Mestrado em Sociologia

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    A DOUTRINA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE: análise do projeto sócio-educativo-preventivo “mirim cidadão” no Estado do Piauí
    (2022-03-31) MACHADO, Kelton Almeida
    O presente trabalho tem como tem como foco ampliar as pesquisas e o debate sobre a aplicação da doutrina de Polícia Comunitária, já adotada em diversos países do mund o como Alemanha e Japão, na prática das polícias brasileiras, em especial as Polícias Militares e Polícias Civis, como alternativa à redução dos índices de criminalidade violenta. Além da pesquisa exploratória bibliográfica, fazendo usos das teorias sociológicas, políticas públicas, História, Direito e outros, também faremos análise de dados de um projeto sócio-educativo-preventivo denominado “Mirim-Cidadão”, gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, onde tal projeto visa, através da relação entre membros das forças de segurança estaduais (policiais militares, policiais civis e bombeiros militares) e a sociedade, estabelecer uma relação de confiança, nos moldes defendidos pela doutrina de Polícia Comunitária, no intuito de con vencer crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a abandonarem voluntariamente condutas que possam leva-los à prática de infrações criminosas, bem como o estímulo à busca por evolução na escola que frequentam e melhoria na relação interpessoal familiar. Assim, resultando numa nova maneira da sociedade interpretar o papel do(a) policial na comunidade, deixando de ser visto(a) simbolicamente apenas como representante de um órgão estatal repressor-coercitivo, para vê-lo(a) como um(a) parceiro(a) facilitador(a) na sensação de segurança entre as pessoas e como co-executor(a) de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da sociedade em que está inserido, ao tempo que o(a) policial também mude a interpretação que tem acerca dos meios de enfrentamento das pessoas e fatos relacionados à criminalidade violenta, culminando numa relação mútua de parceria e confiança, e não de combate bélico e animosidad e como ocorre atualmente no Brasil. ABSTRACT The present work focuses on expanding research and the debate on the application of the Community Police doctrine, already adopted in several countries around the world, such as Germany and Japan, in the practice of Brazilian police, especially the Military Police and Civil Police. , as an alternative to reducing violent crime rates. In addition to exploratory bibliographic research, making use of sociological theories, public policies, history, law and others, we will also do data analysis of a socio -educational-preventive project called “Mirim-Cidadão”, managed by the Public Security Secretariat of the State of Piauí, where this project aims, through the relationship between members of the state security forces (military police, civil police and military firefighters) and society, to establish a relationship of trust, along the lines defended by the Community Police doctrine, in order to convince children and adolescents in a situation of social vulnerability, voluntarily abandoning behaviors that may lead them to commit criminal offenses, as well as stimulating the search for progress in the school they attend and improving interpersonal family relationships. Thus, resulting in a new way for society to interpret the role of the policeman in the community, ceasing to be seen symbolically only as a representative of a repressive-coercive state body, to see him / her as a partner (a) facilitator in the feeling of security among people and as co -executor of public policies that improve the quality of life of the society in which he is inserted, at the same time that the police officer also changes the interpretation that it has about th e means of coping with people and facts related to violent crime, culminating in a mutual relationship of partnership and trust, and not of war combat and animosity as currently occurs in Brazil.
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    RETRATOS CANTADOS: imagens das velhices na memória musical brasileira
    (2023-11-03) ALVES, Marivete Ribeiro
    RESUMO Há um crescimento significativo da população de idosos na atualidade. Diante disso, existe ainda uma imagem distorcida do idoso associada a fatores negativos, sendo o imaginário social do envelhecimento e velhice atravessado por estereótipos e estigmas vivenciados no cotidiano, assim como preconceitos ancorados na sociedade O presente estudo visa, de forma geral, compreender as diversas imagens sobre o velho, velhice e o processo de envelhecimento, verificando como são percebidos pela sociedade, por intermédio da música brasileira, que é um veículo de transmissão de ideias que possibilita a compilação das mesmas e interpretações, sendo um elemento cultural que pode ser usado como recurso para compreender os aspectos sociais. Assim, os objetivos específicos são: analisar, ao longo de cada década, quais foram os retratos cantados e as produções de sentidos atribuídas acerca das velhices que ficaram registrados na memória musical brasileira; identificar a multiplicidade de formas de envelhecer na música brasileira no lapso 1930-2020; pensar criticamente na construção da imagem do velho, da velhice e do processo de envelhecimento em nossa sociedade através das canções brasileiras compostas neste período; promover uma reflexão sobre as questões sociais, e conexões entre a letra das melodias e as vivências presentes na realidade social. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo. O método utilizado nesse estudo é o acesso às velhices pela via dos textos musicais. Imagens das velhices sendo influenciadas pela análise interpretativa das letras das músicas adotada por outros estudos, quanto pela Análise de Discurso, e por meio da sociologia da música. Os sujeitos deste presente trabalho são as músicas populares brasileiras selecionadas a partir de: cancioneiro popular nacional, seguindo o recorte histórico, cronologicamente entre os anos (1930 - 2020) e o grau de proximidade e familiaridade com a obra de arte explorada. O primeiro capítulo aborda o envelhecimento como processo bio-psico-sociofisiológico e cultural, vital, universal, multifatorial. O segundo capítulo problematiza a visão positivista estabelecida pela ciência, apontando a música como um método alternativo, objetivando desconstruir com a visão homogeneizadora do envelhecimento e do pensamento negativo concernente a essa fase. A partir da análise das músicas brasileiras, como resultado teve a compreensão das diversas imagens sobre o velho, a velhice e o processo de envelhecimento, a saber: foi identificado apenas nas músicas da década de 80 e nos anos 2.000, um sentido positivo vinculado à imagem da pessoa idosa. A análise das demais músicas que apresentam um sentido negativo, depreciativo, desfavorável e de repulsa à velhice e ao processo de envelhecimento, compostas nas décadas (30,40,50,60,70,90), contribuem para responder o problema proposto pelo presente estudo que constitui no seguinte questionamento: existiria no cancioneiro popular nacional uma imagem pré-estabelecida socialmente para o idoso ao longo dos séculos XX e XXI? Então, com base na exploração dessas canções foi comprovado que durante muitos anos prevaleceu apenas a imagem da velhice associada a um período de declínio e perdas, contribuindo para a existência de estereótipos e preconceitos à pessoa idosa. Tendo como autores basilares para este estudo, a antropóloga Mirian Goldenberg e a filósofa Simone Beauvoir. ABSTRACT There is a significant growth in the elderly population today. Therefore, there is still a distorted image of the elderly associated with negative factors, with the social imaginary of aging and old age crossed by stereotypes and stigmas in everyday life, as well as prejudices anchored in society. images about the old, which enables the transmission of ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is cultural that can be used to process the use, being verified as used as an element used by Brazilian society, which is a vehicle for transmitting ideas Resource to understand the social aspects. Thus, the Brazilian objectives are: to analyze, throughout the memory of each year, which were the sung portraits and the productions of meanings attributed to the approach of old age that were recorded in music. to identify the multiplicity of ways of aging in Brazilian music in the lapse of 1930-2020; critically thinking about the construction of the image of the old, old age and the aging process in our society through Brazilian songs composed in this period; to disseminate a reflection on social issues, and to link the lyrics of the melodies and the social experiences present in the social reality. This is a bibliographic and documentary study of a qualitative nature. The method used in this study is the access to vehicles through musical texts. Images of candles being influenced by the interpretive analysis of song lyrics written by others, as well as by Discourse Analysis, and through the sociology of music. The subjects of this present work are the Brazilian popular songs selected from: national popular songbook, following the historical cut, chronologically between the years (1930 - 2020) and the degree of proximity and familiarity with the work of art explored. The first chapter approaches aging as a bio-psycho-sociophysiological and cultural, vital, universal, multifactorial process. The second chapter discusses the positivist view established by science, pointing to music as an alternative method, aiming to deconstruct the homogenizing view of aging and negative thinking concerning this phase. From the analysis of Brazilian music, as a result, it was possible to understand the different images about the old man, old age and the aging process, namely: it was identified only in the music of the 80s and 2000s, a positive sense linked to the image of the elderly person. The analysis of the other songs that have a negative, derogatory, unfavorable and repulsive sense of old age and the aging process, composed in the decades (30,40,50,60,70,90), contribute to answer the problem proposed by the present study that constitutes the following question: would there be in the national popular songbook a socially pre-established image for the elderly throughout the 20th and 21st centuries? So, based on the exploration of these songs, it was proven that for many years only the image of old age associated with a period of decline and losses prevailed, contributing to the existence of stereotypes and prejudices towards the elderly. Having as basic authors for this study, the anthropologist Mirian Goldenberg and the philosopher Simone Beauvoir.
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    VELHICES NA PANDEMIA: a escuta sensível de vozes e perspectivas de pessoas idosas através do Telefonema Acolhedor
    (2023-06-22) ANDRADE, Marisol Dantas
    RESUMO Este estudo foi desenvolvido com o intuito de demonstrar os desafios do envelhecer durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a partir da escuta de idosos participantes da Ação Emergencial Telefonema Acolhedor, uma das intervenções do Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas - PTIA na Comunidade, da Universidade Federal do Piauí. O problema que norteia a presente pesquisa, questiona como a escuta pelo Telefonema Acolhedor pode ser instrumento de acolhimento e cuidado aos idosos durante a pandemia da Covid-19, em Teresina – PI? Tem por objetivo geral: Compreender como o Telefonema Acolhedor promove o acolhimento das necessidades físicas e emocionais dos idosos que são atendidos pela Ação, durante o período pandêmico. E por objetivos específicos: relacionar as diversas vertentes do envelhecer durante a pandemia e suas implicações na sociedade contemporânea; demonstrar como o uso de mídias sociais pode interferir no isolamento social imposto pela pandemia; correlacionar a escuta como mecanismo de cuidado, através da narrativa dos idosos e enfatizar os maiores desafios enfrentados pelos idosos, no ambiente familiar, no período de pandemia. A discussão teórica foi fundamentada em BEAUVOIR(1970),BOBBIO(1997), DEBERT(1999), FRAIMAN(2016), GOLDEMBERG(2013), LISPECTOR(1998), MINAYO(2002), MORIN(2020), SANTOS(2019), SANTOS(2009;2020), SCHIRRMACHER(2005). THOMPSON(1992). Para que os objetivos propostos fossem atendidos, na metodologia, fez-se o uso de narrativas/ história oral como instrumento de pesquisa e como fonte documental, com informações coletadas semanalmente por meio de chamadas telefônicas, vídeo chamadas, mensagens de texto, de áudios e diálogos, que permearam sobre diversos temas inerentes à realidade de cada um dos sete idosos acompanhados por mim, enquanto voluntária do Telefonema Acolhedor, durante, aproximadamente, cinquenta e duas semanas. Nessa relação dialógica com as pessoas idosas pude compartilhar de suas experiências, anseios, desejos, medos, necessidades físicas, emocionais e a percepção dos idosos sobre a representação das suas velhices. Observo que a ferramenta de escuta e o uso de mídias sociais vem contribuindo de modo significativo para minimizar o impacto do distanciamento social e dos desafios físicos, psíquicos e econômicos que acompanham o processo de envelhecimento neste período de pandemia atual. ABSTRACT This study was developed with the aim of demonstrating the challenges of aging during the confrontation of the Covid-19 pandemic, based on the listening of elderly people participating in the Ação Emergencial Telefonema Acolhedor (Welcoming Phone Call Emergency Action), one of the interventions of the Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas (University Extension Program for Elderly People) - PTIA in the Community, from the Federal University of Piauí. The problem that guides this research, questions how listening to the Welcoming Phone Call can be an instrument of reception and care for the elderly during the Covid-19 pandemic, in Teresina – PI. Its general objective is: To understand how the Welcoming Phone Call promotes the reception of the physical and emotional needs of the elderly who are attended by the Action, during the pandemic period. And for specific objectives: to relate the different aspects of the elderly during the pandemic and its implications for contemporary society; to demonstrate how the use of social media can interfere with the social isolation imposed by the pandemic; to correlate listening as a care mechanism, through the narrative of the elderly and to emphasize the greatest challenges faced by the elderly, in the family environment, during the pandemic period. The theoretical discussion was based on BEAUVOIR (1970), BOBBIO (1997), DEBERT (1999), FRAIMAN (2016), GOLDEMBERG (2013), LISPECTOR (1998), MINAYO (2002), MORIN (2020), SANTOS (2019), SANTOS (2009;2020), SCHIRRMACHER (2005) and THOMPSON(1992). In order for the proposed objectives to be met, in the methodology, narratives/oral history were used as a research instrument and as documentary source, with information collected weekly through telephone calls, video calls, text messages, audios and dialogues, which permeated on different topics inherent to the reality of each of the seven elderly people I accompanied, as a volunteer at the Welcoming Phone Call, for approximately fifty-two weeks. In this dialogic relationship with the elderly, I was able to share their experiences, wishes, desires, fears, physical and emotional needs and the elderly's perception of the representation of their old age. I note that the listening tool and the use of social media have contributed significantly to minimizing the impact of social distancing and the physical, psychological and economic challenges that accompany the aging process in this current pandemic period.
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    “EXPERIMENTA TAMBÉM JESUS”: e o mercado religioso no EJC, o pluralismo e a produção de sentido de jovens encontristas em uma paróquia em Teresina/PI
    (2023-06-22) SILVA, Manuel Calebe Araújo
    RESUMO Esta pesquisa estuda o mercado religioso no Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). A leitura feita pela investigação procura ressaltar as construções da autonomia dos jovens católicos deste grupo, em específico, fazendo diálogo com as tradições religiosas. A fundamentação teórica parte da conceituação de espiritualidade, religiosidade e religião. Este último conceito é interpretado a partir do diálogo com autores que compreendem as relações entre a modernidade e a construção de uma religião de salvação (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Além disso, a globalização figura como elemento fundamental para o questionamento crítico das religiões, bem como a busca por autonomia da escolha religiosa (GIDDENS, 1997). O objetivo desta investigação é compreender como o EJC, situado em um mercado de bens de salvação, dá autonomia à vivência da religiosidade diante de uma concorrência religiosa entre vertentes do Catolicismo. Para tanto, fez uma investigação em três eixos. O primeiro eixo, autoetnográfico, refletiu sobre as construções de sentidos do investigador, como membro do grupo estudado, que influenciou nos questionamentos feitos no eixo seguinte. O segundo eixo, grupo focal, reuniu três jovens membros do EJC em que se debateu sobre os conceitos de mercado religioso e inovação. Com isso, os interlocutores expuseram seus pontos de vista com relação às suas sociabilidades. O terceiro eixo, observacional, consistiu na imersão no campo do EJC através da via-sacra realizada pelo grupo e da anotação do diário de campo que permitiu compreender as teias de significados e relações produzidos pelo movimento religioso. Os dados construídos favoreceram à compreensão de que os jovens do EJC provocam flexibilizações nas regras católicas, bem como constroem um mercado consumidor favorável às socialidades tribais (MAFFESOLI, 1998) em que as panelinhas – pequenos grupos que incluem pessoas de mesma identidade e mesmos interesses e se distancia de pessoas não ligadas afetivamente – são formas de agregação adaptadas à organização oficial do EJC. Ou seja, as panelinhas não são ocasionais, mas inclinações construídas pelo próprio grupo a partir da hierarquia de funções e atividades do EJC. ABSTRACT This research studies the religious market in the Encontro de Jovens com Cristo (EJC) in the parish Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). The reading made by the investigation seeks to highlight the constructions of the autonomy of the young Catholics of this group, in specific, making dialogue with the religious traditions. The theoretical foundation starts from the conceptualization of spirituality, religiosity and religion. This last concept is interpreted from the dialogue with authors who understand the relationship between modernity and the construction of a religion of salvation (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Besides that, globalization appears as a fundamental element for the critical questioning of religions, as well as the search for autonomy in the religious choice (GIDDENS, 1997). The objective of this investigation is to understand how the EJC, situated in a market of salvation assets, gives autonomy to the experience of religiosity in the face of religious competition between strands of Catholicism. Therefore, it carried out an investigation in three axes. The first axis, autoethnographic, reflected on the researcher's constructions of meanings, as a member of the studied group, which influenced the questions made in the following axis. The second axis, focus group, brought together three young members of the EJC in which they debated the concepts of religious market and innovation. With this, the interlocutors exposed their points of view regarding their sociability. The third axis, observational, consisted of immersion in the field of the EJC through the cross performed by the group and the annotation of the field diary that allowed us to understand the webs of meanings and relationships produced by the religious movement. The constructed data favored the understanding that the young people of the EJC provoke flexibility in the Catholic rules, as well as build a consumer market favorable to tribal socialities (MAFFESOLI, 1998) in which the panelinhas – small groups that include people of the same identity – are forms of aggregation adapted to the official EJC organization. That is, the panelinhas are not ocasional, but inclinations constructed by the group itself from the hierarchy of functions and activities of EJC.
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    A DIMENSÃO SIMBÓLICA DO CINEMA “INDEPENDENTE” CONTEMPORÂNEO: a produção de sentidos de seus realizadores em Teresina (PI) no período de 2014 a 2019
    (2023-06-01) MENDES, Hercilia Raquel de Sousa
    RESUMO: Desde os anos 2000, observa-se significativas transformações no campo do cinema com as possibilidades advindas com a revolução digital. No Brasil, principalmente a partir de 2010, configura-se o que alguns autores denominam de “Novíssimo” Cinema Brasileiro, com produções de baixo orçamento reconhecidas em festivais, cujo modo de produção, “independente”, contrapõe-se aos moldes do cinema “industrial”, em que os posicionamentos dessa geração de realizadores, demonstram a centralidade da dimensão simbólica na produção de tais obras (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014). Tomando esses fatos como pressupostos, e o conceito de continuum (BECKER, 2012) para tratar a oposição entre cinema “industrial” e cinema “independente”, o objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da dimensão simbólica (BOURDIEU, 1989a; 2015) do Cinema “Independente” Contemporâneo por meio da produção de sentidos (SPINK, 1999; 2010) de seus realizadores em Teresina (PI), no período de 2014 a 2019. Trata-se de pesquisa qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas e diário de campo para a coleta dos dados empíricos. O tratamento analítico dos dados se deu por meio de transcrições parciais – após sucessivas escutas – das partes mais representativas das entrevistas, e categorização baseada nos Mapas (SPINK, 2010). Os resultados encontrados confirmam a hipótese de que o contexto de cinema independente contemporâneo em Teresina apresenta-se enquanto reflexo de amplas mudanças no mundo contemporâneo na era capitalista pós-industrial, e de descentralização da produção audiovisual brasileira, e que suas particularidades reforçam o poder de ações coletivas (BECKER, 1977b) de ativismo audiovisual, com forte caráter político e epistêmico de contestação a padrões socioculturais estabelecidos com os quais os indivíduos – pertencentes a uma geração posterior à da tese supracitada e, por vezes, organizados em coletivos (MIGLIORIN, 2012) – não se identificam. Assim, no presente campo de estudo, evidenciam-se, horizontalidade e multifuncionalidade nas equipes de produção, a associação (política) entre vida pessoal e a esfera do trabalho – ambas permeadas por trocas de afetividades –, ou a extensão da experiência do cinema para além do filme, bem como uma maior valorização do processo criativo, e não somente a obra, algumas características de um cinema pós-industrial (MIGLIORIN, 2011), cujas produções, reivindicam a emergência do “outro” (HOLANDA, 2019; BERNARDET, 2003) ou a autorepresentificação (MENEZES, 2003) e começam a impactar o incipiente campo (BOURDIEU, 2009) ou mundo (BECKER, 1977a) cinematográfico de Teresina (PI), após legitimação externa, em mostras e festivais em outras cidades e/ou estados, impactos esses que na presente pesquisa apenas delineiam-se para aprofundamento em posteriores investigações. ABSTRACT: Since the 2000s, the relevant transformations in the field of cinema have been observed with the possibilities arising from the digital revolution. In Brazil, especially from 2010 onwards, what some authors call “Novissimo” Bra zilian Cinema is configured, with low-budget productions recognized in festivals, whose “independent” mode of production is opposed to the molds of cinema “ industrial ”, in which the positions of this generation of directors demonstrate the centrality of the symbolic dimension in the production of such works (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014). Taking these facts as assumptions, and the concept of continuum (BECKER, 2012) to deal with the granting of “industrial” cinema and “independent” cinema, the objective of this work is to contribute to the understanding of the symbolic dimension (BOURDIEU, 1989a; 2015) of Contemporary “Independent” Cinema through the production of meanings (SPINK, 1999; 2010) of its directors in Teresina (PI), from 2014 to 2019. This is a qualitative research, using semi-structured changes and a daily field for collecting empirical data. The analytical treatment of the data took place through partial transcriptions - after successive taps - of the most representative parts of the information, and categorization based on the Maps (SPINK, 2010). The results found confirm the hypothesis that the context of contemporary independent cinema in Teresina presents itself as a reflection of wide changes in the contemporary world in the post-industrial capitalist era, and of decentralization of Brazilian audiovisual production, and that its particularities reinforce the power of collective actions (BECKER, 1977b) of audiovisual activism, with a strong political and epistemic character of contesting adapted socio-cultural standards with which those belonging -belonging to a generation after the aforementioned thesis and, sometimes, organized into collectives (MIGLIORIN, 2012) - do not identify. Thus, in the present field of study, there is evidence of horizontality and multifunctionality in the production teams, the (political) association between personal life and the sphere of work - both permeated by exchanges of affection -, or the extension of the cinema experience beyond of the film, as well as a greater appreciation of the creative process, and not only the work, some characteristics of a post-industrial cinema (MIGLIORIN, 2011), suffering productions, claim the emergence of the “other” (HOLANDA, 2019; BERNARDET, 2003 ) or self-representation (MENEZES, 2003) and begins to impact the incipient field (BOURDIEU, 2009) or the world (BECKER, 1977a) in Teresina (PI), after external legitimation, in exhibitions and festivals in other cities and / or states , these impacts that in the present research are only delineated for further investigation.
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    POSSIBILIDADES DO USO DA FOTOGRAFIA E DA FILMAGEM NA PESQUISA SOCIAL QUALITATIVA
    (2023-03-13) OLIVEIRA, Francisco Mesquita de; CASTRO JÚNIOR, Magno Vila
    RESUMO: O século XIX se constitui sócio-historicamente com base em avanços tecnológicos e, nesse contexto, emerge o questionamento teórico-metodológico das ciências sociais sobre o sujeito no fazer ciência, exigindo novas perspectivas de prover o conhecimento a partir do relacionamento com o sujeito pesquisado, no caso, o humano. A invenção da fotografia e da filmagem representa, de certa forma, interface entre a tecnologia e o sujeito no cotidiano. Neste artigo, analisamos o uso de tais recursos na pesquisa social qualitativa, considerando-os como parte do polo morfológico desse tipo de estudo, a partir de resumida análise bibliográfica sobre o tema. Considerando que o processo investigativo envolve a "interseção de suposições filosóficas, de estratégias de investigação e de métodos específicos" [1], enfatizaremos o uso da fotografia e da filmagem como fontes de informação que possibilitam diferentes olhares sobre a realidade social, sobretudo na sociologia e antropologia.
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    “APESAR DE VOCÊ AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA”: uma perspectiva sociológica da (in)justiça de transição no Brasil
    (2022-12-13) NERY, Rafael Dantas
    RESUMO: Os estudos histórico-sociais descrevem de forma pormenorizada as diversas transformações ocorridas nas sociedades e que resultaram na formação do que concebemos como Estado Moderno. A historiografia dita clássica e eminentemente europeia retrata que o poder, antes exercido de forma concentrada e ilimitada por meio da vontade de Deus e da força das armas estendia-se até onde seu exército alcançasse e garantisse sua dominação passou a encontrar fronteiras/limites, o que tornou necessário o reconhecimento do outro. Com efeito, esse projeto de modernidade - sob uma perspectiva eurocêntrica, resultou na divisão do mundo, com a deflagração de um processo de invasão, apagamento de culturas e extermínio de povos que não compartilhavam do mesmo ímpeto, especialmente os localizados na América Latina e Continente Africano. O Brasil, maior país em extensão territorial desse sul global encontra-se constituído sob forma de República Federativa, o que expressa a adesão a um modelo Democrático de Direito, fruto do desenvolvimento de um ethos democratático, originado da construção e aprimoramento de um projeto conformador, que vem a constituir o fenômeno do Estado, em si. E nessa perspectiva de construção/transformação, em 1991 a politóloga argentina Ruti Teitel cunhou o termo transitional justice, que corresponderia ao conjunto de processos de transformação política e jurídica nos contextos de transições para as “novas democracias” na América Latina e na Europa do Leste. O fenômeno da Justiça de Transição não é algo recente, ou apenas característico do Estado Moderno. Jon Elster (2006) identifica vestígios de sua ocorrência por volta de 411-403 a.C., quando atenienses assistiram à derrocada de um regime oligárquico e que entre outras medidas operou-se a restituição de propriedades confiscadas pelos governantes que não aplicaram o modelo de democracia, então vigente. Louis Bickford (2004) amplia seu conceito, caracterizando-a como o campo do saber que se destina a entender como as sociedades lidam com legados de violações e abusos de direitos humanos praticados no passado, atrocidades em massa ou outras formas de trauma social severo, o que inclui genocídio e guerra civil, com o objetivo de construir um futuro mais democrático, justo e pacífico. Diante do imperioso e necessário desenvolvimento de uma justiça transicional local para êxito no enquadramento como Estado Democrático de Direito, o Estado Brasileiro tem lidado de forma tergiversante e seletiva na gestão do seu legado atroz. ABSTRACT: Historiography describes in detail the various transformations that have taken place in societies and that have resulted in the formation of what we conceive of as the Modern State. Power, previously exercised in a concentrated and unlimited way - through the will of God and the strength of arms, extended as far as his army could reach and guarantee its domination, began to find boundaries / limits, which made it necessary to recognize the other . Indeed, this project of modernity - from a Eurocentric perspective, resulted in the division of the world, with the outbreak of a process of invasion, erasure of cultures and extermination of peoples who did not share the same impetus, especially those located in - today designated, American and African continent. Brazil is constituted in the form of a Federative Republic, which expresses adherence to a model of Democratic Law, the result of the development of a democratic ethos, originated from the construction and improvement of a conforming project, which comes to constitute the phenomenon of the State itself. And in this perspective of construction / transformation, in 1991 the Argentine politologist Ruti Teitel coined the term transitional justice, which would correspond to the set of processes of political and legal transformation in the context of transitions to the “new democracies” in Latin America and Eastern Europe . The phenomenon of Transitional Justice is not something recent, or just characteristic of the Modern State. Jon Elster (2006) identifies traces of occurrence around 411-403 BC, when Athenians saw the overthrow of an oligarchic regime and that among other measures, the restitution of properties confiscated by the governors who did not apply the model of democracy took place, then Louis Bickford (2004) expands its concept, characterizing it as the field of knowledge that is intended to understand how societies deal with legacies of past human rights violations and abuses, mass atrocities or other forms of social trauma severe, including genocide and civil war, with the aim of building a more democratic, just and peaceful future. In view of the imperative and necessary development of a local transitional justice to succeed in qualifying as a Democratic State of Law, the Brazilian State has dealt in a different and selective way in the management of its atrocious legacy.
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    AS INICIATIVAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ EM PREPARAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES PARA O ENEM
    (2022-12-12) OLIVEIRA, Ramon Vinicius Barbosa de
    RESUMO: Desde quando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a ser porta de entrada dos (as) estudantes para o ensino superior, a partir do ano de 2009, e, obrigatório, em 2013, a todos os estudantes em âmbito nacional, através de Projeto de Lei nº 696 do Senado Federal, foi possível observar uma concorrência acirrada entre escolas de ensino médio e entre os(as) alunos(as) em uma disputa pela melhor colocação nas universidades públicas e faculdades privadas. O foco, então, dessa pesquisa, é verificar e analisar as estratégias e iniciativas utilizadas pela SEDUC-PI, visando a preparação e revisão de conteúdos voltados ao ENEM no Estado do Piauí. Tal instrumento avaliativo, que opera através de um escore de pontuação a ser alcançado pelos alunos, parece ter provocado alterações na dinâmica do ensino médio, não só em relação ao conteúdo, mas também na metodologia utilizada, visando à preparação dos(as) estudantes para a realização do referido exame. Com isto, surge a curiosidade de analisar tal processo na rede pública de ensino médio, com o seguinte questionamento: como o processo de aprovação de alunos no exame do ENEM acontece na rede de ensino pública? E, de que forma esse processo acontece a partir da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que tem por finalidade fomentar o ensino médio em âmbito estadual? Tais questionamentos contribuem para a relevância deste estudo por examinar como estão se formando os(as) alunos(as) recémsaídos do ensino médio, e de que forma eles adentram no ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa contribuirá no preenchimento de lacunas nas análises sociológicas, na sociologia da educação, sobre a formação e preparação de alunos para ingressar no ensino superior no Estado do Piauí. ABSTRACT: Since when the National High School Exam (ENEM) became the gateway for students to higher education, as of 2009, and mandatory, in 2013, for all students in the national territory, through the bill 696 of the Federal Senate, it was possible to observe fierce competition between high schools and also among students in a dispute for placement in public universities and private colleges. The focus, is verified and analyzed the strategies and initiatives of this research. Such evaluative works as an instrument for high school, but also in the methodology used to prepare students. carrying out the said examination. With this, the curiosity of such a process in the public education system arises, with the approval process of the following students in the ENEM exam taking place in the public education network? And, how does this process take place from the State Department of Education (SEDUC), which aims to promote high school education in the state? Such questioning of high school, and in a way that they enter higher education. In this sense, this research will contribute to gaps in sociological schools, in the sociology of education, on the training and preparation of students to enroll in higher filling education.
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    ENTRE CASAS E TUCUNS: uma análise sobre atores sociais e cotidiano no bairro São José em Parnaíba - PI
    (2022-12-12) COSTA, Vivianne de Oliveira
    RESUMO: Sabendo que as relações sociais podem se desenvolver sob diferentes formas, principalmente com o advento da modernidade na sociedade contemporânea, é que, analisamos aqui o bairro São José, sob o viés da Sociologia Urbana. Bem como, uma das suas ruas onde se buscou compreender as noções de identidade, estigma social, relações de vizinhança, sentimento de pertença e ressentimento que perpassam o ambiente da cidade. A rua é aqui tomada como espaço de socialização dos atores sociais, que compartilham do ambiente do bairro em que os papeis são expostos conforme a reprodução de interesses e escolhas (VELHO, 2004), entre outros atributos que fornecem elementos para a memória e história da cidade de Parnaíba -PI. As Ciências Sociais se expandiram desde seus pesquisadores e teóricos clássicos até os contemporâneos e as pesquisas acerca do entendimento da vida nas cidades proporciona a compreensão das diversas formas de viver e conviver nas sociedades urbanas, onde o indivíduo passa a ser objeto de investigação. É pensando nesse sujeito, que a cidade de Parnaíba se torna um cenário prolífero para as investigações acerca dos processos sociais, políticos, morais, culturais, históricos, econômicos e subjetivos onde podemos compreender a representação da vida cotidiana. E nesse sentido o ambiente do bairro é estudado como lócus das manifestações e representações das relações sociais, a partir dos atores que compartilham sentimentos, emoções, laços de solidariedades, bem como ações e conflitos entre grupos e indivíduos interdependentes (SIMMEL, 2006). Dessa forma, este trabalho busca compreender o bairro Tucuns, sob a ótica do seu cotidiano e análise dos atores sociais que fazem desse ambiente um espaço de relações sociais que se estruturam através das narrativas da vida cotidiana dos seus moradores. RESUMÉN: Considerando que, las relaciones sociales se pueden desarrollar de diferentes formas, sobre todo con la aparición de la modernidad en la sociedad contemporánea, es que, analizamos desde la sociologia urbana ele barrio de San José. Así como una de suas calles, donde se busca comprender las nociones de identidad, estigma social, relaciones de vecindario, sentimientos de pertenencia y resentimientos que atraviesan el ambiente de la ciudad. La calle es aquí tomada como espacio de socialización de los actores sociales, que comparten el ambiente del barrio en el que los roles son expuestos conforme la reproducción de intereses y elecciones (VELHO, 2004), entre otros atributos que proporcionan elementos para la memoria e historia de la ciudad de Parnaíba - PI. Las ciências sociales se expandieron desde sus investigadores y teóricos clásicos hasta los contemporáneos, y las investigaciones acerca del entendimiento de la vida en las ciudades proporciona una comprensión de las diversas formas de vivir y convivir en las sociedades urbanas, donde el individuo pasa a ser um objeto de investigación. Es para las investigaciones acerca de los procesos sociales, políticos, morales, culturales, históricos, económicos y subjetivos donde podemos comprender la representación de la vida cotidiana. Y en ese sentido, el ambiente del barrio es estudiado como locus de las manifestaciones y representaciones de las relaciones sociales a partir de los actores que comparten sentimientos, emociones, lazos de solidaridad, así como acciones y conflictos entre grupos e individios interdependientes (SIMMEL, 2006). De esta forma, este trabajo busca comprender el barrio de Tucuns, sobre la mirada de su cotidiano y el análisis de los actores sociales que hacen de ese ambiente un espacio de relaciones sociales que se estructuran através de las narrativas de la vida cotidiana de sus moradores.
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    “NÃO É SÓ FUTEBOL”: relações de sociabilidade e identidade na torcida Esporão do Galo em Teresina-PI
    (2022-08-31) VALE, Ana Hilda Lima do
    RESUMO: Este estudo tem por objetivo investigar e compreender as práticas de sociabilidade e construções identitárias de indivíduos filiados a torcidas organizadas de futebol. A pesquisa foi desenvolvida com a colaboração da Torcida Esporão do Galo (TEG), ligada ao River Atlético Clube da cidade de Teresina-PI, considerando a formação e organização do grupo, bem como as ações de pertencimento e alteridades que caracterizam as vivências de seus/suas integrantes no espaço urbano. Assim, parte-se da perspectiva de que as relações de sociabilidade, identificações, pertencimento e conflitos não se limitam apenas ao contexto destinado às práticas do futebol profissional, mas que a identidade dos/as torcedores/as organizados/as perpassa por formações subjetivas e construções sociais de condutas, linguagens, signos e símbolos reproduzidos em diversos âmbitos. Ademais, assumindo compromissos de manutenção do grupo e passando a se constituírem enquanto organização burocrática com divisões de cargos e atividades. Aqui, entende-se que as torcidas organizadas fazem parte de um campo social estruturado e estruturante sinalizado por posições e leis específicas (BOURDIEU, 1989), em que esses grupos buscam reconhecimento e disputam entre si por espaço e prestígio, estabelecendo rivalidades e alianças. Portanto, consideramos que “não é só futebol”, em seu sentido técnico de jogo, mas antes é também a identidade desses sujeitos e o modo como vivenciam e organizam suas relações cotidianas a partir de impulsos de sociabilidades – relacionados à preferencias clubísticas – dando forma e sentido às suas interações. Desse modo, trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem interativa e interpretativa, operacionalizada por meio de observação participante, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, uso e produção de imagens. Os resultados da investigação revelam que os membros da TEG, ao imprimirem um modo particular de vida a partir da cultura esportiva, (re)criam sua identidade de grupo e profissional para se fazerem reconhecidos/as como tal, frente à possibilidade de eminente perda do lugar no campo em que disputam por reconhecimento social. ABSTRACT: This article aims to investigate and understand the practices of sociability and the identity properties of people affiliated of organized soccer supporters. The research was developed with the collaboration of Torcida Esporão do Galo (TEG), linked to the River Athletic Club of the city of Teresina-PI, considering the formation and organization of the group, as well as the actions of the group and alterities that characterize the experiences of their members in the urban space. Thus, the perspective of relating to sociability, identifications, belonging and conflict is not limited to the context of soccer practices, but rather that the identity of the fans organizers comes through by subjective formations and social constructions of behaviors, languages, signs and symbols reproduced in different areas. In addition, assuming commitments of maintenance of the group and happening to constitute itself as bureaucratic organizations with divisions of loads and activities. In this present research, firms that stand out as holders of organizational events and structures signaled by specific areas and laws (BOURDIEU, 1989) these groups seek for recognition and dispute among themselves for space and prestige, establishing rivalries and alliances. Therefore, we consider that "it’s not just soccer" in the technical meaning of the game, but also is an indicator of the type of sport and the way they experience and organize their daily relationships from impulses of sociability - giving shape and meaning to the their interactions. In this way, it is a qualitative research of an interactive and interpretative approach, operationalized through participatory observation, with the application of semi-structured interviews, documentary research, use and production of images. The results of investigation shows that the members of the TEG, by imprinting a particular way of life from the sports culture, (re) create their identity as a group and professional to become recognized as such, facing the possibility of eminent loss of place in the field in which they compete for social recognition.
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    CADÊ O ARCA QUE ESTAVA AQUI? (Experiências do Programa Arca das Letras nos rurais teresinenses, entre sentidos de positividade e de negatividade acionados por agentes de leitura e da gestão pública)
    (2022-05-17) SILVA, Milane Batista da
    RESUMO: Nesta pesquisa, o ponto de partida é o entendimento de rural e urbano, campo e cidade como categorias de classificação do mundo social, espaços geossimbólicos, seja como conceito, seja como representação social e de que o debate sobre rural e relações rural-urbanas não pode ignorar inflexões – nas representações de rural como periférico – voltadas à perspectiva de cidadania cultural. Isso aponta para a necessidade de pensar políticas de cultura no campo com a mesma atenção dada a áreas urbanizadas, uma vez que, em localidades rurais, essas políticas ainda não apresentam protagonismo. O Programa Arca das Letras, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), instituído em 2003 por demanda de movimentos sociais, apresenta-se como uma política cultural de incentivo à leitura voltada para povos rurais, visando a disponibilizar o acesso a livros e a capacitar agentes de leitura. Nesta pesquisa, focalizo a experiência do Programa em localidades rurais do Município de Teresina-PI capital brasileira com a maior área rural do país, buscando compreender a produção de sentidos de atores sociais envolvidos, em particular agentes de leitura e agentes da gestão pública relacionado(as) ao programa. A abordagem é predominantemente qualitativa e interpretativa, com aporte da sociologia interpretativa, em diálogos com a antropologia interpretativa e a psicologia social. Metodologicamente, desenvolvi pesquisas teórica, documental e de campo. Na pesquisa teórica focalizei categorias e conceitos como políticas culturais; práticas culturais; políticas do livro e da leitura; livro, leitura e biblioteca; leitura e relação da produção de livros com o mercado; ruralidades, povos rurais. Na documental, voltei a atenção para documentos do Programa Arca das Letras e afins. Na pesquisa de campo, em um trabalho de observação direta, visitei as 29 localidades – e uma associação – onde foi instalado o Programa Arca das Letras, nos rurais teresinenses. Foram ouvidos agentes de leitura dos rurais teresinense e agentes da gestão pública nos planos nacional e estadual. Os resultados da pesquisa apontam para uma produção de sentidos categorizados nas dimensões de positividade e de negatividade. Constatei a desativação do programa nos rurais teresinenses e o consequente sentimento de abandono expressado nas falas de agentes de leitura; bibliotecas, ainda ativas, funcionando, predominantemente nas sedes de algumas escolas e creches; quase nenhuma informação da gestão pública sobre a situação do programa em Teresina. Em um plano mais geral, extrapolando os limites do Município de Teresina, pude verificar, com base na pesquisa, que, apesar de o Arca ter-se expandido no Brasil, o Programa não teve força política necessária para obter maiores investimentos como política cultural, o que aponta para o lugar subvalorizado das políticas de cultura, sobretudo, as voltadas para povos rurais, no país, as quais não apresentam paridade com as voltadas para áreas urbanas. Assim, permanecem os desafios de uma maior atenção à relação entre ruralidades, povos rurais e cultura, como eixo em políticas de desenvolvimento. ABSTRACT: The starting point of this research is the understandi ng of rural and urban, countryside and city, as categories of classification of the social world, geosymbolic spaces, either as a concept or as social representation and that the debate on rural and rural-urban relations can not ignore inflections - in representations of rural, as peripheral - oriented towards the perspective of cultural citizenship. This points to the need ofthinkingon culture policies, in the countryside, with the same attention given to urbanized areas, since in rural localities these policies still do not play a leading role.TheArca das Letras Program of the Special Secretariat for Family Farmers and Agrarian Development (SEAD), established in 2003 as requestedby social movements, presents itself as a cultural policy to encourage reading for rural peoples, aiming to provide access to books and to empower reading agents. In this research I focus on the experience of the Program in rural localities of Teresina, State of Piauí, the Brazilian capital with the largest rural area of the country, seeking to understand the production of meanings of social actors involved, in particular reading agents and of public management agents related to the program. The approach is qualitativeandinterpretivein most of its part, with the contribution of interpretative sociology, in dialogues with interpretive anthropology and social psychology. Methodologically I developed theoretical documental and field researches. In the theoretical research I focused on categories and concepts as cultural policies; cultural practices; book and reading policies; book, reading and library; reading and relation of the production of books with the market; ruralities, rural people. In the documentalresearch,I turned the attention to documents from the Arca dos Letras and related programs. In the field research, in a direct observative work, I visited the 29 localities - and an Association - where the Arca das Letras Program was installed in rural areas of Teresina. Reading agents from rural Teresina and public management agents were heard at national and state levels. The results of the research point to a production of meanings which could be categorized into the dimensions of positivity and negativity. Iverified the deactivation of the program in rural Teresina, and the consequent feeling of abandonment expressed in the speeches of reading agents; libraries, still active, functioning, most of its part, in the headquarters of some schools and day care centers; almost no information from the public management about the situation of the program in Teresina. On a more general level, extrapolating the limits of the municipality of Teresina, I could verify, based on the research that, although the Arca has expanded in Brazil, the Program did not have the necessary political force to obtain greater investments as cultural policy, which points to the undervalued place of the culture policies, especially those directed to rural people in the country, which are not parity with those directed to urban areas. Thus, the challenges of paying more attention to the relationship between ruralities, rural peoples and culture remain as an axis in development policies.
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    IDENTIDADES JUVENIS RURAIS EM TRÂNSITOS MIGRATÓRIOS PARA O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SÃO PAULO: um estudo sobre a localidade São Mateus, Castelo do Piauí-PI.
    (2021-08-17) CAVALCANTE, Maria Aparecida Milanez
    RESUMO: Pesquisa realizada na Localidade Rural São Mateus, município de Castelo do Piauí, que tem como objetivo central compreender as identidades juvenis rurais na contemporaneidade a partir de processos sociais desencadeados pela migração ocorrida em contextos de relações locais/globais e pelas trocas rurais/urbanas. Como ancoragem teórica, tem-se a ideia de que as identidades são configuradas e reconfiguradas no tempo/espaço, são relacionais e resultantes de trocas materiais e simbólicas no âmbito das interculturalidades e que as juventudes são realidades a serem analisadas em perspectivas múltiplas que englobam aspectos como classe, moratória vital e social, geração, gênero, raça/etnia. As migrações são tomadas enquanto processos sociais verificados na história social e cultural do nordeste brasileiro, em especial, junto aos segmentos rurais, como estratégia de reprodução material e simbólica, bem como de construção de um lugar identitário juvenil. Também efetivadas a partir das redes sociais construídas e alimentadas pelos sujeitos em pauta. Tem-se com subsídio epistemológico o método etnográfico, compreendendo-o como capaz de apreensão das complexidades que envolvem o campo pesquisado e seus diversos sujeitos, relações, tempos, espaços, trocas e negociações. Como recursos metodológicos, tem-se o diário de campo, a fotografia, o vídeo, as entrevistas grupais e individuais acionadas no tempo dos sujeitos e das realidades locais, os novos ambientes. As análises para a compreensão de que os jovens encontram a ‗metrópole‘, com diferenças culturais que põem desafios diários para a codificação da nova realidade. É um novo espaço-tempo da casa, da rua, do trabalho, do lazer. O novo que os interpela e as alteridades encontradas lhes provocam uma ‗antropofagia‘ dos códigos ancestrais e, ao mesmo tempo, a busca de alinhamento aos códigos ora hegemônicos, até que façam o retorno ao local de origem novamente, onde estabelecem relações sociais a partir de identidades refeitas, combinadas, estratégicas. Esse movimento faz do corredor migratório um espaço de geração de identidades múltiplas, cambiantes, as quais costuram a trajetória dos sujeitos a espaços, tempos e contextos variados e cambiantes. ABSTRACT: Research undergone in the rural area of São Mateus, municipality of Castelo do Piauí, has as central objective to understand rural youth identities in a contemporary society through social processes triggered by migrations occurred in local/global contexts , so as via rural/urban exchanges. As theoretical grounding , we start from the principle that identities are configured and reconfigured in time/space, are relational and resulting from material and symbolic exchanges within interculturalilities and that the youths have to be analyzed from multiple perspectives that encompass aspects such as class, vital and social moratorium, generation, gender, race/ethnicity. Migration is a social process that‘s a major part of the cultural history of northeast Brazil, especially with in rural areas, acting as a material and symbolic reproduction strategy, as well as constructing a juvenile place identity established from the social networks built and powered by the youth. We disposed of an epistemological ethnographic method, understanding it as being able to grasp the complexities involving the researched field and its various subjects, relationships, time, space, trade and negotiations. As methodological resources we used the field diary, photography, video, group and individual interviews in driven time of the subjects, local realities, and new environments. Analyzes to understand that the youth encounter in the 'metropolis' cultural differences which provide daily challenges of decoding the new reality, a new time-space of the house, street, work, and leisure. The ―new ― that draw their attention and the challenges encountered provokes an anthropophagy of ancestral codes and at the same time, the pursuit of alignment of hegemonic codes, at least until they return to the place of origin, where they establish social relations from remade identities, combined and strategic. This movement makes the migratory corridor a space to generate multiple identities, interchangeable, which tailor the trajectory of the subjects spaces, times and, varied and changing contexts.
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    DISPUTA DE SENTIDOS DO CONCEITO DE QUILOMBO: decolonialidade e colonialidade no âmbito da ação direta de inconstitucionalidade 3239
    (2020-08-31) SANTOS, Joaquim José Ferreira dos.
    RESUMO:Na Constituição de 1988, a palavra quilombo obtém uma nova dimensão, alijando seu aspecto de crime para um fato garantidor de direitos. Há um cenário que indica abandono do olhar do colonizador, assumindo-se a perspectiva dos colonizados, principalmente de homens negros e de mulheres negras para quem quilombo é resistência ao sistema com estruturas herdadas da escravidão. A elaboração do conceito de quilombo por parte da própria comunidade quilombola representa um giro decolonial (CASTRO-GOMES; GROFOSGUEL, 2007), iniciado com a própria inserção do termo quilombo no texto constitucional. As experiências de homens e mulheres negras, seus processos de resistência ao projeto que buscou o aniquilamento físico e cultural e a luta contra a desumanização de afrodescendentes representam enfrentamento à colonialidade do poder. No entanto, o Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), em junho de 2004, protocolou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação judicial, a ADI 3239, em que questiona a constitucionalidade do Decreto 4.887/2003 que regulamenta as terras de quilombo conquistadas na CF/88. Na ação, entre outras coisas, o DEM, ainda que de forma indireta, objetiva que o STF fixe o conceito de quilombo como “comunidades formadas por escravos fugidos, ao tempo da escravidão no país”. O DEM pretende, portanto, aprisionar o conceito de quilombo a uma experiência que se esgotou com o fim da escravidão. Refuta, ainda, a possibilidade, expressa no referido Decreto, de a própria comunidade se autodefinir como quilombola. O questionamento apresentado busca afirmar que quilombo é coisa do passado, cabendo a laudos técnicos definirem quem faz parte destas comunidades. A pretensão apresentada na ação corrobora a narrativa colonial de impedir que afrodescendentes se tornem proprietários de terras como forma de manter a lógica de produção de riquezas, o que resultou em forte oposição ao enegrecimento das terras urbanas e rurais brasileiras. Ademais, emerge das manifestações de alguns ministros do STF a colonialidade do poder (QUIJANO, 2005), a colonialidade do saber (LANDER, 2005) e a colonialidade do ser (MALDONADO-TORRES, 2007), ao adotarem o mesmo entendimento do DEM: os quilombos foram uma experiência que findou com o fim do regime escravocrata no Brasil. Esta pesquisa possui como problema empírico o risco de manutenção da semântica colonial na definição do que é quilombo, resultando em perda de direitos e garantias conquistados por homens negros e mulheres negras. Indaga, pois: quais os sentidos de quilombo acionados no âmbito da ADI 3239? Como resposta/pressuposto, parte da assertiva de que foram acionados sentidos de quilombo que expressam colonialidade e decolonialidade em disputa, com vitória da perspectiva decolonial, o que não significa solução permanente, considerando a permanência da colonialidade do poder, do saber e do ser na constituição jurídico-política e social brasileira, o que demanda a continuidade dos processos de resistência. ABSTRACT:In the 1988 Constitution the word “quilombo” obtains a new dimension, changing its meaning commonly related to crime in exchange for something that guarantees rights. There is a scenario that discards the colonizer's view and consequently assuming the perspective of the colonized that are mainly formed by black men and black women for whom quilombo is resistance to the system with its structures inherited from slavery. The reinvention of quilombo’s concept by the quilombola community itself represents a decolonial spin (CASTRO-GOMES; GROFOSGUEL, 2007), initiated with the insertion of the term quilombo in the constitutional text. The experiences of black men and women, their processes of resistance to the project that sought their physical and cultural annihilation and their struggle against the dehumanization of Afrodescendants represent the confrontation of the coloniality of power. However, in June 2004 the Liberal Front Party (PFL), now Democrats (DEM), filed a lawsuit, ADI 3239, at the Federal Supreme Court (STF), in which they question the constitutionality of Decree 4.887 / 2003 that regulates quilombo lands conquered in CF/88 . In the lawsuit, among other things, DEM, in other words, intends to establish the concept of quilombo as "communities formed by escaped slaves, at the time of slavery in Brazil". Thus, DEM aims to reduce the concept of quilombo to an experience which is completely done with the Abolition of Slavery. It also refutes the possibility, expressed in the Decree, of a community to define itself as a quilombola. The main issue presented seeks to affirm that quilombo is something from the past, and only technical reports could define who really part of these communities is. The claim presented in the lawsuit corroborates the colonial narrative of preventing Afrodescendants from becoming landowners as a strategy to maintain the logic of wealth production, which resulted in a hard opposition to the racial blackening in Brazilian urban and rural lands. Moreover, the coloniality of power emerges from the manifestations of some STF ministers (QUIJANO, 2005), the coloniality of knowledge (LANDER, 2005) and the coloniality of being (MALDONADO-TORRES, 2007), adopt the same understanding of DEM: the quilombos were a concluded experience finished with the end of the slavery regime in Brazil. This research considers as an empirical issue the risk of maintaining colonial semantics to define quilombo, what could result in the loss of rights and guarantees conquered by black men and black women. Then, it asks: what are the meanings of a quilombo brought out by ADI 3239 conception? As assumption, part of the assertion that quilombo meanings express coloniality and decoloniality in dispute, with predominance of the colonial perspective, does not mean definitive solution, considering the permanence of the coloniality of power, of knowledge and of being in the legal and social constitution, which demands the permanence of the processes of resistance.
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    “NO TEMPO DO ENSINO MÉDIO O ARMÁRIO ERA MAIS APERTADO DO QUE HOJE” – EXPERIÊNCIAS DE MULHERES LÉSBICAS NO ENSINO PRIVADO DE TERESINA (PI)
    (2020-08-04) Costa, Tayná Egas.
    RESUMO:Esta pesquisa busca compreender a partir das memórias de mulheres lésbicas, ex-alunas da rede privada de ensino da cidade de Teresina, os significados atribuídos às suas tentativas de encontrar condições para a consecução dos afetos e desejos nas suas trajetórias escolares. A pesquisa utilizou uma abordagem etnobiográfica. Esta abordagem que diz respeito à inovação teórica-metodológica baseada nos valores da pesquisa etnográfica, na sua capacidade de compreensão do mundo simbólico através das narrativas dos sujeitos. Para isso, o trabalho foi conduzido pela imersão em estudos sobre narrativas, sociabilidades e lesbianidades. O campo iniciou-se por meio de encontros, onde os convites foram realizados por meio de uma rede social virtual e por indicação das redes de relações das mulheres lésbicas participantes desta pesquisa. Ao considerar o sujeito pesquisado na sua multidimensionalidade ao narrar sua própria experiência e mediar sobre os desdobramentos subjetivos remetidos em suas memórias, esquecimentos e silêncios expressam repertórios discursivos que permitem, assim, descrever e analisar estruturas significativas de cultura, e não somente de um ponto de vista biográfico da vida particular de indivíduos ou arranjos institucionais, mas sobre os amplos sentidos culturais dados ao gênero e a sexualidade no espaço escolar, assim como, a maneira como a produção desses sentidos conformam a experiência individual após a saída do ensino básico. Com seus resultados intenta-se dá visibilidade sobre a temática da lesbofobia praticada no âmbito escolar e busca promover novas reflexões e discussões no sentido de ampliar debates, desfigurar preconceitos acerca do campo de gênero e da sexualidade, dessa forma, pensar de modo renovado, a cultura, a escola, os afetos, e as formas de ser/estar no mundo. ABSTRACT:This research seeks to understand from the memories of lesbian women, former students of the private school network of the city of Teresina, the meanings attributed to their attempts to find conditions for the achievement of affections and desires in their school trajectories. The research used an ethnobiographic approach. This approach concerns theoreticalmethodological innovation based on the values of ethnographic research, in its capacity to understand the symbolic world through the subjects' narratives. For this, the work was conducted by immersion in studies on narratives, sociabilities and lesbianities. The field was started by means of meetings, where the invitations were made through a virtual social network and by indication of the networks of relations of the lesbian women participating in this research. By considering the subject searched in his multidimensionality by narrating his own experience and mediate on the subjective unfoldings in his memories, forgetfulness and silence express discursive repertoires that allow to describe and analyze meaningful structures of culture, not only from a point of view biographical view of the private life of individuals or institutional arrangements, but about the broad cultural meanings given to gender and sexuality in the school space, as well as how the production of these senses conforms to individual experience after leaving primary school. With its results it is tried to give visibility on the theme of the lesbofobia practiced in the school scope and seeks to promote new reflections and discussions in the sense of widening debates, disfiguring prejudices about the field of gender and sexuality, in this way, to think in a renewed way, the culture, school, affections, and ways of being / being in the world.
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    SUICÍDIO NO ESPELHO: O IMAGINÁRIO DE ATENDENTES DA REDE DE COMBATE À IDEAÇÃO SUICIDA EM TERESINA
    (2020-03-26) LIMA, Francisco de Sousa.
    RESUMO:Esse trabalho tem como foco identificar as estruturas imaginárias que atuam na formação das concepções que os atendentes da rede de combate ao suicídio em Teresina possuem sobre esse fenômeno. Partiu-se da hipótese de que essa proximidade com quem pretende dar cabo da própria vida e os esforços para impedir sua efetivação confere a esses atendentes uma visão mais singular sobre o fenômeno, utilizando-se para isso duas etapas de trabalho de campo: a primeira consistiu em entrevistas semiestruturadas com os atendentes ligados à rede, entre os quais foram levantadas as principais e recorrentes categorias imaginárias sobre o suicídio; a segunda, por sua vez, consistiu na aplicação de um teste tipo Likert, onde foram elencados os principais adjetivos dessas categorias do imaginário, mapeadas na primeira etapa, visando avaliar o nível de ingerência que cada um deles possui a respeito da percepção do suicídio. O trabalho ancorou-se na teoria do imaginário de Gilbert Durand (2014) como principal aporte teórico do estudo em apreço. No primeiro momento buscou-se mostrar a importância da sociologia clássica na desmistificação da prática suicida, ao apontar suas causas sociais como um fato recorrente desde os primeiros agrupamentos humanos, assim como o sentido de morte e do morrer. Além disso, discorreu-se sobre as percepções de larga amplitude que o suicídio tem provocado no imaginário social através do tempo, elegendo, para tanto, quatro categorias binárias: honra e salvação, pecado e crime, loucura e razão e tristeza e patologia. O estudo dessas categorias permitiu-nos mostrar, a partir de uma perspectiva diacrônica, como as diversas teorias do imaginário podem explicar os comportamentos humanos em relação ao suicídio. No corpo final do trabalho, as categorias morte e suicídio ganham mais relevância a partir dos dados de campo, onde se procurou analisar as estruturas socioantropológicas do imaginário do suicídio para os atendentes inseridos na rede que atua no auxílio às pessoas com ideação suicida no Piauí, em especial, em Teresina. Com o estudo concluiu-se que os símbolos arquetípicos presentes no imaginário desses sujeitos estão semanticamente repletos de negatividade, elaborados por imagens que remetem o suicídio a um ato fisicamente nocivo, imoral e pecaminoso, tanto para a sociedade quanto para quem o pratica. Essa simbologia, porém, é amenizada pelo contato que os atendentes possuem com quem tem ideação suicida. Por fim, constatou-se a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para o esclarecimento da população sobre a problemática da morte voluntária, que poderiam arrefecer o estigma e diminuir os índices crescentes de suicídio registrados em Teresina e no Brasil. ABSTRACT:This work is focused on identify the imaginary structures acting in the formation of conceptions of Teresina suicide-fighting network attendants have about this phenomenon. It was hypothesized that this closeness to those who want to end their lives and the efforts to prevent their implementation gives these attendants a more singular view of the phenomenon, using two steps of fieldwork: the first one consisted of semi-structured interviews with the attendants connected to the network, among which were raised the main and recurrent imaginary categories on suicide; on its turn, the second, consisted in the application of a Likert type test, where the main adjectives of these imaginary categories were listed, mapped in the first step, aiming at assessing the level of interference that each of them has regarding the perception of suicide. The work was anchored in Gilbert Durand's theory of the imaginary (2014) as the main theoretical contribution of the study under consideration. In the first moment, it was tried to show the importance of the classic sociology in the demystification of the suicidal practice, highlighting its social causes as a recurring fact from the first human groupings, as well as the sense of death and dying. Furthermore, it was discussed the perceptions of wide amplitude that the suicide has provoked in the social imaginary through the time, electing for this four binary categories: honor and salvation, sin and crime, madness and reason and sadness and pathology. The study of these categories allowed us to show, from a diachronic perspective, how the various imaginary theories can explain human behaviors in relation to suicide. In the final body of work, the death and suicide categories gain more relevance from the field data, where we tried to analyze the socio-anthropological structures of the suicide imaginary for the attendants inserted in the network that works to help people with suicidal ideation in Piauí, in Teresina particularly. With the study concluded that the archetypal symbols present in the imaginary of these subjects are semantically replete with negativity, elaborated by images that refer suicide to a physically harmful, immoral and sinful act, both for society and for those who practice it. This symbology, however, is softened by the contact that the attendants have with those who have suicidal ideation. Finally, it was verified the need to implement public policies aimed at clarifying the population on the issue of voluntary death, which could cool down stigma and reduce the rising rates of suicide in Teresina and Brazil.
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    VELHICES E MASCULINIDADES: um estudo das representações sociais entre homens idosos participantes de grupos de convivência
    (2020-03-11) GÓIS, Érika Carolina Porto de
    RESUMO:Em todo o mundo visualiza-se um processo de envelhecimento populacional que acarreta várias alterações socioeconômicas e políticas. Amplia-se o entendimento da existência de velhices evidenciando a pluralidade e heterogeneidade desse fenômeno. Quando se trata da velhice masculina ressaltam-se as dificuldades vivenciadas pelos homens nessa fase da vida, quando se confrontam os discursos de masculinidade e as práticas sociais, especialmente, nos aspectos relacionados ao trabalho, família, sexualidade e autocuidado. Destarte, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as representações sociais das velhices masculinas entre homens idosos participantes de grupos de convivência. Pauta-se na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici porque permite aprofundar os múltiplos saberes e partilha das experiências possíveis na velhice uma vez que propõe revisitar os conceitos empreendidos na história, tornar familiar algo que seja estranho em algum momento pretendendo travar novos diálogos e escolhas na construção das identidades, motivando uma ciência mais próxima do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa quantitativo-qualitativo com dados transversais e por conveniência. Define-se como indicadores de inclusão: homens com no mínimo 60 anos, capacidade cognitiva preservada para manter um raciocínio lógico e boa comunicação com a pesquisadora; participarem há pelo menos um ano (12 meses) do grupo. Nessas condições encontrou-se cinco homens que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de idosos ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social do município de Parnaíba, Piauí. Com o intuito de conhecer o perfil dos participantes, fez-se o uso de questionários sociodemográficos; para conhecer as representações sociais optou-se pela Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevistas semiestruturadas. Os homens idosos representam sua velhice como tempo de perdas fisiológicas e sociais, sincrônico a isso, se eleva a experiência e exige-se do indivíduo idoso aceitação das mudanças advindas do processo de senescência que inclui comorbidades e limitações em algumas habilidades e práticas cotidianas. Diferente dos discursos dominantes sobre masculinidades encontrou-se nessa pesquisa homens que reconhecem a importância do autocuidado e se inserem em grupos de convivência pela própria vontade. Os grupos de convivência são referenciados pelos homens como ambiente propício de saúde, socialização e aprendizado atuando como estratégia para combater o isolamento social preservando a autoestima, vínculos de amizade e práticas de cuidado. A principal dificuldade dessa pesquisa foi encontrar homens com mais de doze meses de participação nos grupos de convivência. Espera-se que os resultados dessa dissertação contribuam para ampliar o conhecimento acerca da velhice masculina especialmente no que tange as representações dos homens idosos sobre os grupos de convivência tornando-se fundamento para repensar as políticas direcionadas aos homens idosos de modo a contemplar suas demandas e desejos. ABSTRACT: In all the world views an aging process population that entails some socioeconomics and politics alterations. It enlarge the understanding of the aging´s existence evidencing the plurality and heterogeneity of this phenomenon. When it treats of the male aging emphasizes the difficulties and painful situations experienced by men in this life stage, when it confront the discourses of the masculinity and socials practices, especially, in the aspects about labor, family, sexuality and self-care. Thus, the present study has general goal to analyze the socials representations of the male aging between old men groups of coexistence’s participants. It rules in the Theory of the Socials Representations of the Serge Moscovici because it allow to deepen the multiples know and sharing experiences possible in the aging, once it proposes to revisit the concepts undertaken in the history, it to become family something that is strange in any moment, it intending to brake new dialogs and choices in the identity´s construction, it motivating science closer to daily. It treats of the quantitative –qualitative research with cross – sectional datas and for convenience. It defines as inclusion indicators: men with at least 60 years, preserved cognitive ability to keep a logical reasoning and good communication with the researcher; they to participate at least one year (12 months) of the group. In this conditions, it found five men that to integrate the Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de idosos, it offered in the Centros de Referência da Assistência Social of the city Parnaíba, Piauí. It to know the profile of the participants, it was done the use of the sociodemografics quiz ; it to know the socials representations chose by Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) and interviews half structured. The old men represent theirs advanced age as loss time physiological and social, synchronous to it, to elevates the experience and to demand of the elderly individual the acceptance of changes coming of the senescence´s process includes comorbidity and limitations in some abilities and daily practices. It different from master speech bout masculinity, it found in this search men recognize to the importance self-care and inserts in social’s groups by own will. The social’s groups re referenced by men like propitious environment of the health, socialization and knowledge actting like strategy to fight the social isolation preserving self esteem, friendship links and care´s practices. The main difficult of this search were to find men with more than 12 months of the participation in the social’s groups. It hope the results of this dissertation contributes to enlarge the knowledge about old masculine, especially in the old men´s representations, about the social’s groups, it becoming ground to rethink the politics directioned to the old men, so to complement theirs demands and wishes.
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    “QUANDO MORAR É UM PRIVILÉGIO, OCUPAR É UM DIREITO”: A LUTA DOS MORADORES E MORADORAS DO PARQUE DA VITÓRIA PELO DIREITO À MORADIA
    (2020-01-08) SILVA, Geysa Victória Costa
    RESUMO A presente pesquisa se constituiu no intuito de compreender o processo de ocupação do Parque da Vitória, ocupação que teve início em Agosto de 2011, em um imóvel particular situado próximo à BR 316, na zona Sul de Teresina. Os primeiros dias dessa ocupação foram de muita tensão, pois, o proprietário reagiu violentamente à ação dos sem-teto e só após várias tentativas frustradas de despejo, os sem-teto conseguiram permanecer no local, consolidando a ocupação. Assim, o olhar desta pesquisa volta-se para entender como se deu o processo de ocupação do local e a resistência daqueles sem-teto de modo a garantir a permanência na área ocupada. Para dar conta de responder ao problema de pesquisa, foram feitas as seguintes indagações: Quem são os ocupantes do Parque da Vitória? Quais suas demandas? Quais as estratégias, meios e canais por eles utilizados para buscar o que reivindicam? Como se deu a resistência às liminares de reintegração de posse? Quais atores institucionais e políticos foram significativos nas negociações para garantir a permanência no local? Como o poder público tem respondido às demandas desses moradores? Tomou-se como pressuposto que a grande quantidade de pessoas aglutinadas pelo Coletivo de Lutas em Defesa da Moradia em torno da ocupação e a violência gerada pela reação do proprietário à ação dos sem-teto, potencializou a visibilidade do conflito instalado e gerou a mobilização de muitas forças políticas e atores institucionais, possibilitando que a ocupação se consolidasse como uma das mais significativas na atualidade. Quanto ao especto metodológico, utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Foi possível concluir que a ocupação “Parque da Vitória” conseguiu se projetar no cenário das lutas urbanas da atualidade, conseguindo mobilizar parlamentares, gestores públicos, além de instituições como ministério público e defensoria pública, se projetando como uma demanda legítima dos sem-teto, de modo que conseguiram se consolidar no local, tendo sido recentemente declarada área de interesse social para fins de desapropriação, através do decreto municipal nº 15.037 de 11 de Maio de 2015. ABSTRACT This research was constituted in order to understand the process of occupation of the Park of Victory, occupation that began in August 2011 in a private property located near BR 316, in the south of Teresina. The first days of this occupation were very tense because the owner violetamente reacted to the action of the homeless and only after several dump failed attempts, the homeless were able to stay in place, consolidating the occupation. Thus, this research look back to understand how was the site of the occupation process and the resistance of those homeless to ensure the permanence in the occupied area. To account to answer the research problem, the following questions were asked: Who are the occupants of the Victory Park? What are your demands? What strategies, tools and channels they use to find what they claim? How did the resistance to repossession injunctions? What institutional and political actors were significant in the negotiations to ensure the permanence in place? As the government has responded to the demands of these residents? It was taken as the assumption that the large amount of people bound together by Match Collective in House of Defense around the occupation and the violence generated by the owner's reaction to the action of the homeless, enhanced the vizibilidade installed conflict and led to the mobilization of many political and institutional actors forces, allowing the occupation to consolidate as one of the most significant today. Regarding the methodological aspect, it was used as research technique the semi-structured interviews and document analysis. It was concluded that the occupation "Victory Park" could be projected in the scenario of urban struggles today, managing to mobilize parliamentarians, public officials, and institutions such as prosecutors and public defenders, projecting as a legitimate demand of the homeless, so they were able to consolidate on site and was recently declared area of social interest for purposes of expropriation, through the Municipal Decree No. 15037 of May 11, 2015.
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    "CÊ VAI SE ARREPENDER DE LEVANTAR A MÃO PRA MIM": rotas críticas de mulheres que romperam o ciclo de violência
    (2019-06-05) EVANGELISTA, Ianara Silva
    RESUMO: A violência doméstica e familiar é um problema social grave e complexo, fruto das relações de poder entre os sexos, atinge mulheres de todas as classes sociais, raça, etnia, idade, religião ou nível de escolaridade. O feminismo tem sido fundamental na luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens, tornando esse problema visivel e reconhecido como violação de direitos humanos, Nesse sentido, diversas medidas de enfrentamento e combate foram criadas provenientes de acordos, pactos, leis e conferências que o Brasil é signatário ,(MORAES & SORJ, 2009). O objetivo geral desse estudo é compreender o processo de ruptura do ciclo de violência doméstica e familiar vivenciado pelas mulheres, considerando seu percurso na rota critica, com a finalidade de saber sobre os fatores impulsionadores, inibidores e estratégias de rompimento utilizadas nesse trajeto, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas e obserivações sistemáticas junto às mulheres egressas da Casa-Abrigo "Mulher Viva'. O tratamento analítico dos dados se deu por meio da Análise do Discurso Critica (ADC). A fundamentação teórica ancorou-se na concepção de gênero como elemento constitutivo das relações sociais e relações de poder (SCOTT., 1995: SAFFIOT1, 2004; LAURETIS, 1994; BOURDIEU, 2011: FOUCAULT, 20415); na discussão sobre violência contra mulheres, destacando seus tipos, termos correlatas e políticas públicas de enfrentamento (ALMEIDA, 2007: BRASIL, 2011a; 2011b; STREY, 2004) e sobre rota critica (SAGOT, 2000), compreendida como um complexo emaranhado de atitudes e decisões tomadas pelas mulheres visando sair do cicio de violência (WALKER, 1979). Os resultados encontrados mostraram que os fatores impulsionadores do rompimento perpassam situações de saturação das violências sofridas que são potencializadas pelas práticas de ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas, sucessivas traições e aumento gradativo da violência dos(as) (ex)companheiros(as) contra elas e seus(suas) filhos(as.), Dentre os fatores inibidores do rompimento, destacou-se o medo em relação às ameaças recebidas, esperança na mudança comportamental dos(as) (ex)companheiros(as), ineficiência institucional dos serviços de atendimento, falta de apoio familiar efou dos amigos(as) e dependência financeira. As mulheres rompem com o cicio de violência quando constroem um processo interno de fortalecimento pessoal, apoiado pelas redes pessoais e institucionais, e nesse processo apresentam sinais de empoderamento. ABSTRACT: Domestic and family violence is a serious and complex social problem, the result of power relations between the sexes, affecting women of ali social classes, face, ethnicity, age, religion or levei of education. Feminism has been fundamental in the struggle for equal rights between women and men, making this problem visible and recognized as a vioiation of human rights. In this sense„ several measures of confrontation and combat were created from agreements, pacts, laws and conferences that Brazíl is a signatory (MORAES & SORJ, 2009), The general objective of this study is to understand the process of rupture of the cycle of domestic and family violence experienced by women, considering their pathway on the criticai route, in order to know about the driving factors, inhibitors and strategies of disruption used in this roube. It is a qualitative research, with the application of semi-structured interviews and systematic observations with women who egresses from Casa-Abrigo "Mulher Viva", The analytical treatment of the data occurred through Criticai Discourse Analysis (ADC), The theoretical foundation was anchored in the conception of gender as a constituent element of social relations and power relations (SCOTT, 1995; SAFROTI, 2004; LAURETIS, 1994: BOURDIEU, 2011; FOUCAULT, 2015,); in the discussion about violence against women, highiighting their types, correlated terms and public policies (ALMEIDA, 2007, BRAZ1L, 2011a; 2011b; STREY„ 2004) and criticai route (SAGOT, 2000), understood as a complex entanglement of altitudes and decisions taken by women to get out of the cycle of violence (WALKER, 1979).The results showed that the factors driving the rupture saturated situations of violence suffered are through of the strengthened for drinking practices aicoholic beverages, drug use, successive betrayals and a gradual increase in the violence of the ex-companions against them and their children. Among the factors that inhibit the dsruption, highlighted the fear in reiation to incoming threats, hope in the behavioral change of lhe ex-companions, the Institutional inefficiency of customer services, lack of family support and, or friends and financial dependence. Women break the cycle of violence when they build an internai process of personal empowerment, supported by personal and institutional networks, and in this process show signs of empowerment.
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    HABITAÇÃO SOCIAL LTDA: o programa minha casa minha vida pela ótica do capital construtor no município de Teresina-PI (2009-2016)
    (2019-03-28) CASTRO JÚNIOR, Magno Vila
    RESUMO: O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) do governo federal tem se destacado como importante política pública habitacional no Brasil. Sua criação se insere num contexto mundial marcado pela crise no sistema capitalista do ano de 2008 e, em nível nacional, por políticas neoliberais que limitam o segmento social de baixa renda ao acesso à moradia. Tal política pública tem repercutido nas dimensões espaciais das cidades brasileiras e no planejamento urbano, mas sem resolver, de forma efetiva, a falta de moradia para essa população. Distingue-se, na implementação do referido programa, agentes do Estado e do mercado habitacional que atuam de forma estratégica. Para este último, a política habitacional possibilita mobilizar fundos públicos que confluem na dinamização de setores do mercado habitacional influenciando a expansão urbana brasileira. Estipulou-se como objetivo geral da pesquisa analisar a implementação do MCMV Faixa 1/FAR pelas construtoras e sua influência no processo de acumulação do capital construtor na expansão urbana. Para tanto, analisou-se as ações dos agentes do capital construtor na implementação do programa; a influência do processo de acumulação do capital construtor na expansão urbana do município de Teresina (PI) e; demonstrou-se a importância desse capital na produção do espaço urbano através da implementação da política habitacional entre os anos de 2009 e 2016. A análise dos dados foi realizada à luz da perspectiva teórica da estruturação (GOTTDIENER, 1997; GIDDENS, 2009). A pesquisa apoiou-se metodologicamente na abordagem qualitativa (BRUYNE, 1990; JACCOUD; MAYER, 2008; CRESWELL, 2010) de perspectiva sociológica reflexiva (BOURDIEU, 1997, 2005) e na análise de conteúdo (BAUER, 2004; BARDIN, 2016). O método de estudo de caso (YIN, 2015) foi utilizado como estratégia de investigação empírica, estruturando-se a partir da pesquisa documental (CELLARD, 1997; MAY, 2004) e da técnica de entrevista não-diretiva (MICHELAT, 1987; WHITAKER, 2002). Os resultados da pesquisa apontaram que a aquisição de terreno, o processo construtivo e a instalação de infraestrutura urbana foram empreendidos pelas construtoras na implementação do MCMV Faixa 1/FAR, contribuíram para a acumulação do capital construtor e a expansão urbana recente em Teresina (PI). ABSTRACT: The federal government's My Home My Life (PMCMV) program has been highlighted as an important public housing policy in Brazil. Its creation is inserted in a global context by the crisis in the 2008 capitalist system and, at national level, by neoliberal policies that limit the low-income social segment to access to housing. Such public policy has repercussions in spatial dimensions of Brazilian cities and the urban planning, but without effective resolution to habitation lack for this population. In program implementation, state and housing agents are strategically distinguished. Distinguishes itself, in the reffered program implementation, state and housing agents that act strategically. For the latter, the housing policy makes possible to mobilize public resources that converge in housing market sectors invigoration, influencing Brazilian urban expansion. We delimit the purpose of the research in analyse MHML implementation - Companies by constructors and its influence in accumulation process of constructor capital in urban expansion. For such, were analyzed agents actions of capital builder in program implementation; the influence of capital accumulation process in urban expansion of municipality of Teresina (PI) and; It was demonstrated this capital importance in urban space production through the housing policy implementation between the years of 2009 and 2016. Data analysis was carried out in light of the structuration theoretical perspective (GOTTDIENER, 1997; GIDDENS, 2009). The research was methodologically based on the qualitative approach (BRUYNE, 1990; JACCOUD; MAYER, 2008; CRESWELL, 2010) of a reflexive sociological perspective (BOURDIEU, 1997, 2005) and content analysis (BAUER, 2004; BARDIN, 2016). The case study method (YIN, 2015) was used as a strategy for empirical research, structuring itself from documentary research (CELLARD, 1997) and the non-directive interview technique (MICHELAT, 1987; WHITAKER, 2002). The survey results indicated that the land acquisition, the construction process and the installation of urban infrastructure were built in the implementation of MHML track 1/FAR, contributing to the constructive capital accumulation and recent urban expansion in Teresina (PI).
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    PERCEPÇÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: um estudo sobre pescadores artesanais na Comunidade Pedra do Sal (PI)
    (2019-03-27) IBIAPINA, Mayara Maia
    RESUMO: Esta pesquisa tem o interesse principal de identificar conflitos socioambientais vividos por pescadores artesanais na Comunidade Pedra do Sal (PI), de acordo com a percepção dos próprios pescadores. As análises permeiam a observação da conexão que essa comunidade tem com o mar como fonte de subsistência e reprodução social, e a reflexividade que eles têm de situações que oferecem risco a sua sobrevivência. Os moradores da Comunidade Pedra do Sal enfrentam muitas intervenções em seu território, de uma forma geral, historicamente, essas intervenções são percebidas ao longo de todo o litoral brasileiro. Com isso, a pesquisa foi norteada pela seguinte indagação: Na percepção desses pescadores, quais os conflitos socioambientais que interferem no seu modo de vida, através da produção e reprodução das relações com: o mar, a terra, o trabalho, a família, as crenças e a sua sociabilidade intra e interlocal? O objetivo geral da pesquisa é analisar a percepção dos pescadores artesanais da Pedra do Sal sobre os conflitos socioambientais que interferem na produção e reprodução do seu modo de vida. E tem como objetivos específicos: - Levantar informações para caracterizar o perfil da pesca artesanal da Comunidade Pedra do Sal; - Identificar conflitos que se relacionam com seu modo de vida através das categorias: terra, mar, sociabilidade familiar, trabalho e relação com a comunidade, na perspectiva dos próprios pescadores; - Analisar como os pescadores artesanais percebem os riscos que incidem sobre a sociabilidade familiar, trabalho e comunidade. Para a construção deste trabalho utilizou-se como metodologia a etnografia do conflito socioambiental proposta por Little, buscou-se utilizar ao máximo a postura da Etnopesquisa, esta me permitiu capturar observações importantes da reflexividade dos pescadores sobre conflitos socioambientais, revelando o próprio poder desses atores de refletir sobre os riscos significativos que essa problemática aponta ao seu modo de vida. Para subsidiar as análises, foi necessária a realização de pesquisa bibliográfica e documental, para a coleta de dados foi utilizado um questionário com lista de perguntas que subsidiaram na realização de entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Assim como o proposto por Little, o trabalho finaliza analisando as variadas táticas e estratégias utilizadas pela comunidade e as distintas tentativas de resolução desses conflitos. Com essa pesquisa, percebeu-se nos pescadores da Comunidade Pedra do Sal a necessidade de procurar informações devido a sua questão fundiária, que de acordo com a pesquisa, esse é o principal conflito hoje vivido pelos moradores desta comunidade, fator que contribuiu expressivamente para a forma de reflexividade que hoje possuem sobre todos os riscos e conflitos socioambientais que os rodeiam. ABSTRACT: This research has the main interest of identifying socioenvironmental conflicts experienced by artisanal fishers in the Pedra do Sal Community (PI), according to the fishers' own perception. The analyzes permeate the observation of the connection that this community has with the sea as a source of subsistence and social reproduction, and the reflexivity they have of situations that threaten their survival. The residents of Pedra do Sal face many interventions in their territory, in general, historically, these interventions are perceived along the entire Brazilian coast. Thus, the research was guided by the following question: In the perception of these fishers, what are the socioenvironmental conflicts that interfere with their way of life, through the production and reproduction of relationships with: the sea, land, work, family, beliefs and their intra and interlocal sociability? The general objective of the research is to analyze the perception of artisanal fishers of Pedra do Sal on the socioenvironmental conflicts that interfere in the production and reproduction of their way of life. Its specific objectives are: - To gather information to characterize the artisanal fishing profile of the Pedra do Sal Community; - Identify conflicts related to their way of life through the categories: land, sea, family sociability, work and relationship with the community, according to the perspective of the fishers themselves; - Analyze how artisanal fishers perceive the risks that affect family sociability, work and community. For the construction of this work it was used as methodology the ethnography of the socioenvironmental conflict proposed by Litte, it was used a qualitative approach and it was tried to make the best use of the posture of Ethnological Research which allowed to capture important observations of the fishermen's reflexivity on socioenvironmental conflicts, revealing the very power of these actors to reflect on the significant risks that this problem points to their way of life. To support the analysis, it was necessary to carry out bibliographical and documentary research, a questionnaire was used to collect data for a semi-structured interview, and for the data treatment, the content analysis techniques were used. Like the one proposed by Little, the work ends by analyzing the varied tactics and strategies used by the community and the different attempts to solve these conflicts. With this research it was noticed that the fishers of the Pedra do Sal Community felt the need to look for information due to their land issue, according to the research, this is the main conflict today lived by the residents of this community, this factor contributed expressively to the way of reflexivity that they have today on all the risks and socialenvironmental conflicts that surround them.