Mestrado em Sociologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Sociologia por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 46
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A DOUTRINA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE: análise do projeto sócio-educativo-preventivo “mirim cidadão” no Estado do Piauí(2022-03-31) MACHADO, Kelton AlmeidaO presente trabalho tem como tem como foco ampliar as pesquisas e o debate sobre a aplicação da doutrina de Polícia Comunitária, já adotada em diversos países do mund o como Alemanha e Japão, na prática das polícias brasileiras, em especial as Polícias Militares e Polícias Civis, como alternativa à redução dos índices de criminalidade violenta. Além da pesquisa exploratória bibliográfica, fazendo usos das teorias sociológicas, políticas públicas, História, Direito e outros, também faremos análise de dados de um projeto sócio-educativo-preventivo denominado “Mirim-Cidadão”, gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, onde tal projeto visa, através da relação entre membros das forças de segurança estaduais (policiais militares, policiais civis e bombeiros militares) e a sociedade, estabelecer uma relação de confiança, nos moldes defendidos pela doutrina de Polícia Comunitária, no intuito de con vencer crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a abandonarem voluntariamente condutas que possam leva-los à prática de infrações criminosas, bem como o estímulo à busca por evolução na escola que frequentam e melhoria na relação interpessoal familiar. Assim, resultando numa nova maneira da sociedade interpretar o papel do(a) policial na comunidade, deixando de ser visto(a) simbolicamente apenas como representante de um órgão estatal repressor-coercitivo, para vê-lo(a) como um(a) parceiro(a) facilitador(a) na sensação de segurança entre as pessoas e como co-executor(a) de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da sociedade em que está inserido, ao tempo que o(a) policial também mude a interpretação que tem acerca dos meios de enfrentamento das pessoas e fatos relacionados à criminalidade violenta, culminando numa relação mútua de parceria e confiança, e não de combate bélico e animosidad e como ocorre atualmente no Brasil. ABSTRACT The present work focuses on expanding research and the debate on the application of the Community Police doctrine, already adopted in several countries around the world, such as Germany and Japan, in the practice of Brazilian police, especially the Military Police and Civil Police. , as an alternative to reducing violent crime rates. In addition to exploratory bibliographic research, making use of sociological theories, public policies, history, law and others, we will also do data analysis of a socio -educational-preventive project called “Mirim-Cidadão”, managed by the Public Security Secretariat of the State of Piauí, where this project aims, through the relationship between members of the state security forces (military police, civil police and military firefighters) and society, to establish a relationship of trust, along the lines defended by the Community Police doctrine, in order to convince children and adolescents in a situation of social vulnerability, voluntarily abandoning behaviors that may lead them to commit criminal offenses, as well as stimulating the search for progress in the school they attend and improving interpersonal family relationships. Thus, resulting in a new way for society to interpret the role of the policeman in the community, ceasing to be seen symbolically only as a representative of a repressive-coercive state body, to see him / her as a partner (a) facilitator in the feeling of security among people and as co -executor of public policies that improve the quality of life of the society in which he is inserted, at the same time that the police officer also changes the interpretation that it has about th e means of coping with people and facts related to violent crime, culminating in a mutual relationship of partnership and trust, and not of war combat and animosity as currently occurs in Brazil.Item ACESSO À INFORMAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA: experiência de gestão do ensino fundamental de Teresina-PI.(2016-08-22) VASCONCELOS NETO, Francisco Alencar deRESUMO: A formação do Estado Moderno está ligada ao debate do pensamento liberal e da democracia. Ante esse debate, chegou-se ao sistema representativo como a melhor forma de governo, desde que amparada por uma Constituição que limite e organize o poder do Estado. Na modernidade, a legitimidade do Estado entrou em crise. Na busca de solução, procurou-se atacar a burocracia estatal e aumentar a participação popular no exercício da cidadania, por meio da transparência administrativa e do acesso à informação. Nesse sentido, o presente trabalho analisa a gestão educacional do ensino fundamental de Teresina-PI, na regional administrativa Centro-Norte, no acesso à informação e à transparência de dados públicos, a partir da vigência da lei nº 12.527/11, como mecanismo de incentivo à cultura de cidadania no ambiente escolar. A hipótese trabalhada é que a participação popular, por meio do acesso à informação e da transparência pode amenizar a crise de legitimidade do Estado na era informacional. A fundamentação teórica deste trabalho se apoia em Rousseau (2006), Locke (1983) e Bobbio (2000), para a compreensão do liberalismo na formação do Estado Moderno e do sistema representativo em governos democráticos; Giddens (1991) e Canclini (2007), para as causas da crise de legitimidade do Estado; Levy (1999) e Castells (2003), que abordam o papel da cibercultura; Marshall (1967) e Vieira (2001), para compreender a construção da cidadania ocidental; Carvalho (2002) e Benevides (2002), para especificar a cidadania e a participação popular no Brasil e; Cury (2007), Botler (2011), Araújo (2009) e Libâneo (2001) explicam a gestão democrática escolar no ensino público. A pesquisa optou por uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória com vinte (20) escolas da cidade de Teresina, sendo selecionadas cinco (05) para análise amostral. Os sujeitos da pesquisa são professores, diretores, funcionários administrativos, alunos e pais – ou responsáveis de aluno, totalizando dezoito participantes na amostra intencional. A pesquisa apresenta quatro categorias, obtidas na análise dos dados: a primeira trata da estrutura das escolas para a prestação de serviços de informação, pouca, deficitária e inobservada pela gestão escolar. A segunda é a imobilidade criativa do gestor nas atividades de prestação de contas à comunidade. A terceira se refere ao processo de informação ao cidadão pelos órgãos da educação municipal, que é dual, complementar e incompleto. E, por último, a confiança técnica no gestor negligencia a participação cotidiana da comunidade no ambiente escolar. A transparência ativa da gestão na escola é indispensável para o desenvolvimento da cidadania. ABSTRACT: The formation of the modern state is connected to the debate of liberal thought and democracy. In the face of this debate, we got to the representative system as the best way to govern, since it is supported by a constitution that limits and organizes the power of the state. In modernity, the legitimacy of the state is in a crisis. In the search for a solution, we tried to attack governmental bureaucracy and increase popular participation in the exercise of citizenship, by means of administrative transparence and the access to information. In this sense, the present work analysis the educational management of the elementary school of Teresina – Piauí – Brazil, in the north central zone, in the access to information and public data transparency, from the rule of law # 12.527/11, as a mechanism to incentive school environment citizenship culture. The hypothesis worked is that popular participation, through the access to information and transparency, can mitigate the state legitimacy crisis in the information era. The theory substantiation of this work relies on Rousseau (2006), Locke (1983) e Bobbio (2000), for the comprehension of liberalism in the formation of the modern state and the representative system in democratic governments; Giddens (1991) and Canclini (2007), for the causes of the state legitimacy crisis; Levy (1999) and Castells (2003), who addresses the role of cyber-culture; Marshall (1967) and Vieira (2001), for the understanding of the construction of western citizenship; Carvalho (2002) and Benevides (2002), to specify citizenship and its popular participation in Brazil and; Cury (2007), Botler (2011), Araújo (2009) and Libâneo (2001) explain educational democratic management in public education. The research decided for a qualitative approach, with the use of bibliographic investigation, documental analysis and semi-structured interviews, In order to attain the proposed target, we performed an exploratory study, with 20 schools of the city of Teresina, we selected 5 for a sample analysis. The subjects of the research are teachers, directors, administrative staff, students and parents or the person responsible for the student, totalizing eighteen participants in the intentional sample. The research presents four categories, obtained in the analysis of the data: The first one is about the structure of the schools for the few, insufficient and unobserved information service by school management. The second one is the creative immobility of the manager in the activities on accountability for the community. The third one is about the citizen information process by the municipal educational department, which is dual, complementary e incomplete. In conclusion, the technical trust in the manager neglects the prosaic participation of the community within the school environment. Active transparence in school management is essential for the development of citizenship.Item AGRICULTURA FAMILIAR E PRÁTICAS SOCIAIS: adaptações e resistências dos (as) agricultores (as) familiares que se propõe à transição agroecológica em Bom Jesus -PI(2018-03-14) SILVA, Roseli OliveiraRESUMO: O cenário sempre desafiador para as formas de agriculturas e ruralidades brasileiras, dentre eles, o da estruturação empresarial e da emergência de tipos de agricultura familiar que, anteriormente desfavorecidos, passam a ser objetos de Políticas Públicas no Brasil, como aponta a literatura especializada. Isso nos interpela para a compreensão e o desvendar desses distintos grupos, das tecnologias utilizadas, do uso dos recursos naturais, nas relações com a terra, com o trabalho, com o mercado e com a família, entre outros, no intuito de contribuir para construção e implementação de políticas públicas reestruturadas às realidades rurais. Para conduzir esses fios de inter-relações, este trabalho de pesquisa objetivou compreender as práticas sociais de adaptação e/ou resistências em um processo de transição agroecológica de agricultores (as) familiares de Bom Jesus–PI. Com o levantamento de dados primários foi possível identificar as dificuldades e as potencialidades de estratégias de reprodução dos (as) agricultores (as) familiares de base agroecológica. A realização de entrevistas semiestruturadas com as famílias agricultoras e com os extensionistas no município possibilitou correlacionar as práticas sociais de adaptação e/ou resistências desses sujeitos com as ações voltadas à agroecologia da ATER pública. Os focos principais de atenção na análise foram: as relações estabelecidas com a terra, o trabalho, a família e o mercado, as adaptações e as resistências relacionadas à produção agroecológica. Tomando por base as famílias entrevistadas, pôde-se afirmar que existe neste município uma agricultura familiar que pode ser caracterizada como camponesa, em que a busca pela autonomia e a manutenção de práticas de reciprocidade são aspectos marcantes também na agroecologia como estratégia de resistência e reprodução socioeconômica no contexto atual de ameaças e privações, a partir de estratégias efetivas de reprodução social e econômica. Porém, observa-se que as relações entre as práticas de adaptação e resistências das famílias agricultoras entrevistadas e as ações de ATER estão inter-relacionadas, isto é, tem-se um discurso e uma metodologia que indiretamente acaba construindo essa proposta por meio também de outras instituições que se relacionam com a agricultura familiar no município. ABSTRACT: The scenario always challenging for the forms of agricultures and Brazilian ruralities, amongthem, that of business structuring and emergency of types of family farming that, previously disadvantaged, become objects of Public Policies in Brazil, as the specialized literature points out.This challenges us to understand and unravel these different groups, the utilized technologies, the use of natural resources, in the relations with the land, with labor, with themarket and with the family, among others, in order to contribute to the construction and implementation of public policies restructured to the realities ruralites..To conduct these threads of interrelationships, this research aimed to understand the social practices of adaptation and/or resistances in a process of agroecological transition of family farmers from Bom Jesus-PI. With the collection of primary data it was possible to identifywas possible to identify the difficulties and the potentialities of reproductive strategies of the agro-ecological based family farmers. The realization of semi-structured interviews with the farming families and with extensionists in the municipality made it possible to correlate the practices of social adaptation and/or resistances of these subjects with the actions directed to the agroecology of public ATER. The main focus of attention in the analysis were: the relations established with the land, labor, family and the market, adaptations and resistances related to agroecological production. Based on the families interviewed, it can be stated that this municipality exists a family farming that can be characterized as a peasant, where the search for autonomy and the maintenance of reciprocity practices are important aspects also in agroecology as a strategy of resistance and socioeconomic reproduction in the current context of threats and deprivations, from effective strategies of social and economic reproduction. However, it is observed that the relations between the practices of adaptation and resistances of the farmers families that were interviewed and the actions of ATER are interrelated, that is, there is a discourse and a methodology that indirectly ends up constructing this proposal through other institutions that are related to family agriculture in the municipality.Item AMBIGUIDADES DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO TRÁFICO DE DROGAS: discursos de mulheres sentenciadas em Teresina-PI.(2018-06-28) AZEVEDO, Liana Lima GonçalvesRESUMO: O crime tem sido estudado a partir de uma perspectiva de masculinização da delinquência, invisibilizando as práticas delituosas femininas. Todavia, sabe-se que há um crescimento da participação de mulheres no crime e em cargos de liderança, sobretudo no que se refere ao tráfico de drogas. Por que estão inseridas no tráfico de drogas e como se processa essa partici-pação? O objetivo geral desse estudo é compreender a dinâmica das relações de gênero que envolve essas mulheres traficantes. De maneira específica buscou-se averiguar os motivos dos seus envolvimentos com o narcotráfico; identificar os lugares que têm ocupado nesse contexto estabelecendo relações entre as funções exercidas no crime e os papeis de gênero que lhes são atribuídos tradicionalmente na sociedade. Para tanto, tomou-se os discursos das detentas sen-tenciadas na PFT-PI pelo comércio de entorpecentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas e categorizadas na forma de Mapas de associação de ideias (SPINK,2010), apreciadas analiticamente via Análise de Discurso Crítica (ACD). As ca-tegorias conceituais centrais que fundam a base teórica dessa produção dizem respeito a gênero (SCOTT, 1995), entendido como elemento constitutivo das relações sociais e relações de poder que se apresentam tanto em nível estrutural, como microfisico (BOURDIEU, 2002 FOU-CAULT, 1997); e ao tráfico de drogas enquanto delito (BECKER, 2008). Dos resultados da investigação infere-se que as referidas mulheres se envolveram no narcotráfico tráfico movidas pelas afetividades, dificuldades socioeconômicas e pela busca de pertencimento e prestígio so-cial. Elas vivenciam ambiguidades de posições sociais no contexto do narcotráfico a depender de com quem se relacionam: ora foram envolvidas sem que tivessem arbítrio, ora envolveram-se para romper com o lugar marginal reservado historicamente a elas; ora foram envolvidas porque lhes cabia enquanto mulher-mãe-esposa, ora negaram esses papeis e buscaram subverter o status quo pela criminalidade. Verificou-se, assim, certa fluidez relacional de posições sociais que as fazem ambiguamente protagonistas e subjugadas. RESUMEN: El crimen ha sido estudiado desde una perspectiva de masculinización de la delincuencia, invisibilizando las prácticas delictivas femeninas. Sin embargo, se sabe que hay un crecimiento de la participación de mujeres en el crimen y en cargos de liderazgo, sobre todo en lo que se refiere al tráfico de drogas. ¿Por qué están insertas en el tráfico de drogas y cómo se procesa esa participación? El objetivo general de este estudio es comprender la dinámica de las relacio-nes de género que envuelve a esas mujeres traficantes. De manera específica se buscó averiguar los motivos de sus implicaciones con el narcotráfico; identificar los lugares que han ocupado en ese contexto estableciendo relaciones entre las funciones ejercidas en el crimen y los papeles de género que les son atribuidos tradicionalmente en la sociedad. Para ello, se tomaron los discursos de las detenidas sentenciadas en la PFT-PI por el comercio de estupefacientes. Se trata de una investigación cualitativa, con aplicación de entrevistas semiestructuradas y catego-rizadas en la forma de Mapas de asociación de ideas (SPINK, 2010), apreciadas analíticamente vía Análisis de Discurso Crítico (ACD). Las categorías conceptuales centrales que fundan la base teórica de esa producción se refieren a género (SCOTT, 1995), entendido como elemento constitutivo de las relaciones sociales y relaciones de poder que se presentan tanto a nivel es-tructural, como microfisico (BOURDIEU, 2002 FOUCAULT, 1997) ; y el tráfico de drogas como delito (BECKER, 2008). De los resultados de la investigación se desprende que dichas mujeres se involucraron en el narcotráfico tráfico movidas por las afectividades, dificultades socioeconómicas y por la búsqueda de pertenencia y prestigio social. Ellas vivencian ambigüe-dades de posiciones sociales en el contexto del narcotráfico a depender de con quién se relacio-nan: ora fueron involucradas sin que hubieran albedrío, se involucraron para romper con el lugar marginal reservado históricamente a ellas; ya estaban involucradas porque les cabía como mujer-madre-esposa, o negaron esos papeles y buscaron subvertir el status quo por la crimina-lidad. Se verificó, así, cierta fluidez relacional de posiciones sociales que las hacen ambigua-mente protagonistas y subyugadas.Item “AO NOSSO VER É A FELICIDADE”, “É A LIBERDADE”: binarismo de gênero e heteronormatividade em sociabilidades juvenis numa escola teresinense(2018-07-05) SALES, Francisco Weriquis SilvaRESUMO: A relação entre escola e sexualidade é expressão de disputas de poder, marcada por tensões referentes a posicionamentos diversos acerca do lugar que ocupa a sexualidade na prática dos sujeitos, no exercício do processo educacional. No tocante aos corpos dissidentes de gênero e sexualidade, que não se inserem no campo da heteronorma, essa relação é, ainda mais, marcada por meticulosa vigilância e disciplinamento. Entendendo a escola enquanto espaço sociocultural, de re-produção de sociabilidades, busco compreender os desdobramentos subjetivos da heteronormatividade e do sistema binário de gênero, enquanto dispositivos normativos, nas sociabilidades de jovens dissidentes de gênero e sexualidade e as estratégias de subversão, produzidas por esses sujeitos, a esses dispositivos, no contexto de uma escola pública de nível médio, de Teresina-PI. Verificando como se dão as experiências relacionadas à vivência da sexualidade desses jovens e possíveis transgressões ao modelo heteronormativo no espaço escolar, identificando os discursos produzidos sobre sexualidades e apreendendo como esta atua na formação dos seus grupos de sociabilidade. A pesquisa é qualitativa, operacionalizada por meio de etnografia no espaço da escola, com o uso de observação participante e oficinas com as/os discentes. Nos “Discursos sobre si”, os sujeitos apontam estratégias de resistência agenciadas para sobreviverem e se autoafirmarem no espaço da escola. Uma delas são os usos que fazem das construções naturalizantes do gênero como estratégias de defesa frente aos momentos de tensão, quanto esses mesmos discursos são utilizados como instrumentos de violências. Em “Discursos dos outros” significam o espaço da escola, os grupos de pares, docentes e a família como elementos importantes no processo de formação da sua subjetividade. Sobre docentes, demarcam sua indignação frente à frustação da expectativa de que sujeitos que compartilham dessa vivência “das margens”, tratando-se de sexualidade, seriam aquelas/es na qual encontrariam âncoras, na forma de compreensão, apoio e proteção. Expressam expectativas em relação à familia enquanto instituição de lhes garanta apoio e segurança para viverem sua “liberdade” e/ou “sua felicidade”, como expressaram. ABSTRACT: The relation between school and sexuality is marked by power disputes, tensions regarding the diverse positions about the place that occupies the sexuality in the practice of the subjects in the exercise of the educational process. In relation to dissident bodies of gender and sexuality, in conflict with heteronorma, this relationship is even more marked by meticulous vigilance and discipline. Understanding school as a sociocultural space, the objective is to understand the subjective unfolding of heteronormativity and the binary gender system, as normative devices, in the sociabilities of young dissidents of gender and sexuality and the strategies of subversion, produced by these subjects, to these devices, in the context of a public secondary school of Teresina-PI. Checking how the experiences related to the sexuality experience of these young people and possible transgressions to the heteronormative model in the school space are identified, identifying the discourses produced on sexualities, and learning how it acts in the formation of their groups of sociability. The research was qualitative, operationalized through ethnography in the school space, with the use of participant observation and workshops with the students. In "Speeches about themselves", the subjects point out strategies of resistance that are organized to survive and to assert themselves in the space of the school. One of them is the uses that make of the naturalizing constructions of the genre as strategies of defense against moments of tension, as these same discourses are used as instruments of violence. In "Discourses of Others" they mean the school space, peer groups, teachers and the family as important elements in the process of forming their subjectivity. On teachers, they demarcate their indignation at the frustration of the expectation that subjects who share this experience "from the margins", in the case of sexuality, would be those in which they would find anchors, in the form of understanding, support and protection. They express expectations for the family as an institution to provide them with the support and security to live their "freedom" and / or "their happiness," as they have expressed.Item “APESAR DE VOCÊ AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA”: uma perspectiva sociológica da (in)justiça de transição no Brasil(2022-12-13) NERY, Rafael DantasRESUMO: Os estudos histórico-sociais descrevem de forma pormenorizada as diversas transformações ocorridas nas sociedades e que resultaram na formação do que concebemos como Estado Moderno. A historiografia dita clássica e eminentemente europeia retrata que o poder, antes exercido de forma concentrada e ilimitada por meio da vontade de Deus e da força das armas estendia-se até onde seu exército alcançasse e garantisse sua dominação passou a encontrar fronteiras/limites, o que tornou necessário o reconhecimento do outro. Com efeito, esse projeto de modernidade - sob uma perspectiva eurocêntrica, resultou na divisão do mundo, com a deflagração de um processo de invasão, apagamento de culturas e extermínio de povos que não compartilhavam do mesmo ímpeto, especialmente os localizados na América Latina e Continente Africano. O Brasil, maior país em extensão territorial desse sul global encontra-se constituído sob forma de República Federativa, o que expressa a adesão a um modelo Democrático de Direito, fruto do desenvolvimento de um ethos democratático, originado da construção e aprimoramento de um projeto conformador, que vem a constituir o fenômeno do Estado, em si. E nessa perspectiva de construção/transformação, em 1991 a politóloga argentina Ruti Teitel cunhou o termo transitional justice, que corresponderia ao conjunto de processos de transformação política e jurídica nos contextos de transições para as “novas democracias” na América Latina e na Europa do Leste. O fenômeno da Justiça de Transição não é algo recente, ou apenas característico do Estado Moderno. Jon Elster (2006) identifica vestígios de sua ocorrência por volta de 411-403 a.C., quando atenienses assistiram à derrocada de um regime oligárquico e que entre outras medidas operou-se a restituição de propriedades confiscadas pelos governantes que não aplicaram o modelo de democracia, então vigente. Louis Bickford (2004) amplia seu conceito, caracterizando-a como o campo do saber que se destina a entender como as sociedades lidam com legados de violações e abusos de direitos humanos praticados no passado, atrocidades em massa ou outras formas de trauma social severo, o que inclui genocídio e guerra civil, com o objetivo de construir um futuro mais democrático, justo e pacífico. Diante do imperioso e necessário desenvolvimento de uma justiça transicional local para êxito no enquadramento como Estado Democrático de Direito, o Estado Brasileiro tem lidado de forma tergiversante e seletiva na gestão do seu legado atroz. ABSTRACT: Historiography describes in detail the various transformations that have taken place in societies and that have resulted in the formation of what we conceive of as the Modern State. Power, previously exercised in a concentrated and unlimited way - through the will of God and the strength of arms, extended as far as his army could reach and guarantee its domination, began to find boundaries / limits, which made it necessary to recognize the other . Indeed, this project of modernity - from a Eurocentric perspective, resulted in the division of the world, with the outbreak of a process of invasion, erasure of cultures and extermination of peoples who did not share the same impetus, especially those located in - today designated, American and African continent. Brazil is constituted in the form of a Federative Republic, which expresses adherence to a model of Democratic Law, the result of the development of a democratic ethos, originated from the construction and improvement of a conforming project, which comes to constitute the phenomenon of the State itself. And in this perspective of construction / transformation, in 1991 the Argentine politologist Ruti Teitel coined the term transitional justice, which would correspond to the set of processes of political and legal transformation in the context of transitions to the “new democracies” in Latin America and Eastern Europe . The phenomenon of Transitional Justice is not something recent, or just characteristic of the Modern State. Jon Elster (2006) identifies traces of occurrence around 411-403 BC, when Athenians saw the overthrow of an oligarchic regime and that among other measures, the restitution of properties confiscated by the governors who did not apply the model of democracy took place, then Louis Bickford (2004) expands its concept, characterizing it as the field of knowledge that is intended to understand how societies deal with legacies of past human rights violations and abuses, mass atrocities or other forms of social trauma severe, including genocide and civil war, with the aim of building a more democratic, just and peaceful future. In view of the imperative and necessary development of a local transitional justice to succeed in qualifying as a Democratic State of Law, the Brazilian State has dealt in a different and selective way in the management of its atrocious legacy.Item CADÊ O ARCA QUE ESTAVA AQUI? (Experiências do Programa Arca das Letras nos rurais teresinenses, entre sentidos de positividade e de negatividade acionados por agentes de leitura e da gestão pública)(2022-05-17) SILVA, Milane Batista daRESUMO: Nesta pesquisa, o ponto de partida é o entendimento de rural e urbano, campo e cidade como categorias de classificação do mundo social, espaços geossimbólicos, seja como conceito, seja como representação social e de que o debate sobre rural e relações rural-urbanas não pode ignorar inflexões – nas representações de rural como periférico – voltadas à perspectiva de cidadania cultural. Isso aponta para a necessidade de pensar políticas de cultura no campo com a mesma atenção dada a áreas urbanizadas, uma vez que, em localidades rurais, essas políticas ainda não apresentam protagonismo. O Programa Arca das Letras, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), instituído em 2003 por demanda de movimentos sociais, apresenta-se como uma política cultural de incentivo à leitura voltada para povos rurais, visando a disponibilizar o acesso a livros e a capacitar agentes de leitura. Nesta pesquisa, focalizo a experiência do Programa em localidades rurais do Município de Teresina-PI capital brasileira com a maior área rural do país, buscando compreender a produção de sentidos de atores sociais envolvidos, em particular agentes de leitura e agentes da gestão pública relacionado(as) ao programa. A abordagem é predominantemente qualitativa e interpretativa, com aporte da sociologia interpretativa, em diálogos com a antropologia interpretativa e a psicologia social. Metodologicamente, desenvolvi pesquisas teórica, documental e de campo. Na pesquisa teórica focalizei categorias e conceitos como políticas culturais; práticas culturais; políticas do livro e da leitura; livro, leitura e biblioteca; leitura e relação da produção de livros com o mercado; ruralidades, povos rurais. Na documental, voltei a atenção para documentos do Programa Arca das Letras e afins. Na pesquisa de campo, em um trabalho de observação direta, visitei as 29 localidades – e uma associação – onde foi instalado o Programa Arca das Letras, nos rurais teresinenses. Foram ouvidos agentes de leitura dos rurais teresinense e agentes da gestão pública nos planos nacional e estadual. Os resultados da pesquisa apontam para uma produção de sentidos categorizados nas dimensões de positividade e de negatividade. Constatei a desativação do programa nos rurais teresinenses e o consequente sentimento de abandono expressado nas falas de agentes de leitura; bibliotecas, ainda ativas, funcionando, predominantemente nas sedes de algumas escolas e creches; quase nenhuma informação da gestão pública sobre a situação do programa em Teresina. Em um plano mais geral, extrapolando os limites do Município de Teresina, pude verificar, com base na pesquisa, que, apesar de o Arca ter-se expandido no Brasil, o Programa não teve força política necessária para obter maiores investimentos como política cultural, o que aponta para o lugar subvalorizado das políticas de cultura, sobretudo, as voltadas para povos rurais, no país, as quais não apresentam paridade com as voltadas para áreas urbanas. Assim, permanecem os desafios de uma maior atenção à relação entre ruralidades, povos rurais e cultura, como eixo em políticas de desenvolvimento. ABSTRACT: The starting point of this research is the understandi ng of rural and urban, countryside and city, as categories of classification of the social world, geosymbolic spaces, either as a concept or as social representation and that the debate on rural and rural-urban relations can not ignore inflections - in representations of rural, as peripheral - oriented towards the perspective of cultural citizenship. This points to the need ofthinkingon culture policies, in the countryside, with the same attention given to urbanized areas, since in rural localities these policies still do not play a leading role.TheArca das Letras Program of the Special Secretariat for Family Farmers and Agrarian Development (SEAD), established in 2003 as requestedby social movements, presents itself as a cultural policy to encourage reading for rural peoples, aiming to provide access to books and to empower reading agents. In this research I focus on the experience of the Program in rural localities of Teresina, State of Piauí, the Brazilian capital with the largest rural area of the country, seeking to understand the production of meanings of social actors involved, in particular reading agents and of public management agents related to the program. The approach is qualitativeandinterpretivein most of its part, with the contribution of interpretative sociology, in dialogues with interpretive anthropology and social psychology. Methodologically I developed theoretical documental and field researches. In the theoretical research I focused on categories and concepts as cultural policies; cultural practices; book and reading policies; book, reading and library; reading and relation of the production of books with the market; ruralities, rural people. In the documentalresearch,I turned the attention to documents from the Arca dos Letras and related programs. In the field research, in a direct observative work, I visited the 29 localities - and an Association - where the Arca das Letras Program was installed in rural areas of Teresina. Reading agents from rural Teresina and public management agents were heard at national and state levels. The results of the research point to a production of meanings which could be categorized into the dimensions of positivity and negativity. Iverified the deactivation of the program in rural Teresina, and the consequent feeling of abandonment expressed in the speeches of reading agents; libraries, still active, functioning, most of its part, in the headquarters of some schools and day care centers; almost no information from the public management about the situation of the program in Teresina. On a more general level, extrapolating the limits of the municipality of Teresina, I could verify, based on the research that, although the Arca has expanded in Brazil, the Program did not have the necessary political force to obtain greater investments as cultural policy, which points to the undervalued place of the culture policies, especially those directed to rural people in the country, which are not parity with those directed to urban areas. Thus, the challenges of paying more attention to the relationship between ruralities, rural peoples and culture remain as an axis in development policies.Item CAMINHOS E DESCAMINHOS DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR: Acolhimento Institucional Casa Dom Barreto.(2018-03-21) AGUIAR, Poliana dos SantosRESUMO: Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS o Acolhimento Institucional é ofertado por diferentes tipos de equipamentos, destinado à família e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. Entende-se que as instituições de acolhimento para crianças e adolescentes são aquelas acionadas quando os direitos desta parcela da população são violados, e que por esta razão, precisam ser temporariamente afastados da família, até que possam retornar ao seio familiar, ou até mesmo obterem inserção em família substituta. No atendimento à criança e ao adolescente deve-se observar alguns aspectos importantes do acolhimento que garantirão o seu desenvolvimento saudável. Primeiramente, o acolhimento de crianças e adolescentes deve ser provisório e excepcional, pois se considera que a convivência familiar seja a forma mais indicada de cuidado, buscando sempre manter preferencialmente os vínculos com a família de origem, ou buscando outra família que os acolha. Neste sentido, esta dissertação tem por escopo fundamental apresentar um estudo crítico e sistematizado acerca do Direito a Convivência Familiar e Comunitária das Crianças e dos Adolescentes levando em conta a experiência do Acolhimento Institucional da Casa Dom Barreto, a partir do trabalho desenvolvido por este e da análise documental complementar realizada na Primeira Vara da Infância e da Juventude de Teresina. Para isso foram coletados dados e informações por meio de questionários e entrevistas semiestruturada realizadas com membros das equipes técnicas do acolhimento institucional Casa Dom Barreto e da Primeira Vara da Infância e da Juventude. A pesquisa empreendida, de natureza descritiva e explicativa, com abordagem quanti-qualitativa, irá plasma-se a partir de três métodos de investigação: revisão bibliográfica de produções consagradas no âmbito acadêmico; documental, que contempla a análise dos prontuários do acolhidos na Casa Dom Barreto e documentos da Primeira Vara da Infância e da Juventude de Teresina; e a de campo, com a aplicação de entrevista semiestruturada. As análises empreendidas neste estudo buscaram vislumbrar os esforços que estão sendo executados pelo acolhimento institucional e pelo judiciário, que constem em suas rotinas e nos prontuários, para garantir o direito à convivência familiar e comunitária dos acolhidos. Buscou-se com isso verificar como está ocorrendo o reordenamento institucional e os esforços empreendidos pela Casa Dom Barreto para evitar períodos prolongados de acolhimento institucional, o que vai de encontro às normas que regem o acolhimento e a convivência familiar e comunitária. ------------------------- ABSTRACT According to the Ministry of Social Development - MDS Institutional Home is offered by different types of equipment, for the family and/or individuals with weakened or severed family ties in order to ensure full protection. It is understood that the residential institutions for children and adolescents are those triggered when the rights of this segment of the population are violated, and that for this reason, need to be temporarily away from the family, until they can return to the family environment, or even obtain foster family insert. In attendance to children and adolescents should be noted some important aspects of care that will ensure their healthy development. First, the care of children and adolescents should be temporary and exceptional, as it considers that the family environment is the most appropriate form of care, always seeking to keep preferably links with the family of origin, or looking for another family who welcome them. In this sense, this work has the basic purpose to present a critical survey and systematized on the Right to Family Living and Community Children and Adolescents taking into account the Institutional Home Experience House Dom Barreto, from the work of this and supplementary documentary analysis in the First Court of Childhood and Youth of Teresina. For this we collected data and information through questionnaires and semi-structured interviews with members of the technical staff of the residential care home Archbishop Barreto and the First Court of Childhood and Youth. The research undertaken, descriptive and explanatory nature, with quantitative and qualitative approach, plasma will be from three research methods: literature review of established productions in the academic environment; documentary, which includes the analysis of the records received in the House Dom Barreto and documents of the First Court of Childhood and Youth of Teresina; and the field, with the application of semi-structured interview. The analysis undertaken in this study sought to glimpse the efforts being carried out by the institutional care and the judiciary, which appear in their routines and records, to guarantee the right to family and community life of welcomed. Sought with this check is occurring as the institutional reorganization and efforts made by the House Dom Barreto to avoid prolonged periods of institutional care, which meets the rules governing the reception and family and community life.Item "CÊ VAI SE ARREPENDER DE LEVANTAR A MÃO PRA MIM": rotas críticas de mulheres que romperam o ciclo de violência(2019-06-05) EVANGELISTA, Ianara SilvaRESUMO: A violência doméstica e familiar é um problema social grave e complexo, fruto das relações de poder entre os sexos, atinge mulheres de todas as classes sociais, raça, etnia, idade, religião ou nível de escolaridade. O feminismo tem sido fundamental na luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens, tornando esse problema visivel e reconhecido como violação de direitos humanos, Nesse sentido, diversas medidas de enfrentamento e combate foram criadas provenientes de acordos, pactos, leis e conferências que o Brasil é signatário ,(MORAES & SORJ, 2009). O objetivo geral desse estudo é compreender o processo de ruptura do ciclo de violência doméstica e familiar vivenciado pelas mulheres, considerando seu percurso na rota critica, com a finalidade de saber sobre os fatores impulsionadores, inibidores e estratégias de rompimento utilizadas nesse trajeto, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas e obserivações sistemáticas junto às mulheres egressas da Casa-Abrigo "Mulher Viva'. O tratamento analítico dos dados se deu por meio da Análise do Discurso Critica (ADC). A fundamentação teórica ancorou-se na concepção de gênero como elemento constitutivo das relações sociais e relações de poder (SCOTT., 1995: SAFFIOT1, 2004; LAURETIS, 1994; BOURDIEU, 2011: FOUCAULT, 20415); na discussão sobre violência contra mulheres, destacando seus tipos, termos correlatas e políticas públicas de enfrentamento (ALMEIDA, 2007: BRASIL, 2011a; 2011b; STREY, 2004) e sobre rota critica (SAGOT, 2000), compreendida como um complexo emaranhado de atitudes e decisões tomadas pelas mulheres visando sair do cicio de violência (WALKER, 1979). Os resultados encontrados mostraram que os fatores impulsionadores do rompimento perpassam situações de saturação das violências sofridas que são potencializadas pelas práticas de ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas, sucessivas traições e aumento gradativo da violência dos(as) (ex)companheiros(as) contra elas e seus(suas) filhos(as.), Dentre os fatores inibidores do rompimento, destacou-se o medo em relação às ameaças recebidas, esperança na mudança comportamental dos(as) (ex)companheiros(as), ineficiência institucional dos serviços de atendimento, falta de apoio familiar efou dos amigos(as) e dependência financeira. As mulheres rompem com o cicio de violência quando constroem um processo interno de fortalecimento pessoal, apoiado pelas redes pessoais e institucionais, e nesse processo apresentam sinais de empoderamento. ABSTRACT: Domestic and family violence is a serious and complex social problem, the result of power relations between the sexes, affecting women of ali social classes, face, ethnicity, age, religion or levei of education. Feminism has been fundamental in the struggle for equal rights between women and men, making this problem visible and recognized as a vioiation of human rights. In this sense„ several measures of confrontation and combat were created from agreements, pacts, laws and conferences that Brazíl is a signatory (MORAES & SORJ, 2009), The general objective of this study is to understand the process of rupture of the cycle of domestic and family violence experienced by women, considering their pathway on the criticai route, in order to know about the driving factors, inhibitors and strategies of disruption used in this roube. It is a qualitative research, with the application of semi-structured interviews and systematic observations with women who egresses from Casa-Abrigo "Mulher Viva", The analytical treatment of the data occurred through Criticai Discourse Analysis (ADC), The theoretical foundation was anchored in the conception of gender as a constituent element of social relations and power relations (SCOTT, 1995; SAFROTI, 2004; LAURETIS, 1994: BOURDIEU, 2011; FOUCAULT, 2015,); in the discussion about violence against women, highiighting their types, correlated terms and public policies (ALMEIDA, 2007, BRAZ1L, 2011a; 2011b; STREY„ 2004) and criticai route (SAGOT, 2000), understood as a complex entanglement of altitudes and decisions taken by women to get out of the cycle of violence (WALKER, 1979).The results showed that the factors driving the rupture saturated situations of violence suffered are through of the strengthened for drinking practices aicoholic beverages, drug use, successive betrayals and a gradual increase in the violence of the ex-companions against them and their children. Among the factors that inhibit the dsruption, highlighted the fear in reiation to incoming threats, hope in the behavioral change of lhe ex-companions, the Institutional inefficiency of customer services, lack of family support and, or friends and financial dependence. Women break the cycle of violence when they build an internai process of personal empowerment, supported by personal and institutional networks, and in this process show signs of empowerment.Item #CONTRAOAUMENTO: uma análise das articulações dos protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Teresina – PI.(2017-09-21) SOUSA NETO, Tiago Ferreira deRESUMO: A presente pesquisa analisa as manifestações sociais no espaço virtual e nas ruas, contra o aumento da passagem do transporte público de Teresina – PI, nos anos de 2011 e 2012, que contribuíram na implantação de integração ônibus-ônibus no sistema de transporte da cidade. As manifestações tiveram início tímido com a presença de pessoas ligadas a entidades estudantis, sindicais e populares, mas foi ganhando volume em decorrência da ação violenta da força militar em repreender os manifestantes e a facilidade de interação que as redes sociais virtuais facebook e twitter proporcionaram aos lideres na divulgação e convocação de pessoas às ruas e na ação de denúncia de repressão as manifestações. A teoria que fundamenta a pesquisa relaciona-se aos movimentos sociais e ação coletiva (CHAZEL, 1996; GOHN, 1997-2008-2014; MELUCCI, 2001 SCHERER-WARREN, 1987-2014), globalização (BAUMAN, 1999; HELD, 2001; MCGREW, 2001; IANNI, 1994-1998), redes, ciberespaço, ciberativismo (CASTELLS, 1999-2004-2013; BATALHA, 2011; KAUFMAN, 2012; LÉVY, 1993-1996-1999; MALINI, 2013;), transporte e mobilidade urbana (MELLO, 1981; NUNES, 2013; LEITÃO, 2013; VASCONCELLOS, 2001-2011); que possibilita melhor compreensão sobre as manifestações como fenômenos sociais coletivos. A pesquisa tem base metodológica qualitativa, utiliza a análise documental, entrevista e imagens. Mas também se apoia em dados quantitativos que facilita maior apreensão do objeto estudado. Os resultados alcançados indicam que as manifestações contra o aumento do transporte em Teresina não tiveram como base apenas a questão econômica (reajuste da tarifa), elas pautaram um sistema de transporte público de melhor qualidade e acessibilidade aos teresinenses; não trouxeram resultados tão significativos na mobilidade urbana e; as redes sociais contribuíram na organização das manifestações, mas foram estruturadas sob bases ideológicas dos movimentos estudantis, sindical e entidades populares....................ABSTRACT: This present research analyzes the social manifestations in the virtual spaces and in the streets, against the increase of bus fares in the public transport in Teresina – PI, in the years of 2011 and 2012, that contributed to implantation of bus transfer in the transport system of the city. The manifestations had a quiet start with the presence of people related to student organizations, union trade and populars, but it gained volume due to the violent acts of the military power in rebuking the demonstrators and the facility of interaction that social media facebook and twitter had caused to the leaders in disclosure and convocation of people to the streets and in the reporting act of repression of the manifestations. The theory that grounds the research is related to the social movements and collective action (CHAZEL, 1996; GOHN, 1997-2008-2014; MELUCCI, 2001 SCHERER-WARREN, 1987-2014), globalization (BAUMAN, 1999; HELD, 2001; MCGREW, 2001; IANNI, 1994-1998), net, cyberspace, cyberactivism (CASTELLS, 1999-2004-2013; BATALHA, 2011; KAUFMAN, 2012; LÉVY, 1993-1996-1999; MALINI, 2013;), transport and urban mobility (MELLO, 1981; NUNES, 2013; LEITÃO, 2013; VASCONCELLOS, 2001-2011); that enables better comprehension about the manifestations as social collective phenomena. The research is based on a qualitative methodology, uses the documental analysis, interview and images. But it is also based on quantitative data that facilitate larger apprehension of the studied object. The results achieved indicate that the manifestations against the fare increase of transport in Teresina were not based only on economic issue (readjustment of fares), they related a system of public transport of better quality and accessibility to the teresinenses, they didn’t bring such significant results in the urban mobility and, the social media contributed in the organization of manifestations, but they were structured on ideological basis of student movements, trade union and popular organizations.Item A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO CINEMA “INDEPENDENTE” CONTEMPORÂNEO: a produção de sentidos de seus realizadores em Teresina (PI) no período de 2014 a 2019(2023-06-01) MENDES, Hercilia Raquel de SousaRESUMO: Desde os anos 2000, observa-se significativas transformações no campo do cinema com as possibilidades advindas com a revolução digital. No Brasil, principalmente a partir de 2010, configura-se o que alguns autores denominam de “Novíssimo” Cinema Brasileiro, com produções de baixo orçamento reconhecidas em festivais, cujo modo de produção, “independente”, contrapõe-se aos moldes do cinema “industrial”, em que os posicionamentos dessa geração de realizadores, demonstram a centralidade da dimensão simbólica na produção de tais obras (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014). Tomando esses fatos como pressupostos, e o conceito de continuum (BECKER, 2012) para tratar a oposição entre cinema “industrial” e cinema “independente”, o objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da dimensão simbólica (BOURDIEU, 1989a; 2015) do Cinema “Independente” Contemporâneo por meio da produção de sentidos (SPINK, 1999; 2010) de seus realizadores em Teresina (PI), no período de 2014 a 2019. Trata-se de pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas e diário de campo para a coleta dos dados empíricos. O tratamento analítico dos dados se deu por meio de transcrições parciais – após sucessivas escutas – das partes mais representativas das entrevistas, e categorização baseada nos Mapas (SPINK, 2010). Os resultados encontrados confirmam a hipótese de que o contexto de cinema independente contemporâneo em Teresina apresenta-se enquanto reflexo de amplas mudanças no mundo contemporâneo na era capitalista pós-industrial, e de descentralização da produção audiovisual brasileira, e que suas particularidades reforçam o poder de ações coletivas (BECKER, 1977b) de ativismo audiovisual, com forte caráter político e epistêmico de contestação a padrões socioculturais estabelecidos com os quais os indivíduos – pertencentes a uma geração posterior à da tese supracitada e, por vezes, organizados em coletivos (MIGLIORIN, 2012) – não se identificam. Assim, no presente campo de estudo, evidenciam-se, horizontalidade e multifuncionalidade nas equipes de produção, a associação (política) entre vida pessoal e a esfera do trabalho – ambas permeadas por trocas de afetividades –, ou a extensão da experiência do cinema para além do filme, bem como uma maior valorização do processo criativo, e não somente a obra, algumas características de um cinema pós-industrial (MIGLIORIN, 2011), cujas produções, reivindicam a emergência do “outro” (HOLANDA, 2019; BERNARDET, 2003) ou a autorepresentificação (MENEZES, 2003) e começam a impactar o incipiente campo (BOURDIEU, 2009) ou mundo (BECKER, 1977a) cinematográfico de Teresina (PI), após legitimação externa, em mostras e festivais em outras cidades e/ou estados, impactos esses que na presente pesquisa apenas delineiam-se para aprofundamento em posteriores investigações. ABSTRACT: Since the 2000s, the relevant transformations in the field of cinema have been observed with the possibilities arising from the digital revolution. In Brazil, especially from 2010 onwards, what some authors call “Novissimo” Bra zilian Cinema is configured, with low-budget productions recognized in festivals, whose “independent” mode of production is opposed to the molds of cinema “ industrial ”, in which the positions of this generation of directors demonstrate the centrality of the symbolic dimension in the production of such works (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014). Taking these facts as assumptions, and the concept of continuum (BECKER, 2012) to deal with the granting of “industrial” cinema and “independent” cinema, the objective of this work is to contribute to the understanding of the symbolic dimension (BOURDIEU, 1989a; 2015) of Contemporary “Independent” Cinema through the production of meanings (SPINK, 1999; 2010) of its directors in Teresina (PI), from 2014 to 2019. This is a qualitative research, using semi-structured changes and a daily field for collecting empirical data. The analytical treatment of the data took place through partial transcriptions - after successive taps - of the most representative parts of the information, and categorization based on the Maps (SPINK, 2010). The results found confirm the hypothesis that the context of contemporary independent cinema in Teresina presents itself as a reflection of wide changes in the contemporary world in the post-industrial capitalist era, and of decentralization of Brazilian audiovisual production, and that its particularities reinforce the power of collective actions (BECKER, 1977b) of audiovisual activism, with a strong political and epistemic character of contesting adapted socio-cultural standards with which those belonging -belonging to a generation after the aforementioned thesis and, sometimes, organized into collectives (MIGLIORIN, 2012) - do not identify. Thus, in the present field of study, there is evidence of horizontality and multifunctionality in the production teams, the (political) association between personal life and the sphere of work - both permeated by exchanges of affection -, or the extension of the cinema experience beyond of the film, as well as a greater appreciation of the creative process, and not only the work, some characteristics of a post-industrial cinema (MIGLIORIN, 2011), suffering productions, claim the emergence of the “other” (HOLANDA, 2019; BERNARDET, 2003 ) or self-representation (MENEZES, 2003) and begins to impact the incipient field (BOURDIEU, 2009) or the world (BECKER, 1977a) in Teresina (PI), after external legitimation, in exhibitions and festivals in other cities and / or states , these impacts that in the present research are only delineated for further investigation.Item DISPUTA DE SENTIDOS DO CONCEITO DE QUILOMBO: decolonialidade e colonialidade no âmbito da ação direta de inconstitucionalidade 3239(2020-08-31) SANTOS, Joaquim José Ferreira dos.RESUMO:Na Constituição de 1988, a palavra quilombo obtém uma nova dimensão, alijando seu aspecto de crime para um fato garantidor de direitos. Há um cenário que indica abandono do olhar do colonizador, assumindo-se a perspectiva dos colonizados, principalmente de homens negros e de mulheres negras para quem quilombo é resistência ao sistema com estruturas herdadas da escravidão. A elaboração do conceito de quilombo por parte da própria comunidade quilombola representa um giro decolonial (CASTRO-GOMES; GROFOSGUEL, 2007), iniciado com a própria inserção do termo quilombo no texto constitucional. As experiências de homens e mulheres negras, seus processos de resistência ao projeto que buscou o aniquilamento físico e cultural e a luta contra a desumanização de afrodescendentes representam enfrentamento à colonialidade do poder. No entanto, o Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), em junho de 2004, protocolou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação judicial, a ADI 3239, em que questiona a constitucionalidade do Decreto 4.887/2003 que regulamenta as terras de quilombo conquistadas na CF/88. Na ação, entre outras coisas, o DEM, ainda que de forma indireta, objetiva que o STF fixe o conceito de quilombo como “comunidades formadas por escravos fugidos, ao tempo da escravidão no país”. O DEM pretende, portanto, aprisionar o conceito de quilombo a uma experiência que se esgotou com o fim da escravidão. Refuta, ainda, a possibilidade, expressa no referido Decreto, de a própria comunidade se autodefinir como quilombola. O questionamento apresentado busca afirmar que quilombo é coisa do passado, cabendo a laudos técnicos definirem quem faz parte destas comunidades. A pretensão apresentada na ação corrobora a narrativa colonial de impedir que afrodescendentes se tornem proprietários de terras como forma de manter a lógica de produção de riquezas, o que resultou em forte oposição ao enegrecimento das terras urbanas e rurais brasileiras. Ademais, emerge das manifestações de alguns ministros do STF a colonialidade do poder (QUIJANO, 2005), a colonialidade do saber (LANDER, 2005) e a colonialidade do ser (MALDONADO-TORRES, 2007), ao adotarem o mesmo entendimento do DEM: os quilombos foram uma experiência que findou com o fim do regime escravocrata no Brasil. Esta pesquisa possui como problema empírico o risco de manutenção da semântica colonial na definição do que é quilombo, resultando em perda de direitos e garantias conquistados por homens negros e mulheres negras. Indaga, pois: quais os sentidos de quilombo acionados no âmbito da ADI 3239? Como resposta/pressuposto, parte da assertiva de que foram acionados sentidos de quilombo que expressam colonialidade e decolonialidade em disputa, com vitória da perspectiva decolonial, o que não significa solução permanente, considerando a permanência da colonialidade do poder, do saber e do ser na constituição jurídico-política e social brasileira, o que demanda a continuidade dos processos de resistência. ABSTRACT:In the 1988 Constitution the word “quilombo” obtains a new dimension, changing its meaning commonly related to crime in exchange for something that guarantees rights. There is a scenario that discards the colonizer's view and consequently assuming the perspective of the colonized that are mainly formed by black men and black women for whom quilombo is resistance to the system with its structures inherited from slavery. The reinvention of quilombo’s concept by the quilombola community itself represents a decolonial spin (CASTRO-GOMES; GROFOSGUEL, 2007), initiated with the insertion of the term quilombo in the constitutional text. The experiences of black men and women, their processes of resistance to the project that sought their physical and cultural annihilation and their struggle against the dehumanization of Afrodescendants represent the confrontation of the coloniality of power. However, in June 2004 the Liberal Front Party (PFL), now Democrats (DEM), filed a lawsuit, ADI 3239, at the Federal Supreme Court (STF), in which they question the constitutionality of Decree 4.887 / 2003 that regulates quilombo lands conquered in CF/88 . In the lawsuit, among other things, DEM, in other words, intends to establish the concept of quilombo as "communities formed by escaped slaves, at the time of slavery in Brazil". Thus, DEM aims to reduce the concept of quilombo to an experience which is completely done with the Abolition of Slavery. It also refutes the possibility, expressed in the Decree, of a community to define itself as a quilombola. The main issue presented seeks to affirm that quilombo is something from the past, and only technical reports could define who really part of these communities is. The claim presented in the lawsuit corroborates the colonial narrative of preventing Afrodescendants from becoming landowners as a strategy to maintain the logic of wealth production, which resulted in a hard opposition to the racial blackening in Brazilian urban and rural lands. Moreover, the coloniality of power emerges from the manifestations of some STF ministers (QUIJANO, 2005), the coloniality of knowledge (LANDER, 2005) and the coloniality of being (MALDONADO-TORRES, 2007), adopt the same understanding of DEM: the quilombos were a concluded experience finished with the end of the slavery regime in Brazil. This research considers as an empirical issue the risk of maintaining colonial semantics to define quilombo, what could result in the loss of rights and guarantees conquered by black men and black women. Then, it asks: what are the meanings of a quilombo brought out by ADI 3239 conception? As assumption, part of the assertion that quilombo meanings express coloniality and decoloniality in dispute, with predominance of the colonial perspective, does not mean definitive solution, considering the permanence of the coloniality of power, of knowledge and of being in the legal and social constitution, which demands the permanence of the processes of resistance.Item EGRESSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IFPI/CAMPUS PIRIPIRI: identidade profissional e a falta de reconhecimento no mercado de trabalho local(2019-02-13) RIBEIRO, Aldo VieiraRESUMO: Com a crise do regime de produção industrial fordista a partir da década de 1970, o sistema capitalista, no bojo da globalização, passa por processos de reestruturação. Trata-se do regime de acumulação flexível. Ancorado na flexibilidade produtiva e no modelo de empresa enxuta toyotista, esse regime tem impactado o mundo do trabalho, ocasionando transformações em seu interior, eclodindo o debate teórico entre aqueles que tentam entender e explicar a natureza e as implicações sociais dessas transformações. Nesse debate, atenção é dada ao processo de qualificação dos trabalhadores para o processo produtivo. Sob a lógica do Toyotismo, o regime de acumulação flexível é apresentado como responsável por minimizar a divisão social do trabalho – típica do regime fordista de produção – e instituir um novo perfil de trabalhador ancorado na competência, empregabilidade e empreendedorismo. Nesse sentido, com base no arcabouço teórico de Marx (1996) e de outros estudiosos (ALVES G, 1999; 2007; ANTUNES, 1999; 2005; 2015; FRIGOTTO, 2005; 2010; RAMOS M., 2002; KUENZER, 1997; 2007; 2011; 2016; e MANFREDI, 2017) o presente estudo analisa a inserção de egressos da Educação Profissional no mundo do trabalho no Estado do Piauí. O objeto empírico são os egressos das primeiras turmas dos cursos Técnicos Concomitantes/Subsequentes em Administração e Vestuário do IFPI/Campus Piripiri, que concluíram seus cursos entre os anos de 2011 e 2014. A coleta de informações realizou-se mediante a aplicação de questionário eletrônico, realização de entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. A construção e interpretação dos dados ocorreu à luz da abordagem qualitativa. No tratamento dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2002). No plano teórico, argumenta-se que o regime de acumulação flexível, ao revés do que é veiculado, intensifica a exploração do trabalho pelo capital. Quanto à instituição do modelo da competência defendese que a sua difusão, constitui ardil adotado pelo capital para ocultar a sua lógica excludente, responsabilizando o trabalhador pelo (in)sucesso no mundo do trabalho. Os resultados da investigação, ancorados no discurso dos egressos, revelam que estes, apesar das dificuldades, conseguem inserção no mercado de trabalho local na condição de empregados, servidores públicos e empreendedores, ainda que a referida inserção ocorra em área diversa da formação profissional e sob a precarização do trabalho e desvalorização da qualificação técnicoprofissional. ABSTRACT: With the crisis of the Fordist industrial production regime from the 1970s onwards, the capitalist system, in the midst of globalization, undergoes restructuring processes. This is the regime of flexible accumulation. Anchored in the productive flexibility and in the Toyota’s lean company model, this regime has impacted the world of work, causing transformations within it, hatching the theoretical debate among those who try to understand and explain the nature and social implications of these transformations. In this debate, the main focus is on the qualification procedures of workers for the productive process. Under the Toyotas’ logic, the flexible accumulation regime is presented as responsible for minimizing the social division of labor - typical of the Fordist production regime – and for instituting a new profile of workers foccused in competence, employability and entrepreneurship. In this sense, based on the theoretical framework of Marx (1996) and other scholars (ALVES G, 1999, 2007, ANTUNES, 1999, 2005, 2015, FRIGOTTO, 2005, 2010, RAMOS M. 2002, KUENZER 1997, 2011, 2016 and MANFREDI, 2017) the present study analyzes the insertion of alumni from Professional Education in the world of work in the State of Piauí. The empirical object is the alumni of the first classes of the Concomitant / Subsequent Technical Courses in Administration and Clothing of the IFPI / Campus Piripiri, who concluded their courses between the years of 2011 and 2014. The information was collected through the application of an electronic questionnaire, semistructured interviews, as well as bibliographical and documentary research. To data construction and interpretation we resorted to qualitative approach. To data treatment, we used the Content Analysis, as proposed by Bardin (2002). At the theoretical level, it is argued that the regime of flexible accumulation, contrary to what is conveyed, intensifies the exploitation of labor by capital. As for the institution of the model of competence, its diffusion constitutes a ruse adopted by the capital to conceal its exclusionary logic, making the worker responsible for his (in)success in the world of work. The results of this investigation, anchored in the alumni's speeches, reveal that, despite the difficulties, they are able to enter the local labor market as employees, public servants and entrepreneurs, although this insertion occurs in areas other than the ones of their formal professional training and under job insecurity and devaluation of their technical-professional qualification.Item ENTRE CASAS E TUCUNS: uma análise sobre atores sociais e cotidiano no bairro São José em Parnaíba - PI(2022-12-12) COSTA, Vivianne de OliveiraRESUMO: Sabendo que as relações sociais podem se desenvolver sob diferentes formas, principalmente com o advento da modernidade na sociedade contemporânea, é que, analisamos aqui o bairro São José, sob o viés da Sociologia Urbana. Bem como, uma das suas ruas onde se buscou compreender as noções de identidade, estigma social, relações de vizinhança, sentimento de pertença e ressentimento que perpassam o ambiente da cidade. A rua é aqui tomada como espaço de socialização dos atores sociais, que compartilham do ambiente do bairro em que os papeis são expostos conforme a reprodução de interesses e escolhas (VELHO, 2004), entre outros atributos que fornecem elementos para a memória e história da cidade de Parnaíba -PI. As Ciências Sociais se expandiram desde seus pesquisadores e teóricos clássicos até os contemporâneos e as pesquisas acerca do entendimento da vida nas cidades proporciona a compreensão das diversas formas de viver e conviver nas sociedades urbanas, onde o indivíduo passa a ser objeto de investigação. É pensando nesse sujeito, que a cidade de Parnaíba se torna um cenário prolífero para as investigações acerca dos processos sociais, políticos, morais, culturais, históricos, econômicos e subjetivos onde podemos compreender a representação da vida cotidiana. E nesse sentido o ambiente do bairro é estudado como lócus das manifestações e representações das relações sociais, a partir dos atores que compartilham sentimentos, emoções, laços de solidariedades, bem como ações e conflitos entre grupos e indivíduos interdependentes (SIMMEL, 2006). Dessa forma, este trabalho busca compreender o bairro Tucuns, sob a ótica do seu cotidiano e análise dos atores sociais que fazem desse ambiente um espaço de relações sociais que se estruturam através das narrativas da vida cotidiana dos seus moradores. RESUMÉN: Considerando que, las relaciones sociales se pueden desarrollar de diferentes formas, sobre todo con la aparición de la modernidad en la sociedad contemporánea, es que, analizamos desde la sociologia urbana ele barrio de San José. Así como una de suas calles, donde se busca comprender las nociones de identidad, estigma social, relaciones de vecindario, sentimientos de pertenencia y resentimientos que atraviesan el ambiente de la ciudad. La calle es aquí tomada como espacio de socialización de los actores sociales, que comparten el ambiente del barrio en el que los roles son expuestos conforme la reproducción de intereses y elecciones (VELHO, 2004), entre otros atributos que proporcionan elementos para la memoria e historia de la ciudad de Parnaíba - PI. Las ciências sociales se expandieron desde sus investigadores y teóricos clásicos hasta los contemporáneos, y las investigaciones acerca del entendimiento de la vida en las ciudades proporciona una comprensión de las diversas formas de vivir y convivir en las sociedades urbanas, donde el individuo pasa a ser um objeto de investigación. Es para las investigaciones acerca de los procesos sociales, políticos, morales, culturales, históricos, económicos y subjetivos donde podemos comprender la representación de la vida cotidiana. Y en ese sentido, el ambiente del barrio es estudiado como locus de las manifestaciones y representaciones de las relaciones sociales a partir de los actores que comparten sentimientos, emociones, lazos de solidaridad, así como acciones y conflictos entre grupos e individios interdependientes (SIMMEL, 2006). De esta forma, este trabajo busca comprender el barrio de Tucuns, sobre la mirada de su cotidiano y el análisis de los actores sociales que hacen de ese ambiente un espacio de relaciones sociales que se estructuran através de las narrativas de la vida cotidiana de sus moradores.Item “EU SOU JOVEM RURAL E COMVAPEIRO”: uma análise das identidades de jovens trabalhadores assalariados rurais nos canaviais da Usina COMVAP/Olho D´Agua no município de União-PI.(2017-04-24) RODRIGUES, Theresa Rachel Mendes da SilvaRESUMO: O estudo presente analisa o processo de constituição das identidades dos jovens assalariados rurais que se inserem no mercado de trabalho sucroalcooleiro na usina COMVAP/Olho D‟água. O lócus da pesquisa foi município de União-PI, onde está situada a referida usina, a qual se encontra em atividade por mais de três décadas na região. A hipótese desta pesquisa foi a de que nem todos os jovens assalariados rurais que se inserem no mercado de trabalho na cadeia produtiva da cana de açúcar, têm suas identidades modificadas totalmente, em decorrência do aumento da condição material adquirida com a venda de sua força de trabalho e o experimento de outras sociabilidades de trabalho. O segmento juvenil assalariado rural na cadeia produtiva da cana de açúcar carrega a herança do universo rural, o que faz uso no exercício do trabalho nos canaviais mantendo aspectos no seu modo de vida, que ainda é entendido como atraso em relação à liquidez da contemporaneidade. Entretanto, com o estreitamento das distâncias entre os espaços rural/urbano, outras mentalidades se manifestam entre os jovens que absorvem novos valores e despertam anseios próximos do modo de vida urbano. Assim, novas relações identitárias se reproduzem nas ruralidades, atravessando contextos específicos, como no caso dos sujeitos em questão, permeados de novas nuanças e vivencias também estimuladas pelo assalariamento. Não obstante, os processos identitários se verificam de maneira diferenciada, partem do trabalho que exercem nos canaviais, dos projetos de autonomia que nutrem e dos espaços de sociabilidades que transitam, acionando as identidades que lhes competem, ora jovem rural, ora jovem comvapeiro, mas sem perder a herança rural. Esta pesquisa é qualitativa e ancorada metodologicamente no aporte teórico marxista, na busca de conhecer o real dirimindo dúvidas e guiando a ação, numa perspectiva transformadora para discutir as categorias agronegócio e trabalho, que representam a base concreta-material do fenômeno pesquisado. Mas, por uma ótica que reconhece a produção de simbologias através das materialidades, a qual “não se deve entender os fatos sociais isoladamente ou abstraídos da influência política, econômica e cultural” (GIL, 1999, p. 40), pois, como verificado no campo de pesquisa, há uma necessidade de interpretar como as materialidades (o trabalho) determinam a construção das subjetividades dos jovens, principalmente ao acionar e negociar as suas identidades. Como recursos metodológicos fiz uso da observação participante realizada durante as visitas aos canaviais, análise de documentos, reportagens e falas dos sujeitos sobre a implantação e trajetória da cadeia produtiva da cana de açúcar no Piauí, através da usina COMVAP/Olho D‟água, também do diário de campo para registro de conversas, lugares, números, informações e dados da geografia local. As entrevistas foram semi-estruturadas com o intuito de, através das falas, construir informações a serem interpretadas para responder as questões em pauta. ABSTRACT: This study analyzes the process of constitution of the identities of young rural workers falling within the sugar cane labor market in agribusiness COMVAP/Olho D‟água. The locus of the research was the city of União-PI, which is located said agribusiness, which is in operation for more than three decades in the region. The alleged this research was that not all rural workers young people who fall in the labor market in the productive chain of sugar cane, have their identities changed completely, due to the increase of the acquired material condition to the sale of its power work and experiment other sociabilities work. The rural wage youth segment in the production chain of sugar cane carries the heritage of the rural world, which makes use in the exercise of work in the cane fields while maintaining aspects of their way of life, which is still seen as lagging behind liquidity of contemporaneity. However, with the narrowing of the gap between the rural / urban spaces, other mindsets manifest among young people absorb new values and arouse desires close to the urban way of life. Thus, new identity relationships reproduce in ruralities across specific contexts, such as in the case of the subjects in question, permeated with new nuances and livings also stimulated by wage. Nevertheless, identity processes occur differently, depart of their work in the cane fields, the autonomy project that nourish and sociability spaces transiting, triggering the identities that concern them, now rural youth, now young comvapeiro but without losing the rural heritage. This research is qualitative and methodologically grounded in Marxist theoretical framework in the quest to know the real dispelling doubts and guiding the action in a changing perspective to discuss the agribusiness and job categories, which represent the base concrete-material researched phenomenon. But for an optical recognizing the production of symbologies through materialities, which "should not be understood social facts alone or abstracted from political, economic and cultural influence" (GIL, 1999, p. 40), because as seen in the field research there is a need to interpret as materialities (work) determine the construction of subjectivities of young people, especially when operating and negotiate their identities. As methodological resources, it was made use of participant observation conducted during visits to the cane fields, analysis of documents, reports and speeches of the subjects on the implementation and trajectory of the productive chain of sugar cane in Piaui, through agribusiness COMVAP/Olho D‟água also field diary to record conversations, places, numbers, information and data of the local geography. The interviews were semi-structured in order to build through the speech information to be interpreted to answer such questions.Item “EXPERIMENTA TAMBÉM JESUS”: e o mercado religioso no EJC, o pluralismo e a produção de sentido de jovens encontristas em uma paróquia em Teresina/PI(2023-06-22) SILVA, Manuel Calebe AraújoRESUMO Esta pesquisa estuda o mercado religioso no Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). A leitura feita pela investigação procura ressaltar as construções da autonomia dos jovens católicos deste grupo, em específico, fazendo diálogo com as tradições religiosas. A fundamentação teórica parte da conceituação de espiritualidade, religiosidade e religião. Este último conceito é interpretado a partir do diálogo com autores que compreendem as relações entre a modernidade e a construção de uma religião de salvação (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Além disso, a globalização figura como elemento fundamental para o questionamento crítico das religiões, bem como a busca por autonomia da escolha religiosa (GIDDENS, 1997). O objetivo desta investigação é compreender como o EJC, situado em um mercado de bens de salvação, dá autonomia à vivência da religiosidade diante de uma concorrência religiosa entre vertentes do Catolicismo. Para tanto, fez uma investigação em três eixos. O primeiro eixo, autoetnográfico, refletiu sobre as construções de sentidos do investigador, como membro do grupo estudado, que influenciou nos questionamentos feitos no eixo seguinte. O segundo eixo, grupo focal, reuniu três jovens membros do EJC em que se debateu sobre os conceitos de mercado religioso e inovação. Com isso, os interlocutores expuseram seus pontos de vista com relação às suas sociabilidades. O terceiro eixo, observacional, consistiu na imersão no campo do EJC através da via-sacra realizada pelo grupo e da anotação do diário de campo que permitiu compreender as teias de significados e relações produzidos pelo movimento religioso. Os dados construídos favoreceram à compreensão de que os jovens do EJC provocam flexibilizações nas regras católicas, bem como constroem um mercado consumidor favorável às socialidades tribais (MAFFESOLI, 1998) em que as panelinhas – pequenos grupos que incluem pessoas de mesma identidade e mesmos interesses e se distancia de pessoas não ligadas afetivamente – são formas de agregação adaptadas à organização oficial do EJC. Ou seja, as panelinhas não são ocasionais, mas inclinações construídas pelo próprio grupo a partir da hierarquia de funções e atividades do EJC. ABSTRACT This research studies the religious market in the Encontro de Jovens com Cristo (EJC) in the parish Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). The reading made by the investigation seeks to highlight the constructions of the autonomy of the young Catholics of this group, in specific, making dialogue with the religious traditions. The theoretical foundation starts from the conceptualization of spirituality, religiosity and religion. This last concept is interpreted from the dialogue with authors who understand the relationship between modernity and the construction of a religion of salvation (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Besides that, globalization appears as a fundamental element for the critical questioning of religions, as well as the search for autonomy in the religious choice (GIDDENS, 1997). The objective of this investigation is to understand how the EJC, situated in a market of salvation assets, gives autonomy to the experience of religiosity in the face of religious competition between strands of Catholicism. Therefore, it carried out an investigation in three axes. The first axis, autoethnographic, reflected on the researcher's constructions of meanings, as a member of the studied group, which influenced the questions made in the following axis. The second axis, focus group, brought together three young members of the EJC in which they debated the concepts of religious market and innovation. With this, the interlocutors exposed their points of view regarding their sociability. The third axis, observational, consisted of immersion in the field of the EJC through the cross performed by the group and the annotation of the field diary that allowed us to understand the webs of meanings and relationships produced by the religious movement. The constructed data favored the understanding that the young people of the EJC provoke flexibility in the Catholic rules, as well as build a consumer market favorable to tribal socialities (MAFFESOLI, 1998) in which the panelinhas – small groups that include people of the same identity – are forms of aggregation adapted to the official EJC organization. That is, the panelinhas are not ocasional, but inclinations constructed by the group itself from the hierarchy of functions and activities of EJC.Item FAMÍLIA, TRABALHO E GERAÇÃO: um estudo sobre as relações entre a pesca artesanal e o turismo na localidade Barra Grande - Cajueiro da Praia – Piauí(2018-07-26) CUNHA, José Maria Alves daRESUMO: A localidade Barra Grande (Cajueiro da Praia – PI) há cerca de duas décadas tem percebido mudanças de ordem social, econômica e cultural oriundas da exploração de seus territórios aquático e terrestre pelo turismo, que tem condicionado um modo de vida diferente para membros de famílias pesqueiras artesanais, sobretudo no âmbito do trabalho, da organização familiar e geracional. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo geral analisar as noções de reflexividade de membros de famílias pesqueiras artesanais de Barra Grande acerca dos seus modos de vida e das mudanças decorrentes da operacionalização do turismo nos seus territórios aquático e terrestre. E os objetivos específicos buscam: 1) Descrever a forma com que membros das famílias pesqueiras constituem o trabalho, as relações familiares e os aspectos geracionais nos territórios aquático e terrestre; 2) Verificar como está sendo realizada a transmissão da tradição pesqueira artesanal e como a juventude local tem articulado suas vivências em meio à modernidade; 3) Relacionar as transformações oriundas do turismo e como isso tem modificado as relações e as sociabilidades de membros das famílias pesqueiras diante do trabalho, da família e da geração. A pesquisa deriva de um estudo etnográfico, feito com observação participante e realização de entrevistas semiestruturadas, servindo de apoio o diário de campo. Entre homens, mulheres e jovens, participaram dezenove pessoas de três famílias pesqueiras. A pesquisa de campo ocorreu entre agosto e outubro de 2017, durante cerca de 60 dias. A pesca foi gradativamente a mais acometida pelas transformações decorrentes da vida moderna. Houve redução sensível do número de pescadores, sobretudo pela mudança da atividade tradicional para a assalariada por parte de novos possíveis pescadores. Mesmo assim, a pesca tem sobrevivido com a adoção do turismo enquanto possibilidade de ampliação do lucro pela venda direta do pescado a turistas/excursionistas, embora a população nativa ainda predomine como cliente. Os homens adultos continuam o labor na pesca, enquanto as mulheres passaram a experimentar o trabalho nas lides do turismo, admitindo novas orientações quanto à divisão do trabalho doméstico. A posição da mulher ganhou avanços, mormente pela capitalização que lhe destacou em casa, diminuindo a sujeição e a subordinação aos maridos, com autonomia e breve independência, mas ainda marcada por restrições. A juventude apresenta-se com distinção, pois passa por um estágio importante de deslocamento identitário. Para jovens locais, a pesca como modo de vida ficou no passado, acumulando possibilidades de trabalho ou da constituição de suas individualidades mediante a realização de seus projetos de vida, bem como pelo rápido assalariamento nos equipamentos do turismo. Portanto, as mudanças são de grande monta e particulares às pessoas que de certa forma tem sabido tirar proveito das condições que lhes foram impostas pela atividade do turismo, principalmente pelo fator econômico. ABSTRACT: The local region of Barra Grande (in Cajueiro da Praia-PI) for two decades has noticed cultural, economical and social order changes which came from the exploration of its aquatic and terrestrial places by tourism, that has provided a different kind of life to members of artisanal fisher families, especially in scopes such as working, familiar and generational organization. Thus, this work has as general objective to analyze the notions of reflexive capabilities in the members of artisanal fisher families of Barra Grande about their kinds of life and the changes resulted by tourism operation capability in their aquatic and terrestrial territories. The specific objectives search: 1) To describe the way in which the members of fisher families establish the work; familiar relations and the generational aspects in the aquatic and terrestrial areas; 2) To check how the transmission of artisanal fishing tradition has being carried out and how the local youth has been articulating their experiences into this modernity; 3) To relate the transformations coming from tourism and how this has been modifying the relations and the sociability of members of the fishing families before the work, the family and the generation. The research derives from an ethnographic study, prepared with participant observation and semi-structured interviews, aided by a field diary, in which nineteen people from three fishing families participated, among them, men, women and youth people. This field research was performed between August and October 2017, for approximately 60 days. Gradually, fishing has been the most affected by the transformations coming up from modern life. There was a significant reduction in the number of fishers, mainly due to the shift from traditional to salaried activity by possible new fishers. Nevertheless, fishing has been survived with the adoption of tourism as a possibility to increase profit by direct fishing sale to tourists/hikers, even though the native population still predominates as customers. Adult men continue to work in fishing, while women have come to experience the work of striving for tourism, admitting new directions regarding the division of housework. Women's position has advanced, mainly because of the capitalization with which they have stood out at home, reducing the subjection and subordination to their husbands, with autonomy and a brief independence, but still marked by restrictions. Youth presents itself with distinction, since it is still going through an important stage of identity displacement. For the local young people, fishing as a source of life has stayed in the past; now accumulating possibilities to work or to constitute their individualities by realizing of their own projects of life, as well as by the fast wage acquisition provided by tourism equipment. Therefore, the changes are greatly important and peculiar to the people who, somehow, have been taking advantage of the conditions imposed on them by the tourism activity, mainly by economic factors.Item FAMÍLIAS LESBOAFETIVAS: descortinando as relações de gênero e sexualidade entre mulheres.(2018-01-25) CUNHA, Maria de Jesus Martins de AndradeRESUMO: As mudanças ocorridas na contemporaneidade no que tange à família, gênero e sexualidade são consideradas uma das mais revolucionárias, afirmando-se a variedade de experiências que giram em torno das suas configurações, sujeitos e relações. Embora considerando essas mudanças ainda é um desafio tratar de relações afetivo-sexuais entre o mesmo sexo, visto que essas pessoas têm passado, ao longo da história, por processos de apagamento e discriminações sendo percebidas, em geral, como desviantes e odiosas. Este estudo trata das experiências de mulheres dissidentes de relacionamentos heterossexuais, com e sem filhas(os), que atualmente vivenciam relações afetivo-sexuais com outras mulheres. O objetivo é compreender como se processa a dinâmica familiar lesboafetiva na vida dessas mulheres no tocante as relações de gênero e sexualidade, com a finalidade de verificar se essa relação afetivo-sexual é vivida de forma mais igualitária quando comparada à relação heterossexual. As relações de gênero são aqui expressas através da divisão sexual do trabalho, onde são destacadas questões relativas às tarefas domésticas, criação dos filhos e provisão econômica da família; a sexualidade é proclamada através das relações afetivo-sexuais vividas por essas mulheres e, destacando questões relativas a casamento, desejo, traição, separação. A discussão teórica inclui as categorias analíticas: família, gênero, e sexualidade, particularizando nesta a lesbianidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo tratamento analítico dos dados deu-se através da análise de discurso, com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto às mulheres, a fim de apreender os discursos produzidos sobre suas vivências afetivo-sexuais e de gênero no contexto familiar. Os resultados mostram que as relações lesboafetivas apresentam características mais igualitárias que as heterossexuais. A dinâmica familiar e as relações sexuais lesboafetiva são marcadas por certa flexibilidade, diálogo e companheirismo entre o casal, e a autonomia e liberdade no uso do corpo é um princípio fundamental dessa relação. Embora sejam mais igualitárias não significa dizer que tais relações estejam isentas de práticas consideradas machistas. Por fim, no que diz respeito à identidade social, algumas mulheres assumem sua lesbianidade e outras não, o que lhes permite um transito mais flexível em relação às experiências sexuais. --------------- ABSTRACT: The contemporary changes in family, gender and sexuality are considered one of the most revolutionary, affirming the variety of experiences that revolve around their configurations, subjects and relationships. While considering these changes, it is still a challenge to deal with same-sex affective-sexual relationships, as these people have gone through history through erasure and discrimination processes being generally perceived as deviant and odious. This study deals with the experiences of dissident women in heterosexual relationships, with and without daughters, who currently experience affective-sexual relationships with other women. The objective is to understand how the family dynamics in the life of these women are processed in relation to gender and sexuality, in order to verify if this affective-sexual relationship is lived in a more egalitarian way when compared to the heterosexual relationship. Gender relations are expressed here through the sexual division of labor, where issues related to domestic tasks, child rearing and family economic provision are highlighted; Sexuality is proclaimed through the affective-sexual relations experienced by these women, and highlighting issues relating to marriage, desire, betrayal, separation. The theoretical discussion includes the analytical categories: family, gender, and sexuality, particularizing in this the lesbianity. It is a qualitative research, whose analytical treatment of the data occurred through discourse analysis, with the application of semi-structured interviews with women, in order to apprehend the discourses produced on their affective-sexual and gender experiences in the family context. The results show that positive relationships have more egalitarian characteristics than heterosexual ones. Family dynamics and sexual relations are marked by a certain flexibility, dialogue and companionship between the couple, and autonomy and freedom in the use of the body is a fundamental principle of this relationship. Although they are more egalitarian, it does not mean that such relations are free of machist practices. Finally, with regard to social identity, some women assume their lesbianity and others do not, which allows them a more flexible transition to sexual experiences.Item HABITAÇÃO SOCIAL LTDA: o programa minha casa minha vida pela ótica do capital construtor no município de Teresina-PI (2009-2016)(2019-03-28) CASTRO JÚNIOR, Magno VilaRESUMO: O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) do governo federal tem se destacado como importante política pública habitacional no Brasil. Sua criação se insere num contexto mundial marcado pela crise no sistema capitalista do ano de 2008 e, em nível nacional, por políticas neoliberais que limitam o segmento social de baixa renda ao acesso à moradia. Tal política pública tem repercutido nas dimensões espaciais das cidades brasileiras e no planejamento urbano, mas sem resolver, de forma efetiva, a falta de moradia para essa população. Distingue-se, na implementação do referido programa, agentes do Estado e do mercado habitacional que atuam de forma estratégica. Para este último, a política habitacional possibilita mobilizar fundos públicos que confluem na dinamização de setores do mercado habitacional influenciando a expansão urbana brasileira. Estipulou-se como objetivo geral da pesquisa analisar a implementação do MCMV Faixa 1/FAR pelas construtoras e sua influência no processo de acumulação do capital construtor na expansão urbana. Para tanto, analisou-se as ações dos agentes do capital construtor na implementação do programa; a influência do processo de acumulação do capital construtor na expansão urbana do município de Teresina (PI) e; demonstrou-se a importância desse capital na produção do espaço urbano através da implementação da política habitacional entre os anos de 2009 e 2016. A análise dos dados foi realizada à luz da perspectiva teórica da estruturação (GOTTDIENER, 1997; GIDDENS, 2009). A pesquisa apoiou-se metodologicamente na abordagem qualitativa (BRUYNE, 1990; JACCOUD; MAYER, 2008; CRESWELL, 2010) de perspectiva sociológica reflexiva (BOURDIEU, 1997, 2005) e na análise de conteúdo (BAUER, 2004; BARDIN, 2016). O método de estudo de caso (YIN, 2015) foi utilizado como estratégia de investigação empírica, estruturando-se a partir da pesquisa documental (CELLARD, 1997; MAY, 2004) e da técnica de entrevista não-diretiva (MICHELAT, 1987; WHITAKER, 2002). Os resultados da pesquisa apontaram que a aquisição de terreno, o processo construtivo e a instalação de infraestrutura urbana foram empreendidos pelas construtoras na implementação do MCMV Faixa 1/FAR, contribuíram para a acumulação do capital construtor e a expansão urbana recente em Teresina (PI). ABSTRACT: The federal government's My Home My Life (PMCMV) program has been highlighted as an important public housing policy in Brazil. Its creation is inserted in a global context by the crisis in the 2008 capitalist system and, at national level, by neoliberal policies that limit the low-income social segment to access to housing. Such public policy has repercussions in spatial dimensions of Brazilian cities and the urban planning, but without effective resolution to habitation lack for this population. In program implementation, state and housing agents are strategically distinguished. Distinguishes itself, in the reffered program implementation, state and housing agents that act strategically. For the latter, the housing policy makes possible to mobilize public resources that converge in housing market sectors invigoration, influencing Brazilian urban expansion. We delimit the purpose of the research in analyse MHML implementation - Companies by constructors and its influence in accumulation process of constructor capital in urban expansion. For such, were analyzed agents actions of capital builder in program implementation; the influence of capital accumulation process in urban expansion of municipality of Teresina (PI) and; It was demonstrated this capital importance in urban space production through the housing policy implementation between the years of 2009 and 2016. Data analysis was carried out in light of the structuration theoretical perspective (GOTTDIENER, 1997; GIDDENS, 2009). The research was methodologically based on the qualitative approach (BRUYNE, 1990; JACCOUD; MAYER, 2008; CRESWELL, 2010) of a reflexive sociological perspective (BOURDIEU, 1997, 2005) and content analysis (BAUER, 2004; BARDIN, 2016). The case study method (YIN, 2015) was used as a strategy for empirical research, structuring itself from documentary research (CELLARD, 1997) and the non-directive interview technique (MICHELAT, 1987; WHITAKER, 2002). The survey results indicated that the land acquisition, the construction process and the installation of urban infrastructure were built in the implementation of MHML track 1/FAR, contributing to the constructive capital accumulation and recent urban expansion in Teresina (PI).Item IDENTIDADES JUVENIS RURAIS EM TRÂNSITOS MIGRATÓRIOS PARA O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SÃO PAULO: um estudo sobre a localidade São Mateus, Castelo do Piauí-PI.(2021-08-17) CAVALCANTE, Maria Aparecida MilanezRESUMO: Pesquisa realizada na Localidade Rural São Mateus, município de Castelo do Piauí, que tem como objetivo central compreender as identidades juvenis rurais na contemporaneidade a partir de processos sociais desencadeados pela migração ocorrida em contextos de relações locais/globais e pelas trocas rurais/urbanas. Como ancoragem teórica, tem-se a ideia de que as identidades são configuradas e reconfiguradas no tempo/espaço, são relacionais e resultantes de trocas materiais e simbólicas no âmbito das interculturalidades e que as juventudes são realidades a serem analisadas em perspectivas múltiplas que englobam aspectos como classe, moratória vital e social, geração, gênero, raça/etnia. As migrações são tomadas enquanto processos sociais verificados na história social e cultural do nordeste brasileiro, em especial, junto aos segmentos rurais, como estratégia de reprodução material e simbólica, bem como de construção de um lugar identitário juvenil. Também efetivadas a partir das redes sociais construídas e alimentadas pelos sujeitos em pauta. Tem-se com subsídio epistemológico o método etnográfico, compreendendo-o como capaz de apreensão das complexidades que envolvem o campo pesquisado e seus diversos sujeitos, relações, tempos, espaços, trocas e negociações. Como recursos metodológicos, tem-se o diário de campo, a fotografia, o vídeo, as entrevistas grupais e individuais acionadas no tempo dos sujeitos e das realidades locais, os novos ambientes. As análises para a compreensão de que os jovens encontram a ‗metrópole‘, com diferenças culturais que põem desafios diários para a codificação da nova realidade. É um novo espaço-tempo da casa, da rua, do trabalho, do lazer. O novo que os interpela e as alteridades encontradas lhes provocam uma ‗antropofagia‘ dos códigos ancestrais e, ao mesmo tempo, a busca de alinhamento aos códigos ora hegemônicos, até que façam o retorno ao local de origem novamente, onde estabelecem relações sociais a partir de identidades refeitas, combinadas, estratégicas. Esse movimento faz do corredor migratório um espaço de geração de identidades múltiplas, cambiantes, as quais costuram a trajetória dos sujeitos a espaços, tempos e contextos variados e cambiantes. ABSTRACT: Research undergone in the rural area of São Mateus, municipality of Castelo do Piauí, has as central objective to understand rural youth identities in a contemporary society through social processes triggered by migrations occurred in local/global contexts , so as via rural/urban exchanges. As theoretical grounding , we start from the principle that identities are configured and reconfigured in time/space, are relational and resulting from material and symbolic exchanges within interculturalilities and that the youths have to be analyzed from multiple perspectives that encompass aspects such as class, vital and social moratorium, generation, gender, race/ethnicity. Migration is a social process that‘s a major part of the cultural history of northeast Brazil, especially with in rural areas, acting as a material and symbolic reproduction strategy, as well as constructing a juvenile place identity established from the social networks built and powered by the youth. We disposed of an epistemological ethnographic method, understanding it as being able to grasp the complexities involving the researched field and its various subjects, relationships, time, space, trade and negotiations. As methodological resources we used the field diary, photography, video, group and individual interviews in driven time of the subjects, local realities, and new environments. Analyzes to understand that the youth encounter in the 'metropolis' cultural differences which provide daily challenges of decoding the new reality, a new time-space of the house, street, work, and leisure. The ―new ― that draw their attention and the challenges encountered provokes an anthropophagy of ancestral codes and at the same time, the pursuit of alignment of hegemonic codes, at least until they return to the place of origin, where they establish social relations from remade identities, combined and strategic. This movement makes the migratory corridor a space to generate multiple identities, interchangeable, which tailor the trajectory of the subjects spaces, times and, varied and changing contexts.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »