público Estadual, principal ator indutor da Reforma Psiquiátrica na cidade. A nível de administração pública percebemos a ausência de uma tradição de planejamento e muita informalidade nas ações, além de uma marcante dificuldade de pactuação intergestores. Não há uma tradição de luta antimanicomial e o controle social é muito fragilizado. Somado a isso temos o fato de existirem atores sociais e políticos fortemente alinhados com o modelo manicomial e com grande poder de influência e de decisão junto ao poder público. O processo de implementação da Reforma Psiquiátrica teresinense foi conduzido a partir do protagonismo das mulheres, pois foram elas que provocaram, cada uma a seu modo e lugar social, a luta pela Reforma Psiquiátrica. Tendo em vista as peculiaridades do processo de implementação da Reforma Psiquiátrica teresinense, conclui-se que esse processo se efetivou mais em função da ação de agentes externos, sem planejamento e pactuação de ações e políticas, implicando numa repetição de uma lógica manicomial, reverberando diretamente na não consolidação do processo de desinstitucionalização como desconstrução. ABSTRACT: Brazil is experiencing the Psychiatric Reform regarding the transition to a new model of care for people in mental suffering, replacing the asylum structures. The Brazilian Psychiatric Reform is strictly related to the struggle for a Rule of Law which guarantees the citizenship of people in/with mental suffering/mental disorder. This study aims to analyze the implementation of the Psychiatric Reform in Teresina from 2005 to 2016 and what are the implications for the deinstitutionalization of users of mental health services in the city. The present study is delineated in a qualitative perspective of research anchored in a field research modality. For data collection the documentary analysis and the conduct of open interviews were chosen as techniques. Thematic or categorical analysis was used to interpret the data. The research field consisted of Mental Health Management of Teresina, Mental Health Management of the State of Piauí and State Public Ministry. The sample of population interviewed was formed by people who did/are part of implementation of Teresina Psychiatric Reform who exercised the function/role of managers. Also were interviewed the Mental Health Manager of the State of Piauí and the State Public Prosecutor that had an essential participation in conduct of this process. The historical development of mental health care in Teresina will be strongly related to Asylum course, with a policy primacy of madness hospitalization as the only possible assistance form. Then we have a striking and structuring asylum culture, with strong presence of medical power. The capital sustains a trajectory of not being involved with its legal responsibilities in mental health attention with strong resistance to implement a policy lined up with the Psychiatric Reform. The first substitutive community services to psychiatric hospitals only were implanted in the city due to the inductive action of Federal Health Ministry and to the performance of State Public Ministry which were the main actor inducing of Psychiatric Reform in the city. At public level administration we perceive the absence of a tradition to planning and too much informality actions besides a marked difficulty of agreement between the managers. There is no tradition of anti-asylum struggle and social control is very fragile. Added to this we have the fact that there are social and political actors strongly lined up with asylum model by having great power of influence and decision jointly public power. The process of Psychiatric Reform implementation in Teresina was conducted from the women main role since they were who provoked each in its own way and place the struggle for Psychiatric Reform. Considering the peculiarities of Teresina Psychiatric Reform implementation process it is concluded that this was more effective due to action of external agents, without planning or agreement of actions and policy implying a repetition of a mental asylum logic and reverberating directly in non-consolidation of the process of deinstitutionalization as deconstruction.Item AMBIGUIDADES DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO TRÁFICO DE DROGAS: discursos de mulheres sentenciadas em Teresina-PI.(2018-06-28) AZEVEDO, Liana Lima GonçalvesRESUMO: O crime tem sido estudado a partir de uma perspectiva de masculinização da delinquência, invisibilizando as práticas delituosas femininas. Todavia, sabe-se que há um crescimento da participação de mulheres no crime e em cargos de liderança, sobretudo no que se refere ao tráfico de drogas. Por que estão inseridas no tráfico de drogas e como se processa essa partici-pação? O objetivo geral desse estudo é compreender a dinâmica das relações de gênero que envolve essas mulheres traficantes. De maneira específica buscou-se averiguar os motivos dos seus envolvimentos com o narcotráfico; identificar os lugares que têm ocupado nesse contexto estabelecendo relações entre as funções exercidas no crime e os papeis de gênero que lhes são atribuídos tradicionalmente na sociedade. Para tanto, tomou-se os discursos das detentas sen-tenciadas na PFT-PI pelo comércio de entorpecentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas e categorizadas na forma de Mapas de associação de ideias (SPINK,2010), apreciadas analiticamente via Análise de Discurso Crítica (ACD). As ca-tegorias conceituais centrais que fundam a base teórica dessa produção dizem respeito a gênero (SCOTT, 1995), entendido como elemento constitutivo das relações sociais e relações de poder que se apresentam tanto em nível estrutural, como microfisico (BOURDIEU, 2002 FOU-CAULT, 1997); e ao tráfico de drogas enquanto delito (BECKER, 2008). Dos resultados da investigação infere-se que as referidas mulheres se envolveram no narcotráfico tráfico movidas pelas afetividades, dificuldades socioeconômicas e pela busca de pertencimento e prestígio so-cial. Elas vivenciam ambiguidades de posições sociais no contexto do narcotráfico a depender de com quem se relacionam: ora foram envolvidas sem que tivessem arbítrio, ora envolveram-se para romper com o lugar marginal reservado historicamente a elas; ora foram envolvidas porque lhes cabia enquanto mulher-mãe-esposa, ora negaram esses papeis e buscaram subverter o status quo pela criminalidade. Verificou-se, assim, certa fluidez relacional de posições sociais que as fazem ambiguamente protagonistas e subjugadas. RESUMEN: El crimen ha sido estudiado desde una perspectiva de masculinización de la delincuencia, invisibilizando las prácticas delictivas femeninas. Sin embargo, se sabe que hay un crecimiento de la participación de mujeres en el crimen y en cargos de liderazgo, sobre todo en lo que se refiere al tráfico de drogas. ¿Por qué están insertas en el tráfico de drogas y cómo se procesa esa participación? El objetivo general de este estudio es comprender la dinámica de las relacio-nes de género que envuelve a esas mujeres traficantes. De manera específica se buscó averiguar los motivos de sus implicaciones con el narcotráfico; identificar los lugares que han ocupado en ese contexto estableciendo relaciones entre las funciones ejercidas en el crimen y los papeles de género que les son atribuidos tradicionalmente en la sociedad. Para ello, se tomaron los discursos de las detenidas sentenciadas en la PFT-PI por el comercio de estupefacientes. Se trata de una investigación cualitativa, con aplicación de entrevistas semiestructuradas y catego-rizadas en la forma de Mapas de asociación de ideas (SPINK, 2010), apreciadas analíticamente vía Análisis de Discurso Crítico (ACD). Las categorías conceptuales centrales que fundan la base teórica de esa producción se refieren a género (SCOTT, 1995), entendido como elemento constitutivo de las relaciones sociales y relaciones de poder que se presentan tanto a nivel es-tructural, como microfisico (BOURDIEU, 2002 FOUCAULT, 1997) ; y el tráfico de drogas como delito (BECKER, 2008). De los resultados de la investigación se desprende que dichas mujeres se involucraron en el narcotráfico tráfico movidas por las afectividades, dificultades socioeconómicas y por la búsqueda de pertenencia y prestigio social. Ellas vivencian ambigüe-dades de posiciones sociales en el contexto del narcotráfico a depender de con quién se relacio-nan: ora fueron involucradas sin que hubieran albedrío, se involucraron para romper con el lugar marginal reservado históricamente a ellas; ya estaban involucradas porque les cabía como mujer-madre-esposa, o negaron esos papeles y buscaron subvertir el status quo por la crimina-lidad. Se verificó, así, cierta fluidez relacional de posiciones sociales que las hacen ambigua-mente protagonistas y subyugadas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »